A Tecnologia na Gestão de Portfólios Imobiliários 

Os portfólios imobiliários trazem uma diversificação de investimentos no setor imobiliário. 

As possibilidades de investimentos no mercado imobiliário estão além da elaboração e execução de empreendimentos. Construir uma inteligência de mercado demanda a análise de dados e oportunidades rentáveis além do tradicional. 

Assim, a elaboração de portfólios que selecionam os negócios de alta lucratividade se tornou uma tendência atrativa para investidores. Os portfólios imobiliários são carteiras de atividades bastante rentáveis, que impulsionam o crescimento do mercado imobiliário.  

Por isso, a gestão assertiva desses agrupamentos é essencial, e foi pensando no seu conhecimento sobre esse assunto que elaborei um artigo que explora as tecnologias de gestão de portfólios do setor imobiliários. 

Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade dessa ação?

Gestão de Portifólios Imobiliários

Portifólios imobiliários: close nas mãos de uma pessoa segurando uma miniatura de casa de madeira. Ao fundo um notebook com um gráfico na tela.

Os portfólios imobiliários agrupam diversos tipos de investimentos ligados diretamente ao mercado imobiliário. Nesse tipo de coleção, geralmente, estão inclusos diversos negócios como ativos, imóveis comerciais, residenciais e industriais, fundos e títulos imobiliários. 

A construção desse tipo de portfólio exige uma análise detalhada das oscilações dos indicadores imobiliários, coleta de dados, mensuração de resultados e projeção de mudanças do setor entre o período analisado e determinado período estipulado para a manutenção dos dados. Para se tornar efetivo, um portfólio imobiliário irá demandar tempo e o acompanhamento das atualizações do setor. 

Portanto, é preciso obter uma gestão amplamente organizada, automatizada e adaptável aos tipos de investimentos dispostos no portfólio imobiliário proposto. Isso porque as oscilações econômicas, o surgimento de tendências imobiliárias e de consumo impactam diretamente na efetividade dos investimentos 

O gerenciamento de investimentos é um processo que envolve a análise de mercado, riscos, construção de estratégias e seleção dos ativos. Todas essas etapas demandam tempo e, muitas vezes, manutenções frequentes para acompanhar as mudanças frequentes do setor imobiliário

Otimizando a Construção de Portfólios Imobiliários

Portifólios imobiliários: imagem de um homem num escritório segurando um tablet com um dashboard na tela. Em segundo plano um homem e uma mulher conversam.

Pensando no tempo que a construção de portfólios imobiliários demanda, é inevitável que você pense nas desvantagens de montar uma coletânea de investimentos, certo? Pois bem, irei mostrar como é possível otimizar a análise e a montagem de um portfólio imobiliário utilizando recursos muito conhecidos no setor de investimento imobiliário. 

A análise estratégica e a definição de objetivos são os primeiros passos para desenvolver esse processo de forma assertiva, e, para potencializar essas ações é essencial contar com as plataformas de investimento. Isso porque essas são atualizadas mensal ou anualmente de acordo com as variações do mercado. 

Os títulos que compõem os portfólios imobiliários podem ser sobre investimentos de crédito ou mesmo de propriedades físicas. Mas, é importante analisar cuidadosamente a dinâmica da aquisição, manutenção e vendas dos imóveis de acordo com o fluxo de tendências e movimentações do mercado imobiliário. 

A pesquisa atualizada em sites do setor será uma grande aliada no desenvolvimento de estratégias e na projeção de riscos e benefícios de vender um imóvel em determinado período. Pode-se dizer que a tecnologia é, atualmente, a maior influenciadora do sucesso de portfólios imobiliários, veremos mais sobre isso a seguir. 

Tecnologia + Portfólios Imobiliários

Descubra como as tecnologias de gestão de portfólios imobiliários impulsionam o crescimento do mercado. Saiba como Portifólios imobiliários selecionam os melhores negócios rentáveis.

A gestão e análise de portfólios imobiliários é potencializada com a inovação, cada vez maior, da tecnologia em relação ao mercado. Como essa ação exige um monitoramento regular e alguns ajustes dependendo da performance das estratégias planejadas e das mudanças próprias do setor. 

Para obter, com precisão, as taxas de juros e as condições de empréstimos de crédito imobiliário, por exemplo, é preciso contar com as tecnologias de análise e de compartilhamento de informações disponíveis no mercado. Esses dados são fundamentais para construir uma base sólida da carteira de investimentos no setor. 

Para as vendas de propriedades físicas, os investidores podem contar com as KPI’s de vendas para analisar o fluxo de vendas e as possibilidades de investimentos no mercado, de acordo com os dados obtidos através desse indicador de desempenho. Essa outra tecnologia promove o impulsionamento de investimentos assertivos, analisando os riscos e alterando o portfólio imobiliário de acordo com as mudanças do setor. 

Atualmente, a ligação entre a tecnologia e o mercado imobiliário está se tornando cada vez mais sólida, e a implantação de ferramentas de automação de processos se tornou indispensável. Pensando na criação da autoridade das empresas, a seguir, irei exemplificar as funcionalidades de duas ferramentas essenciais para a elaboração potencializada dos portfólios imobiliários

Software de Gestão Imobiliária

Um software de gerenciamento promove a administração das propriedades que fazem parte do portfólio imobiliário. Esse tipo de ferramenta se torna necessária, principalmente, por promover uma gestão de locações, locatários e dos serviços de manutenção desses imóveis. 

Plataformas de gestão imobiliária de alta performance oferecem soluções como: 

  • Relatórios Analíticos 
  • Gerenciamento de Contabilidade 
  • Automação de Processos
  • Armazenamento de Documentos 

Além disso, esses sistemas podem possuir integrações com ferramentas de assinatura eletrônica, que agilizam a finalização e a gestão de contratos. Com essas tecnologias é possível automatizar e potencializar os processos de gerenciamento das partes burocráticas dos portifólios imobiliários. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Antes de optar por um software de gestão, é importante analisar as especificidades da plataforma, o tamanho e as necessidades específicas do portfólio imobiliário proposto. Com as avaliações e demonstrações dos módulos, você pode escolher o que se adapta às necessidades do seu projeto de investimento

CRM Imobiliário

O CRM gerencia a carteira de clientes, e é uma ferramenta necessária para a gestão de portfólios imobiliários. Com um sistema próprio para o controle de leads e o acompanhamento da jornada de consumo a gestão dos investimentos imóveis se torna otimizada. 

Ao contrário de um software de gerenciamento de propriedades, o CRM gerencia as oportunidades e relações com os clientes, automatizando ações como a gestão de

  • Contatos 
  • Oportunidades 
  • Agenda 
  • Propriedades 
  • Atendimento 
  • Contratos e Documentos 

Além dessas automações, o CRM também coordena as tarefas de rastreamento de comunicações, desenvolvimento de relatórios, análises de dados e a projeção de estratégias assertivas de marketing. Essa ferramenta se torna, cada vez mais, indispensável para empresas inseridas no mercado imobiliário, pois atende múltiplos requisitos e foca na melhoria da experiência do cliente e das empresas que o implementam. 

O CV CRM, por exemplo, potencializa a gestão dos portfólios imobiliários através das múltiplas integrações com ferramentas de consultoria, pagadoria, portais imobiliários, marketing e vendas e muitas outras. Essas possibilidades agregam valor à gestão dos investimentos e a potencialização dos seus resultados

O que você aprendeu com esse artigo?

O que é portfólio imobiliário? 

É uma coletânea de investimentos voltados para o mercado imobiliário como edifícios comerciais, ativos, propriedades para locação ou venda e etc. 


Como a tecnologia influencia a gestão de portfólios imobiliários? 

Transforma-se em uma fonte importante de dados, métricas e oscilações do mercado imobiliário. Além disso, plataformas de gestão automatizada impulsionam a assertividade no gerenciamento de propriedades e do próprio relacionamento com o cliente. 

Quais tecnologias impulsionam o gerenciamento de portfólios imobiliários? 


As ferramentas como os softwares de gerenciamento e os CRMs podem influenciar positivamente na gestão dos portfólios imobiliários e transforma a assertividade dos investimentos presentes nesses. 

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro das inovações tecnológicas do mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração