Drones na construção civil e as mudanças na indústria

Mão segura drone

Drones. Você já ouviu falar deles e os viu em todos os lugares. Seja voando ao redor de uma sala ou capturando imagens aéreas exclusivas, os drones oferecem vastas possibilidades e aplicações – inclusive no mundo da construção civil. 

Nos últimos anos, os drones se tornaram uma das tendências de construção mais atraentes. A indústria experimentou um crescimento de 239% no uso de drones ano a ano, maior do que qualquer outro setor comercial. Seu ponto de vista aéreo e capacidade de coleta de dados os tornam uma ferramenta viável, oferecendo benefícios que vão desde a segurança no local até o monitoramento remoto. 

Em particular, os benefícios da tecnologia de drones revolucionaram todo o ciclo de vida do projeto, desde o início até o encerramento. Fotos, vídeos e imagens de drones são usados ​​para definir projetos, acompanhar o progresso da construção e fornecer atualizações em tempo real. 

À medida que a indústria cresce e os projetos de construção se tornam mais complexos, o uso de drones na construção continuará a disparar. Neste artigo, o Blog do CV vai mostrar como esses dispositivos futuristas estão transformando o setor. 

 

Como os drones são usados ​​na construção?

Com sua gravação de dados em tempo real e vantagem aérea, os drones podem melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar o fluxo de trabalho. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os drones são usados ​​na construção: 

  • Mapeamento topográfico e levantamento de terra  
  • Rastreamento de equipamentos 
  • Monitoramento remoto e relatórios de progresso 
  • Vigilância de segurança 
  • Segurança do pessoal 
  • Inspeção e fotografia da estrutura 

 

Mapeamento topográfico e mapeamento de terra 

Drones: homem controla drone em terreno

A consulta de mapas topográficos é essencial ao planejar projetos de construção complexos e de grande escala. Eles podem revelar erros caros em projetos inadequados para certos terrenos. 

Embora os mapas topográficos sejam úteis, eles são caros e levam muito tempo para serem produzidos. Por isso, os mapas nem sempre são atualizados durante o início de um trabalho. 

Devido à sua capacidade de mapear grandes quantidades de terra, os drones podem reduzir exponencialmente o tempo gasto na visualização da topografia de um local. Isso ajuda a manter o projeto dentro do cronograma e do orçamento e garante a precisão antes do início do projeto. Reunir essas informações pode ajudar a determinar a viabilidade e auxiliar no projeto. 

Além disso, as imagens de alta resolução produzidas por drones podem ser manipuladas em modelos 3D, permitindo que a equipe de construção identifique desafios durante a pré-construção e detecte erros no escopo, economizando tempo e dinheiro a longo prazo. 

 

Rastreamento de equipamentos 

É um problema que quase todo gerente de projeto já enfrentou – perder o controle de onde o equipamento está localizado em cada local de trabalho. Geralmente, há uma tonelada de planilhas longas envolvidas que podem se transformar rapidamente em um pesadelo do Excel. 

Com um drone, esse mesmo gerente pode fazer um sobrevoo e avaliar rapidamente se o equipamento está onde precisa estar. Eles também podem reconhecer rapidamente se um equipamento que deve ser encerrado ainda está no local, evitando custos de extensão acidentais caros. 

O mau funcionamento do equipamento é outro problema comum. A funcionalidade de gravação dos drones pode ser usada para identificar problemas remotamente e fornecer representações visuais que auxiliam na comunicação desses problemas.  

Os operadores podem enviar facilmente dados gravados para técnicos de reparo em empresas de aluguel de equipamentos para diagnósticos mais rápidos e precisos antes mesmo de chegarem ao local de trabalho. 

 

Monitoramento remoto e relatórios de progresso

Pessoa controla drone no ar

Outra característica valiosa dos drones de construção é a visibilidade que eles podem fornecer aos clientes. Os drones podem produzir vistas aéreas impressionantes e dar aos clientes uma noção da progressão do projeto, especialmente quando eles não podem estar fisicamente presentes em um local. Isso ajuda a garantir aos clientes que seus gastos estão sendo utilizados de forma eficiente. 

Além das comunicações com o cliente, os drones podem melhorar a colaboração interna das equipes enviando informações para o software conectado durante os sobrevoos. Equipes de projeto, engenheiros, gerentes de construção, trabalhadores e proprietários podem acessar os dados simultaneamente, acompanhar o projeto e detectar eventuais erros que possam ter ocorrido. 

Os drones também podem criar uma trilha valiosa de documentos que as equipes podem acessar posteriormente. 

 

Vigilância de segurança

Se você já teve um equipamento roubado, sabe como isso pode ser devastador. Ter um elevador de lança ou escavadeira roubado pode deixar um prejuízo de milhares de reais. A segurança do equipamento é, portanto, um componente muito importante do gerenciamento de um trabalho. 

Um operador de drone pode realizar um sobrevoo para ver rapidamente se um equipamento está em um local seguro o suficiente. Eles também podem usar a câmera de vigilância para ver se pessoas não autorizadas estão no local. Isso pode ajudar a evitar danos ou roubos e identificar quaisquer invasores. 

 

Segurança do pessoal

A segurança do trabalhador é uma das principais prioridades da maioria das empresas de construção. Os trabalhadores geralmente precisam subir em plataformas instáveis ​​e navegar em condições perigosas ao fazer medições manuais. Os drones podem substituir os trabalhadores nessas situações e mitigar os riscos que os trabalhadores da construção enfrentam em campo. 

Os gerentes de construção também podem usar câmeras de vídeo de drones para monitorar o local de trabalho quanto a questões de segurança, garantindo que os trabalhadores estejam devidamente equilibrados e que nenhuma estrutura ou equipamento esteja solto ou instável. 

 

Inspeção e fotografia da estrutura

Substituindo máquinas pesadas e andaimes volumosos, os drones podem fornecer uma inspeção crucial. Eles podem voar em torno de estruturas para verificar a estabilidade e obter imagens de alta resolução para análise. Os sensores térmicos podem detectar vazamentos de calor, pontos frios e quaisquer problemas elétricos. Esse nível de garantia de qualidade ajuda no relacionamento com o cliente a longo prazo. 

Os drones também podem ser usados ​​para manutenção planejada de estruturas de grande escala, como pontes, torres, telhados e andaimes. Uma tarefa que levaria uma equipe inteira de topógrafos seria realizada em apenas algumas horas com um operador de drone. 

 

O futuro dos drones de construção

Drones: homem controla drone branco

Embora os drones na construção não sejam novos, as empresas de construção estão adotando-os mais rápido do que nunca. Quer estejam sendo usados ​​para realizar levantamentos terrestres ou para rastrear equipamentos, os drones estão se mostrando inestimáveis ​​para o campo. 

À medida que a tecnologia avança, os drones poderão assumir mais tarefas de construção do que nunca. Isso inclui o transporte de materiais e cargas pesadas, o uso de sensores de mapeamento 3D, braços robóticos e conta-gotas de extinção de incêndio, por exemplo.  

A tecnologia dos drones também está avançando em outras áreas. No futuro, os drones provavelmente serão capazes de direcionar e guiar veículos autônomos. A Amazon e outros fabricantes testaram sistemas que combinam drones com carros autônomos e caminhões de entrega, e uma tecnologia semelhante pode ajudar no transporte de materiais de construção e no direcionamento de veículos de construção. 

Os recursos atuais dos drones permitem que eles reduzam custos, tempo, risco e mão de obra, melhorando o fluxo de trabalho, a precisão, a comunicação e a eficiência. Se essas tecnologias forem implementadas em larga escala no futuro, elas apenas agilizarão ainda mais o ciclo de vida da construção. 

Embora o impacto dos drones na indústria da construção ainda esteja em desenvolvimento, eles já estão revolucionando o setor e mudando a forma como os projetos de construção são tratados.  

 

Você já conhece o CV?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração