Casas Pré-fabricadas: Vale a pena investir nesse tipo de construção?

A tendência de casa pré-fabricada está ganhando cada vez mais espaço no setor imobiliário. 

Com o comportamento dos consumidores mudando, as inovações foram se tornando uma parte essencial para o crescimento do mercado de imóveis. Oferecer opções sustentáveis, práticas e assertivas é o que transforma o desenvolvimento de uma incorporadora ou construtora. 

Assim, surgiram conceitos como o de moradias pré-fabricadas, pautadas em estruturas montáveis e movíveis. Muito além de saber quanto custam as casas pré-fabricadas de madeira, por exemplo, é preciso definir o que elas são e como funcionam dentro do mercado. 

As construções pré-fabricadas podem ser comumente associadas à construção modular, entretanto, apesar do método de aplicação modular fazer parte da carteira de opções desse segmento, não é o único. Por isso, irei explicar as definições e os benefícios de investir em uma casa pré-fabricada.

O que são Casas Pré-fabricadas?

Casas Pré-fabricadas: imagem de uma mesa com algumas peças de madeira e pinceis de tinta. Em destaque, a miniatura de uma casa de madeira.

As construções atuais estão cada vez mais tecnológicas e estabelecendo uma tendência de revolução diante do processo e execução das obras. Com isso, os meios de desenvolvimento de uma habitação se tornaram práticos, assertivos e otimizados, criando sistemas como os de construções pré-fabricadas, mas afinal o que seria uma casa pré-fabricada? 

As casas pré-fabricadas são armações projetadas para a montagem no local de realização da construção. As peças, ou módulos, que definem como essa obra irá se desenvolver são especificamente feitas “sob medida” de acordo com as características, necessidades e utilidades do projeto. 

Produzida industrialmente, essas estruturas exigem um projeto específico e excelência na execução das peças que irão compor a propriedade. Assim, é necessário que os profissionais contratados para a montagem tenham especialização nesse tipo de estruturação, além de seguir as orientações do fabricante. 

Quando se trata de casa pré-fabricada, diversidade é a palavra-chave. Isso porque as características base desses projetos possibilitam mais de uma forma de execução e utilização, como veremos logo mais. 

Características de uma Casa Pré-Fabricada

Os materiais utilizados para a elaboração das casas pré-fabricadas precisam estar de acordo com a usabilidade e agilidade do transporte. Portanto, essas estruturas são comumente feitas com madeira, aço e concreto

As paredes, tetos, pisos e outras configurações de uma habitação são milimetricamente projetadas para se encaixarem e garantirem a qualidade e durabilidade da propriedade. Assim, as formas de executar o projeto poderão depender tanto da matéria-prima utilizada, quanto da especificação da construção. 

Por exemplo, se a casa pré-fabricada for projetada em módulos separados, a montagem será feita apenas no local de obra, o mesmo vale para as estruturas de painéis individuais. Essas são originadas da madeira, concreto, aço e até mesmo de materiais plásticos e vidros reutilizados. 

Você deve estar se perguntando se as casas de madeira pré-fabricadas podem ter mais de um andar, devido a sua estrutura. A resposta é: Sim! Essas podem ser fabricadas a partir módulos individuais, que serão empilhados no canteiro de obras. O principal é obter um projeto que possibilite essa execução e que assegure a usabilidade do imóvel a longo prazo. 

Quais os modelos de Casa Pré-fabricada?

Casas Pré-fabricadas: imagem de uma mulher segurando uma maquete de madeira de um imóvel.

Por se tratar de uma ação industrial, as casas pré-fabricadas contam com modelos de projeto bastante característicos. Isso não significa que as opções são limitadas, muito pelo contrário. 

As variedades arquitetônicas podem ser destacadas pelas construções: 

  • Contemporâneas: design detalhado, harmonizada em linhas limpas e utilizando muitas peças de vidro combinadas ao aço
  • Tradicionais: design clássico, retornando ao conceito de casas antigas com a aplicação de métodos modernos de construção. 
  • Eco-Friendly: design e projeção através de materiais sustentáveis e pautado em eficiência energética
  • Tiny House: design simples para pequenas construções que viabilizam a minimização da utilização de propriedades e a inteligência ambiental
  • Floating Home: design especialmente projetado para residências que serão construídas sobre a água. 

Esses são apenas alguns dos exemplos das propostas de casa-pré-fabricada, existem inúmeras combinações e formas de utilizar os materiais e os layouts dessas construções. Tudo depende da preferência do cliente e das possibilidades do solo e da própria estrutura. 

Benefícios da Casa Pré-fabricada

Casas Pré-fabricadas: imagem de uma lâmpada numa superfície plana. Ao lado da lâmpada, o contorno de uma casa de madeira em cima de alguns cadernos em branco.

No mercado imobiliário a expansão e inovação são palavras-chaves. Com tendências se moldando é preciso estar atento aos benefícios que cada construção poderá trazer tanto para as incorporadoras e construtoras, quanto para os clientes. No caso das casas pré-fabricadas existem múltiplas vantagens na adesão desse método construtivo. 

Essas estruturações podem oferecer a potencialização de várias ações, principalmente a diminuição de tempo. É claro que a localização e o método de aplicação serão importantes para garantir a assertividade da obra, por isso é importante que o cliente pesquise, visite o fabricante, avalie a qualidade e defina o estilo que se adeque ao seu perfil

Agora que você já entende quais as características de uma casa pré-fabricada irei explorar quais são os benefícios de investir nesse tipo de construção. Vamos nessa? 

Economia de tempo e Controle de Qualidade

A vantagem mais expressa de uma construção pré-fabricada é o tempo de execução de obra, que acaba sendo muito menor do que o de construções tradicionais. Com os módulos sendo fabricados simultaneamente e o transporte eficiente, o tempo gasto na montagem é extremamente menor ao da finalização de uma obra comum. 

Outro benefício é a possibilidade de controlar a qualidade de forma assertiva e rigorosa. Por serem feitos pela indústria de construção fabricada, as condições de supervisionamento mantém a precisão e o desenvolvimento seguro e montagem alinhada após a entrega.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Diminuição de Desperdício

Uma casa pré-fabricada amplia o controle sobre a utilização de matérias-primas, reduzindo o desperdício e aumentando a possibilidade de reutilização. Como o mercado tradicional acaba produzindo uma grande quantidade de resíduos, as construções industriais se posicionam como uma solução para essa ação. 

Através da eficiência do processo de fabricação, a indústria da construção civil consegue comprimir o gasto em materiais, os impactos ambientais e promover a conscientização da utilização de espaços e produtos. 

Redução de Custos

O custo de uma construção de alvenaria tradicional de pelo menos 100 m² pode partir de 200 mil até mais de milhões de reais. Já a finalidade de qual o valor de casas pré-fabricadas irá variar de acordo com as matérias-primas utilizadas e o tamanho do projeto. 

Em média, os valores das construções fabricadas podem variar entre 40 mil para pequenos espaços, até mais de 200 mil. Pode-se considerar que as casas pré-fabricadas são bastante acessíveis e têm a vantagem de deterem um processo de fabricação eficiente, agilidade no tempo de construção e compra em grande escala

Esses fatores reduzem, consideravelmente, os custos finais dessas propriedades em comparação às construções comuns. 

Sustentabilidade e Eficiência Energética

Como a sustentabilidade cada vez mais buscada por consumidores do mercado imobiliário, uma casa pré-fabricada acaba sendo a opção mais viável. Isso porque a forma de construção dessas recorre ao uso de materiais reciclados, utilização de tecnologia verde, além do método de construção menos impactante ao solo e ao meio ambiente

Alinhado a isso, os modelos dessas estruturas são feitos para ampliar a eficiência energética. Isso ocorre através da incorporação às inovações de isolamento, sistemas de inteligência, design e materiais sustentáveis que colaboram com a diminuição dos custos na utilização a longo prazo. 

Personalização e Mobilidade

As probabilidades de personalização são significativas, porque os consumidores podem escolher o design, acabamentos e layouts de suas preferências. Com uma cartela ampla de modelos e decorações é mais ágil finalizar o projeto e deixá-lo de acordo com o perfil do cliente

Outro benefício da optar por uma casa pré-fabricada e a possibilidade de desmontar e remontar as casas em novas localizações. Isso significa que além da personalização uma casa pré-fabricada pode proporcionar mobilidade ao proprietário. 

O que você aprendeu com esse artigo:

Uma casa pré-fabricada é durável? 

É sim. Esse tipo de construção é projetado especificamente para atender aos padrões construtivos e serem duráveis como as construções tradicionais. 

Quanto tempo leva para construir uma casa pré-fabricada? 

Essa ação varia de acordo com as condições do local, deslocamento e disponibilidade profissional de montagem. Porém, a agilidade é um pré-requisito dessas construções e o tempo é extremamente menor ao da construção de casas tradicionais. 

Qual é a diferença entre uma casa pré-fabricada e uma casa modular? 

As casas modulares são pré-fabricadas, mas nem toda construção desse tipo é caracterizada como modular. As opções de casas pré-fabricadas podem ir de módulos à containers a serem montados nos locais escolhidos. 

Gostou desse artigo? Fique por dentro do mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração