Negócios lucrativos na construção civil: Conheça 6 tipos

Negócios lucrativos na construção civil são muito mais do que arranha-céus e residenciais. 

Como uma das principais potências econômicas do país, o setor de construção está constantemente associado apenas ao conceito de empreendimentos. A questão é: existem outras formas de obter lucros dentro da construção civil? 

A resposta é: sim. Existem múltiplas formas de se investir e conquistar espaço lucrativo no setor, muito além de construir moradias padrões ou até mesmo luxuosas e com projetos arquitetônicos modernos. 

É por isso, que irei abordar nesse artigo o que são negócios lucrativos e quais são esses na construção civil. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

O que são negócios lucrativos na construção civil? 

Negócios lucrativos na construção civil: imagem de um notebook em primeiro plano, com alguns gráficos. Em segundo plano, em desfoque, dois homens apertando as mãos.

O setor de construção civil, ao contrário do que se imagina, não se limita à estruturação de empreendimentos residenciais e comerciais em modelagens antigas. As inovações e modernidades impactaram o mercado e transformaram o conceito de lucratividade. 

Os negócios lucrativos na construção civil, atualmente, não se amparam apenas em moradias e enormes prédios empresariais. As formas de obter lucro estão associadas a diversos fatores e a utilização da tecnologia e matérias sustentáveis são algumas delas. 

A lucratividade corresponde ao aproveitamento de tendências, demandas e ofertas de serviços altamente buscados. Lucro é dinheiro, mas é, principalmente, o resultado da capacidade de enxergar uma oportunidade a atingir um objetivo. 

As ideias de negócios lucrativos pelo SEBRAE, expõem cinco tendências  para o ano de 2023. Nesse artigo, irei expandir os conceitos de lucratividade no mercado da construção civil

Construtechs

Os investimentos em tecnologia potencializam as ações do mercado e tornam empreendimentos lucrativos. As construtechs incorporam as inovações às otimizações de aprimoramento de múltiplos processos do setor de construção civil. 

As tecnologias que desenvolvem soluções para construtoras visam o aumento da eficiência, redução de custos, ampliação da sustentabilidade e a resolução inteligente para desafios encontrados na indústria. Foi a partir disso que a gestão de projetos se tornou ágil, eficiente e colaborativa

Os negócios lucrativos na construção civil passaram a se alinhar aos conceitos de realidade virtual e aumentada e a modelagem de informações da construção. Isso porque essas ferramentas de visualização e simulação disponibilizam uma percepção detalhada sobre o projeto assim como o design, manutenção e coordenação da construção. 

A Impressão 3D também é uma forma de utilizar a tecnologia em favor das construtoras. Com essa ferramenta é possível explorar e construir estruturas com materiais específicos de maneiras ágeis e assertivas. 

Projetos Sustentáveis

Negócios lucrativos na construção civil: imagem vista de cima de uma mesa. Vemos as mãos de algumas pessoas olhando mapas de terrenos.

Atualmente, os negócios lucrativos na construção civil estão ligados à sustentabilidade. Com a constante preocupação com o meio ambiente, os projetos sustentáveis se tornaram uma tendência

A conscientização sobre ecologia trouxe para o cenário do mercado imobiliário uma busca por projetos como os de casa sustentável. O investimento nesse nicho tende a atrair clientes e potencializar as vendas. 

Além disso, os empreendimentos pautados em sustentabilidade tendem a ser bem aceitos e o setor de construção tem uma oportunidade de investimento assertivo e rentável. Isso porque a construção modular traz o conceito sustentável alinhado à redução de custos e de tempo em uma obra. 

Esse nicho não se ambienta apenas em moradias, mas é aplicável em prédios empresariais. As paredes vivas, telhados verdes e painéis solares, além de serem práticos, modernos e sustentáveis, podem ser uma ótima opção de negócio lucrativo na construção civil.

Você também vai se interessar por Mobilização e Desmobilização de Obras.

E-commerce de Materiais Ecológicos

Seguindo esse tópico sobre negócios lucrativos na construção civil o investimento em e-commerce de materiais ecológicos é uma crescente no Brasil. A criação de lojas virtuais potencializa o alcance da marca e também diminuem os custos com espaços de exposição físicos. 

Um e-commerce de sucesso entende o público-alvo, suas necessidades e tendências de consumo. Isso colabora com a construção de estratégias que otimizam e impulsionam a empresa no mercado. 

A aposta em materiais ecológicos está indo de encontro com as revoluções de consumo e buscas por negócios alinhados ao conceito de sustentabilidade. Para ampliar essas ações de compra é preciso entender e trabalhar o marketing digital

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Estratégias e técnicas voltadas para a jornada de venda tem o objetivo de criar um design atrativo e expressar visualmente a preocupação com o meio ambiente e, é claro, com o consumo consciente. Além disso, o marketing digital é essencial para reduzir custos e aumentar a assertividade dos produtos. 

Consultorias

Os negócios lucrativos na construção civil não são necessariamente ligados à produção de bens imóveis, existem outras formas de lucrar nesse nicho. Uma dessas é explorar o empreendedorismo na engenharia.  

A palavra empreendedorismo está ligada ao processo de identificar oportunidades, criar e desenvolver um projeto. É transformar uma ideia em negócio e lucrar através da criação, organização e gestão desse. 

O mercado imobiliário e de construção têm inúmeras especificidades e etapas a serem cumpridas antes das entregas dos empreendimentos. O consultor oferece uma assistência para a assertividade do empreendimento, investimento em localidades em desenvolvimento e precisão de prazos. 

Com a consultoria, os profissionais lucram e potencializam a lucratividade das empresas. Isso porque o aconselhamento especializado é bem remunerado e viabiliza um retorno de investimentos ainda maior do que o objetivado no início do projeto. 

Startups

Negócios lucrativos na construção civil: imagem de uma sala de reunião com algumas pessoas em volta da mesa com notebooks e gráficos na tela.

As startups são a nova moda empresarial e podem ser um ótimo investimento e uma forma ágil de incentivar o uso da tecnologia na gestão do dia a dia. Essas empresas utilizam softwares que possibilitam a integração, expandem a escalabilidade e potencializam as resoluções de problemas 

Essas empresas são pautadas em inovação que impulsionam o espaço de negócios lucrativos na construção. As startups têm uma cultura focada na resolução de problemas apresentados pelos clientes e isso colabora com a eficácia das entregas. 

Além disso, esse modelo empresarial tende a escalar, em estrutura de gestão e desenvolvimento interno, de forma ágil. Isso porque são construídas com base em inovações e modernizações, sendo adaptáveis e criativas. 

As startups voltadas para a construção civil podem abranger a criação de softwares de gerenciamento até a automação de tarefas específicas promovidas por máquinas robotizadas. Ambas viabilizam a potencialização da eficiência do projeto e a redução de seus custos. 

Franquias

Outro modelo antigo de explorar negócios lucrativos na construção civil são as franquias. Ao contrário de uma empresa de construção civil residencial, esse modelo de construção tem um molde pré-projetado e oferece um padrão de operação. 

Oferecer suporte e estratégias de projeção para essas construções é uma ótima oportunidade de lucrar de forma contínua e baseada em dados. Nesses modelos de construção os projetos são feitos pelas empresas franqueadoras e os franqueados não alteram as ideias arquitetônicas

Dessa forma o trabalho da construtora se torna ágil, já que a responsabilidade sobre o projeto é da empresa que fornece o modelo de franquia. Esses negócios incluem a modelagem dos métodos operacionais e do treinamento do franqueado e seus colaboradores. 

É preciso ressaltar que, apesar de serem modelos já projetados, cada franquia possuí características únicas e deve-se ter atenção aos detalhes e especificidades das estruturas e acomodações. Apesar disso, é um dos negócios lucrativos na construção civil que mais tem saída em metrópoles e grandes cidades. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração