O ERP para construção civil se tornou essencial para o desenvolvimento e crescimento de uma construtora.
As tecnologias de gestão são grandes aliadas do mercado imobiliário. É através da implantação de sistemas que todas as etapas de empreendimentos e vendas são automatizadas e otimizadas.
Com o objetivo de ampliar o controle e potencializar a tomada de decisões estratégicas o ERP é uma aquisição valiosa para construtoras, principalmente em relação à gestão de obras e dados. As necessidades específicas desse setor exigem um sistema que acompanhe os projetos e controle as demandas de forma assertiva.
Esse sistema é o ERP, que se torna fundamental no dia a dia interno e externo de uma construtora. Pensando na construção do seu conhecimento, esse artigo tem o objetivo de esclarecer as funcionalidades de uma plataforma ERP para construção civil e as vantagens que a implantação desse sistema traz para empresas do setor.
10 vantagens da implantação do ERP para construção civil
O ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, ou como chamamos Sistema Integrado de Gestão Empresarial. A plataforma integra diversos dados relacionados ao gerenciamento de setores e tarefas da empresa de forma centralizada e analítica.
Um sistema ERP para construção civil disponibiliza uma série de benefícios para a construtora que o introduz no dia a dia. Além de automatizar diversos processos fundamentais para o projeto de um empreendimento, essa plataforma amplia a produtividade e assertividade desde a captação do terreno até a finalização da construção.
É por isso que separei 10 vantagens da implantação de uma plataforma ERP para construção civil. Assim você poderá entender o sistema e automatizar as ações diárias do seu negócio de forma segura e assertiva.
1. Sistematização de processos
O software ERP para construção civil explora, coleta, processa e armazena dados fundamentais para o desenvolvimento de múltiplas funções da parte interna de uma construtora.
Acompanhando em tempo real cada etapa dos projetos, é possível informar-se sobre cronogramas, problemas e oportunidades de alinhamento. Ainda determina a utilização de recursos, produtividade e custos extras de um empreendimento.
Com um ERP para construção civil é possível obter análises concretas que desenvolvem soluções a partir do cruzamento de diversas informações. Além de agilizar resoluções e potencializar os resultados, o sistema integrado administra o dia a dia de todos os setores da empresa.
2. Potencialização do controle financeiro
A existência de um controle financeiro na construtora consegue evitar que o orçamento ultrapasse o teto limite de gastos. A centralização de processos automatiza o acesso e a análise de ações, potencializando a assertividade na compra de materiais e na divisão de custos por etapas.
Com a gestão financeira organizada e completa acompanhar e controlar:
- Contas a pagar e a receber
- Faturamento
- Cálculo de margem de lucro
Portanto, as contas a receber, os estoques de equipamentos e as compras necessárias podem ser gerenciados dentro do ERP. Assim, a ferramenta se torna uma importante base para a gestão de cada processo em torno de um projeto de construção.
3. Redução de custos
A vantagem mais atrativa de uma plataforma ERP é a diminuição de custos com diversos processos. Afinal, com uma análise da saúde financeira do negócio o planejamento baseado na redução de desperdícios e potencialização da rentabilidade se torna ágil e assertiva.
Além disso, com as funcionalidades voltadas para a gestão financeira da construtora os custos de materiais e equipamentos são diminuídos de forma ampla. Pois, a organização de lucros e custos colabora com a contenção de gastos extras e com a separação de valores emergenciais.
4. Otimização de tarefas
O que é ERP para construção civil se não uma plataforma de otimização de tarefas. Com a disposição de dados, métricas e acompanhamento da evolução do projeto, o tempo gasto com as demandas diárias é reduzido.
Com a automatização da verificação de estoque, visualização da porcentagem de materiais e da própria construção a agilidade em desenvolver as tarefas se amplia. A tecnologia ainda promove a organização de etapas concluídas e a serem finalizadas, aumentando a consistência e qualidade das operações realizadas pelos colaboradores internos e externos da construtora.
5. Aplicação de relatórios ativos
A plataforma ERP para construção civil dispensa as planilhas e traz a praticidade do acompanhamento de informações fundamentais para a gestão. Isso porque o cruzamento de dados de múltiplas planilhas é automatizado através de relatórios gerados dentro do sistema ativo.
Dessa forma, unificam a visualização de informações estratégicas e fundamentais sobre o que foi planejado e o que está sendo efetivamente realizado. E caso exista uma lacuna no desenvolvimento os relatórios colaboram com a agilidade da tomada de decisões e com a preservação da lucratividade e prazo de entrega da obra.
6. Assertividade de planejamento
Uma das principais vantagens do ERP para construção civil é possibilitar uma organização desde o início do projeto. Com a base de dados sobre equipamentos, materiais e mão de obra a previsão de desenvolvimento e entrega de um empreendimento é calculada assertivamente.
Além disso, o acompanhamento integrado de cada uma das fases da obra, traz para a gestão todos os acontecimentos que impactam na finalização do projeto. Saber se o orçamento foi ultrapassado e quais os motivos disso torna o planejamento orçamentário de outros empreendimentos mais assertivos.
7. Customização e Configuração
A plataforma ERP se estrutura para atender as necessidades de uma construtora, principalmente no que se refere à organização e acompanhamento de tarefas. Por isso, esse sistema disponibiliza uma configuração e personalização para que a empresa obtenha uma estrutura produtiva e assertiva.
Apesar da implantação do ERP para construção civil ser algo ágil, é necessário conhecer os colaboradores e seus níveis de familiaridade com a tecnologia. Assim, é possível planejar um treinamento e ensinar as formas de customizar e configurar a plataforma em benefício da produtividade.
8. Gestão de RH
Quando se pensa na gestão de recursos humanos de uma construtora, lembra-se da quantidade de pessoas que estão trabalhando na construção de um empreendimento. Automatizar e gerenciar os aspectos financeiros é essencial e uma plataforma ERP pode ser a chave que otimiza essa tarefa.
Com módulos específicos para o RH, o desenvolvimento da folha de pagamento, disponibilidade de benefícios, número de recrutamento e necessidade de treinamento se tornam ágeis e diminuem retrabalhos. Além disso, é possível acompanhar e avaliar o desempenho dos colaboradores individualmente, potencializando a produtividade desse.
9. Integração de sistemas
Então, como usar um ERP para construção civil para gerenciar os dados de todo o projeto, desde o desenvolvimento até a finalização do empreendimento? Fácil, integrando a plataforma ERP à um CRM.
Unificar a troca de informações e ainda obter diversos recursos específicos para cada etapa da construção torna o acompanhamento automatizado, tanto no canteiro de obras, quanto no desenvolvimento do lançamento desse empreendimento. A relação com o cliente começa a ser moldada e tem absolutamente tudo para ser bem-sucedida através do alinhamento entre as tecnologias de gestão.
Se perguntar qual o melhor ERP para construção civil, a resposta deve ser: aquele que se integra a sistemas que automatizam tarefas desde a captação do loteamento até a entrega de chaves.
10. Decisão estratégica
Por último, mas não menos importante, a plataforma ERP traz um aumento na assertividade das tomadas de decisão. Isso acontece porque a análise de métricas e dados se dispõem dentro de um único sistema.
Dessa forma, traçar estratégias para a resolução de problemas não se torna algo complexo, já que as informações necessárias estarão dispostas dentro do ERP para construção civil. Consultar e analisar as melhores formas de resolver um problema, seja de equipamentos, orçamento ou de atraso em uma determinada etapa agilizam o desenvolvimento e entrega do projeto.
O que você precisa saber sobre ERP:
Não. O CRM é uma plataforma que acompanha as etapas do relacionamento com o cliente, já o ERP gerencia os processos empresariais internos.
Gerenciar as atividades diárias da construtora como: planejamento e orçamento de projetos, gestão de estoque, equipamentos, financiamento e mão de obra entre outras ações.
Porque uma plataforma ERP promove a potencialização do controle gerencial, promoção da efetividade operacional, redução de custos, padronização de rotinas e muitos outros benefícios para a gestão de processos da construtora.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.