Notícias da Construção Civil: É essencial se atualizar?

As notícias da construção civil são o primeiro canal de contato com as informações sobre o mercado.  

Há uma série de pontos que podem impactar positiva ou negativamente o desenvolvimento do Brasil. A construção civil é um deles, estando intimamente ligada ao poder econômico do país e sempre se reformulando para trazer inovações.  

Acompanhar e entender a importância desse setor nunca foi tão fácil. Fontes que alinham as informações e colaboram com a informatização, em tempo real, sobre tudo o que acontece nesse setor e estando a uma busca de distância. 

Nesse artigo, irei apresentar os motivos para estar atualizado sobre as principais notícias, tendências e impactos mundiais no mercado de construção civil. Além disso, trarei dicas de fontes seguras, informativas e cercadas de inovações interessantes e importantes para o planejamento de um investimento.  

Vamos nessa?

Sumário

Notícias da Construção Civil: homem de costas sentado à frente de uma mesa com um tablet na mão.

Informações sobre o mercado imobiliário

O século XXI está marcado com o ápice da cultura digital. A população interage socialmente, busca e compra produtos e se informa através de cliques na tela de seu celular.  

Com as oscilações econômicas que ocorrem por fatores nacionais e internacionais, a busca por estabilidade se torna cada vez mais necessária. Como isso pode acontecer? Com o aumento de incentivos que serão obtidos a partir de resultados econômicos apresentados pelo mercado

Para que isso seja possível, é essencial que as informações cheguem até os incorporadores e gestores de construtoras em meios otimizados e atualizados. Mas é tão importante saber as notícias que afetam a evolução do setor de construção? 

Estar informado sobre as notícias da construção civil no Brasil e no mundo é conhecer o desenvolvimento da economia no país. A todo instante e por diversas razões o mercado pode apresentar um crescimento ou uma perspectiva de queda e você precisa estar atendo às informações de tudo sobre construção civil em tempo real. 

A informatização dos meios de comunicação disponibiliza muito mais do que jornais e cadernos de notícias. Hoje, você pode acessar diversos canais com artigos, posts informativos, vídeos e podcasts que te mantém atualizado sobre as modernidades e inclinações do mercado de construção e imobiliário.  

Você já se perguntou qual o impacto da construção civil na evolução financeira e mercadológica do seu país? Irei explicar sobre isso logo mais.

Você sabe o que é o que é lig investimento? Fique por dentro!

Por que se informar sobre a construção civil?

A construção civil impacta a economia do Brasil de diversas formas. Infraestruturas e projetos de obras governamentais de habitação e saúde, educação e lazer estão sempre em desenvolvimento e precisam ser incentivadas.  

Quando se pensa sobre melhorias estruturais, modernização e construção de hospitais, escolas e creches, ampliação e manutenção de rodovias, qual é o primeiro passo para realizá-las? Investir na indústria brasileira de construção

Para compreender a relação das atividades das construtoras e como eles interferem não só na economia, mas também no meio ambiente e impactam a sociedade, trouxe um material mais específico. 

Aqui, especialistas explicam no podcast CV na Prática sobre os impactos desse segmento e como a conjuntura econômica nacional e a construção civil estão interligadas.

Esse ramo está sempre impulsionando o mercado e recebe investimentos altos, no país, a construção civil está interligada ao crescimento do PIB e deve ser valorizada. É por isso que incorporadores, construtores, gestores e corretores devem buscar referências, matériasblog posts, dados e até materiais ricos que colaborem com o aprendizado e a revisão de conhecimentos. 

Crescimento econômico e inovação

Você já entendeu por que a construção civil e a economia caminham juntas. Agora, quais os benefícios de saber em tempo real sobre as oscilações, avanços e tendências  que o mercado traz?  

A tecnologia diminuiu todas as distâncias. Atualmente, o crescimento da economia depende da inovação, e se você não sabe quais são as tecnologias e relevâncias do mercado, não consegue avançar de acordo com o que ele exige. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

O impacto econômico vai desde a contratação de mão de obra qualificada como: projetistas, engenheiros, arquitetos, agentes de canteiros de obras, equipe técnica etc. Quanto mais a construção civil empreende, mais empregos fornece e é assim que colabora com a ampliação da economia do país. 

Portanto, você precisa se atualizar sobre as últimas notícias da construção civil, pois isso colabora com todo o gerenciamento e investimento do seu negócio. Para consolidar a sua empresa e impulsionar o crescimento econômico do Brasil e até mesmo abrir portas para investimentos do mercado estrangeiro, é necessário aprimorar seus conhecimentos. 

Lembre-se, a lucratividade só acontece com inovação e uma gestão de excelência. E a tecnologia fornece informações e plataformas de gerenciamento que oferecem otimização, integração e suporte para a sua incorporadora. 

Um exemplo completo é a plataforma do CV CRM que além de cuidar da produtividade otimizada de uma incorporadora. Há em seu ecossistema diversos materiais que irão acrescentar na visão de mercado e no descobrimento de tendências, inovações, avanços na área tecnológica e de gestão. 

Separei os 10 melhores artigos sobre a construção civil que irão demonstrar qual é a importância de se manter bem informado. Vamos nessa? 

Conheça também a importância do Dia do Engenheiro Civil e acompanhe notícias sobre a data.

Notícias da Construção Civil: imagem de blocos de madeira empilhados formando o termo "blog post"

10 blog posts do CV sobre construção civil

Como a tecnologia impacta a indústria de construção?

Notícias da Construção Civil: imagem de uma mulher usando EPIs, com um notebook nas mãos.

Em 2022, a construção civil registrou um crescimento de 2%, e com os investimentos em tecnologia das incorporadoras e construtoras tendem a crescer ainda mais em 2023. Somando ao engajamento na projeção de construções que proporcionam qualidade de vida o mercado irá trazer diversas inovações e tendências para esse ano.  

Segundo a Câmara Brasileira da Industria da Construção o mercado poderá apresentar uma alta de 4,5%, isso significa um impulso na economia nacional e uma estabilidade nos preços. Como as reformas e construções de empreendimentos estarão em alta, é preciso conhecer quais são e por que se tornaram investimentos tão buscados. 

É preciso destacar que houve um aumento nas demandas de projetos na planta que interligam tecnologia e sustentabilidade. Além disso, o consumidor está cada vez mais preocupado com empreendimentos que proporcionem qualidade de vida e um canteiro de obras preocupado com o meio ambiente e com a equipe que opera nele.  

Compreender como essas inovações acrescentam no mercado é um diferencial impactante para o posicionamento da sua marca na indústria. Entendeu como as notícias sobre o mercado de construção civil impactam diretamente na produtividade e investimentos da sua empresa?  

Para auxiliar o seu aprendizado, trouxe uma lista que pode ajudá-lo a conhecer mais sobre o que irá ser cada vez mais buscado pelo cliente 4.0

Descubra o que as grandes construtoras do Brasil têm em comum.

Bônus: Tendências do mercado 

Como surgiram essas inovações?

O comportamento do consumidor impacta diretamente na indústria de construção civil e imobiliária, por isso é essencial que as notícias cheguem até os incorporadores e gestores. Isso colabora para um planejamento e uma execução bem-sucedidos e lucrativos

Como estamos em uma etapa pós-pandêmica a maioria das buscas é feita por sites e anúncios no Google Ads, então, é de extrema importância que as construtoras não apenas busquem notícias do mercado civil, mas apliquem esse conteúdo em seus projetos. 

Além das tendências acima, a construção de casas pré-fabricadas com essa aposta sustentável, reduzem os custos com materiais, mão de obra e estratégias de logísticas práticas. Com isso, a sua empresa precisa conhecer esse setor da indústria e pontuar quais os empreendimentos que podem envolvê-lo.  

Conhecimento é poder, e na construção civil ele se torna o maior aliado da incorporadora. Quem se informa está sempre preparado para lidar com possíveis oscilações e imprevistos, traçando planos e investindo no que está em alta. 

O ESG: outra revolução do mercado

O Environmental, Social and Governance é uma tendência que precisa ser conhecida pelas incorporadoras e se refere aos avanços do mercado em relação aos desafios sociais da atualidade. Você conhece esse conceito? 

Compreender o conjunto de padrões e boas práticas que podem definir como o consumidor irá responder aos empreendimentos da sua empresa. Aprender sobre consciência social, sustentabilidade e gestão de qualidade estabelece como a sua marca se desenvolverá junto com as revoluções de consumo e mercado.  

Os conceitos ambientais do ESG desenvolvem-se em três bases: meio ambiente, social e governança. Esses são critérios que irão entender e medir se a sua empresa possuí sustentabilidade empresarial, ampla perspectiva de análise de negócios lucrativos e métricas financeiras. 

Por que é importante entender esse conceito? Se a construção civil impulsiona a economia, essa deve estar de acordo com os interesses de investimento e consumo. É por isso que compreender sobre a estratégia ESG define a organização da empresa e reitera o propósito de engajamento social e lucrativo dela. 

O ambiental, social e governante irá demonstrar para o consumidor 4.0 que a empresa possuí consciência da influência que exerce. Compartilhar os valores e preocupações diante dos ecossistemas que integram o relacionamento empresa-cliente é o que valida a sua empresa e expõe o seu diferencial no setor.  

Agora que informei sobre esse conceito, você compreende como é importante estar sempre atualizado dentro desse imenso mercado inovador? Ainda tem mais, tanto sobre o ESG, quanto sobre o motivo de buscar cada vez mais informações sobre as inovações da construção civil

Trago uma outra forma de manter-se informado de qualquer lugar e a qualquer momento, demonstrando como a tecnologia funciona a favor da informatização e aprendizado.

Novamente, acompanhar essas inovações, as taxas da inflação e juros, a imprevisibilidade do cenário eleitoral mundial e os impactos que causam na economia colaboram com as estratégias de planejamento adequadas a cada momento do mercado

Estabeleça suas fontes de conteúdo e aposte em blogs como o CV, que mantém atualizações semanais e encaminha-o para informações fundamentais para a atualização e disponibiliza diversas dicas para impulsionar a sua empresa no ramo da construção civil

O que você aprendeu até aqui

O que são blog posts?

São artigos disponibilizados em um blog que apresentam uma série de informações sobre determinados temas. Além disso, os blogs posts trazem palavras-chave e auxiliam na procura por informações. 

Qual a importância de se informar sobre construção civil?

Esse setor influência a economia do país e está sempre sendo atualizado. Para investir é preciso conhecer as tendências e avanços tecnológicos, de empreendimentos e materiais que essa proporciona.

Como as notícias do setor de construção interferem no mercado?

As notícias proporcionam atualizações diárias, semanais ou mensais sobre o andamento do mercado. Os dados, taxas e tendências apresentados possibilitam aos investidores construir estratégias que irão impactar o mercado e a economia.

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração