Growth Marketing: Como escolher a melhor estratégia de marketing digital para uma incorporadora?

A estratégia de Growth Marketing vem mostrando resultados excelentes para a incorporadoras em expansão. 

O papel do marketing no mercado imobiliário evoluiu de apenas um meio de divulgação padrão, para um dos maiores meios de captação, conversão e retenção de clientes. Isso porque, assim como a tecnologia, as estratégias de marketing foram se adaptando ao consumidor atual que utiliza o ambiente digital para conhecer uma marca e adquirir um produto ou serviço. 

Para que o desenvolvimento dos materiais de divulgação fosse assertivo foi preciso definir novas formas de captar leads, acompanhar dados e projetar soluções de rápido retorno. Assim, surgiram estratégias como o Growth Marketing, que objetivam a escalabilidade sustentável de um serviço ou produto. 

Você deve estar se perguntando o que significa exatamente essa estratégia, certo? Bem, responderei essa e outras dúvidas sobre as técnicas de marketing do mercado digital nesse artigo.  

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Vamos juntos nessa?

Growth: Qual o significado?

Growth Marketing: close nas mãos de uma pessoa segurando um tablet. Da tela saem ilustrações de um gráfico, um foguete e de  algumas engrenagens

A palavra Growth em inglês significa crescimento, evolução ou expansão. Quando aplicada em ambientes de negócios se refere ao desenvolvimento avançado e escalável de diferentes áreas de uma empresa, sendo explicado com base nos dados registrados e principalmente efetivo em sua aplicação.  

Ainda assim dependendo da área em que está aplicado o que é Growth acaba tendo uma análise e resultado diferente. Por exemplo, quando utilizado no setor pessoal, esse crescimento visa expandir continuamente as habilidades e aprendizados para autoaperfeiçoamento, analisando a realização de metas de um único indivíduo. 

Já quando se fala sobre Growth na área empresarial, refere-se a impactos positivos na receita de uma empresa após a aplicação de métodos de automatização, aumento da carteira de produtos ou serviços e a entrada da empresa em múltiplos setores do mercado. Dessa forma, os resultados baseados em dados recolhido em um período de tempo demonstram a taxa de efetividade da aplicação dessas ações. 

Deu para conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do Growth? Certo, agora você irá conhecer a definição do que o Growth para o setor de marketing

O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing é uma estratégia montada especificamente para impulsionar o crescimento ágil da empresa que o implementa. Na contramão da proposta de marketing tradicional, que buscava uma construção de autoridade a longo prazo, a estratégia Growth objetiva o resultado mensurável imediato após sua aplicação. 

Essa técnica é construída com base nos dados coletados através dos conteúdos disponibilizados pela incorporadora ou construtora. Buscando dinamismo e propondo-se a inovar a projeção e impacto do marketing, o Growth experimenta diversas estratégias de captação, otimização e mensuração analítica

A principal função do Growth Marketing é focar no cliente, entendendo o perfil de consumo do público-alvo e montando uma comunicação assertiva. Através dessa estratégia a construção da conexão com o cliente é potencializada e impulsiona o número de retenção ao proporcionar uma experiência de alta qualidade. 

Priorizar o user experience traz benefícios a longo prazo para a empresa, diminuindo a perda de leads nas primeiras etapas do funil de vendas imobiliário e aumentando a autoridade da marca, principalmente em relação ao engajamento nas mídias sociais. Portanto, o Growth pode ser definido como uma estratégia eficiente e, apesar de estar pautada nos resultados imediatos, possui altas taxas de retorno a longo prazo. 

Quais são os princípios do Growth Marketing?

Growth Marketing: imagem de uma mão segurando um celular. Da tela saem ilustrações de uma cidade e uma nuvem acima.

Além da base focada na experiência do cliente, o Growth Marketing possuí múltiplos princípios de desenvolvimento assertivo. É essencial saber que o profissional dessa área, o Growth Marketers testam diversas estratégias para analisar quais canais e tipos de mensagens performam de maneira satisfatória. 

Identificando de quais campanhas e meios de divulgação geraram os resultados é preciso aplicar uma gestão de leads focada nas conversões e retenções de clientes. O Growth Marketing foca na otimização das etapas do funil, objetivando o aprimoramento dos formulários, disparos de e-mails e as páginas da incorporadora para aumentar as taxas de conversão

A estratégia Growth no marketing se baseia na análise de dados, métricas e KPI’s de vendas para mensurar o desempenho, identificar as oportunidades e tomar decisões ágeis para aprimorar os resultados. Por fim, o trabalho dessa ação delimita uma estrutura de Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita (AARRR)

Representando as cinco fases fundamentais do funil do cliente, o Growth Marketing utiliza a estrutura para metrificar as aquisições de usuários, amparar o engajamento, estabilizar a retenção, impulsionar as indicações e converter os clientes à pagantes. Sendo assim, as formas de análise são potencializadas e amplamente organizadas com a aplicação desse método. 

Growth Marketing X Growth Hacking: Quais as diferenças entre essas estratégias?

Growth Marketing: imagem aérea de uma cidade a noite bastante iluminada.

Os termos são comumente associados e ainda que estejam relacionados e compartilhem pontos de concordância, possuem diversas diferenças de abordagem e aplicação. Embora o objetivo de ambos seja impulsionar o crescimento da empresa que os aplica, entretanto, os métodos utilizados por cada ação não são iguais. 

No Growth Hacking a abordagem não utiliza estratégias tradicionais para influenciar o crescimento, por isso, acaba construindo soluções criativas. Apesar do Growth Marketing também explorar a criatividade, utiliza estratégias tradicionais como anúncios pagos, marketing de conteúdo e SEO para obter sucesso nos resultados. 

Além disso, as aplicações de Growth Marketing estabelecem estratégias ágeis que durarão e mensurarão resultados a longo prazo, sendo utilizado em momentos de crescimento estável com visão de crescimento orgânico. Já o Growth Hacking espera resultados práticos a curto prazo, e são utilizados em momentos de baixa taxa de expansão

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Por fim, uma das diferenças entre os conceitos está na equipe responsável pela elaboração e aplicação das estratégias, já que o Growth Marketing é inteiramente integrado à equipe de marketing da empresa, recebendo apenas uma colaboração pontual de outras áreas. Enquanto isso, o Growth Hacking conta com a colaboração expansiva dos setores de desenvolvimento, atendimento, produto e etc., para elaborar estratégias assertivas

Quais são as bases de Growth Hacking?

Como você já conhece as principais diferenças entre os métodos irei explicar mais sobre a construção de um Growth Hacking. Ressalto que o hacking não é uma prática exclusiva do marketing e que utiliza diversos setores da empresa para construir estratégias de excelência. 

O objetivo desse método é identificar a eficiência no processo de aquisição, conversão e retenção. Assim como o Growth Marketing tem um grande foco no cliente, entretanto, a sua função é alcançar outros perfis e potencializar as campanhas de captação de clientes, utilizando mais criatividade, diminuindo o uso de técnicas tradicionais e explorando outros canais de divulgação para expandir o alcance. 

Desenvolvendo o aprimoramento das páginas de destino, calls-to-action e formulários de dados essa estratégia busca otimizar e impulsionar o processo de conversão. Além de automatizar as tarefas do marketing, o Growth Hacking visa a potencialização do engajamento dos usuários das mídias digitais em relação à marca, incentivando o compartilhamento e efeito viral dos produtos e serviços de uma empresa

Os profissionais dessa área, chamados de Growth Hackers, priorizam a agilidade e procuram desenvolver loops de crescimento que nutram, organicamente, o processo de retenção e referenciação. Para entender melhor essa estratégia de marketing digital, separei um material explicativo sobre o que é Growth Hacking que irá ajudá-lo na construção de seus conhecimentos.

Qual método é mais vantajoso para a incorporadora?

Agora você deve estar se perguntando qual dos métodos é mais vantajoso para a sua incorporadora, certo? Bem, para escolher entre a estratégia de Growth Marketing e de Growth Hacking, você precisa considerar o estágio em que o seu negócio está e qual a proposta de cultura e organização que a sua empresa espera transmitir. 

Caso esteja iniciando jornada no mercado imobiliário a estratégia de Growth Hacking irá ajudá-lo a impulsionar a visibilidade de forma ágil, mas se a proposta é se estabelecer a longo prazo o Growth Marketing acaba sendo mais apropriado. Isso porque o objetivo a curto prazo tem associação com estratégias mensuráveis e rápidas, enquanto o a longo prazo promove-se sustentavelmente de forma escalável. 

Os recursos da incorporadora também devem ser analisados para alinhar as demandas e aplicações, principalmente porque o Growth Hacking envolve uma intensa fase de experimentação e precisa de recursos ilimitados. Se a equipe de marketing tiver um recurso orçamentário dedicado inteiramente a ela é recomendável utilizas as estratégias de Growth marketing

Além disso, para aplicar o Growth Hacking é preciso ter uma cultura amplamente ligada a proposta de inovação, experimentação e criação expressiva, em casos de confiança em técnicas mais tradicionais o Growth Marketing é a melhor escolha. Assim, é possível concluir que a escolha entre essas ações depende muito das especificidades e do perfil de abordagem de cada incorporadora ou construtora. 

O que você aprendeu com esse artigo:

Qual a funcionalidade do Growth Marketing no mercado imobiliário? 

Essa estratégia visa impulsionar o crescimento de uma empresa do setor imobiliário, baseando-se na automatização de processos, construção de comunicação assertiva e foco na experiência do cliente nos ambientes de interação disponíveis. 

O que é Growth Hacking? 

É um conjunto de ações que viabilizam o crescimento ágil de uma empresa, utilizando meios não tradicionais e explorando a criatividade para expandir o alcance da marca e objetivos a curto prazo de uma empresa de forma inovadora.

Qual a diferença entre marketing e marketing digital? 

O marketing tradicional utiliza-se de canais como outdoors, propagandas de televisão e rádio, folhetos e anúncios em jornais para promover um produto ou serviço. Já o marketing digital utiliza as redes sociais, mídias digitais e ambientes interativos online para o mesmo objetivo. 

 Gostou desse conteúdo? Entenda mais sobre marketing imobiliário em:

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração