Inbound marketing imobiliário: Como praticar em sua incorporadora?

O inbound marketing imobiliário é uma estratégia de captação, nutrição e retenção de leads essencial para as empresas do setor. 

Sabe-se que a importância de construir uma estratégia de campanha bem-sucedida requer inúmeras etapas, análises e projetos de anúncios e materiais. No mercado imobiliário, a inovação não está presente apenas nas formas de construir um empreendimento, mas também nos meios de divulgá-los. 

Assim, os métodos tradicionais de criação precisarão de algumas atualizações, e muitos deram lugar a outras técnicas de captação, como é o caso do inbound marketing. Você sabe o que significa essa estratégia e quais são as suas funcionalidades? 

Irei apresentar essas es outras questões nesse artigo, para ajudá-lo a construir o conhecimento sobre as ações de marketing alinhadas ao mercado imobiliário.

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

O que é inbound marketing imobiliário?

Inbound Marketing Imobiliário: close nas mãos de uma pessoa digitando num notebook. Em destaque ícones de papeis, gráficos, balões de fala, conexão, etc.

Existem múltiplas estratégias no campo do marketing imobiliário e uma delas é a técnica de inbound. Essa consiste em desenvolver um conteúdo atrativo que irá trazer leads e desenvolver o interesse desses de maneira orgânica. 

Ao contrário dos meios tradicionais de desenvolver a atração e captação de clientes no mercado imobiliário, o inbound marketing do mercado imobiliário desenvolve-se através da busca e contato do cliente pela nutrição de informações sobre a empresa um determinado projeto.  

Para conferir o que é o inbound marketing, separei um material que descreve assertivamente como esse tipo de ação se desenvolve.

Agora que já compreende o desenvolvimento do inbound, deve estar se perguntando “qual é o papel desse tipo de marketing no mercado imobiliário?”. Bem, primeiro é preciso destacar que o inbound marketing imobiliário se baseia em quatro metodologias

  1. Atração 
  1. Conversão 
  1. Conclusão 
  1. Manutenção 

Essas são estrategicamente pensadas para desenvolver o interesse gradativo, e assertivo, do cliente pelo empreendimento. Com a aplicação desse tipo de marketing o mercado imobiliário potencializa os lançamentos, contatos e fechamentos de contratos, minimizando o tempo e aumentando a produtividade do setor de marketing e de vendas. 

Características do Inbound Marketing Imobiliário

Como a maior parte das ações do mercado, o inbound marketing imobiliário tem características essenciais que definem a sua aplicabilidade. O foco na construção do relacionamento com o cliente e o crescimento orgânico precisam de uma formatação específica para serem bem-sucedidos

Uma das primeiras ações que surgiram para atrair a atenção do público-alvo foi o marketing de conteúdo. A qualidade desses materiais é o que define as taxas de conversão e retenção dos clientes, para aprofundar os conhecimentos sobre essa etapa trouxe um material explicativo especialmente para você.

A análise de dados é fundamental para compreender a persona do público, mensurar as estratégias utilizadas e modificar as abordagens de acordo com as necessidades dispostas. Utilizar as mídias sociais para interagir com os leads acaba sendo uma forma efetiva de verificar a assertividade dessa técnica. 

Outra característica do inbound marketing imobiliário é a personalização dos materiais de divulgação para proporcionar uma experiência do cliente assertiva, principalmente em relação à comunicação. Através da adaptação das formas de contato e das estratégias de captação e conversão de leads

Ferramentas de Inbound Marketing

Agora que você já compreende o significado do inbound marketing imobiliário e as características dessa ação, precisa conhecer as ferramentas que direcionam essas atividades. Isso porque a otimização de tarefas e automatização de processos é feita através delas. 

É possível implementar um tipo de sistema CRM voltado para a gestão de leads, automação de vendas e manutenção do relacionamento com o cliente. Assim, a organização e a análise de métricas, dados e ações poderá ser feita de forma eficiente, ágil e muito mais precisa. 

Existem também o Google Analytics, que auxilia no monitoramento do tráfego de visitas e interações dos usuários com o site e na análise do comportamento de cada pessoa. Dessa forma, a equipe de marketing consegue obter insights e a mensuração das estratégias utilizadas para captar e reter o interesse do lead. 

Outra ferramenta importante para construção do inbound marketing imobiliário é a integração entre os meios de comunicação da empresa e os chatbots. Isso porque a interação é feita automaticamente após o envio de mensagens, diminuindo o tempo de resposta, coletando informações cruciais e filtrando os anúncios e meios de comunicação eficazes de acordo com o perfil do cliente

Quais são as estratégias de Inbound Marketing Imobiliário?

Inbound Marketing Imobiliário: imagem vista de cima de uma mesa com mãos de duas pessoas. Uma segura uma xícara de café, enquanto a outra aponta um lápis para um papel no centro da mesa com vários ícones de conexão, dinheiro, trabalho, alguns gráficos, balões de fala, setas, etc.

Por ser uma estratégia de atração associadas aos ambientes online, o inbound marketing imobiliário bem-sucedido está alinhado ao quanto a empresa explora os recursos digitais. Isso colabora com a entrega de anúncios assertivos de acordo com o perfil do lead, potencializando o início da jornada de compra

Como já explorei as ferramentas dessa técnica de marketing, agora é o momento para apresentar as melhores formas de conduzir essa ação. As estratégias específicas do inbound marketing imobiliário agilizarão o processo de captação assertiva e potencializarão os resultados de conversão para as próximas etapas do funil de vendas

Engajamento nas Mídias Digitais

O engajamento de uma empresa é o que mais chama a atenção do Cliente 4.0, por isso é essencial que a incorporadora esteja presente nas mídias digitais e redes sociais. Com isso, é muito mais ágil manter a nutrição do cliente em relação aos empreendimentos. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Nesse caso, o inbound marketing imobiliário será desenvolvido através do perfil ativo da incorporadora. Para potencializar o engajamento da marca será necessário montar um design atrativo e único. 

Além disso, compartilhar dicas, eventos, matérias e informações sobre o mercado imobiliário e suas mudanças ampliam o interesse do cliente pela empresa. Essas atividades irão provocar reconhecimento e auxiliar na construção da confiança do consumidor diante dos processos realizados pela incorporadora

Apresentação de Cases de Sucesso

As cases de sucesso são uma ótima forma de fortalecer o inbound marketing imobiliário. Com a apresentação de depoimentos de compradores e investidores a confiança dos novos clientes se constrói de forma gradual e assertiva. 

Demonstrar preocupação com as opiniões e os índices de satisfação dos consumidores amplia a autoridade da própria marca, já que os resultados dos empreendimentos são disponibilizados através do olhar dos clientes que investiram no negócio. A satisfação compartilhada gera um retorno de alta qualidade para as incorporadoras que o executam como prioridade. 

Através dessa ação, também é possível criar ofertas, guias, webinars e materiais que visam a troca de informações pelo contato com o lead. Ambos colaboram com a construção de uma carteira de contatos ampla e assertiva. 

Conteúdo SEO

Inbound Marketing Imobiliário: imagem de uma mesa de madeira vista de cima e, em destaque, a ilustração de uma lupa com a sigla "SEO" no centro.

Os conteúdos pautados nas técnicas de SEO são peças-chave do desenvolvimento do perfil do lead. Otimizando os materiais buscados no site, ou blog, a análise do funil de conteúdo e a da persona são potencializadas. 

Com o investimento nesses meios de atração, nutrição e retenção a incorporadora consegue alcançar um público mais amplo e desenvolvê-lo dentro do funil de vendas.  Além disso, a criação de e-books e conteúdos relevantes adiciona autoridade e engajamento à incorporadora. 

Automação de Marketing

Para automatizar as atividades do setor de marketing e aumentar a assertividade das tarefas, é preciso contar com ferramentas de gerenciamento e organização. Com sistemas de automação de envio de mensagens personalizadas, por exemplo, é possível minimizar as desistências de contato e passar o lead para a próxima etapa de comunicação. 

Inclui-se também a personalização e a comunicação através de e-mails de acompanhamento, newslatters e recomendações de acordo com o perfil de busca do usuário. As plataformas de automação de marketing possibilitam ao time analisar a persona, desenvolver formas comunicativas assertivas e agilizar a entrega desses materiais. 

Além disso, com essas automações é possível utilizar o inbound marketing para lançamentos imobiliários. Isso significa que o encaminhamento de novidades é feito através de um filtro de busca e enviado efetivamente para o público interessado. 

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