Software de Gerenciamento de Projetos X CRM: Quais as diferenças?

O software de gerenciamento de projetos e o CRM são plataformas de gestão otimizada essenciais para as incorporadoras do mercado imobiliário atual. 

A evolução das ferramentas de organização de tarefas colabora com o impulsionamento das atividades e na potencialização de resultados do mercado imobiliário atual. Entretanto, com as múltiplas opções de sistemas, os conceitos, funcionalidades e características podem ser confundidos. 

Além de identificar como gerenciar um projeto, é essencial que você, incorporador, possa identificar as diferenças entre um software de gerência de projetos e uma plataforma de gestão de relacionamento. Por isso, irei abordar as características que definem cada um desses sistemas. 

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Software de Gerenciamento de Projetos X CRM: Quais as diferenças?

Software de Gerenciamento: close nas mãos de um homem, usando terno, segurando um tablet. À frente da imagem alguns ícones que representam: conexão, pessoas, busca, inovação, crescimento, etc.

Apesar de serem constantemente associados como sinônimas, essas ferramentas possuem diferenças em suas funcionalidades. O Software de Gestão e o Customer Relationship Management podem ser sistemas de gerenciamento, porém, não possuem as mesmas características de organização e aplicação. 

Além dessa, as interações, organização de dados, departamentos aplicáveis e a própria construção dos conceitos tem diversas diferenças. Para iniciar a explicação, é preciso posicionar o software de gerenciamento como uma solução que abrange múltiplos setores, enquanto o CRM tem um direcionamento específico para a relação cliente-empresa

Para compreender como cada um dos conceitos se molda, é preciso analisar as diferenças entre ambos em questões relacionadas à: 

Funcionalidade

Um software de gerenciamento de projetos é o principal meio de organizar o planejamento de diversos recursos empresariais. É também responsável pela automação de processos e gestão das áreas de finanças internas e externas, logística, projetos e proporciona: 

  • Planejamento de Cronogramas e Diagramas 
  • Comunicação Interna 
  • Atribuição de Tarefas 
  • Gestão de Recursos 
  • Relatórios e Análises 
  • Acompanhamento de Progresso 
  • Gestão de Custos 

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Já o CRM é uma forma de gerenciar o relacionamento com o cliente, por isso, abrange a: 

  • Gestão de Contatos 
  • Acompanhamento de Interações 
  • Atendimento ao Cliente 
  • Eficiência Operacional 
  • Adaptação e Personalização de Funcionalidades 
  • Integração entre Sistemas 

Implantação

Uma das principais diferenças entre um software para gerenciamento e um CRM é a forma de implantar o sistema no ambiente empresarial. Quando a plataforma possui uma instalação ágil e aprendizado intuitivo o desenvolvimento de resultados é potencializado. 

O software de gerenciamento na questão de implementação ao dia a dia, pode ser mais complexo do que outras soluções. Isso porque apresenta diversos processos organizacionais que exigem mais tempo de organização e adaptação, além de não possuir muitas variações de personalização para os setores que a utilizam. 

Nessa questão o CRM se destaca, já que possuí uma implantação agilizada e, quando detém qualidade, possuí um leque de customizações e interações com outras plataformas. Contar com um ecossistema que possibilite a adaptação de acordo com as necessidades da empresa e as demandas das equipes de marketing e vendas garante o sucesso da performance da incorporadora no mercado. 

Setores Corporativos 

Software de Gerenciamento: imagem vista de cima de de quatro pessoas conversando, segurando papeis, tablets, etc.

Quando se pensa na estrutura organizacional de uma empresa do setor imobiliário, é importante ressaltar que, apesar de cada setor estar interligado, a aplicação de sistemas projetados com foco em determinadas estratégias e funções potencializa os resultados. 

Portanto, a utilização de um software de gerenciamento pode ser implementada em todos os setores da empresa. Isso porque a sua principal funcionalidade é gerenciar cronogramas de projetos, relatórios, acessos, controles de custos e automatizar o fluxo de produtividade

Já o CRM, por ser uma plataforma focada na interação com o cliente acaba sendo utilizada pelas equipes de marketing, atendimento e vendas.  Com essa ferramenta o acompanhamento das interações, a personalização da comunicação e as técnicas de captação de leads são automatizadas e potencializadas. 

Interação externa

O software de gerenciamento não é focado na interatividade entre os clientes e a empresa. A sua funcionalidade é voltada para o planejamento, execução e controle de tarefas relacionadas aos projetos internos da empresa que a implementa em seu dia a dia. 

Enquanto isso, a gestão de CRM é exclusivamente projetada para acompanhar e potencializar as interações com os clientes. Todo o ciclo imobiliário é impulsionado com a utilização do CRM, e as interações externas com os consumidores trazem resultados positivos em relação ao número de vendas e de indicações. 

Utilização de Dados

Software de Gerenciamento: imagem de um notebook. Foco em mãos digitando.

Os dados são essenciais para ambas as ferramentas, pois esses determinam a estruturação e a assertividade de estratégias. Além da coleta de dados e análise de métricas e números, é primordial qualificá-los. 

Quando se utiliza um software de gerenciamento, os dados obtidos são essenciais para todos os setores da incorporadora. Por se tratar de uma ferramenta ampla, lida com números ligados desde o setor financeiro até o de operações, colocando a gestão desses em um sistema plural e entrelaçando as ações das equipes. 

A utilização do CRM é mais específica, pois os dados obtidos e analisados estão diretamente ligados ao cliente. As interações, históricos de visualizações e compras, canais de comunicação utilizados e feedbacks respondidos são a base do desenvolvimento dessa operação analítica e organizacional

O que você aprendeu até aqui:

Por que o CRM e o software de gerenciamento são diferentes? 

O software de gerenciamento é uma plataforma ampla, voltada para múltiplas áreas de uma incorporadora. Já o CRM é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente e integrado aos setores de marketing, vendas e atendimento. 

Como escolher entre o software de gerenciamento e o CRM para a incorporadora? 

É preciso avaliar as necessidades do seu negócio e a capacidade das plataformas em suprir as expectativas. Apesar disso, utilizar ambos acaba potencializando as tarefas da incorporadora e amplia os resultados. 

O que levar em consideração antes de implantar um sistema de gestão? 

Avaliar o custo-benefício, intuitividade da plataforma, possibilidade de integração entre sistemas que potencializam tarefas de outros setores da empresa e as necessidades do seu negócio em relação à gestão e organização. 

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