8 dicas para impulsionar a captação de clientes no mercado imobiliário 

A captação de clientes no mercado imobiliário é fundamental para obter uma jornada de vendas bem-sucedida. 

Cada etapa do funil de vendas e da jornada de compras é fundamental, mas, o desenvolvimento dessas só ocorre com uma captação de leads de alta qualidade. Ou seja, a base do crescimento dos indicies de vendas está na atração e fidelização do cliente. 

Assim, projetar estratégias que impulsionem a assertividade da prospecção e da nutrição do lead é essencial pra garantir o sucesso da primeira etapa da jornada de vendas. Pensando nisso, nesse artigo irei trazer algumas dicas para tornar a captação de clientes no mercado imobiliário ágil e objetiva. 

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Imagem do guia da qualificação de leads

8 dicas para impulsionar a captação de clientes no mercado imobiliário

Captação de clientes no mercado imobiliário: do lado esquerdo imagem de blocos de madeira numa mesa formando uma casa. No centro, um caderno com a representação de uma lâmpada. Do lado direito um caderno aberto com a ilustração feita à mão de uma lâmpada acesa com um $ no centro.

A captação de clientes no mercado imobiliário é um processo extremamente importante e indispensável. Entretanto a efetividade dessa etapa pode exigir muita pesquisa, retrabalhos e, é claro, tempo

Porém, por mais difícil que possa parecer, existem estratégias que impulsionam a agilidade, produtividade e assertividade da prospecção, mas, como prospectar clientes no mercado imobiliário? Além de definir o público-alvo, existem outras ações fundamentais que efetivam essa captação. 

Por isso, trarei 8 dicas de como captar clientes no mercado imobiliário de forma ágil e com grandes taxas de sucesso. Vamos nessa? 

1. Presença Digital 

Com os consumidores cada vez mais ativos nas redes sociais é imprescindível que as empresas do mercado imobiliário estejam ativas em ambientes digitais. A presença digital possibilita uma interação ágil e o impulsionamento do alcance da marca

Com a análise de dados sobre os compartilhamentos, comentários e clicks que levaram a outros conteúdos é possível potencializar a personalização e à assertividade da comunicação. Através disso a captação de clientes no mercado imobiliário se torna ágil, pois a criação de posts assertivos e atrativos ao público-alvo geram um retorno positivo. 

Estar presente nos canais de interação como o Facebook, Instagram, Twitter e YouTube transforma o tráfego de interações entre empresa-cliente. Além disso, os compartilhamentos do conteúdo geram um marketing orgânico e colaboram com o fortalecimento da autoridade da incorporadora no mercado imobiliário. 

2. Atendimento Personalizado 

Para que a captação de clientes no mercado imobiliário tenha altas taxas de sucesso, é essencial promover um atendimento personalizado. Isso porque a experiência do cliente está baseada no conhecimento das necessidades e especificidades desse. 

Assim, além de um atendimento de qualidade é possível disponibilizar ao cliente uma comunicação assertiva e por meio de canais com os quais esse tem mais proximidade de interação. Adaptar essa etapa pode garantir a continuação da nutrição, evoluir para negociações e agilizar o processo de finalização da jornada de compra

Pode-se ressaltar que, a utilização de chatbots e assistentes virtuais não é dispensável nessa ação. Ao contrário, utilizar esses sistemas otimiza o tempo de reconhecimento do perfil do lead e impulsiona a criação de um relacionamento com o futuro cliente. 

3. Marketing de Conteúdo 

Captação de clientes no mercado imobiliário: close em mãos digitando num notebook. Em destaque na imagem algumas ilustrações de balões, cédulas de dinheiro, pastas, papeis, etc.

O marketing imobiliário possui algumas técnicas específicas de como atrair mais clientes no mercado imobiliário. Criar e distribuir um conteúdo relevante e atrativo tem como objetivo principal de prospectar e reter leads, transformando-os em consumidores após a nutrição e identificação de seu perfil. 

No cenário atual do mercado, essa ferramenta pode definir a autoridade da marca, atrair potenciais e construir efetivamente a confiança do público-alvo. O desenvolvimento de um conteúdo pensado para prospectar clientes no mercado imobiliário deve conter perguntas e respostas sobre as principais preocupações em relação à compra de imóveis

Além disso, vale ressaltar que o contato entre a empresa e o cliente através dos conteúdos é potencializado. A incorporadora que implementar esse tipo de marketing impulsiona a gestão de leads, qualificando-os e convertendo-os com efetividade. 

4. Realidade Virtual 

Em 2022, o Blog do CV expôs as tecnologias revolucionárias para o mercado e uma delas era a realidade virtual. Como previsto essa ferramenta se tornou uma importante aliada do setor e, atualmente, é indispensável para conquistar o cliente no mercado imobiliário. 

A captação de clientes no mercado imobiliário é potencializada com o auxílio de uma imersão à realidade. A visualização 360° permite exploração de detalhes que trazem a sensação de uma visita presencial

Outra vantagem da realidade virtual é programar as demonstrações de acordo com a agenda do cliente e, é claro, com base no perfil de busca imobiliária dele. Os projetos futuros também podem oferecer esse tipo de ação, o que colabora com a qualidade e o diferencial do User experience, isso aumenta a efetividade da jornada de vendas. 

5. Webinar e Workshop

A realização de webinars e workshops colabora com a construção do conhecimento do público-alvo, compartilhamento e fortalecimento da autoridade da incorporadora. Explorar o relacionamento ético com clientes no mercado imobiliário pode ser algo promovido através da interação direta e de espaços de troca e respostas sobre as principais dúvidas desses possíveis consumidores

Imagem do lançamento imobiliário na prática

No webinar, priorize a disponibilidade de conteúdos online pós-evento, pois as gravações podem servir como material de nutrição extra. Convide especialistas do setor para palestrarem e apresentar perspectivas diversas que contribuirão com a troca no webinar e, por fim, invista no envio de feedbacks de avaliação para analisar o índice de satisfação e identificar melhorias para próximas estratégias e eventos da empresa. 

Em relação ao workshop, promova um evento com um número gerenciável de pessoas e planeje atividades, estudos de caso e exercícios que interajam com os participantes. Incentive perguntas, debates, se atente ao cronograma do evento, forneça materiais pós-workshop para promover a prática diária e forneça não apenas o feedback, mas um e-mail de agradecimento pela participação. 

6. Remarketing 

Captação de clientes no mercado imobiliário: ilustração de um celular e um grande imã saindo da tela. O ímã está atraindo vários ícones de balões, corações e emojis felizes.

Muitas vezes, as pessoas que visualizam uma campanha ou leem algum conteúdo, acabam não seguindo no processo de conversão do funil de vendas. Para não perder o lead, é preciso investir na técnica que irá permitir a exibição de anúncios específicos voltados para essas pessoas: o remarketing

Para implementar essa estratégia é preciso rastrear o comportamento do usuário desde as primeiras interações com o site, e uma ferramenta de gestão colabora com essa ação e tende a oferecer um gerenciamento assertivo para o aumento da taxa de conversão. A criação de listas segmentadas, por exemplo: visitantes, acessos aos conteúdos, tempo de leitura ou não realização de ações. 

A partir dessas ações o time de marketing consegue projetar campanhas publicitárias voltadas para cada um dos segmentos analisados, que serão exibidos de forma assertiva para os usuários. Também é possível personalizar os conteúdos para que os interesses específicos sejam lidos e levem a outros que nutram o cliente e o encaminhem para a próxima etapa da jornada de conhecimento até à de compra

7. Parcerias

Pouco se fala sobre como as relações estratégicas entre empresas e profissionais pode colaborar com a captação de clientes no mercado imobiliário. As colaborações impulsionam a visibilidade da empresa e proporciona um aumento nas oportunidades de negócios.  

Obter uma parceria com corretores e agente imobiliário, pode auxiliar nas listagens, referência e indicação de clientes e transações mais específicas, assim como a relação com advogados especializados no setor imobiliário. Estabelecer uma parceria com instituições financeiras ou empresas de financiamento proporciona o encaminhamento de clientes e um diferencial nas negociações. 

Outra opção é colaborar com as empresas de construção civil, integrando-se e agilizando diversos processos da jornada de compra. Além de tudo isso, é importante pensar no desenvolvimento de programas de filiação com empresas e colaboradores do mercado imobiliário, oferecendo benefícios para referências trazidas e transações agilizadas e bem-sucedidas. 

8. Acompanhamento Pós-venda 

Mesmo sendo uma etapa final, a relação com o cliente pós-venda é crucial para aumentar os índices de captação do cliente no mercado imobiliário. Essa técnica colabora com a construção do relacionamento, promoção da satisfação do cliente e leva a indicações para futuros empreendimentos realizados pela incorporadora

A pós-venda imobiliária nãos se baseia apenas em feedbacks e contatos por e-mail, mas sim, na demonstração de gratidão e preocupação com o cliente mesmo após o fechamento do negócio. A empresa pode enviar um kit de boas-vindas ao entregar as chaves do imóvel e oferecer informações relevantes sobre a manutenção, recursos locais e serviços também são diferenciais

Proporcionar um acompanhamento personalizado de acordo com todos os dados do cliente é algo ágil e assertivo de se realizar, escolha o canal de comunicação que ele mais interaja e utilize como forma de manutenção de contato. Enviar mensagens em datas importantes como as de compra da casa, contratos de hipoteca e financiamento em finalização e nos aniversários do cliente também aproximam e solidificam o relacionamento com. 

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