O que é Sistema Imobiliário: Entenda mais sobre essa tecnologia 

O sistema imobiliário é uma importante ferramenta de desenvolvimento de tarefas. 

No mercado imobiliário as diversas etapas que antecedem a finalização da jornada de compra demandam tempo e podem exigir retrabalhos, caso não sejam feitas dentro de uma ferramenta tecnológica de gestão.  

Contar com uma plataforma que promova o acompanhamento e organização das atividades e ainda impulsione a produtividade é algo extremamente benéfico para a incorporadora. Implantar sistemas que automatizam e analisam etapas do funil de vendas, reduz os gastos da empresa e tornam o trabalho de todos os times muito mais assertivos. 

É isso que um sistema imobiliário promove, com tecnologia e constante aprimoramento, essa ferramenta vem se tornando indispensável para empresas do setor. Pensando no desenvolvimento do seu conhecimento, irei abordar as características de um sistema do meio imobiliário e qual a sua relevância. 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento? 

Sistema Imobiliário: O que é? 

Sistema Imobiliário: imagem de um homem de terno segurando uma miniatura de casa com luzes azuis.

Sistema na língua portuguesa significa: um conjunto de elementos organizados em um mesmo lugar. Na linguagem tecnológica, sistema é a interconexão entre componentes que irão desenvolver uma função e alcançar um objetivo específico. 

No mercado imobiliário a interação com a tecnologia transforma o dia a dia das empresas, automatizando processos e ampliando os resultados ágeis. Com um sistema imobiliário completo as especificidades do setor e as tarefas de gestores, incorporadores, construtores e corretores se tornam potencializadas e assertivas. 

Um sistema voltado para exclusivamente para a empresa do setor imobiliário colabora com o acompanhamento de projetos, obras e até mesmo dos clientes e fornecedores. Sendo um software ou hardware que automatiza funções, também reduz o tempo da jornada de compra

Além disso, o sistema imobiliário é o principal responsável pelo aumento da produtividade, diminuição de retrabalhos e assertividade de processos. A gestão de todos os setores também é simplificada e gera resultados bem-sucedidos. 

Software Imobiliário X Sistema Imobiliário 

Quando se fala sobre sistemas tecnológicos, é comum que os termos como software e hardware sejam apresentados como sinônimos de sistemas imobiliários. Entretanto, existem diferenças entre software e sistema, como irei apresentar logo mais. 

Um sistema imobiliário contempla um conjunto de elementos, que incluí: 

  • Softwares  
  • Hardwares 
  • Processos  
  • Procedimentos 

E esses são utilizados para gerenciar atividades voltadas para o mercado imobiliário. É composto por infraestrutura tecnológica e possibilita a integração entre sistemas, processos de negócios e pode contar com múltiplos componentes de tecnologia que transformam o dia a dia de uma incorporadora ou construtora. 

O software imobiliário é uma parte específica do sistema, que contempla programas ou aplicativos desenvolvidos para automatizar tarefas exclusivamente ligadas ao setor imobiliário. São projetados para simplificar a gestão, projetos, processos e etapas diárias de todos os setores da empresa que os detém. 

Incorporadoras precisam de um sistema imobiliário? 

Sistema Imobiliário: imagem de três pessoas em frente a um computador. Ela se olham entre si.

É claro. No atual cenário do mercado utilizar um sistema imobiliário em sua empresa é indispensável para que o seu negócio atinja um nível de sucesso e autoridade no setor. Tanto o sistema, quanto um software imobiliário trazem benefícios por serem ferramentas funcionais que otimizam múltiplos processos internos e trazem melhoria operacional

O sistema para o mercado imobiliário promove a gestão eficiente de todas as áreas da sua incorporadora. É possível aplicar ferramentas como essa nos setores de: 

  • Projetos 
  • Relacionamento com o cliente 
  • Vendas e Marketing 
  • Contratos e Documentações 
  • Financeiro 

Implantar um CRM imobiliário colabora com a organização, automatização e potencialização de cronogramas, captação de leads, programação e execução de estratégias e da jornada de compra. Além disso, agilizam o acesso e visualização de dados, de forma remota, protegida e extremamente segura. 

CRM: Sistema Imobiliário de Alta Performance 

A implantação de um CRM de alta performance pode transformar a gestão do seu negócio, pois o sistema é projetado com foco nas áreas de: comercial e relacionamento. Esses pontos são essenciais para impulsionar a produtividade, assertividade e número de vendas da incorporadora. 

O CRM Imobiliário oferecem múltiplas soluções para agilizar os processos desde o lead até o pós-venda. O foco desse sistema é promover a: 

  • Gestão Pré-venda 
  • Soluções Omnichannel 
  • Gestão de Disponibilidade 
  • Pós-venda Eficiente 
  • Integração entre Ferramentas 

Todas as funcionalidades do software de mercado imobiliário promovem a qualidade da experiência do cliente. Como existem tipos específicos de CRM a incorporadora pode encontrar a chave do seu sucesso no mercado na implantação de um sistema imobiliário que se adapte às suas necessidades. 

As funcionalidades de um Software Imobiliário 

Sistema Imobiliário: imagem de uma mão digitando num teclado. Em frente à tela alguns ícones de chat.

Um CRM empresarial acaba sendo uma ferramenta de software essencial para a agilidade e efetividade de sistemas imobiliários. A implementação desse colabora com a construção e manutenção do relacionamento com o cliente

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Mas, além disso, a utilização CRM amplia a eficiência operacional, observa o desenvolvimento das oportunidades e acompanha as tendências do mercado. As principais funcionalidades dessa ferramenta englobam: 

Contatos e Interações 

Com armazenamento de dados sobre os clientes centralizados em um único lugar, é possível acompanhar as interações dos leads com os conteúdos. Dessa forma, encaminhar materiais que nutram e encaminhem esse lead à próxima etapa do funil de vendas

O histórico de interações colabora com a definição do perfil e personalização de contatos e dashboards. Observar os meios de comunicação assertivos ao público-alvo colabora com a potencialização das vendas. 

Automação de Vendas 

A automação no processo de vendas permite, além do rastreamento desse ciclo, o aumento da produtividade e a diminuição dos erros e retrabalhos. Com uma ferramenta voltada especificamente para o setor imobiliário, é possível automatizar e potencializar as vendas

Isso porque os e-mails e comunicações são assertivos e personalizados, a interação e a construção do relacionamento com o cliente se tornam ágeis e o desenvolvimento da negociação é otimizado e finalizado em menos tempo. 

Oportunidades e Relatórios  

Os sistemas imobiliários de alta performance também colaboram com o acompanhamento das oportunidades e previsões de vendas. Registrando atividades e desenvolvendo relatórios acessíveis às equipes de marketing e vendas sobre o desempenho das estratégias utilizadas para a captação de clientes. 

Ambas as ações promovem uma análise detalhada sobre as tendências e saúde financeira do mercado imobiliário, auxiliando no impulsionamento da incorporadora no setor. Além disso, é possível contar com dashboards de responsivos e amplamente visuais.  

Integração entre Ferramentas 

Um sistema imobiliário para ser considerado completo deverá contar com a possibilidade de integrar sistemas. Isso porque não basta construir um relacionamento com o cliente através de conteúdos, é preciso agilizar a comunicação com esse. 

Além disso, contar com um ecossistema que possibilite a automatização de tarefas como telefonia, assinatura de documentos e de conexão de redes sociais transforma o seu negócio e traz diferenciais para o dia a dia da sua empresa. 

Inteligência Artificial e Analytics 

A utilização de inteligência artificial no mercado imobiliário vem se tornando uma necessidade e não um diferencial. Isso porque promove análises de perfil, comunicação assertiva e responsiva por chatbots e aumenta a produtividade do time de suporte e vendas

Além dessa, um sistema imobiliário promove a análise de dados de forma avançada obtendo insights e padrões que impulsionam as recomendações assertivas. Nessa prática as técnicas estatísticas interpretam os dados, compreendem tendências e colaboram com a tomada de decisões

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