Inteligência de mercado imobiliário: O que é esse conceito?

A inteligência de mercado imobiliário é uma ferramenta importante para incorporadoras e construtoras. 

O setor imobiliário está em constante crescimento, e com isso, inovações e modificações acabam sendo constantes. Acompanhar os dados e informações mais relevantes para o desenvolvimento de projetos é fundamental para que um empreendimento seja bem-sucedido. 

Por isso, contar com a tecnologia se tornou algo indispensável e a forma mais segura de automatizar múltiplos processos, interno e externos, de gestão empresarial no meio imobiliário. É por isso que a inteligência de mercado se tornou uma ferramenta fundamental para o dia a dia dos profissionais desse setor. 

Nesse artigo, irei abordar da inteligência de mercado imobiliário e quais são os benefícios de aplicá-la em seu negócio. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Sumário

A importância da inteligência de mercado

Inteligência de mercado imobiliário: mulher clicando numa tela grande com um dashboard com muitos dados.

O Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é um conjunto de tecnologias que permitem a otimização de processos através de plataformas e sistemas. A inteligência de mercado imobiliário, por exemplo, tem um papel fundamental no desenvolvimento da organização de uma incorporadora.   

Cada informação baseada em dados colabora com a precisão das estratégias e na efetividade das tomadas de decisão. Acompanhar o desempenho, otimizar as operações e identificar as ineficiências de múltiplas áreas é algo agilizado por essa ação.  

A IM também colabora com a identificação de: 

  • Tendências e padrões de dados 
  • Compreensão de mercado e concorrência 
  • Aprimoração do atendimento ao cliente 
  • Gestão de riscos 
  • Gestão de RH 
  • Potencialização do planejamento estratégico 

A relevância da área de inteligência de mercado é exatamente regular e auxiliar a empresa na geração de relatórios que irão aperfeiçoar a eficiência operacional, estratégica e organizacional. Além disso, permite a adaptação ágil diante das constantes evoluções do mercado. 

Quais os desafios da IM?

Inteligência de mercado imobiliário: Mulher escrevendo alguns gráficos numa parede de vidro.

O principal desafio da inteligência de mercado é detectar continuamente as tendências e alinhá-las aos objetivos de captação de clientes. Promover a marca e os produtos também são grandes empasses para o desenvolvimento de projetos. 

Para manter a capacidade de efetivação de trabalhos, uma equipe composta por analista de inteligência de mercado, desenvolvedores de Data Warehouse, analistas e cientistas de dados. Além desse, é importante contar com um Administrador de Banco de Dados, Gerente de Projeto de BI, Especialista em Visualização e Especialista em Qualidade de Dados

Com profissionais capacitados dividir as informações entre os setores, objetivando a melhoria de resultados, comunicação assertiva e definição de rotinas. Assim, a produtividade e gestão são impulsionadas e trazem altas taxas de eficiência do uso de tecnologias no dia a dia empresarial. 

Garantindo a estratégia de organização, a equipe de IM, ou BI, integra e baseia-se na metodologia de dados de distribuição qualitativa ou quantitativa. Alinhando a comunicação interna a agilidade de definir ações estratégicas e adotá-las em tempo para conter intercorrências é potencializada e assertiva

O que você aprendeu até aqui…

Como funciona a inteligência de mercado?

Divide-se entre áreas estratégicas e operacionais coletando, armazenando e extraindo insights de dados estruturados e apoiando a construção de estratégias, melhorias e expansões da empresa. 

Por que investir na inteligência de mercado?

Para automatizar as rotinas de gestão e tarefas, potencializar a coleta e análise de dados e ampliar a assertividade das tomadas de decisão. 

Quais as vantagens da IM?

O uso de ferramentas de automatização proporcionado pelo IM, colabora com a diminuição de gastos, precisão de dados e informações, aumento da produtividade e desenvolvimento estratégico objetivo. 

O que é inteligência de mercado imobiliário?

Inteligência de mercado imobiliário: close nas mãos de uma pessoa segurando um tablet. Na tela alguns edifícios e estrutura de casa ilustrados.

O significado de inteligência é a capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. No mercado imobiliário é fundamental apresentar agilidade na resolução de problemas e a capacidade se moldar junto a tendências

Assim, inteligência de mercado imobiliário sintetiza os processos coleta, análise e interpretação das informações mais relevantes para o setor. Essas ações são os primeiros passos do desenvolvimento dos projetos de empreendimentos

Para entender melhor como opera a inteligência de mercado imobiliário, separei um material para auxiliar na construção do seu conhecimento. O episódio do CV na Prática aborda as tecnologias e o IM no setor que mais inova e cresce no país.

Utilizar a IM possibilita a interpretação de dados e informações sobre propriedades, preços, demandas, regulamentações governamentais e diversos fatores que impactam diretamente o setor imobiliário. Existem alguns processos de desenvolvimento de projetos e da própria incorporadora que têm seu desempenho potencializado com essas ações, como mostrarei a seguir. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Investimentos e Oportunidades

Identificar as oportunidades de propriedades de valores em queda ou em crescimento é essencial para garantir a apresentação do projeto como um investimento lucrativo. A inteligência de mercado possibilita a identificação de riscos que podem alterar o orçamento e lançamento do empreendimento

Além disso, as análises de modificações de preços e regulamentações também são facilmente consultadas através de sistemas. Obter inteligência de mercado imobiliário colabora com a identificação de inovações e dos desenvolvedores e empresas concorrentes, auxiliando na construção de estratégias assertivas. 

Localização e Zonas de Desenvolvimento

A identificação de áreas em desenvolvimento e bairros com taxas de crescimento elevadas colabora com o investimento do projeto. Isso porque prever quais localizações irão expandir e adquirir o desejo de consumo, potencializa a assertividade das vendas e a lucratividade da incorporadora. 

A inteligência de mercado imobiliário além de promover isso, auxilia na precificação de propriedades e na avaliação de imóveis para captação. Assim, a incorporadora mantém a competividade de mercado e obtém lucros relevantes.  

Regulamentações e Projeção de Mercado

A inteligência de mercado imobiliário promove o acompanhamento das mudanças de regulamentações estaduais ou municipais e as normas do setor. Acaba otimizando o tempo de consulta e diminuindo os indicies de paralizações do canteiro de obras

Com a IM, as previsões de comportamentos e tendências do mercado imobiliário são mais precisas. Coletando dados sobre preços de propriedades, taxas de ocupação, demandas específicas de localização e tipografia de imóveis compreender em qual nicho investir se torna um processo ágil e positivo. 

Marketing e Estratégias de Vendas

Obter insights através da inteligência de mercado imobiliário potencializa o desenvolvimento eficiente de estratégias de marketing e vendas. Isso porque amplia o entendimento sobre as preferências e necessidades dos compradores e locatários. 

Entender o perfil dos consumidores auxilia na personalização de ofertas e na projeção de campanhas que impactem diretamente o público-alvo. É possível utilizar a inteligência de mercado imobiliário para otimizar a gestão das propriedades e do portifólio de imóveis que a incorporadora investe ou gerencia

Interligando a gestão de imóveis e acompanhando o comportamento dos clientes a agilidade tanto da execução do projeto, quanto da finalização da jornada de vendas. A inteligência de mercado potencializa a lucratividade e assertividade dos empreendimentos de uma incorporadora

Gostou do conteúdo? Mantenha-se informado sobre o mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração