Se você chegou até aqui é porque já sabe que boas estratégias de marketing digital podem ser definitivas para o sucesso de incorporadoras no mercado imobiliário. A captura de leads interessados em comprar imóveis nos ambientes online vem caminhando para se tornar a principal forma de venda neste nicho e não é à toa. Todo o setor da construção vem passando por um processo de transformação digital, e gestor que deseja continuar apresentando resultados não pode deixar de acompanhar estas tendências.
Incorporadoras são fundamentais na indústria imobiliária, mas o ramo tem se tornado bastante competitivo, por isso, é crucial que as empresas adotem estratégias de marketing eficazes em seu planejamento estratégico, de forma que continuem se destacando e tendo sucesso. Por outro lado, com tanta informação disponível sobre o assunto, fica difícil selecionar o que realmente importa, não é mesmo?
Entendendo que estratégias de marketing digital emergem como ferramentas obrigatórias e indispensáveis, eu vou lhe mostrar os conceitos desta área do Marketing que fogem do óbvio, de forma que você possa depois se aprofundar no estudo de cada uma das estratégias. Vamos comigo?
Sumário
O que são estratégias de Marketing Digital
Como eu disse, Marketing Digital é uma subárea do Marketing, que é uma disciplina que se dedica a estudar o universo das vendas: história, técnicas, formas de fazer.
Com a popularização das novas tecnologias da comunicação e informação, a partir da década de 1990, muitas áreas passaram por transformações, e o Marketing foi uma das que tornaram mais visível o processo de digitalização da vida.
As formas de consumir e produzir informação mudaram drasticamente com a chegada dos meios digitais. A diminuição das fronteiras e a aceleração das mensagens a partir da comunicação digital, deixaram para trás tecnologias como o telefone com fio, FAX e telegramas, e ainda meios de comunicação como o jornal impresso. Depois disto, a digitalização da economia começou a atingir os espaços digitais, como sites e redes sociais, que passaram a ser também locais de publicidade.
Assim, de lá para cá, desde o www, passando pelas tecnologias 2.0, até os dias de hoje, na Era da Experiência do Usuário, as técnicas e de Marketing vêm acompanhando esta evolução, com o objetivo de promover produtos e serviços na internet, alcançando um público-alvo cada vez mais conectado e digitalmente engajado.
Para incorporadoras, o marketing digital pode ser aplicado em vários pontos de contato com leads, aumentando a visibilidade da marca ou gerando leads cada vez mais qualificados, ou mesmo agindo na conversão de potenciais compradores em clientes satisfeitos.
Uma das principais vantagens das estratégias de marketing digital em comparação às técnicas anteriores é a capacidade de alcançar um público-alvo mais amplo e segmentado.
Se antes um outdoor ou um anúncio de rádio alcançavam uma grande massa de potenciais clientes, baseados em alguns poucos critérios como região, por exemplo, hoje a segmentação de público direciona suas mensagens de marketing para pessoas específicas que estão interessadas em comprar imóveis ou investir no setor imobiliário.
Além disso, quando pensamos em construção e fortalecimento de marca (uma das áreas de competência do marketing), estratégias de marketing digital permitem que incorporadoras estabeleçam uma presença online forte e construam uma reputação sólida.
Um website bem projetado e otimizado, onde a incorporadora possa fornecer informações detalhadas dos empreendimentos que já realizou, com fotos, vídeos, e apresentação de depoimentos de clientes satisfeitos, é uma forma de dar ao lead o que ele precisa na fase de consideração do funil de vendas.
Estas estratégias não apenas atraem potenciais compradores, mas também reforçam a confiança e credibilidade da incorporadora no mercado.
Ainda sobre segmentação e qualificação de leads, um exemplo de estratégia de marketing digital direcionada a estes objetivos são as campanhas de e-mail marketing, marketing de conteúdo e automação de marketing. Através destas estratégias a incorporadora pode recolher informações valiosas dos potenciais compradores como contato e preferências de busca. São estes dados que vão permitir a oferta de informação direcionada e personalizada, o que aumenta as chances de conversão em vendas efetivas.
Outro ponto importante no que se refere a estratégias de marketing digital em comparação com técnicas anteriores é a capacidade de metrificação e organização de dados para a análise.
Com as plataformas atuais, as incorporadoras podem acompanhar o desempenho de suas estratégias de marketing digital por meio de métricas como taxas de cliques, taxa de conversão, tempo de permanência no site e origem do tráfego. Essas informações permitem ajustes e melhorias contínuas nas estratégias, economizando recursos e aumentando o retorno sobre o investimento.
Depois deste overview já dá para ter uma ideia de como as estratégias de marketing digital são capazes de posicionar melhor as incorporadoras no mercado imobiliário altamente competitivo, não é mesmo?
Agora vamos a cada uma das técnicas que separei pra você. Me acompanhe!
Otimizações de sites e SEO
Eu escolhi este como primeiro ponto para lhe ajudar a quebrar o clichê de que, quando falamos em estratégias de marketing digital, o sinônimo que vem à cabeça é: publicação ou anúncios em redes sociais. Planejamento de conteúdo e investimento em mídia paga nestas plataformas sociais é importante sim, mas Marketing Digital é muito mais do que isso.
Se você se interessa pelo assunto marketing em redes sociais, eu lhe recomendo estes conteúdos:
Considerando que 46% das pesquisas por produtos começam no Google, ter um site bem otimizado é essencial para o sucesso de qualquer incorporadora. Otimização são as práticas e técnicas utilizadas para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados dos motores de busca. Estas práticas são conhecidas como Search Engine Optimization (SEO) e desempenham um papel crucial no marketing digital para incorporadoras.
Vamos aos conceitos que você precisa se familiarizar.
O primeiro deles é a pesquisa de palavras-chave. Este é o primeiro passo para otimizar um site. Diz respeito à identificação das palavras e frases-chave relevantes para o setor imobiliário, como “apartamentos à venda” ou “imóveis comerciais”, que seus potenciais compradores usam nos motores de busca, como Google ou Bing.
Quando você utiliza essas palavras-chave de forma estratégica no conteúdo publicado (meta tags e descrições), você poderá ter mais chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa quando os leads procurarem por esses termos.
Outros pontos importantes são a relevância e a qualidade do conteúdo. Otimizar o site para palavras-chave é importante, mas oferecer conteúdo que realmente nutra o lead de informações é fundamental.
As incorporadoras devem criar páginas exclusivas para seus empreendimentos, onde devem fornecer informações detalhadas, como características do imóvel, localização, comodidades e preços. Além disso, você pode inserir blog posts, guias de compra de imóveis, e vídeos informativos para atrair e engajar potenciais compradores, aumentando a autoridade do site.
Pense em quais informações o lead gostaria de ver em cada etapa da jornada de compra e ofereça essas informações.
A empatia pelo seu lead no processo de compra tamém tem a ver com outros conceitos fundamentais de SEO: design responsivo e velocidade no carregamento.
Com o aumento do uso de celular na jornada de compra, ter um site responsivo é essencial. Isso quer dizer que o site precisa se adaptar automaticamente a diferentes tamanhos de tela, e proporcionar uma experiência de navegação perfeita para os usuários, independente do dispositivo que usem.
A velocidade é outro fator de boa usabilidade e otimização, porque os motores de busca consideram a velocidade ao classificar os resultados de pesquisa. Otimize imagens, use técnicas de compressão e minimização de uso de scripts pesados. Tudo isso pode melhorar a velocidade do site da incorporadora.
Ainda pensando em usabilidade e SEO, outra otimização importante de um site é o cuidado na hora da criação dos metadados, que são as informações descritivas que fornecem detalhes sobre um determinado objeto, recurso ou conteúdo publicado.
São as informações que você vincula de forma que os motores de busca possam compreender do que se trata o conteúdo da página. Cada página do site deve ter uma descrição concisa, os títulos devem ser claros, descritivos e conter palavras-chave relevantes, enquanto as descrições devem fornecer um resumo atraente do conteúdo da página.
Se você se interessa pelo assunto SEO e deseja se aprofundar, vou recomendar este vídeo:
Agora vamos ao segundo ponto das nossas estratégias de marketing digital para incorporadoras!
Marketing de Influência
Ainda sobre fugir do óbvio no que se refere a estratégias de marketing digital que vão além dos posts em redes sociais, quero agora lhe mostrar um pouco sobre o conceito de Marketing de Influência e como você pode aplicar esta estratégia no marketing de incorporadoras.
Você certamente já ouviu falar em influenciadores digitais, ou deve saber como a chamada creator econnomy vem transformando o Marketing Digital na atualidade.
Pois bem. O marketing de influência é uma estratégia que envolve colaboração entre marcas e influenciadores digitais, que são pessoas com uma grande base de seguidores e influência em plataformas como blogs, redes sociais e Youtube.
No contexto das incorporadoras, o marketing de influência pode ser uma abordagem eficaz para alcançar e engajar potenciais compradores de imóveis.
Para isso, você precisará seguir alguns passos. O primeiro deles é a identificação de influenciadores relevantes no setor imobiliário ou em nichos relacionados à persona de um determinado empreendimento.
Por exemplo, se o empreendimento é considerado de alto padrão, verifique na sua região quem são os influenciadores que “conversam” com este tipo de público. O mesmo funciona para empreendimentos de médio e pequeno portes.
Independente do empreendimento, esses influenciadores devem ter uma base de seguidores engajada e alinhada com os públicos da incorporadora. Por isso, é importante pesquisa e avaliar o conteúdo, a autenticidade e a reputação dos influenciadores antes de estabelecer parcerias. Lembre-se todo o conteúdo terá reflexo na marca.
Depois de identificados e escolhidos os influenciadores relevantes para o empreendimento, chega a hora de estabelecer as parcerias e colaborações. Isso pode incluir a criação de conteúdo patrocinado, como posts de blog, vídeos, publicações em redes sociais ou até mesmo eventos em que os influenciadores participem, como lançamentos.
Dentro das estratégias de marketing digital possíveis, o Marketing de Influência ainda é um tipo de iniciativa nova, mas que certamente agregará valor ao seu planejamento.
Entre os benefícios, eu posso citar o alcance e a visibilidade que a incorporadora pode galgar, através de um conteúdo “natural”, sem o “peso” de um conteúdo publicitário tradicional.
Quando um influenciador fala positivamente sobre um empreendimento ou compartilha sua experiência com a incorporadora, isso gera credibilidade e confiança entre os potenciais compradores. Essa confiança pode ser determinante na decisão de compra.
Se você tem dúvida sobre como calcular e demonstrar o retorno sobre investimento com Marketing de Influência, pode gostar deste vídeo:
Automação
E finalmente chegou a hora de falar um pouco sobre automação como estratégia de marketing digital que pode ajudar diretamente no resultado das vendas de cada empreendimento. Mas você sabe o que é automação?
É o uso de software e tecnologia para automatizar e otimizar as atividades de marketing. Essa estratégia permite às incorporadoras automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, segmentação de leads, nutrição de leads e análise de dados, proporcionando maior eficiência e escalabilidade às operações de marketing.
No que se refere à automação de e-mails, posso lhe dizer que é uma das formas mais comuns de automação de marketing, uma vez que ela permite que as incorporadoras criem fluxos de e-mails personalizados e automatizados para nutrir os leads em diferentes estágios do funil de vendas.
Por exemplo, é possível configurar um fluxo de e-mails que envia automaticamente informações sobre seus empreendimentos aos leads que se cadastraram no site. Essa abordagem ajuda a manter o relacionamento com os leads, fornecendo informações relevantes e aumentando a chance de conversão nas vendas.
A boa notícia é que hoje existem ferramentas que unem muitas das soluções para as suas necessidades em Marketing Digital em um só lugar, como é o caso do CV CRM, o primeiro CRM 5.0 do mercado imobiliário.
Estratégias de Marketing digital no CV na Prática
Se você deseja saber ainda mais sobre estratégias de marketing digital para incorporadoras, eu lhe recomendo este episódio do podcast CV na Prática, Um bate-papo sobre marketing digital com Guilherme Freitas , onde o convidado fala diretamente sobre a experiência de aplicação destas estratégias no setor imobiliário.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
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