A estratégia de Growth Marketing vem mostrando resultados excelentes para a incorporadoras em expansão.
O papel do marketing no mercado imobiliário evoluiu de apenas um meio de divulgação padrão, para um dos maiores meios de captação, conversão e retenção de clientes. Isso porque, assim como a tecnologia, as estratégias de marketing foram se adaptando ao consumidor atual que utiliza o ambiente digital para conhecer uma marca e adquirir um produto ou serviço.
Para que o desenvolvimento dos materiais de divulgação fosse assertivo foi preciso definir novas formas de captar leads, acompanhar dados e projetar soluções de rápido retorno. Assim, surgiram estratégias como o Growth Marketing, que objetivam a escalabilidade sustentável de um serviço ou produto.
Você deve estar se perguntando o que significa exatamente essa estratégia, certo? Bem, responderei essa e outras dúvidas sobre as técnicas de marketing do mercado digital nesse artigo.
Vamos juntos nessa?
Sumário
Growth: Qual o significado?
A palavra Growth em inglês significa crescimento, evolução ou expansão. Quando aplicada em ambientes de negócios se refere ao desenvolvimento avançado e escalável de diferentes áreas de uma empresa, sendo explicado com base nos dados registrados e principalmente efetivo em sua aplicação.
Ainda assim dependendo da área em que está aplicado o que é Growth acaba tendo uma análise e resultado diferente. Por exemplo, quando utilizado no setor pessoal, esse crescimento visa expandir continuamente as habilidades e aprendizados para autoaperfeiçoamento, analisando a realização de metas de um único indivíduo.
Já quando se fala sobre Growth na área empresarial, refere-se a impactos positivos na receita de uma empresa após a aplicação de métodos de automatização, aumento da carteira de produtos ou serviços e a entrada da empresa em múltiplos setores do mercado. Dessa forma, os resultados baseados em dados recolhido em um período de tempo demonstram a taxa de efetividade da aplicação dessas ações.
Deu para conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do Growth? Certo, agora você irá conhecer a definição do que o Growth para o setor de marketing.
O que é Growth Marketing?
O Growth Marketing é uma estratégia montada especificamente para impulsionar o crescimento ágil da empresa que o implementa. Na contramão da proposta de marketing tradicional, que buscava uma construção de autoridade a longo prazo, a estratégia Growth objetiva o resultado mensurável imediato após sua aplicação.
Essa técnica é construída com base nos dados coletados através dos conteúdos disponibilizados pela incorporadora ou construtora. Buscando dinamismo e propondo-se a inovar a projeção e impacto do marketing, o Growth experimenta diversas estratégias de captação, otimização e mensuração analítica.
A principal função do Growth Marketing é focar no cliente, entendendo o perfil de consumo do público-alvo e montando uma comunicação assertiva. Através dessa estratégia a construção da conexão com o cliente é potencializada e impulsiona o número de retenção ao proporcionar uma experiência de alta qualidade.
Priorizar o user experience traz benefícios a longo prazo para a empresa, diminuindo a perda de leads nas primeiras etapas do funil de vendas imobiliário e aumentando a autoridade da marca, principalmente em relação ao engajamento nas mídias sociais. Portanto, o Growth pode ser definido como uma estratégia eficiente e, apesar de estar pautada nos resultados imediatos, possui altas taxas de retorno a longo prazo.
Quais são os princípios do Growth Marketing?
Além da base focada na experiência do cliente, o Growth Marketing possuí múltiplos princípios de desenvolvimento assertivo. É essencial saber que o profissional dessa área, o Growth Marketers testam diversas estratégias para analisar quais canais e tipos de mensagens performam de maneira satisfatória.
Identificando de quais campanhas e meios de divulgação geraram os resultados é preciso aplicar uma gestão de leads focada nas conversões e retenções de clientes. O Growth Marketing foca na otimização das etapas do funil, objetivando o aprimoramento dos formulários, disparos de e-mails e as páginas da incorporadora para aumentar as taxas de conversão.
A estratégia Growth no marketing se baseia na análise de dados, métricas e KPI’s de vendas para mensurar o desempenho, identificar as oportunidades e tomar decisões ágeis para aprimorar os resultados. Por fim, o trabalho dessa ação delimita uma estrutura de Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita (AARRR).
Representando as cinco fases fundamentais do funil do cliente, o Growth Marketing utiliza a estrutura para metrificar as aquisições de usuários, amparar o engajamento, estabilizar a retenção, impulsionar as indicações e converter os clientes à pagantes. Sendo assim, as formas de análise são potencializadas e amplamente organizadas com a aplicação desse método.
Growth Marketing X Growth Hacking: Quais as diferenças entre essas estratégias?
Os termos são comumente associados e ainda que estejam relacionados e compartilhem pontos de concordância, possuem diversas diferenças de abordagem e aplicação. Embora o objetivo de ambos seja impulsionar o crescimento da empresa que os aplica, entretanto, os métodos utilizados por cada ação não são iguais.
No Growth Hacking a abordagem não utiliza estratégias tradicionais para influenciar o crescimento, por isso, acaba construindo soluções criativas. Apesar do Growth Marketing também explorar a criatividade, utiliza estratégias tradicionais como anúncios pagos, marketing de conteúdo e SEO para obter sucesso nos resultados.
Além disso, as aplicações de Growth Marketing estabelecem estratégias ágeis que durarão e mensurarão resultados a longo prazo, sendo utilizado em momentos de crescimento estável com visão de crescimento orgânico. Já o Growth Hacking espera resultados práticos a curto prazo, e são utilizados em momentos de baixa taxa de expansão.
Por fim, uma das diferenças entre os conceitos está na equipe responsável pela elaboração e aplicação das estratégias, já que o Growth Marketing é inteiramente integrado à equipe de marketing da empresa, recebendo apenas uma colaboração pontual de outras áreas. Enquanto isso, o Growth Hacking conta com a colaboração expansiva dos setores de desenvolvimento, atendimento, produto e etc., para elaborar estratégias assertivas.
Quais são as bases de Growth Hacking?
Como você já conhece as principais diferenças entre os métodos irei explicar mais sobre a construção de um Growth Hacking. Ressalto que o hacking não é uma prática exclusiva do marketing e que utiliza diversos setores da empresa para construir estratégias de excelência.
O objetivo desse método é identificar a eficiência no processo de aquisição, conversão e retenção. Assim como o Growth Marketing tem um grande foco no cliente, entretanto, a sua função é alcançar outros perfis e potencializar as campanhas de captação de clientes, utilizando mais criatividade, diminuindo o uso de técnicas tradicionais e explorando outros canais de divulgação para expandir o alcance.
Desenvolvendo o aprimoramento das páginas de destino, calls-to-action e formulários de dados essa estratégia busca otimizar e impulsionar o processo de conversão. Além de automatizar as tarefas do marketing, o Growth Hacking visa a potencialização do engajamento dos usuários das mídias digitais em relação à marca, incentivando o compartilhamento e efeito viral dos produtos e serviços de uma empresa.
Os profissionais dessa área, chamados de Growth Hackers, priorizam a agilidade e procuram desenvolver loops de crescimento que nutram, organicamente, o processo de retenção e referenciação. Para entender melhor essa estratégia de marketing digital, separei um material explicativo sobre o que é Growth Hacking que irá ajudá-lo na construção de seus conhecimentos.
Qual método é mais vantajoso para a incorporadora?
Agora você deve estar se perguntando qual dos métodos é mais vantajoso para a sua incorporadora, certo? Bem, para escolher entre a estratégia de Growth Marketing e de Growth Hacking, você precisa considerar o estágio em que o seu negócio está e qual a proposta de cultura e organização que a sua empresa espera transmitir.
Caso esteja iniciando jornada no mercado imobiliário a estratégia de Growth Hacking irá ajudá-lo a impulsionar a visibilidade de forma ágil, mas se a proposta é se estabelecer a longo prazo o Growth Marketing acaba sendo mais apropriado. Isso porque o objetivo a curto prazo tem associação com estratégias mensuráveis e rápidas, enquanto o a longo prazo promove-se sustentavelmente de forma escalável.
Os recursos da incorporadora também devem ser analisados para alinhar as demandas e aplicações, principalmente porque o Growth Hacking envolve uma intensa fase de experimentação e precisa de recursos ilimitados. Se a equipe de marketing tiver um recurso orçamentário dedicado inteiramente a ela é recomendável utilizas as estratégias de Growth marketing.
Além disso, para aplicar o Growth Hacking é preciso ter uma cultura amplamente ligada a proposta de inovação, experimentação e criação expressiva, em casos de confiança em técnicas mais tradicionais o Growth Marketing é a melhor escolha. Assim, é possível concluir que a escolha entre essas ações depende muito das especificidades e do perfil de abordagem de cada incorporadora ou construtora.
O que você aprendeu com esse artigo:
Essa estratégia visa impulsionar o crescimento de uma empresa do setor imobiliário, baseando-se na automatização de processos, construção de comunicação assertiva e foco na experiência do cliente nos ambientes de interação disponíveis.
É um conjunto de ações que viabilizam o crescimento ágil de uma empresa, utilizando meios não tradicionais e explorando a criatividade para expandir o alcance da marca e objetivos a curto prazo de uma empresa de forma inovadora.
O marketing tradicional utiliza-se de canais como outdoors, propagandas de televisão e rádio, folhetos e anúncios em jornais para promover um produto ou serviço. Já o marketing digital utiliza as redes sociais, mídias digitais e ambientes interativos online para o mesmo objetivo.
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