Como o CRM colabora com a gestão de taxas de conversão?

A taxa de conversão se tornou uma das principais formas de analisar a efetividade das estratégias do marketing das empresas, principalmente, no meio imobiliário. 

Com a transformação digital, as formas de captar clientes se modificaram e até mesmo foram criadas novas alternativas para alcançar o público online.  

Por serem adaptadas para um determinado perfil de público, os conteúdos precisam ser qualificados para que realmente se tornem atrativos e gerem um retorno para as empresas. 

  Então, como mensurar este trabalho e validar se estes materiais estão sendo efetivos? 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Analisando a quantidade de dados capturados, os números de acessos, configurando as atividades, e organizando a gestão de todas as etapas: da captação dos leads até a concretização da venda.  

Entretanto, o caminho desse processo comercial baseia-se na mensuração das conversões, que geralmente consiste em compactar as informações de interação e de entrada dos leads no funil, gerando as famosas taxas de conversões

Mas afinal, o que é taxa de conversão? Essa é uma das perguntas que irei responder nesse artigo. Para além disso, você irá compreender como o CRM potencializa essa ação e garante sua efetividade. 

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Sumário

Taxa de conversão: o que significa?

Taxa de conversão: close uma mãe tocando um celular com o dedo indicador. Fundo roxo e algumas luzes azuis saindo da tela do celular.

Quando alguém fala sobre taxas de conversão, está referindo-se à quantidade de acessos que cadastram os dados de contato no anúncio de um empreendimento.  

O objetivo dessa definição é obter os números resultados de uma determinada estratégia e analisar quais têm um ótimo desempenho e quais precisam ser reformuladas. 

As métricas de mensuração correspondem à análise da entrega e resposta sobre os métodos de persuasão utilizados para captar leads. E é exatamente por isso que se tornam essenciais para a evolução dos materiais entregues pelo marketing da sua incorporadora. 

São as taxas de conversão que dirão se os materiais estão sendo assertivos ou não. 

É importante ressaltar que esse indicador não é voltado apenas para a mensuração das métricas de vendas, mas sim, um desenvolvedor de oportunidades e da própria jornada do cliente dentro do funil de vendas.  

Assim, utilizar os dados das taxas de conversão é fundamental para gerenciar as estratégias de vendas. 

Por que analisar a taxa de conversão?

A taxa de conversão corresponde à efetividade do Marketing Imobiliário utilizado para atrair o lead para o funil de vendas.  

Analisar quais estratégias estão conquistando resultados potencializa a efetividade e permite que as equipes visualizem o que não traz retorno. 

Além disso, no setor imobiliário a análise primária da ação dos leads ajuda a desenvolver uma estrutura personalizada das técnicas de nutrição.  

Identificar a porcentagem de visitantes que forneceram dados, e calcular a quantidade de clientes que surgem dessa interação, são ações que determinam se o marketing está sendo efetivo ou se deve reformular as estratégias de conversão

O acompanhamento mensal do alcance que a empresa obtém a partir de suas estratégias de marketing digital é o que demonstra a posição que ocupa em seu nicho. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Dessa forma, a incorporadora pode obter insights e aumentar a conversão ideal para o seu negócio. 

Como calcular a taxa de conversão?

A forma de calcular a taxa de conversão é simples: basta dividir o número de visitas pelo número de conversões obtidos.  

Esse cálculo possibilita às equipes de marketing e vendas uma análise da qualidade dos materiais, auxiliando a desenvolver novas técnicas de persuasão.  

Além disso, os números da taxa de conversão por segmento colaboram com a delimitação do perfil do cliente, e potencializam a nutrição desse lead de forma muito mais assertiva. 

 Vale ressaltar que a depender da área analisada, os números a serem considerados para avaliar o desempenho das conversões são variáveis, portanto, a porcentagem de conversão de uma venda de varejo não equivale à do ambiente imobiliário

Isso significa que, calcular taxa de conversão baseando-se nas métricas do mercado de atuação do seu negócio é o que delimita e valida a efetividade das campanhas de captação.

Marketing: A chave para o sucesso de conversões 

Taxa de conversão: ilustração de uma chave com contornos azul neon.

O Marketing Digital é uma peça essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas no setor imobiliário, tem um valor ainda maior.  

Isso ocorre porque é primordial obter altos índices de conversão em um empreendimento, para diminuir o tempo da jornada do cliente e impactar positivamente na porcentagem das vendas

Então, no Marketing Imobiliário as técnicas aplicadas em todas as etapas do funil de vendas são estrategicamente voltadas para a captação, ou recuperação, de clientes.  

Mas, porque essas ferramentas tornam o seu negócio bem-sucedido? 

As operações empresariais precisam estar interligadas ao perfil de busca do cliente, portanto, quando se aplicam em torno da personalização da nutrição e do contato acabam sendo altamente eficazes.  

É, portanto, essencial que se analise mensalmente a taxa de conversão por segmento para que o seu produto se torne atrativo. 

Assim, amparando-se nas ferramentas de produtividade e no marketing digital a sua incorporadora irá desenvolver estratégias efetivas de conversão.  

Irei expor a seguir as formas de impulsionar técnicas de captação e atração de leads

Estratégias que aumentam a taxa de conversão

Pensar em Marketing Digital, é pensar em estratégias. E são exatamente as técnicas desse setor que tornam a jornada de compra possível e altamente produtiva, para o cliente e para a empresa

Então, é preciso pensar em quais estratégias obtém mais aceitação dentro do segmento em qual a sua empresa está inserida. Porém, de forma geral, é preciso testar algumas técnicas para encaixar os objetivos e os resultados que espera com o desenvolvimento de seus conteúdos

Para isso, é preciso definir a proposta de valores, desenhar a linguagem da marca de acordo com o público-alvo, proporcionar uma página de busca objetiva e antecipar motivações de objeção.  

Além disso, avaliar quais estratégias de marketing estão sendo efetivas e mensurar os números da taxa de conversão são ações que colaboram para com que as equipes consigam: 

  • Seguir as etapas do funil 
  • Produzir uma linguagem objetiva 
  • Promover um site compacto e ágil 
  • Incentivar as ações 
  • Incluir testes para análise 

Esses tópicos impulsionam as taxas de conversão, ampliam a qualidade dos leads que entram no funil e aumentam a probabilidade de converter e finalizar a venda. 

O que é a taxa de conversão por segmento?

Essa taxa é uma métrica comumente utilizada no e-commerce, e é calculada pela: 

 Divisão dos números de propostas em processo de finalização pelo número de visitantes do anúncio no site.   

A fórmula de chegar ao resultado de valor da taxa é a seguinte: número de vendas/quantidade de visitas X 100. 

Por exemplo, se um empreendimento recebe 2.000 visitas e 50 pessoas finalizaram o processo de compra, tem-se (50/2000) X 100 = 2,5. Portanto, a taxa de conversão desse empreendimento é de 2,5%

Esse resultado é extremamente importante para mensurar a efetividade das estratégias utilizadas na captação dos clientes. Uma boa taxa de conversão está em torno de 5% no mercado imobiliário.  

Entendido isso, é fundamental avaliar o que está sendo feito e onde se pode inovar para aumentar a porcentagem.  

Da mesma forma, dimensionar os dados é obter a automatização e potencialização do processo de solucionar problemas, e isso poderá ser ainda mais benéfico com o auxílio de uma ferramenta de gestão

Vantagens do CRM para a gestão de taxas de conversão

Taxa de conversão: close em mãos segurando um tablet. acima da tela algumas ilustrações de engrenagens, ícones de pessoas, uma prancheta.

Gerenciar os dados fornecidos pelos leads é o que delimitará o encaminhamento dos materiais informativos e nutritivos que o converterão em clientes.  

Estabelecer um monitoramento sobre a base de consumo e analisar os efeitos dos conteúdos disponibilizados fará toda a diferença na delimitação da taxa de conversão

Um CRM traz a possibilidade de acompanhar os leads desde a entrada no funil, passando pela conversão e, finalmente, à finalização da venda, configurando uma rotina altamente produtiva e assertiva. 

Assim, apresentarei as principais funcionalidades inseridas no CV CRM que irão impactar positivamente na gestão das conversões da sua incorporadora. 

Entenda a experiência com CRM.

Análise de dados com CRM

Para compreender a qualidade das conversões é preciso mensurar os dados que cada material de conversão captou. Isso é fundamental para interpretar em qual etapa do funil de vendas o lead está, e só então, encaminhar os materiais que irão nutri-lo e levá-lo para a finalização da jornada de compra

A essência do desenvolvimento analítico é a descrição quantitativa da conversão, acompanhar as etapas de evolução empresa-consumidor, padronizar e automatizar procedimentos e visualizar as oportunidades assertivas.  

Isso, é algo que se potencializa com uma base sólida de acompanhamento. 

Com o CV CRM é possível analisar, compactamente, os dados fornecidos pelo lead de forma simples. Além disso, a ferramenta disponibiliza a opção de criar o Funil do Lead e acompanhar seu passo-a passo durante toda a jornada de compra. O usuário pode registrar as atividades realizadas dentro da plataforma, baseando-se nas informações numéricas, como exposto abaixo: 

Acompanhamento da jornada com CRM

A Jornada do Cliente é o processo mais importante dentro mercado imobiliário e estabelecer uma conexão com o consumidor só é possível através dessa interação assistida. Acompanhar o fluxo de trabalho de forma sequencial à realização proporciona a organização do funil de vendas e a gestão hábil dos estágios em que o lead se encontra. 

Proporcionar à equipe uma cadeia de tarefas facilmente visualizável impacta no aumento positivo da produção, pois, a percepção sobre a efetividade da conversão de leads em prospects é um guia para compreender o que deve ser modificado ou mantido.

Veja como um CRM Cloud pode te ajudar na gestão da sua incorporadora.

Isso porque, o contato proporcionado pela equipe pode ser personalizado com base nessa sequência de processos demonstrada abaixo: 

Com o CV CRM, é possível adaptar as estratégias de vendas e gerenciar os workflows diante das necessidades de cada etapa. Proporciona também uma configuração de pré-requisitos que filtram informações e automatizam as ações

Gestão de leads com CRM

A chave de uma gestão de qualidade é a funcionalidade da ferramenta utilizada para automatizar o processo de análise, e visualização da jornada percorrida pelo lead.  

É preciso pensar nessa base como um auxiliar de informatização, potencialização e mensuração de resultados. 

Para obter uma boa taxa de conversão, você precisa de um sistema completo de gestão e o CV Prospectar é um módulo do CV CRM que disponibiliza a organização de cada etapa do funil de vendas.  

Além disso, é possível integrar os times de marketing e vendas para obter estratégias assertivas na disposição de conteúdos, fazendo com que ela seja intuitiva. 

A gestão de leads dentro da plataforma CV CRM agiliza processos, fornece dados essenciais e impulsiona a produtividade.  

Tudo isso acontece em um único local, que transforma a consulta em algo praticamente instantâneo, como o conteúdo abaixo irá explicar: 

Saiba mais sobre estratégias impulsionadoras do mercado imobiliário em…

O que você aprendeu até aqui

Qual a relação da taxa de conversão com o funil de vendas?

A taxa de conversão é a porcentagem de leads que entraram para a primeira etapa do funil de vendas. Sendo assim, os conceitos estão interligados e, tanto a análise, quanto o acompanhamento das taxas de conversão refletem no desenvolvimento do funil. 

O que são taxas de conversão?

São métricas que mensuram a quantidade de pessoas que entraram, e evoluíram, na jornada de compra. É utilizada para acompanhar a efetividade de materiais de captação de leads e atestar os clientes que entraram no funil de vendas de um determinado negócio. 

Qual a importância da taxa de conversão?

Essa análise é importante para que as métricas sejam acompanhadas e compreendidas com clareza. Dessa forma os resultados gerados pelos materiais podem ser mensurados, reaplicados ou até mesmo reformulados de forma assertiva. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração