Antigamente a conexão com o cliente não era uma grande preocupação quando se falava sobre a consistência do nome de uma incorporadora. Isso mudou!
As antigas estratégias de gestão corporativa já não são tão efetivas no cenário atual. É preciso muito mais do que expor o seu negócio em pontos de consumo e esperar que a sua cartela de clientes se faça sozinha. Você precisa realmente conhecer o seu consumidor e conectar-se às necessidades dele.
Conhecer o cliente é criar uma conexão e estabelecer um relacionamento pautado em entendimento e empatia, visando conquistar o protagonista de um negócio de sucesso: o consumidor.
Sumário
Por que criar uma conexão com o cliente?
O cliente moderno quer e precisa se sentir uma parte da empresa que escolhe para atender as suas necessidades de consumo. Esses consumidores colaboram, e muito, com a popularidade e crescimento da sua incorporadora, então é imprescindível que a sua empresa estabeleça uma conexão com eles.
Essa dedicação com o cliente cria uma cadência importante, porque aos sentirem que fazem parte do negócio, experienciando um atendimento personalizado e consumindo da sua marca, eles acabam compartilhando comentários favoráveis à sua incorporadora.
Afinal, o que a incorporadora alcança com essa conexão?
- Conhecimento de publico
- Feedback
- Propaganda Espontânea
- Construção de autoridade
- Retorno Financeiro
Quando o cliente adquire experiências positivas dentro dos canais de comunicação e vendas, esses padrões começam a trazer destaque para a sua empresa. Conhecer a persona e estar atento aos comentários e desejos expressados por ela colabora para o desenvolvimento de novas estratégias e próximas campanhas de marketing.
Feedback
As ações de uma empresa precisam refletir o momento em que o mercado se encontra, mas acima disso, é preciso se adaptar e escutar as demandas dos clientes. Com tantos materiais publicitários sendo expostos em mídias, como o cliente poderá escolher o seu produto como o mais adequado às necessidades do momento? Fácil, é preciso interagir ao máximo com essas pessoas, ouvi-las e entendê-las.
Ao receber feedbacks e respostas em pesquisas, sua incorporadora consegue entender e atender os desejos dos clientes, assim como criar uma persona para cada perfil de consumidor. Ouvindo a sua audiência e testando o impacto das ações de sua gestão, o relacionamento e a comunicação com o cliente acabam evoluindo de uma forma muito mais tranquila e precisa.
Com isso, o consumidor irá sentir-se mais próximo do seu negócio, compartilhando e comentando de forma positiva sobre a sua empresa, o que acaba gerando uma propaganda gratuita e espontânea. Em meio as redes sociais o alcance das ofertas e campanhas geradas pela incorporadora acabam sendo expandidos.
Construção de Autoridade e Retorno Financeiro
Ao demonstrar que conhece o cliente e entende as suas necessidades, você estabelece um domínio diante daquela demanda e isso se transforma em uma autoridade diante da resolução dos problemas do seu consumidor. Demonstrar que sabe exatamente o que fazer para solucionar determinados problemas é a chave para conquistar o cliente.
A partir disso, o aumento dos acessos ao seu produto e a demonstração de satisfação dos seus consumidores gera um retorno não apenas de público, mas também financeiro. Estar alinhado ao cliente é avançar junto com o mercado, isso possibilita o lançamento de tendências e destaque, que consequentemente irá levar a sua empresa a lucrar muito mais do que se não acompanhasse a evolução dos desejos do seu público-alvo.
É preciso criar e fortalecer a conexão com o cliente para que esses meios de publicidade e conversão de consumidores seja efetivo e agregue, não só ao nome da sua empresa, mas também beneficie a longo prazo a lucratividade da sua incorporadora. Para isso, é preciso entender como criar essa conexão. Explico isso abaixo.
Como criar essa conexão
Criar uma conexão com alguém é muito mais do que trocar algumas palavras, e é assim com a construção de uma conexão emocional com o cliente. É preciso ter consistência nesses laços e isso está muito além de compartilhamentos nas mídias e uma reação em publi-posts. Portanto, aqui vão algumas dicas de como criar uma conexão de forma efetiva.
Invista em comunicação, pois essa é a peça mais importante em qualquer relação humana e para ter uma boa conexão com o cliente não é diferente. Comunicar-se com o cliente o aproxima e fortalece o relacionamento entre empresa-consumidor.
Exponha os valores e propósitos da sua marca, isso atrai clientes que se sentem conectados com a visão da empresa, esses firmar uma conexão emocional com a sua incorporadora.
Estabeleça uma identidade para a sua empresa porque essa definição encontra-se com o público alvo e tende ter pontos de convergência na construção de uma conexão emocional.
Humanize processos, porque as pessoas tendem a se sentir mais próximas e acolhidas por outras pessoas do que por máquinas de reprodução de falas genéricas.
Demonstre empatia ao expressar-se, tanto em posts, quanto em uma comunicação mais direta. Isso irá fazer com que a sua incorporadora ganhe muitos pontos com o cliente.
Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento tem como prioridade criar uma conexão emocional, próxima, consistente e durável entre os clientes e as empresas. Com clientes fiéis, que sempre buscam adquirir seus produtos e recomendam a sua marca para outras pessoas e utilizam o seu marketing de conteúdo para compartilhar informações sobre a sua incorporadora
Para criar uma conexão realmente efetiva é preciso conhecer o seu público-alvo, estudá-los e oferecer produtos e serviços que se adequem às demandas da sua audiência. É preciso compreender o que eles buscam, porque estão buscando e como o que a sua incorporadora oferece é o melhor a se escolher dentro de muitas opções do mercado.
A criação de relacionamentos mais profundos entre a empresa e o cliente têm outras vantagens como:
- Aquisição de clientes mais fácil e barata
- Rapidez no fechamento de negócios
- Alongamento do Lifetime Value
- Fortalecimento da resiliência de marca
- Modernização de ideias
- Aumento do valor do produto
Já que apresentei os motivos do marketing de relacionamento ser tão importante para gerar a lucratividade do processo comercial da sua empresa, vou apresentar as melhores formas de utilizar o marketing de conteúdo em benefício da sua marca.
O marketing de conteúdo em favor da conexão
O marketing de toda empresa é o que a torna vista e, na atualidade, acessada. Portanto, o marketing de conteúdo traz uma efetividade na conexão online entre a sua marca e o consumidor.
Ser comentado em mídias sociais é a principal forma de se ter visibilidade e consequentemente atrair novos clientes, assim:
- os leads da sua empresa são mais acessados;
- criam-se canais de vendas;
- possíveis clientes se interessam pela sua marca.
Além de serem estratégias com alto nível de efetividade, muitas delas são propagadas gratuitamente em ambientes como: Facebook, Instagram, LinkedIn e no próprio blog da sua incorporadora. Estreitar o relacionamento através desses canais possibilita muitas vantagens na hora de programar as estratégias de vendas, além de acessar muito mais pessoas do que os meios tradicionais de marketing.
Expanda seus conhecimentos no tema:
São as oportunidades geradas através das informações de contato fornecidas voluntariamente por uma pessoa por meio de: consumo de conteúdo, avaliação de pedidos de orçamento, entre outras.
Em português “valor vitalício” ou LVT é uma métrica que estima o lucro líquido da jornada do cliente dentro de uma determinada empresa.
Atualmente os principais canais de vendas online são: Google Ads, E-mail marketing, Marketplace, Google Shopping, E-Commerce e etc.
Invista no Pós-Venda
A finalização da venda não pode ser o fim do contato com o cliente, pelo contrário, é a hora exata para se fortalecer o relacionamento que foi criado lá atrás e conquistar a fidelidade dele. O pós-venda se tornou uma estratégia de venda crucial para cumprir a finalização da jornada de compra e agregar à experiência do cliente.
Trago aqui uma especialista em experiência do cliente que pode nortear você sobre os benefícios e caminhos a se tomar no pós-venda.
Mensagem e abordagem ao cliente
Independente da forma de abordagem – mensagem, ligação, e-mail ou conversa presencial–, ao estabelecer conexão com o cliente é essencial que a sua mensagem seja clara, por isso:
- Divulgue pelo menos dois benefícios do seu produto.
- Esclareça ao cliente em que esse produto o beneficiará.
- Seja específico nos detalhes.
- Crie mensagens de vendas personalizadas para diferentes clientes e produtos.
Essas estratégias de venda tendem a conquistar a confiança do consumidor e isso torna a venda muito mais efetiva, além de garantir uma satisfação pós-venda.
Ouça o seu cliente
Saber o que o seu cliente pensa sobre toda a jornada de consumo é muito importante não só para o relacionamento da empresa com ele, mas também para se atentar aos pontos fortes da comunicação do seu empreendimento.
Crie canais de relacionamento durante o processo de vendas, mas, acima de qualquer coisa, invista nas pesquisas de satisfação, porque os feedbacks são muito importantes para:
- Entender qual abordagem de vendas funciona melhor e qual precisa de modificações.
- Conferir ao cliente uma oportunidade de se expressar relação ao que sentiu na sua jornada de compra.
As pesquisas de satisfação são boas soluções de avaliação, principalmente sobre o atendimento, abordagem de vendas, pontos fortes dos seus produtos, tudo da perspectiva daquele que está consumindo. Isso fará com que o consumidor se sinta ainda mais próximo da sua empresa e possibilita ainda mais a fidelização daquela pessoa como um cliente.
Alguns artigos que irão te ajudar:
- 10 dicas para aumentar a produtividade no atendimento l CV CRM
- Como melhorar o atendimento ao cliente e ser mais produtivo?
- Estratégia omnicanal no atendimento ao cliente – Tendências
- O que uma boa gestão da experiência do cliente deve ter?
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