A captação de clientes no mercado imobiliário é fundamental para obter uma jornada de vendas bem-sucedida.
Cada etapa do funil de vendas e da jornada de compras é fundamental, mas, o desenvolvimento dessas só ocorre com uma captação de leads de alta qualidade. Ou seja, a base do crescimento dos indicies de vendas está na atração e fidelização do cliente.
Assim, projetar estratégias que impulsionem a assertividade da prospecção e da nutrição do lead é essencial pra garantir o sucesso da primeira etapa da jornada de vendas. Pensando nisso, nesse artigo irei trazer algumas dicas para tornar a captação de clientes no mercado imobiliário ágil e objetiva.
E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sumário
8 dicas para impulsionar a captação de clientes no mercado imobiliário
A captação de clientes no mercado imobiliário é um processo extremamente importante e indispensável. Entretanto a efetividade dessa etapa pode exigir muita pesquisa, retrabalhos e, é claro, tempo.
Porém, por mais difícil que possa parecer, existem estratégias que impulsionam a agilidade, produtividade e assertividade da prospecção, mas, como prospectar clientes no mercado imobiliário? Além de definir o público-alvo, existem outras ações fundamentais que efetivam essa captação.
Por isso, trarei 8 dicas de como captar clientes no mercado imobiliário de forma ágil e com grandes taxas de sucesso. Vamos nessa?
1. Presença Digital
Com os consumidores cada vez mais ativos nas redes sociais é imprescindível que as empresas do mercado imobiliário estejam ativas em ambientes digitais. A presença digital possibilita uma interação ágil e o impulsionamento do alcance da marca.
Com a análise de dados sobre os compartilhamentos, comentários e clicks que levaram a outros conteúdos é possível potencializar a personalização e à assertividade da comunicação. Através disso a captação de clientes no mercado imobiliário se torna ágil, pois a criação de posts assertivos e atrativos ao público-alvo geram um retorno positivo.
Estar presente nos canais de interação como o Facebook, Instagram, Twitter e YouTube transforma o tráfego de interações entre empresa-cliente. Além disso, os compartilhamentos do conteúdo geram um marketing orgânico e colaboram com o fortalecimento da autoridade da incorporadora no mercado imobiliário.
2. Atendimento Personalizado
Para que a captação de clientes no mercado imobiliário tenha altas taxas de sucesso, é essencial promover um atendimento personalizado. Isso porque a experiência do cliente está baseada no conhecimento das necessidades e especificidades desse.
Assim, além de um atendimento de qualidade é possível disponibilizar ao cliente uma comunicação assertiva e por meio de canais com os quais esse tem mais proximidade de interação. Adaptar essa etapa pode garantir a continuação da nutrição, evoluir para negociações e agilizar o processo de finalização da jornada de compra.
Pode-se ressaltar que, a utilização de chatbots e assistentes virtuais não é dispensável nessa ação. Ao contrário, utilizar esses sistemas otimiza o tempo de reconhecimento do perfil do lead e impulsiona a criação de um relacionamento com o futuro cliente.
3. Marketing de Conteúdo
O marketing imobiliário possui algumas técnicas específicas de como atrair mais clientes no mercado imobiliário. Criar e distribuir um conteúdo relevante e atrativo tem como objetivo principal de prospectar e reter leads, transformando-os em consumidores após a nutrição e identificação de seu perfil.
No cenário atual do mercado, essa ferramenta pode definir a autoridade da marca, atrair potenciais e construir efetivamente a confiança do público-alvo. O desenvolvimento de um conteúdo pensado para prospectar clientes no mercado imobiliário deve conter perguntas e respostas sobre as principais preocupações em relação à compra de imóveis.
Além disso, vale ressaltar que o contato entre a empresa e o cliente através dos conteúdos é potencializado. A incorporadora que implementar esse tipo de marketing impulsiona a gestão de leads, qualificando-os e convertendo-os com efetividade.
4. Realidade Virtual
Em 2022, o Blog do CV expôs as tecnologias revolucionárias para o mercado e uma delas era a realidade virtual. Como previsto essa ferramenta se tornou uma importante aliada do setor e, atualmente, é indispensável para conquistar o cliente no mercado imobiliário.
A captação de clientes no mercado imobiliário é potencializada com o auxílio de uma imersão à realidade. A visualização 360° permite exploração de detalhes que trazem a sensação de uma visita presencial.
Outra vantagem da realidade virtual é programar as demonstrações de acordo com a agenda do cliente e, é claro, com base no perfil de busca imobiliária dele. Os projetos futuros também podem oferecer esse tipo de ação, o que colabora com a qualidade e o diferencial do User experience, isso aumenta a efetividade da jornada de vendas.
5. Webinar e Workshop
A realização de webinars e workshops colabora com a construção do conhecimento do público-alvo, compartilhamento e fortalecimento da autoridade da incorporadora. Explorar o relacionamento ético com clientes no mercado imobiliário pode ser algo promovido através da interação direta e de espaços de troca e respostas sobre as principais dúvidas desses possíveis consumidores.
No webinar, priorize a disponibilidade de conteúdos online pós-evento, pois as gravações podem servir como material de nutrição extra. Convide especialistas do setor para palestrarem e apresentar perspectivas diversas que contribuirão com a troca no webinar e, por fim, invista no envio de feedbacks de avaliação para analisar o índice de satisfação e identificar melhorias para próximas estratégias e eventos da empresa.
Em relação ao workshop, promova um evento com um número gerenciável de pessoas e planeje atividades, estudos de caso e exercícios que interajam com os participantes. Incentive perguntas, debates, se atente ao cronograma do evento, forneça materiais pós-workshop para promover a prática diária e forneça não apenas o feedback, mas um e-mail de agradecimento pela participação.
6. Remarketing
Muitas vezes, as pessoas que visualizam uma campanha ou leem algum conteúdo, acabam não seguindo no processo de conversão do funil de vendas. Para não perder o lead, é preciso investir na técnica que irá permitir a exibição de anúncios específicos voltados para essas pessoas: o remarketing.
Para implementar essa estratégia é preciso rastrear o comportamento do usuário desde as primeiras interações com o site, e uma ferramenta de gestão colabora com essa ação e tende a oferecer um gerenciamento assertivo para o aumento da taxa de conversão. A criação de listas segmentadas, por exemplo: visitantes, acessos aos conteúdos, tempo de leitura ou não realização de ações.
A partir dessas ações o time de marketing consegue projetar campanhas publicitárias voltadas para cada um dos segmentos analisados, que serão exibidos de forma assertiva para os usuários. Também é possível personalizar os conteúdos para que os interesses específicos sejam lidos e levem a outros que nutram o cliente e o encaminhem para a próxima etapa da jornada de conhecimento até à de compra.
7. Parcerias
Pouco se fala sobre como as relações estratégicas entre empresas e profissionais pode colaborar com a captação de clientes no mercado imobiliário. As colaborações impulsionam a visibilidade da empresa e proporciona um aumento nas oportunidades de negócios.
Obter uma parceria com corretores e agente imobiliário, pode auxiliar nas listagens, referência e indicação de clientes e transações mais específicas, assim como a relação com advogados especializados no setor imobiliário. Estabelecer uma parceria com instituições financeiras ou empresas de financiamento proporciona o encaminhamento de clientes e um diferencial nas negociações.
Outra opção é colaborar com as empresas de construção civil, integrando-se e agilizando diversos processos da jornada de compra. Além de tudo isso, é importante pensar no desenvolvimento de programas de filiação com empresas e colaboradores do mercado imobiliário, oferecendo benefícios para referências trazidas e transações agilizadas e bem-sucedidas.
8. Acompanhamento Pós-venda
Mesmo sendo uma etapa final, a relação com o cliente pós-venda é crucial para aumentar os índices de captação do cliente no mercado imobiliário. Essa técnica colabora com a construção do relacionamento, promoção da satisfação do cliente e leva a indicações para futuros empreendimentos realizados pela incorporadora.
A pós-venda imobiliária nãos se baseia apenas em feedbacks e contatos por e-mail, mas sim, na demonstração de gratidão e preocupação com o cliente mesmo após o fechamento do negócio. A empresa pode enviar um kit de boas-vindas ao entregar as chaves do imóvel e oferecer informações relevantes sobre a manutenção, recursos locais e serviços também são diferenciais.
Proporcionar um acompanhamento personalizado de acordo com todos os dados do cliente é algo ágil e assertivo de se realizar, escolha o canal de comunicação que ele mais interaja e utilize como forma de manutenção de contato. Enviar mensagens em datas importantes como as de compra da casa, contratos de hipoteca e financiamento em finalização e nos aniversários do cliente também aproximam e solidificam o relacionamento com.
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