A importância da logística na indústria da construção civil

logística na indústria da construção civil

A importância de soluções em logística na indústria da construção civil não deve ser limitada a manter os canteiros de obras limpos e organizados. Superficialmente, a logística pode parecer desempenhar apenas um pequeno papel na construção. Mas, neste artigo, vamos mostrar que sem uma boa logística toda a cadeia corre riscos.  

Muita da responsabilidade logística na indústria da construção vem dos produtores e fabricantes de materiais. Afinal, sem os materiais, o gerenciamento da obra não seria possível. No entanto, não se deve descartar o papel que os fornecedores de soluções logísticas desempenham neste setor. 

Definida como os processos de aquisição, gerenciamento, distribuição, armazenamento e expedição de materiais, a logística é crucial para atender as entregas necessárias para os canteiros de obras. Mais do que isso, ela também é importante para ajudar no aumento da produtividade, na diminuição da produção de resíduos, no armazenamento de materiais com eficiência, na segurança do ambiente de trabalho e na melhora da colaboração entre os principais participantes.  

 

Qual a importância da logística na indústria da construção civil? 

Entre os diversos benefícios que uma boa logística pode trazer para as empresas do setor, os principais são: 

  • Melhor gerenciamento de resíduos 
  • Entregas consistentes 
  • Armazenamento eficiente de materiais 
  • Área de trabalho mais segura 

Vamos entender melhor cada um deles. 

 

Melhor gerenciamento de resíduos 

Os canteiros de obras produzem uma grande quantidade de resíduos. Embora muitos fatores possam ser atribuídos a isso, um dos principais culpados é a falta de gestão.  

Materiais como excesso de concreto, madeira, canos cortados e outras substâncias indesejadas servem como exemplo. Estes podem ser facilmente espalhados pelo local de trabalho. Se os funcionários do local não tiverem uma orientação adequada, eles não saberão como descartar resíduos, reutilizar materiais e reciclar, se possível. 

É aqui que uma das funções mais importantes na logística pode ser claramente identificada. Através de uma boa gestão de logística, é possível coordenar os trabalhadores e planejar uma estratégia sólida para gerenciar todos os diferentes tipos de resíduos produzidos no local. Isso não apenas ajuda a manter a área organizada, mas também permite que todos os funcionários se concentrem em suas operações principais. 

 

Entregas consistentes 

Aliadas a um gestor de projetos experiente e profissional, as soluções logísticas também são essenciais na aquisição de todos os materiais de construção necessários para uma determinada obra.  

Serviços de transporte, como caminhões, guinchos e similares, são as unidades que podem abrigar e transportar diversos materiais, como vigas, tubos, componentes de andaimes, chapas e uma variedade de outros acessórios e peças grandes. Sem eles, pode ser bastante difícil para qualquer trabalho de construção começar sem problemas. 

Normalmente, o gerente de logística e o gerente de projeto estão coordenados para garantir que todos os materiais necessários para uso sejam entregues no prazo e sem danos. Eles também devem garantir que não haja itens ausentes nas entregas. 

Em canteiros de obras mal administrados, é fácil que os materiais faltem em quantidade e qualidade. Ao investir em serviços de logística, a indústria da construção pode evitar esse tipo de problema. 

 

Armazenamento eficiente de materiais 

Existem alguns casos em que os materiais de construção não são necessariamente armazenados no canteiro de obra. Em vez disso, eles estão alojados em uma instalação localizada nas proximidades. Isso é adequado para locais de pequeno porte e que podem não ter os recursos de armazenamento adequados para os equipamentos, maquinário pesado e uma variedade de outros itens de construção. 

A situação acima é um excelente exemplo da importância de incorporar a logística em qualquer tipo de obra, seja ela de pequena, média ou grande escala. A gestão logística permite que a indústria conduza todas as melhores práticas de manuseio e armazenamento de materiais para garantir que o local de trabalho seja eficiente e organizado. 

Mesmo que os materiais tenham que ser adquiridos no mesmo dia, a logística adequada garante que todas as demandas do trabalho sejam atendidas naquele período de tempo. Não deve haver comprometimento na velocidade das entregas, mesmo que haja a necessidade de carregar, descarregar e transportar meticulosamente uma variedade de materiais estruturais de um lugar para outro. 

 

Área de trabalho mais segura 

logística na indústria da construção civil

Tanto quanto possível, todas as partes interessadas envolvidas em um trabalho de construção cuidam para que não haja riscos de segurança durante a duração do projeto. Isso é feito garantindo que todos os funcionários estejam seguindo implementações rigorosas de saúde e segurança. Eles também são obrigados a usar equipamentos de proteção individual e de segurança no trabalho. 

Dito isto, a segurança também é um aspecto da indústria da construção em que a logística se concentra. Além de monitorar constantemente a entrada e saída adequadas de equipamentos e componentes construtivos, ela também monitora a segurança dos funcionários e do local como um todo. 

Para evitar acidentes nos canteiros de obras, empreiteiros, gerentes de obra e todos os funcionários presentes devem estar em constante coordenação com os serviços de logística que possuem. Esses grupos são sempre lembrados de quaisquer políticas de segurança e são até obrigados a passar por mais treinamento de segurança antes de iniciar o trabalho. 

 

A importância da logística na indústria da construção civil 

Neste guia simples, você aprendeu a importância das soluções logísticas na indústria da construção. Prioritariamente, esses serviços são responsáveis ​​por levar as ferramentas e materiais de construção certos para os pontos de destino corretos. 

Mas os benefícios vão além disso. Eles também são usados ​​para garantir a segurança, manter a eficiência, melhorar as práticas de armazenamento e reduzir a quantidade de resíduos produzidos por diferentes atividades. O papel que desempenham na indústria é inestimável. Portanto, os muitos benefícios positivos que eles têm em gestão, planejamento e transporte, para este setor, não devem ser subestimados. 

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!   

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração