CV + DocuSign: A assinatura eletrônica que sua incorporadora precisa!

Uma das características do mundo moderno é a eficiência e simplicidade que os processos fluem, CV + DocuSign podem te ajudar.

Com o avanço do meio digital e todas as possibilidades que ele propõe, foi preciso começar a se adaptar para não ficar para trás. Desta forma, diariamente são desenvolvidos e evoluídos meios e técnicas para acelerar tarefas e diminuir tempos entre processos que antes eram lentos.

Cada vez mais, as empresas de variados segmentos de atuação integram dados com a finalidade de conferir maior eficiência às suas operações técnicas e administrativas. Essas integrações estão substituindo as antigas ações que, como falado acima, acabam sendo isoladas e muito demoradas, demandando tempo e dinheiro das empresas.

Ações estas, por exemplo, como assinar um contrato, que antes dependia de reuniões, aproximação entre duas pessoas e isso acaba levando muito tempo. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, você consegue assinar um contrato ou documento de onde estiver, apenas com um toque na tela. Vamos falar um pouco mais sobre assinatura eletrônica? Confira!

Assinatura eletrônica: o que é (e para que serve)? 

A assinatura eletrônica pode ser definida como um mecanismo eletrônico, que coleta evidências para comprovar a assinatura em um documento. Resumidamente, é uma versão eletrônica de uma assinatura manual.

Passando a ter validade a partir de 24 de agosto de 2001, a assinatura eletrônica pode ser obtida a partir da digitalização da imagem da assinatura ou da grafia reproduzida diretamente na tela.

Com a DocuSign, por exemplo, você pode concluir contratos, aprovações e outros acordos em apenas alguns minutos, e não dias, como já falado. Diversos são os tipos de documentos que você pode assinar através da docusign, são eles:

  • Propostas
  • Contratos de aluguel/arrendamentos
  • Contratos de vendas
  • Documentos de serviços de saúde
  • Autorizações
  • Documentos financeiros
  • Documentos seguros
  • Termos de responsabilidade
  • E muito mais!

Assinatura eletrônica x Assinatura digital: qual a diferença?

Para entendermos a diferença, é preciso falar o que é uma assinatura digital, já que a eletrônica já foi mencionada até aqui.

Assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que usa operações matemáticas com base em algoritmos de criptografia assimétrica para garantir a segurança extrema na autenticidade das documentações.

É necessário um certificado digital para poder assinar digitalmente um documento. Este certificado é essencial para algumas emissões específicas, como a da nota fiscal eletrônica.

Recapitulando o tópico, a assinatura digital é um subgênero. Enquanto a assinatura eletrônica é o gênero para designar todas as espécies de identificação de autoria de documentos ou outros instrumentos elaborados por meios eletrônicos.

Benefícios da Assinatura Eletrônica

CV + DocuSign - Mãos e notebook

As empresas que fazem o uso da assinatura eletrônica desfrutam de vários benefícios, alguns destes são:

Redução significativa de custos

Despesas com materiais de escritório são reduzidos, graças ao uso da assinatura eletrônica. A explicação parte da ideia de que o uso da tecnologia é traço da otimização para a sua incorporadora, desta forma, eliminando a necessidade de papéis, impressoras, toners e tudo mais relacionado com a impressão e armazenamento.

Sustentabilidade 

Um estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, revelou que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Reduzir o uso de papel significa não só diminuir os custos, mas também o respeito à preservação ambiental.

Integração dos dados 

Com a assinatura eletrônica, todas as movimentações de documentos são feitos digitalmente, desta forma, todas os arquivos são armazenados na nuvem. Sendo assim, você tem a possibilidade de segmentá-los, o que torna mais fácil e rápido encontrar os documentos.

Diminuição de tempo, aumento da produtividade 

Trabalhar com assinatura eletrônica, por sua vez, agiliza processos e, consequentemente, diminui o tempos entre eles. Até cinco anos atrás, o tempo médio de assinatura de um contrato era de 3 dias. Hoje, esse tempo de espera é de apenas 1 dia, o que acaba diminuindo tempo e aumentando a produtividade.

Legitimidade e validade jurídica da assinatura eletrônica

A partir de 2001, através da legislação brasileira foi validada a assinatura eletrônica por meio da Medida Provisória 2.200-2. Conforme os termos de seu artigo 10:

Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, aos documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória. 

As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se de verdadeiras em relação aos signatários, na forma do art. 131 da Lei 3.071, de 1º de janeiro de 1916 – Código Civil.

Outro marco legal de relevância no país foi a aprovação da Lei 11.419, de 2006, na qual o Poder Judiciário passou a aceitar o uso de documentos eletrônicos quando assinados digitalmente. Veja o que diz:

O envio de petições, de recursos e a prática de atos processuais em geral por meio eletrônico serão admitidos mediante o uso de assinatura eletrônica, na forma do art. 1º desta Lei, sendo obrigatório o credenciamento prévio no Poder Judiciário, conforme disciplinado pelos órgãos respectivos. 

DocuSign: a sua solução em assinatura eletrônica

CV + DocuSign - Homem sorrindo de terno olhando para o notebook

Com a DocuSign, assinar e enviar documentos eletrônicos para serem assinados digitalmente se torna questão de minutos. Em qualquer lugar que você esteja, sem em casa, no trabalho ou até mesmo viajando, a plataforma DocuSign está 24h disponível para acelerar os processos de formalização digital.

Além da alta tecnologia, você tem o valor jurídico da certificação digital ICP-Brasil ao seu lado. Com todos os benefícios já mencionados acima, agregado ao DocuSign você ganha muito mais, por exemplo:

  • Agilizando seus negócios: com a DocuSign, 82% dos acordos são concluídos em menos de um dia, e 49% em menos de 15 minutos. A partir de qualquer dispositivo, você tem a possibilidade de enviar e assinar acordos de forma segura e rápida.
  • Mais eficiência: quem não deseja eliminar aquelas tarefas manuais demoradas? Com a assinatura eletrônica da DocuSign você consegue! E, consequentemente, agiliza os processos para seus clientes e funcionários.
  • Economize dinheiro: a assinatura eletrônica da DocuSign economiza uma média de US$ 36 por contrato.

CV + DocuSign: o que esperar? 

Assinaturas de contrato e documentos sempre fizeram parte do mercado imobiliário. Antigamente, estes processos demandavam um bom tempo e, certamente, gastos financeiros. Hoje, o mundo exige rapidez e praticidade na troca de dados e processos, tudo precisa ser o mais estratégico possível para não haver gastos sem necessidades.

Com esta integração, sua incorporadora, tem todos os benefícios que um bom CRM pode oferecer, além de uma das maiores plataformas do mundo de assinatura eletrônica.

Se você já podia gerenciar os seus clientes, suas vendas, acompanhar as jornadas de compra e tudo mais que só o Construtor de Vendas tem, agora você pode acelerar seus processos entre assinaturas de contratos, documentos, etc, consequentemente economizando dinheiro e tempo, com o DocuSign.

Conclusão

Neste artigo, aprendemos um pouco mais sobre assinatura eletrônica e os seus benefícios, além da validação e legitimidade, garantida por lei. Vimos de que forma estas assinaturas diminuem o tempo entre troca de contratos e documentos, evitando gastos com tempo e dinheiro.

Também podemos observar um pouco mais sobre os tipos de assinatura, como as digitais. Por fim, percebe-se que assinatura eletrônica é um método bastante eficaz e facilitador para o uso diário da sua incorporadora. Na verdade, acho até recomendável. Prático, simples e rápido, da forma que uma empresa deve trabalhar.

Por hoje é só! Se você gostou e quer conhecer um pouco mais sobre assinatura eletrônica, sugiro que dê uma olhada no site da DocuSign, você vai gostar! Já conhece o Construtor de Vendas? Não? O que tá esperando? Entra no site e pede uma demonstração, você não vai se arrepender!

Chegou até aqui e quer ler mais artigos como este ou receber dicas sobre o mercado imobiliários e as novas integrações do CV, acessa o nosso blog, estamos te esperando!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração