Qual o papel do marketing no mercado imobiliário?

O marketing imobiliário é essencial para o obter um alcance amplo em ambientes digitais e atrair leads qualificados para a empresa. 

Você pode pensar que a propaganda de empreendimento se limita a apresentar uma propriedade e esperar o contato de interessados. Na verdade, o processo de captar, nutrir e conquistar os compradores está além de anunciar superficialmente as características de um imóvel em um publipost genérico. 

Pensando na construção de seus conhecimentos irei explorar nesse artigo o que é o marketing imobiliário, os meios de aplicá-lo de maneira eficiente nas mídias da incorporadora ou do corretor imobiliário. Vamos explorar os benefícios do marketing imobiliário digital? 

O que é marketing digital imobiliário e como funciona essa ação?

O marketing digital é, atualmente, essencial para as incorporadoras, loteadoras e construtoras ligadas ao mercado imobiliário. Isso porque essa estratégia se volta inteiramente para a promoção de materiais online para potencializar e gerar leads qualificados para a jornada de compra

Ou seja, o marketing imobiliário digital se tornou uma técnica de captação, qualificação, nutrição e fidelização de clientes. Mas, talvez a pergunta mais importante sobre essa ação seja: Como funciona o marketing imobiliário? Afinal, após entender o funcionamento dessa estratégia você precisará colocá-la em prática

De modo geral, o marketing imobiliário tem como objetivo compartilhar informações essenciais e centralizá-las como técnicas múltiplas de captura e qualificação de leads. Com a presença online sendo cada vez mais necessária, as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter etc.) são as maiores ferramentas de divulgação de produtos e serviços. 

Nesses ambientes a promoção de empreendimentos, compartilhamento de conteúdo e o engajamento da empresa são impulsionados e trazem resultados orgânicos efetivos. Para além disso, o marketing imobiliário construído nessas plataformas transforma a interação com os clientes e aumenta a assertividade do relacionamento com esses. 

Quais são as estratégias do Plano de Marketing Imobiliário?

O marketing imobiliário é o conjunto de estratégias criadas para entregar valor ao cliente de uma marca e posicioná-la melhor perante a concorrência. Por meio do marketing, uma empresa pode ser ainda mais vista e, consequentemente, mais lembrada. Sabendo, então, da aplicabilidade dessa ciência em diversos segmentos, qual o papel do marketing no mercado imobiliário?  

É simples: muito embora o setor imobiliário seja tido como tradicional, o marketing nos ensina que absolutamente qualquer mercado pode se beneficiar de suas práticas, inclusive as mais pontuais.   

E tem mais, não é apenas o mercado que exige o marketing: o seu cliente também, já que 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos das marcas que gostam (HubSpot).  

Para cumprir com essa necessidade latente do consumidor 4.0, o marketing entrega ao mercado imobiliário os seguintes benefícios:  

  • Criação de autoridade no mercado  
  • Qualificação de leads  
  • Relacionamento com o cliente   
  • Ponte entre cliente e vendedor  
  • Vitrine dos sucessos da empresa  
  • Entrega de valor a leads e clientes  

Vamos entender, logo mais, como cada um desses benefícios atua dentro da estratégia de marketing de uma incorporadora, construtora ou urbanizadora.   

Como criar uma estratégia de marketing imobiliário? 

Para criar um marketing imobiliário digital bem-sucedido é essencial desenvolver cada etapa do processo dessa estratégia. Irei explicar o passo a passo dessa ação a seguir, vamos nessa? 

  1. Definir e especificar os objetivos, mensurar os resultados, tornar a estratégia alcançável e relevante e limitar o prazo de ação e retorno. 
  1. Conhecer o público-alvo é entender as especificidades de idade, finanças, localidades, interesses e preferências de busca impulsiona na eficiência dos conteúdos de marketing. 
  1. Pesquisar detalhadamente o mercado colabora com o entendimento das tendências, precificações, concorrentes e demandas, essa possibilita a informatização e as tomadas de decisões assertivas. 
  1. Identificar e desenvolver propostas de precificação de locações e vendas especificando suas características e diferenciais. 
  1. Selecione as técnicas de marketing adequadas para ampliar o alcance de público-alvo. 
  1. Criar um plano de ação descritivo onde cada estratégia de marketing imobiliário conta com um cronograma, orçamento, métricas e flexibilidade de adaptação de acordo com as evoluções de resultados. 
  1. Executar e monitorar o desempenho do marketing imobiliário aplicado e otimizá-lo de acordo com a necessidade de ajustes. 
  1. Aprimorar o marketing imobiliário é um processo evolutivo que precisa ser modificado de acordo com as mudanças de mercado, o surgimento de ideias e o aprendizado de acordo com os sucessos e fracassos das estratégias. 

Qual a importância de investir em marketing imobiliário? 

O marketing imobiliário é fundamental para impulsionar a experiência do cliente e os canais de captação de leads. Através da presença online e do SEO aperfeiçoado os conteúdos, campanhas e anúncios que as incorporadoras, loteadoras e construtoras potencializam as taxas de conversão dos clientes e o próprio relacionamento pós-venda. 

Além disso, o Inbound Marketing, por exemplo, traz organicamente um engajamento de público, aumenta a visibilidade do negócio no ambiente online e impulsiona a autoridade dentro e fora das plataformas digitais. Isso porque o fortalecimento do marketing imobiliário e a presença digital beneficiam a expansão da carteira de clientes e da lucratividade das empresas. 

Assim, conhecer o perfil de busca, otimizar o engajamento das redes e construir campanhas assertivas e com alta positividade de resultados são ações práticas. Isso porque, em um setor com alta competitividade como o imobiliário é necessário se destacar, para isso, investir na conquista nutrição e persuasão do lead se tornou uma peça-chave do sucesso do cliente. 

Ou seja, essa ação estratégica colabora com a: 

Criação de autoridade no mercado 

O marketing imobiliário é uma verdadeira arma para gerar autoridade. Isso porque é através dele que sua empresa consegue espaço tanto on quanto offline. E quanto mais você é visto pelo seu público, maior é a memória dele sobre seus negócios.   

Claro, vale ressaltar: não basta apenas ser visto. Sua marca deve ter conteúdo e valor atrelados a ela para que sua autoridade seja construída através do marketing.   

Trago um exemplo simples para ilustrar:  

Maria está em busca de um novo imóvel. Seu objetivo é sair do aluguel e, como está juntando dinheiro para financiar, Maria deseja realizar seu sonho o quanto antes.   

Agora pense comigo: 

Maria optará por uma incorporadora desconhecida ou por aquela que ela viu no outdoor a caminho do trabalho e depois pesquisou no Instagram para analisar o feedback dos clientes?  

A resposta parece fácil, não é mesmo? É só pensarmos em nossas próprias jornadas comerciais. Ao comprar, optamos sempre por dar aquela olhadinha nas melhores opções, e só uma incorporadora com marketing imobiliário digital de qualidade é capaz de dar ao cliente o que ele está procurando nessa fase da trajetória.  

Se você se interessa por marketing imobiliário veja também esse artigo sobre marketing digital.

Qualificação de leads 

Qualificar leads é um termo que por vezes é pouco compreendido, até mesmo por profissionais com anos de carreira no ramo imobiliário. Isso acontece devido ao fato de o termo nascer justamente do marketing.   

Em suma, qualificar um lead significa trabalhar em cima de sua trajetória, na busca por torná-lo cada vez mais apto a compra. Quando, enfim, completamos o processo de qualificação e encaminhamos esse até a compra, costumamos dizer que “convertemos” o lead em cliente.   

O marketing imobiliário permite a qualificação em massa de leads. Esse conjunto de estratégias visa, em etapas, atuar em cima de cada um dos seus contatos, de modo a enriquecer suas jornadas e transportá-los até o fechamento de contrato.   

Assim, o marketing imobiliário se relaciona diretamente ao conceito de funil de vendas, no qual cada estágio exige uma abordagem específica para qualificação do lead.   

Se você se interessou pelo tema, talvez goste de conhecer o Guia CV de Qualificação de Leads

Relacionamento com o cliente  

Relacionamento é uma das prioridades do marketing. Tanto que existe inclusive uma vertente exclusiva para entregar esse valor ao cliente. O marketing de relacionamento é uma união de esforços para gerar um vínculo entre marca e consumidor.   

Parece coisa de ficção um cliente defensor de marca, mas é uma realidade latente. É o caso de empresas como, por exemplo, Coca-Cola, Netflix e Disney. Certo, mas isso só serve para empresas globais?  

Claro que não, o marketing de relacionamento pode ser estimulado em qualquer segmento. Quando sua incorporadora tira dúvida nas redes sociais, manda lembranças em datas especiais ou engaja com o cliente de qualquer maneira essa ação está sendo aplicada e efetivada.   

E, com ele, criar advogados de marca é muito mais fácil. Assim, a mesma “Maria” do exemplo anterior não terá dificuldade alguma em indicar sua incorporadora para uma amiga interessada.   

Ponte entre cliente e vendedor 

Se você está familiarizado com o conceito de funil de vendas, sabe o que significa dizer que o marketing imobiliário é a ponte entre cliente e vendedor.   

funil de vendas é alavancado com o Inbound Marketing que busca acompanhar o trajeto de um lead até o momento em que ele se converte num cliente. Pois então, o marketing é o responsável por traçar todo esse processo, da prospecção até o fundo do funil.  

Sendo assim, ele acaba conectando o cliente à empresa e ao vendedor, cumprindo com diferentes etapas até que o lead chegue ao estágio final: a compra.   

Além disso, o marketing imobiliário é também uma ferramenta para o próprio vendedor. Ele pode propor diferentes cases de sucesso para o corretor aplicar com o cliente, a criação de uma persona imobiliária que guiará a abordagem do corretor e muito mais.   

Vitrine dos sucessos da empresa 

Se você está familiarizado com o conceito de funil de vendas, sabe o que significa dizer que o marketing imobiliário é a ponte entre cliente e vendedor.   

funil de vendas é alavancado com o Inbound Marketing que busca acompanhar o trajeto de um lead até o momento em que ele se converte num cliente. Pois então, o marketing é o responsável por traçar todo esse processo, da prospecção até o fundo do funil.  

Sendo assim, ele acaba conectando o cliente à empresa e ao vendedor, cumprindo com diferentes etapas até que o lead chegue ao estágio final: a compra.   

Além disso, o marketing imobiliário é também uma ferramenta para o próprio vendedor. Ele pode propor diferentes cases de sucesso para o corretor aplicar com o cliente, a criação de uma persona imobiliária que guiará a abordagem do corretor e muito mais.   

Entrega de valor a leads e clientes 

O valor é outro brasão levantado pelo marketing, até porque não tem como captar, qualificar e converter pessoas sem antes fazê-las entender quais são as bases do seu negócio. Valor é a moeda de troca para que um simples visitante de site, por exemplo, passe a ser um lead.   

E é esse valor que tanto pode contribuir para o sucesso da sua incorporadora. Um forte exemplo disso é o seguinte: cerca de 76% dos consumidores realizaram uma compra após receber newsletters pelo e-mail. Ou seja, a entrega de valor funcionou como um gatilho para a tomada de decisão.   

Entregar valor a leads e clientes não precisa ser uma “dor de cabeça”. Observe as possibilidades para a elaboração da estratégia de pré-venda:  

  • Webinars  
  • Ebooks   
  • Newsletters  
  • Blogposts  
  • Vídeos informativos  

Já durante o pós-venda:  

  • Contato em datas comemorativas  
  • E-mails de follow up para saber como está o cliente após a compra  
  • Ofertas exclusivas para segunda compra  
  • Pesquisas de satisfação  

Afinal, qual o papel do marketing no mercado imobiliário?

Com esse artigo, pode-se concluir que, muito mais que um conjunto de estratégias, o marketing imobiliário é uma etapa vital do processo comercial. Não coincidentemente, existe um setor dos CRMs imobiliários exclusivamente dedicado a ele, com opções de integração a ferramentas de automação de marketing e muito mais.   

O CV CRM entende o valor do marketing para a operação de vendas, e por isso está sempre garantindo que você, leitor, tenha as melhores informações sobre o assunto.   

Marketing de qualidade tem o poder para mudar sua incorporadora, fidelizar seu cliente, construir sua marca e impulsionar seus negócios. Basta você querer!

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração