O inbound marketing imobiliário é uma estratégia de captação, nutrição e retenção de leads essencial para as empresas do setor.
Sabe-se que a importância de construir uma estratégia de campanha bem-sucedida requer inúmeras etapas, análises e projetos de anúncios e materiais. No mercado imobiliário, a inovação não está presente apenas nas formas de construir um empreendimento, mas também nos meios de divulgá-los.
Assim, os métodos tradicionais de criação precisarão de algumas atualizações, e muitos deram lugar a outras técnicas de captação, como é o caso do inbound marketing. Você sabe o que significa essa estratégia e quais são as suas funcionalidades?
Irei apresentar essas es outras questões nesse artigo, para ajudá-lo a construir o conhecimento sobre as ações de marketing alinhadas ao mercado imobiliário.
Tabela de conteúdos
O que é inbound marketing imobiliário?
Existem múltiplas estratégias no campo do marketing imobiliário e uma delas é a técnica de inbound. Essa consiste em desenvolver um conteúdo atrativo que irá trazer leads e desenvolver o interesse desses de maneira orgânica.
Ao contrário dos meios tradicionais de desenvolver a atração e captação de clientes no mercado imobiliário, o inbound marketing do mercado imobiliário desenvolve-se através da busca e contato do cliente pela nutrição de informações sobre a empresa um determinado projeto.
Para conferir o que é o inbound marketing, separei um material que descreve assertivamente como esse tipo de ação se desenvolve.
Agora que já compreende o desenvolvimento do inbound, deve estar se perguntando “qual é o papel desse tipo de marketing no mercado imobiliário?”. Bem, primeiro é preciso destacar que o inbound marketing imobiliário se baseia em quatro metodologias:
- Atração
- Conversão
- Conclusão
- Manutenção
Essas são estrategicamente pensadas para desenvolver o interesse gradativo, e assertivo, do cliente pelo empreendimento. Com a aplicação desse tipo de marketing o mercado imobiliário potencializa os lançamentos, contatos e fechamentos de contratos, minimizando o tempo e aumentando a produtividade do setor de marketing e de vendas.
Características do Inbound Marketing Imobiliário
Como a maior parte das ações do mercado, o inbound marketing imobiliário tem características essenciais que definem a sua aplicabilidade. O foco na construção do relacionamento com o cliente e o crescimento orgânico precisam de uma formatação específica para serem bem-sucedidos.
Uma das primeiras ações que surgiram para atrair a atenção do público-alvo foi o marketing de conteúdo para construtoras. A qualidade desses materiais é o que define as taxas de conversão e retenção dos clientes, para aprofundar os conhecimentos sobre essa etapa trouxe um material explicativo especialmente para você.
A análise de dados é fundamental para compreender a persona do público, mensurar as estratégias utilizadas e modificar as abordagens de acordo com as necessidades dispostas. Utilizar as mídias sociais para interagir com os leads acaba sendo uma forma efetiva de verificar a assertividade dessa técnica.
Outra característica do inbound marketing imobiliário é a personalização dos materiais de divulgação para proporcionar uma experiência do cliente assertiva, principalmente em relação à comunicação. Através da adaptação das formas de contato e das estratégias de captação e conversão de leads.
Ferramentas de Inbound Marketing
Agora que você já compreende o significado do inbound marketing imobiliário e as características dessa ação, precisa conhecer as ferramentas que direcionam essas atividades. Isso porque a otimização de tarefas e automatização de processos é feita através delas.
É possível implementar um tipo de sistema CRM voltado para a gestão de leads, automação de vendas e manutenção do relacionamento com o cliente. Assim, a organização e a análise de métricas, dados e ações poderá ser feita de forma eficiente, ágil e muito mais precisa.
Existem também o Google Analytics, que auxilia no monitoramento do tráfego de visitas e interações dos usuários com o site e na análise do comportamento de cada pessoa. Dessa forma, a equipe de marketing consegue obter insights e a mensuração das estratégias utilizadas para captar e reter o interesse do lead.
Outra ferramenta importante para construção do inbound marketing imobiliário é a integração entre os meios de comunicação da empresa e os chatbots. Isso porque a interação é feita automaticamente após o envio de mensagens, diminuindo o tempo de resposta, coletando informações cruciais e filtrando os anúncios e meios de comunicação eficazes de acordo com o perfil do cliente.
Quais são as estratégias de Inbound Marketing Imobiliário?
Por ser uma estratégia de atração associadas aos ambientes online, o inbound marketing imobiliário bem-sucedido está alinhado ao quanto a empresa explora os recursos digitais. Isso colabora com a entrega de anúncios assertivos de acordo com o perfil do lead, potencializando o início da jornada de compra.
Como já explorei as ferramentas dessa técnica de marketing, agora é o momento para apresentar as melhores formas de conduzir essa ação. As estratégias específicas do inbound marketing imobiliário agilizarão o processo de captação assertiva e potencializarão os resultados de conversão para as próximas etapas do funil de vendas.
Engajamento nas Mídias Digitais
O engajamento de uma empresa é o que mais chama a atenção do Cliente 4.0, por isso é essencial que a incorporadora esteja presente nas mídias digitais e redes sociais. Com isso, é muito mais ágil manter a nutrição do cliente em relação aos empreendimentos.
Nesse caso, o inbound marketing imobiliário será desenvolvido através do perfil ativo da incorporadora. Para potencializar o engajamento da marca será necessário montar um design atrativo e único.
Além disso, compartilhar dicas, eventos, matérias e informações sobre o mercado imobiliário e suas mudanças ampliam o interesse do cliente pela empresa. Essas atividades irão provocar reconhecimento e auxiliar na construção da confiança do consumidor diante dos processos realizados pela incorporadora.
Apresentação de Cases de Sucesso
As cases de sucesso são uma ótima forma de fortalecer o inbound marketing imobiliário. Com a apresentação de depoimentos de compradores e investidores a confiança dos novos clientes se constrói de forma gradual e assertiva.
Demonstrar preocupação com as opiniões e os índices de satisfação dos consumidores amplia a autoridade da própria marca, já que os resultados dos empreendimentos são disponibilizados através do olhar dos clientes que investiram no negócio. A satisfação compartilhada gera um retorno de alta qualidade para as incorporadoras que o executam como prioridade.
Através dessa ação, também é possível criar ofertas, guias, webinars e materiais que visam a troca de informações pelo contato com o lead. Ambos colaboram com a construção de uma carteira de contatos ampla e assertiva.
Conteúdo SEO
Os conteúdos pautados nas técnicas de SEO são peças-chave do desenvolvimento do perfil do lead. Otimizando os materiais buscados no site, ou blog, a análise do funil de conteúdo e a da persona são potencializadas.
Com o investimento nesses meios de atração, nutrição e retenção a incorporadora consegue alcançar um público mais amplo e desenvolvê-lo dentro do funil de vendas. Além disso, a criação de e-books e conteúdos relevantes adiciona autoridade e engajamento à incorporadora.
Automação de Marketing
Para automatizar as atividades do setor de marketing e aumentar a assertividade das tarefas, é preciso contar com ferramentas de gerenciamento e organização. Com sistemas de automação de envio de mensagens personalizadas, por exemplo, é possível minimizar as desistências de contato e passar o lead para a próxima etapa de comunicação.
Inclui-se também a personalização e a comunicação através de e-mails de acompanhamento, newslatters e recomendações de acordo com o perfil de busca do usuário. As plataformas de automação de marketing possibilitam ao time analisar a persona, desenvolver formas comunicativas assertivas e agilizar a entrega desses materiais.
Além disso, com essas automações é possível utilizar o inbound marketing para lançamentos imobiliários. Isso significa que o encaminhamento de novidades é feito através de um filtro de busca e enviado efetivamente para o público interessado.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.