Vantagens de aplicar a gestão da qualidade na construção civil

A gestão da qualidade na construção civil é um ponto chave no resultado dos projetos. Na verdade, em qualquer área de atuação, pensar na gestão da qualidade é imprescindível para melhorar a performance do negócio. 

 Na construção civil isso está relacionado, principalmente, ao uso correto dos recursos disponíveis, à segurança dos profissionais envolvidos e à produtividade dos processos. 

De maneira geral, melhorar a performance significa produzir cada vez mais com menos recursos. Nesse contexto, a gestão da qualidade na construção civil é um conjunto de ferramentas, normas e técnicas que visam atingir a esse objetivo. 

Ao longo desse artigo vou falar sobre os benefícios da gestão da qualidade na construção civil, as principais dificuldades encontradas e como implantar esse sistema de gestão. Continue a leitura para entender melhor.

O que significa gestão da qualidade na construção civil?

gestão da qualidade na construção civil: A imagem mostra uma mão com o braço estendido para a direita. A mão está segurando uma pequena engrenagem que parece estar em contato com outras engrenagens, cada uma representando um ícone diferente, como uma pessoa, um símbolo de aprovação e outros que não são claramente identificáveis. A imagem tem um fundo escuro, o que sugere que a mão e as engrenagens estão iluminadas, possivelmente por uma fonte de luz interna. A cena pode simbolizar a interação entre pessoas e sistemas, ou a gestão de processos e recursos humanos.

De forma resumida, a gestão da qualidade diz respeito à aplicação de ferramentas e técnicas para melhorar os processos produtivos de uma empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade e a agilidade no desenvolvimento de produtos.   

O resultado de uma gestão da qualidade são negócios muito mais sustentáveis e com alto grau de competitividade. 

Fazer gestão da qualidade deveria ser premissa em qualquer segmento. Além de melhorar a qualidade dos resultados das empresas, a gestão da qualidade prevê vários outros benefícios para o negócio. 

Um desses benefícios é o diferencial competitivo que um certificado ISO pode conferir à sua empresa. Vou explicar melhor sobre o ISO 9001 abaixo. 

Na construção civil, a gestão da qualidade ganha ainda mais importância por se tratar de um segmento com uma cadeia produtiva complexa, que depende bastante de fornecedores para garantir o a qualidade das entregas. 

Inclusive optar por fornecedores que façam gestão da qualidade e que possuam um certificado ISO vai fazer a diferença no processo de execução das obras. 

ISO 9001 e o sistema de gestão da qualidade

ISO 9001 é uma norma internacional que prevê boas práticas para o funcionamento ideal dos processos de uma empresa. No Brasil temos a versão ABNT NBR ISO 9001 da norma internacional. 

A ISO 9001 tem como base alguns princípios de gestão de qualidade, são eles: 

  • Foco no cliente; 
  • Liderança; 
  • Engajamento das pessoas; 
  • Abordagem de processo; 
  • Melhoria; 
  • Tomada de decisão baseada em evidência; 
  • Gestão de relacionamento. 

Pode-se dizer que a premissa é sempre ter foco no cliente e, a partir daí, com os objetivos e metas da empresa muito bem traçados, pensar nas próximas etapas. 

Três pontos que chamam atenção para a construção civil são “melhoria”, pois indica que os processos precisam sempre ser revistos, “tomada de decisão baseada em evidência”, que significa ter uma cultura de gestão orientada a dados e “gestão de relacionamento”, que engloba o relacionamento com os stakeholders (clientes, setores da empresa, fornecedores, etc.) 

Esses são pontos que abordamos bastante aqui no blog do CV. A base para esse tipo de gestão é o armazenamento de dados. O uso de softwares imobiliários, nesse caso, é um grande aliado, pois existem sistemas que auxiliam na melhoria dos processos, conseguem conectar os setores da empresa e fornecer dados para a tomada de decisão consciente. 

Para entender melhor a ISO 9001 e outras normas de desempenho para a gestão da qualidade na construção civil, veja o vídeo abaixo: 

Benefícios da gestão da qualidade na construção civil

Além de conseguir a certificação ISO, os benefícios da gestão da qualidade na construção civil são muitos. Talvez os principais deles sejam o aumento da lucratividade da sua empresa e a satisfação do cliente. 

Vale ressaltar aqui também que a gestão da qualidade ajuda a empresa a ter previsibilidade, característica muito importante no setor da construção civil, já que estamos falando de um produto que demora bastante desde as fases de planejamento até as etapas de venda e pós-venda. 

Para resumir, listei os principais pontos de melhoria, previstos no documento da ABNT NBR ISO 9001: 

  • Redução de custos; 
  • Menos desperdício de recursos; 
  • Padronização dos processos; 
  • Diminui a possibilidade de problemas futuros; 
  • Manter a competitividade de mercado.  

O documento destaca ainda como melhorias:

Os benefícios potenciais para uma organização pela implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado nesta Norma são:  
a) a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;  
b) facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente; 
c) abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;  
d) a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.  

Acesse o documento: ABNT NBR ISO 9001 

Como aplicar a gestão da qualidade na construção civil?

Gestão da qualidade na construção civil: A imagem mostra dois indivíduos em um ambiente industrial. Ambos estão usando capacetes amarelos e vestindo trajes de proteção. O indivíduo à esquerda está segurando um caderno aberto e parece estar examinando algo escrito nele. O indivíduo à direita está segurando um tablet e parece estar trabalhando ou consultando informações.

Aplicar gestão da qualidade na construção civil requer alto grau de conhecimento de processos e de mercado. Por isso as consultorias no setor são tão comuns para procedimentos como esse. 

Uma das primeiras etapas para começar a aplicar a gestão da qualidade é identificar os erros. A ajuda de um histórico de dados nesse ponto é muito importante para perceber padrões que podem estar prejudicando o processo interno. 

Outro ponto importante é envolver todos os setores nas mudanças internas. Para que os times sejam produtivos, todos precisam entender as necessidades e objetivos da empresa. 

Conectar todos os setores também é imprescindível. Como falei acima, a ajuda de softwares imobiliários aqui é muito importante devido à longa cadeia produtiva da construção civil. 

Vale ressaltar que de nada adianta aplicar a gestão da qualidade na construção civil se não existirem três pilares para esses estrutura: manutenção, melhoria e evolução. O mercado imobiliário está mudando com frequência e revisitar os processos é obrigação. 

Hoje a aplicação da inteligência artificial no mercado imobiliário já é amplamente discutida e já mudou vários processos no setor, bem como o BIM, a realidade virtual e aumentada e tantas outras novas tecnologias.  

Além das mudanças a níveis internos, as mudanças a nível de mercado obrigam as empresas se adaptem constantemente e isso implica em mudanças nos processos. Por isso a grande importância da manutenção e constante evolução.

Entenda também sobre a gestão de mão de obra.

O que você aprendeu até aqui

O que significa gestão da qualidade? 

A gestão da qualidade diz respeito à aplicação de ferramentas e técnicas para melhorar os processos produtivos de uma empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade e a agilidade no desenvolvimento de produtos.

O que é ISO 9001? 

ISO 9001 é uma norma internacional que prevê boas práticas para o funcionamento ideal dos processos de uma empresa. No Brasil temos a versão ABNT NBR ISO 9001 da norma internacional. 

Por que precisa haver gestão da qualidade na construção civil? 

Na construção civil, a gestão da qualidade ganha ainda mais importância por se tratar de um segmento com uma cadeia produtiva complexa, que depende bastante de fornecedores para garantir o a qualidade das entregas. 

Quais são os principais benefícios da gestão da qualidade na construção civil? 

Redução de custos, menos desperdício de recursos, padronização dos processos, diminuição da possibilidade de problemas futuros, manutenção da competitividade de mercado. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração