Copywriting imobiliário: a arte da palavra que vende

No meio de tanta tecnologia, novidade e informação, às vezes pode ser difícil saber o que fazer para prender a atenção de quem mais importa: nosso cliente. Com tantas propostas aparentemente indispensáveis, como se destacar aos olhos do consumidor?

Essas e outras questões tiram o sono de muitos profissionais do setor imobiliário por um bom motivo: aqui, nós vendemos sonhos, realização pessoal e perspectiva de futuro. Para vender da melhor forma possível uma coisa tão importante, não tem outro caminho: o jeito é conseguir se destacar. E, entre uma tempestade de ofertas e anúncios, ser diferente parece complicado demais.

Mas uma coisa é certa: quantidade não significa qualidade. Milhares de anúncios podem se acumular à porta do seu consumidor, mas tenha certeza de que ele permitirá entrar apenas aquele que o cativar. O consumidor é antenado, informado e, mais que qualquer coisa, ele deseja ter experiências.

É exatamente aí que você pode encontrar o segredo para o sucesso! Fazendo diferente, você garante uma experiência única para o seu consumidor. É assim, com originalidade e criatividade, que você será convidado a entrar na mente do seu cliente.

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

Hoje, vamos falar sobre uma arma muito poderosa na busca por diferencial no mercado: o copywriting. Essa técnica que, apesar de antiga, mantém uma relevância fenomenal no mundo do marketing, promete te ensinar a conquistar seu público pelo poder da palavra. E, com ela, você não precisa se preocupar com o concorrente. Tenha certeza, através do copywriting você estará fazendo a diferença.

O que é Copywriting? 

Em poucas palavras, o copywriting é uma técnica de escrita persuasiva.

Através dele, uma empresa, marca ou pessoa consegue vender seus produtos e serviços de forma mais assertiva. Isso acontece porque a copy, nome dado ao texto persuasivo, faz uso de métodos de escrita estratégicos para garantir tanto um bom entendimento sobre o conteúdo quanto a necessidade de compra (ou ação).

Ou seja, a copy é um tipo textual que estimula o desejo e norteia o leitor em direção ao que se deseja. Mas não ache que, por isso, a copy é um texto mentiroso. Muito pelo contrário!

Uma boa copy exige verdade e transparência, e esses são conceitos-chave na hora de estimular o desejo do leitor. No fim das contas, ninguém gosta de ouvir mentiras e exageros apelativos; nós gostamos de conteúdos que não menosprezam nossa capacidade de reflexão e que, muito pelo contrário, se adequam ao nosso nível informacional.

Por isso, ao realizar um copywriting imobiliário, devemos levar em consideração nosso perfil de público. Precisamos conhecer a pessoa para quem estamos escrevendo e, assim, utilizar uma linguagem compatível com ela. Aqui, é importante lembrar que o copywriting imobiliário precisa conversar com sua persona, relacionar-se com ela.

Características de uma boa Copy Imobiliária

Copywriting imobiliário: escritor se espreguiça em frente à máquina de datilografar

A copy imobiliária nada mais é do que a tradução do conceito de copywriting para o universo da construção. Portanto, copy imobiliária é o texto persuasivo para o mercado imobiliário.

Para criar uma copy imobiliária de sucesso, você precisa conhecer as diferentes características que determinam se um projeto de copy é bom ou ruim. Esses aspectos precisam ser muito bem estudados e colocados em prática, pois são sua garantia de uma boa comunicação com o cliente.

Está preparado? Continue com a gente!

Possui títulos chamativos 

O primeiro passo de uma copy de sucesso é a construção do título. Por ser a parte do texto que possui maior destaque, é também aquela que é visualizada primeiro. Portanto, é a leitura do título que define se o leitor pretende ou não continuar a leitura. 

Para criar um bom título, estimule a imaginação do seu leitor. Você pode, por exemplo…

  • Fazer uma promessa (Imóvel na planta: aprenda tudo sobre esse empreendimento);
  • Sugerir uma pergunta (Cansado de burocracias? A assinatura eletrônica mudará sua vida!);
  • Incentivar a curiosidade (Quer saber o que todo bom empreendimento tem em comum? Aprenda conosco!).

Além disso, é importante que seu texto de título não seja excessivamente longo para não cansar o leitor e para aparecer com mais frequência nos mecanismos de busca. Para isso, mantenha seus títulos entre 55 e 60 caracteres.

Tem boa ortografia  

Escrever bem é essencial para criar um texto de qualidade. Lembre-se de que você deseja passar uma imagem de profissionalismo para seu público. Por isso, é extremamente importante que garanta a boa ortografia no seu modelo de copy.

Uma maneira simples de corrigir seus textos é colá-los numa página de Word ou Google Docs. Essas plataformas possuem corretores automáticos que detectam erros de pontuação, ortografia, concordância e muito mais! Assim, você não precisa investir muito tempo procurando por cada erro sozinho.

Cria conexão com o público 

Aqui, uma dica é essencial: conhecer seu público. Tendo feito isso, não existem maiores problemas.

Uma copy precisa criar uma conexão, estimular um laço entre leitor e assunto, e dentro do mercado imobiliário isso deve ser ainda mais perceptível. Sabe por quê?

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Como você já viu neste artigo, o mercado imobiliário trabalha com a venda de sonhos. Dessa forma, a criação de um laço é essencial, sobretudo porque a compra imobiliária está repleta de sentimentos e novas sensações, especialmente para famílias que desejam comprar uma casa nova ou pequenos empresários que desejam abrir a empresa dos sonhos.

Perceba, existe sempre uma forma de se conectar com sua audiência.

Conta uma história 

Desde pequenos aprendemos o poder de uma boa história.

Com ela, conseguimos visualizar início, meio e fim e obter uma lição de moral, uma informação a mais. É isso que uma boa copy deve fazer por seu público. Ela deve possuir uma estrutura fechada e destacar o produto ou serviço imobiliário enquanto foco dessa história.

Faz um chamado para a ação 

Finalmente, se você deseja criar um bom projeto de copywriting imobiliário, você deve saber apontar para onde seu leitor precisa ir. Seu desejo é vender o produto? Fale sobre ele! Você quer que mais leads visitem sua página? Destaque as formas como ele pode chegar lá.

É importante que a copy nos traga uma tarefa prática e com algum retorno. Veja exemplos:

  • Convite para maiores informações: “Quer saber mais? Acesse nosso site!”;
  • Convite para se tornar um lead: “Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre a compra do primeiro imóvel!”;
  • Convite para evoluir no processo de compra: “Fale com um de nossos atendentes e dê o primeiro passo na garantia da casa própria!”.

Benefícios de um bom Copywriting Imobiliário

Uma copy pode representar a diferença que faltava entre você e a concorrência. E seus benefícios vão muito além de um texto bem escrito, podendo ser sentidos dentro e fora de uma empresa.

Aumentar sua captura de leads  

Textos bem escritos, via de regra, precisam ter o poder de guiar um consumidor numa estratégia de marketing. Logo, nada mais justo que utilizar uma boa copy no momento de prospecção do seu funil de vendas para estimular sua captura de leads.

O grande poder de direcionamento do copywriting imobiliário pode ser bastante importante para ditar o que seu público vai fazer após te encontrar. Com ele, é mais fácil tomar a decisão de criar um primeiro contato com você, deixar dados e acompanhar mais conteúdos de valor até, então, decidir fazer a compra.

Mas, além de melhorar a captura de leads, o copywriting imobiliário também estimula a evolução desses leads dentro do funil. Isso pode ser um impulsionador imenso de vendas!

Dar personalidade ao seu serviço 

Assim como qualquer empresa, sua marca necessita de uma voz, uma personalidade. O copy pode ajudar bastante neste sentido. Mantendo uma comunicação assertiva com o público, você cria uma entidade por trás do seu serviço, uma voz ativa que consegue dialogar com o consumidor. Isso pode definir uma compra, pois o novo cliente gosta de ser ouvido, entendido e levado em consideração.

Mostrar autoridade no nicho 

Saber guiar seu público por entre as vias do processo de compra é um marco de autoridade muito relevante. Por isso, um bom copy pode ajudar sua empresa a ser vista como expert no setor.

Além disso, a própria estrutura de copy, quando utilizada na internet, permite um bom rankeamento no Google. Ou seja, seus conteúdos podem aparecer com mais visibilidade em plataformas de pesquisa como Google Search, Youtube e outros. Assim, seu serviço pode ser visto por mais pessoas e, consequentemente, captar um maior público.

Principais formatos de copywriting imobiliário

Não faltam maneiras de se elaborar uma copy. Ela pode ser feita em qualquer texto de Marketing, caso o objetivo seja persuadir o leitor. Ainda assim, existem formatos específicos dos quais o mercado imobiliário não abre mão. Esses são os meios por onde acontece grande parte dos diálogos, prospecção e conversão de leads. São eles:

Finalmente…

Copywriting imobiliário: barrinhas de madeira formam gráfico em X e Y, enquanto uma mão traça uma seta na diagonal, de forma crescente, acima do gráfico

Vale ressaltar que uma boa estratégia de copy precisa de planejamento prévio e um bom estudo de mercado. Por isso, se possível, tenha uma equipe para te auxiliar.

Ainda assim, com as dicas de hoje, você consegue colocar em prática boas ideias, vendendo mais, melhor e para as pessoas certas. Não abra mão de utilizar o copywriting no dia a dia das suas vendas. Com ele, você conseguirá alcançar outro patamar de corretagem e se destacar da concorrência através do bom uso das técnicas de escrita.

E aí, está pronto para colocar a mão na massa?

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