A pesquisa de mercado imobiliário exerce uma funcionalidade essencial na projeção e assertividade de um empreendimento.
Como o setor de imóveis é repleto de oscilações, modificações e transformação digital, acompanhar tantas atualizações pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, ainda que o processo tenha diversas etapas a serem avaliadas, sua conclusão pode ser mais ágil do que imagina.
O primeiro passo para garantir a assertividade, e lucratividade, de seus investimentos e empreendimentos é pesquisar as particularidades e tendências de mercado. Com essa ação, você inicia o processo de conhecimento e caminha na criação de uma autoridade no setor imobiliário.
Pensando na construção de seus conhecimentos, irei abordar nesse artigo o que é e como fazer pesquisa de mercado em ramo imobiliário. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sumário
O que significa pesquisa de mercado imobiliário?
O mercado imobiliário está em constante evolução e é um dos setores que mais cresce economicamente no Brasil. Em comparação ao mesmo período de 2022, o setor obteve 14,4% de crescimento no primeiro semestre de 2023.
Assim, as tendências de consumo e influência tecnológica possuem atualizações constantes. Isso significa que é necessário acompanhar as notícias da construção civil e as movimentações do mercado imobiliário, principalmente através de pesquisas.
Uma pesquisa de mercado imobiliário nada mais é do que estudar as oscilações, regulamentações, mudanças e as tendências que surgem e impactam diretamente o setor. Pesquisar essa área contribui para ampliar o conhecimento e conquistar autoridade a partir de informações, estratégias e técnicas efetivas.
O mercado imobiliário no Brasil requer uma atenção por parte de todos os incorporadores, gestores, construtores e investidores que buscam crescer dentro desse nicho. E, a melhor forma de impulsionar sua empresa e seus negócios e pesquisar constantemente as evoluções do setor.
Por que estudar o mercado imobiliário?
Manter-se atualizado sobre as mudanças nos indicadores imobiliários, modificações do e tendências do mercado de imóveis é essencial para obter investimentos assertivos. A pesquisa de mercado imobiliário é um passo primordial para explorar ações e estratégias que possuem altos índices de sucesso.
O estudo desse setor possibilita a identificação de oportunidades principalmente em relação à aquisição de loteamentos e localizações assertivas pra a construção de empreendimentos. A compreensão sobre as tendências e padrões do setor de imóveis colabora com a tomada de decisões que possibilitarão a lucratividade a longo prazo.
A identificação de tipos de imóveis em alta, áreas em desenvolvimento, indicies de compra e locação colaboram com a assertividade da decisão de investimento. A pesquisa de mercado imobiliário influencia na diversidade de escolhas lucrativas e evita gastos e prejuízos com aquisições em baixa.
Além disso, as transações imobiliárias possuem particularidades legislativas e normas específicas que devem ser conhecidas pelos negociadores. Os valores de mercado de um loteamento, propriedade ou residência devem ser conhecidos para que o fechamento do negócio seja bem-sucedido, por isso, estudos sobre essas questões são essenciais.
Quais as vantagens de fazer uma pesquisa de mercado imobiliário?
Existem diversos benefícios em obter uma pesquisa de mercado imobiliário atualizada que estão além de fazer um investimento seguro e lucrativo. Quando as pessoas procuram um imóvel, consideram as taxas de financiamento, preços de acordo com localidades e despesas com as documentações.
Portanto, o conhecimento sobre as oscilações do INCC influencia na precificação justa dos empreendimentos, fazendo com que as incorporadoras e construtoras estejam alinhadas aos valores de mercado e detenham um planejamento financeiro saudável. A apresentação de pesquisa de mercado imobiliário também antecipa as tendências de determinadas localidades.
Como o desenvolvimento e valorização de áreas depende de fatores específicos como, acessibilidade, conectividade e infraestrutura pública, a pesquisa de mercado imobiliário deve estar pautada, principalmente, em indicadores brasileiros. Vale buscar índices que demonstrem as oscilações de acordo com os estados e grandes metrópoles.
As flutuações do setor impactam no desenvolvimento da gestão de riscos, assim, receber insights de uma pesquisa de mercado imobiliário promovem a objetividade dessa ação. Acompanhar as oportunidades e o crescimento das buscas de consumo influenciam, positivamente, no passo a passo para o sucesso de gerenciamento e organização de investimentos.
Como fazer uma pesquisa de mercado imobiliário de sucesso
Desenvolver uma abordagem que estruture a busca de dados e informações objetivas é o caminho para construir uma pesquisa de mercado imobiliário bem-sucedida. Mas, para efetivar essa ação e compreender as movimentações do mercado de imóveis é preciso considerar alguns fatos.
Por isso, a realização de uma pesquisa de sucesso se baseia nos processos de:
Definir objetivo
Para obter uma pesquisa de mercado imobiliário bem-sucedida é necessário definir exatamente o que irá explorar. Se você é incorporador, gestor, construtor ou corretor precisará definir se a prioridade é investir, comprar, vender ou desenvolver as propriedades e focar na busca por informações que colaborem com o direcionamento correto do objetivo.
Identificar variáveis
A pergunta principal é como elaborar uma pesquisa de mercado imobiliário de sucesso? Bem, identificando e listando as variáveis mais importantes do setor.
Buscar informações atualizadas sobre a taxa de ocupação, oscilações econômicas, preços médios por locais e impostos do mercado cooperam com a evolução da pesquisa. Dessa forma, identificar possibilidades lucrativas se torna um processo ágil.
Coletar dados
Contar com questionário para pesquisa de mercado imobiliário auxilia na precisão de dados e na análise das questões. A coleta primária pode ser pautada em entrevistas e pesquisas online, visitas a locais em desenvolvimento e levantamento de informações de consumo.
Já na segunda etapa de coleta de dados, a pesquisa de mercado imobiliário irá consultar relatórios, estatísticas alinhadas ao governo e históricos de investimentos bem-sucedidos.
Estudar oferta e demanda
Estudar a oferta de imóveis de acordo com a região de interesse e a demanda de vendas potencializa o desenvolvimento da pesquisa de mercado imobiliário. Para construir essa ação, será necessário levantar e analisar dados recentes sobre vendas, taxas de ocupação de locação e as previsões de investimentos para o local.
Analisar fatores socioeconômicos
Os fatores socioeconômicos são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de áreas comerciais e residenciais. Portanto, pautar a pesquisa de mercado imobiliário na análise dos índices de emprego, crescimento econômico, modificações demográficas e número de migrações impacta diretamente na assertividade da busca informativa.
Estudar a concorrência
A concorrência deve ser analisada, já que influencia na construção de estratégias. O conhecimento sobre preços, empreendimentos, serviços e referências colabora com a assertividade dos projetos da sua empresa e impulsiona a busca do seu negócio por parte dos consumidores.
Buscar relatórios
A pesquisa de mercado imobiliário é desenvolvida através de relatórios objetivos sobre os comportamentos de consumo. A formação de tendências, valorização e desvalorização de propriedades e atratividade de áreas também influenciam nessa ação.
Assim, quanto mais pesquisas e relatórios, dados e métricas você obter, mais chances de construir uma busca de sucesso terá.
Conhecer as regulamentações
Por último, mas não menos importante, uma pesquisa de mercado imobiliário assertiva deve abranger as leis e regulamentações dos locais de possíveis investimentos. Isso porque as normas afetam o andamento das obras e o próprio setor de imóveis e a empresa precisa estar ciente das especificidades.
Portanto, conhecer as zonas de desenvolvimento, restrições de modificações do solo e construção, legislações específicas e impactos de uso e alterações das terras devem ser primariamente observadas.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.