Cliente 4.0: A evolução do perfil de consumo

O cliente 4.0 representa a inovação, evolução e revolução da tecnologia dentro do mercado de consumo. 

Quando falamos em consumidor, temos a ideia de vender um produto e assim construir uma reputação dentro do mercado com os conceitos que utilizamos há anos. Porém, só isso não funciona no mundo digital.  

A tecnologia trouxe uma nova perspectiva não apenas de consumidor, mas também de como conquistá-lo. Estar atento ao novo perfil de clientes e entender as estratégias para encantá-los é essencial para consolidar o nome da sua incorporadora no mercado. 

Por isso, nesse artigo, irei tratar de explicar como o Consumidor 4.0 revolucionou o mercado imobiliário e como a sua incorporadora deve encontrar os caminhos para fazer desse consumidor um cliente. Então, vamos lá? 

Sumário

A aparição do consumidor 4.0

Steve Jobs disse que “a tecnologia move o mundo”. Ao longo das últimas décadas percebemos que esse argumento está cada vez mais correto. A tecnologia transformou o dia a dia de pessoas e empresas, fazendo com que novas formas de consumo e perfis de consumidores surgissem. 

Quando o conceito de estratégias de marketing surgiu, os consumidores não estavam tão preocupados com o valor da marca: o que importava para eles era solucionar um problema e como determinado produto poderia ajudar nessa resolução.  

A medida em que surgiram produtos similares no mercado foi construído o chamado consumidor 2.0. Esse era o cliente que passava pelo crescimento de uma enorme concorrência e criava o conceito de que cada empresa precisava demonstrar seus diferenciais. Assim iniciou-se o processo de opções e escolha do público

Após o consumidor 2.0, surgiu o consumidor que buscava por mais personalização: o consumidor 3.0. Ele impulsionou as empresas a investirem um relacionamento com o seu público-alvo. O conceito de consumidor ou cliente 4.0 é o desfecho de toda a transformação digital, e explicarei as características desse perfil para que você entenda as melhores formas de abordar esse novo cliente. 

Ativo nas redes

As pessoas do século 21, transformaram a internet em sua principal fonte de informação. Muitas delas produzem conteúdos digitais e influenciam outras a consumirem os produtos que publicam. Além disso, esses consumidores acabam expondo suas opiniões sobre serviço e atendimento, o que atualmente impacta (e muito) na imagem das empresas e em como outras pessoas irão percebê-las. 

Ter mais espaço nas mídias digitais possibilita ao cliente 4.0 formar opinião, compartilhar e fazer verificações no histórico da sua incorporadora, buscando cada vez mais informações sobre o que vocês têm como valor e tornando os consumidores muito mais exigentes em relação ao que irão consumir.  

Busca pelo consumo consciente

A priorização nas formas de consumo hoje é pautada, dentre outras questões, no tempo de vida útil do produto e na preocupação da marca com o consumo sustentável. Esses consumidores são muito mais preocupados com os impactos da produção de seus desejos do que os antigos consumidores eram. 

Os clientes da era 4.0 são muito mais sensíveis e engajados em causas sociais e tem grande preocupação com o futuro. Tendências que acompanham eles são: a construção de uma sociedade justa e baseada na sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Informado sobre tendências

O acesso à internet possibilita o contato com milhares de pessoas e informações em um espaço de segundos. O consumidor tem acesso a informações em tempo real sobre as novas tendências do mercado, quais produtos e serviços estão em alta e acessam até os impactos desses no meio ambiente e no dia a dia. 

Há diversos produtos, sites, artigos que estão a um clique de distância e tornam o consumidor 4.0 muito mais criterioso no momento de escolher uma marca para consumir. 

Prefere uma abordagem personalizada

Como esses consumidores contam com uma cartela imensa de possibilidades de ofertas, produtos e empresas, acabam buscando atendimentos diferenciados e que possibilitem uma identificação com determinada empresa. É preciso se perguntar o que esse cliente deseja, atendê-lo da forma mais próxima e amigável possível e tornar a jornada de compra algo único para ele.  

Quando se encontra a razão do desejo e entende-se o perfil do consumidor, as formas de abordá-lo e persuadi-lo vão se adaptando e construindo um caminho para uma finalização da venda. Isso pode ser melhor exemplificado abaixo: 

Autodeterminado no consumo

Todos os tópicos acima levam ao perfil determinado do consumidor 4.0. Por ter muitas opções e ser tão criterioso com suas escolhas de consumo, esse cliente tem muito mais autonomia e não é alcançado com os métodos de marketing antigo. 

Quanto mais possibilidades de compra, acesso à informação e critérios, mais competitivo se torna o mercado, e isso é ótimo para o consumidor, porque ele precisa ser conquistado e pode consumir o que mais se aproximar dos seu perfil de compra. Isso nos leva a um novo conceito de vendas e técnicas persuasivas: o marketing 4.0

O Marketing 4.0 acompanhando a evolução do Cliente

Para se conquistar um cliente, o marketing é a essência e ele precisa estar acompanhando as evoluções tanto de mercado quando do perfil de consumidor. O marketing 4.0 surgiu para adaptar-se a trajetória do consumidor 4.0, considerando os ambientes de inserção deles e a sua participação na construção da economia digital

Infográfico sobre experiencia do cliente

Em essência, o Marketing 4.0 descreve o aprofundamento e ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir todos os aspectos da jornada do cliente” (Kotler, Kartajaya e Setiawan) 

Essa definição é o que caracteriza a velocidade do processo produtivo juntamente com o foco em proporcionar uma experiência personalizada, agradável e ligada às evoluções do mercado. O mercado 4.0 está inteiramente voltado para o cliente, e como esse processo está se construindo pode ser explicado pela empresária, empreendedora, colunista e investidora brasileira Camila Ferani: 

Atendimento ao cliente 4.0

Como as pessoas estão cada vez mais inseridas no ambiente digital, o perfil de consumidores modificou junto aos avanços tecnológicos. Por isso é preciso alinhar-se a eles para oferecer uma experiência tão inovadora quando o próprio consumidor 4.0 demonstra ser. Como pontuei anteriormente nesse artigo, o perfil desses clientes precisa ser pautado em personalização, visualização e interação.  

Essa versão do cliente exige que a sua incorporadora se adapte às novas estratégias e ambientes de prospecção. Uma interação empresa-cliente com o consumidor 4.0 é feita, de forma muito eficiente, dentro do ambiente digital de uma forma muito mais próxima e convidativa e alinhada aos interesses desses. 

Presença Digital

Essa presença digital causa um grande impacto no pensamento de escolha do cliente. Portanto é preciso entender e estar presente nesses ambientes. Se a incorporadora mostra estar ativa na internet, consegue alcançar mais pessoas e captar mais leads e criam-se potenciais compradores. 

Essa presença também colabora para conhecer o público-alvo e arquitetar estratégias de marketing que conquistem os clientes. Trabalhar voltado para esse consumidor garante um destaque importante no ambiente online, alavanca a reputação da marca e possibilita vendas digitais, captura de clientes e como consequência aumenta as vendas e o lucro da sua empresa. 

Proporcionar uma Experiência Personalizada 

Possibilitar ao cliente 4.0 um atendimento e jornada de consumo pensada na experiência individual do cliente. Interagir com ele de formas muito mais próximas do que meras ligações ou e-mails o faz sentir-se parte da sua empresa e muito mais propenso a continuar ligado a ela, mesmo após a conclusão da venda

Destaque os valores da incorporadora, demonstre que os interesses do consumidor podem e irão ser supridos pelo seu negócio, tenha um time de atendimento sempre a disposição para interagir e buscar solucionar os problemas dos clientes e demonstre sempre reconhecer e respeitar as características individuais de cada consumidor. 

Canais de Comunicação 

Além das redes sociais, é fundamental que você invista na diversificação dos canais de comunicação da sua empresa. O time de atendimento e suporte precisar estar disponível no máximo de canais possíveis, pois o cliente se sentirá muito mais seguro de entrar em contato com uma empresa que se preocupa em atendê-lo com rapidez.  

A estratégia omnichannel é uma ótima forma de operar diante desse imediatismo, sem que comprometa a experiencia e satisfação do cliente. Além disso, tenha estratégias de atendimento para cada persona que integrar a cartela de clientes. 

Demonstre engajamento

Anteriormente, falei sobre o engajamento desse consumidor em causas sociais e ambientais e demonstrar a preocupação da sua empresa diante dessas causas é um ponto chave para conquistar definitivamente esse cliente. 

Mantenha a sua incorporadora engajada em causas que dialoguem com o valor que você propôs na construção do seu negócio, mantenha processos de seleção de talentos, promova posts e ações que colaborem e incentivem a preservação do meio ambiente e as inovações de sustentabilidade do mercado imobiliário.  

É importante manter a autenticidade da sua empresa, trabalhar com verdades e demonstrar estar sempre em busca de crescimento, assim o público-alvo estará engajado junto com a sua empresa dando-lhe visibilidade e promovendo a sua marca de forma orgânica.  

O que você aprendeu até agora?

O que é marketing 4.0?

É o novo conceito de marketing que surgiu diante da revolução digital e do surgimento do consumidor 4.0. Delimita às empresas a envolverem-se muito mais intensamente com o seu público-alvo, com rapidez, agilidade e aceitabilidade.

Qual o perfil do cliente 4.0?

O perfil do consumidor 4.0 é estar sempre inserido nos ambientes sociais digitais, acompanhas as inovações tecnológicas e estar conectado às novidades que surgem no mercado, também tendem a ser muito mais exigentes com o que consomem.

Como conquistar um cliente 4.0?

É necessário estar presente nos ambientes digitais, promover a sua marca de maneira alinhada às inovações do mercado, demonstra agilidade e ter um atendimento de relacionamento com o cliente flexível e disponibilizado em diversos canais de comunicação.

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