Dia do Engenheiro Civil: conheça a data e o maior evento sobre o tema!

O dia do engenheiro civil é uma das comemorações sobre os inúmeros profissionais do mercado imobiliário. 

Sabe-se que o setor de construção e o imobiliário contam com uma ampla quantidade de profissionais que o desenvolvem diariamente. Cada pessoa que faz parte desses é extremamente importante. 

O desempenho dos engenheiros civis é uma das principais bases de construção assertiva de um empreendimento. Por isso, irei abordar um pouco da história da engenharia e a importância de comorar o dia desse profissional. 

Desejo um feliz dia do engenheiro civil para todos os profissionais que colaboram com a evolução do mercado imobiliário.

Sumário

Dia do Engenheiro Civil: Por que é importante celebrá-lo?

Dia do Engenheiro Civil: imagem de um homem e uma mulher num canteiro de obras, olhando para um notebook.

No Brasil, diversas profissões têm datas específicas para relembrar a importância delas no sistema econômico-social. Como a Engenharia Civil é fundamental para o desenvolvimento do mercado imobiliário, o dia do engenheiro civil se tornou uma celebração aos profissionais que impulsionam o setor

No dia 25 de outubro é celebrado o dia do engenheiro civil, e desde 2016, toda a Engenharia do Brasil comemora, oficialmente, a data. Mas afinal por que seria tão importante instaurar um dia específico para essa profissão

As datas constitucionais que determinam um dia específico de comemoração são comuns no calendário nacional. E não seria diferente com o dia da engenharia e o dia do engenheiro civil

Portanto, irei fazer um breve resumo sobre a história da engenharia e como o dia do engenheiro foi instaurado. 

História de engenharia civil

Para falar sobre o dia do engenheiro civil é preciso desenvolver a história dessa profissão. A sociedade tem milhares de anos de desenvolvimento tecnológico, e isso começou com as civilizações antigas e a construção civil

Passando primeiro pelos egípcios com as primeiras construções de enormes pirâmides e a técnica de inclinação dos blocos de pedra e a utilização de rampas. Após a invenção dos romanos de projetarem estradas, aquedutos, pontes edifícios que resistiram ao tempo a evolução arquitetônica se desenvolveu. 

A Idade Média trouxe catedrais exuberantes e o Renascimento delineou a simetria e harmonia estética, com notáveis obras da engenharia sendo expostas, como por exemplo a Cúpula da Basílica de São Pedro. A expansão de ambientes urbanos devido à Revolução Industrial levou a engenharia civil a projetar ferrovias, estradas, pontes e sistemas de saneamento em um tempo ágil. 

Os séculos 19 e 20 marcaram a utilização de novos materiais, como o ferro, e a criação de outras técnicas de construção, principalmente devido às enormes estruturas projetadas. Chegando ao nosso século, a engenharia civil cresce cada dia mais em torno da sustentabilidade e da utilização e evolução dos materiais sustentáveis

Como se definiu o dia do engenheiro civil?

Dia do Engenheiro Civil: imagem de fundo amarelo. Ao lado direito, um capacete de proteção, uma trena, um lápis e uma planta de imóvel.

Datas comemorativas estão bastante ligadas a celebrações do catolicismo, e no dia do engenheiro civil existe a influência de uma data importante para esse sistema. A questão sobre a instituição de um dia do engenheiro civil atravessa a história da engenharia no país e o patrono da profissão foi um engenheiro reconhecido postumamente. 

Um Frei Paulista, chamado Antônio de Sant’Ana Galvão foi o idealizador e construtor de um Mosteiro, localizado no bairro da Luz, na cidade de São Paulo. Esse foi canonizado pela igreja católica em 2007, e em 2008 foi titulado como engenheiro honoris causa, em uma homenagem realizada pelo Crea-SP

Após esse reconhecimento, houve a proposta de instituir-se o dia do engenheiro civil no mesmo dia em que o frade foi canonizado. O que se comemora no dia 25 de outubro 

segundo a Lei nº13.359

Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Frei Galvão, a ser celebrado no dia 25 de outubro de cada ano. 
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 17 de novembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República. 
A data, a partir de então, passou a integrar o calendário comemorativo brasileiro oficialmente por meio da Lei nº 12.345

A semana da engenharia 

Como expliquei a história da data e você já pode visualizar a importância desse dia para o setor de construção, irei expor um evento que contempla e celebra o profissional da engenharia. A Softplan, como um dos maiores ecossistemas de MultiSaaS, organizou um encontro especial para você engenheiro civil.

De 23 a 27 de outubro, como forma de celebrar a semana da engenharia, haverá um enorme evento com talks gratuitos e trocas de experiências sobre esse amplo mercado. As reuniões serão conduzidas por especialistas do setor, com foco no debate de tendências da indústria e em seu futuro digital

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Pensando na construção de seus conhecimentos, networking e na troca de experiências múltiplos assuntos interessantes à players da construção civil serão abordados nesse evento. É importante presenciar esse encontro, não apenas para celebra o dia do engenheiro civil, mas para enriquecer seu aprendizado individual. 

Para participar é só realizar a inscrição em cada talk, você pode participar de todos se quiser. Entre em Eventos da Comunidade Sienge, escolha sua programação e faça parte da construção de inovação do setor. 

O que você precisa saber sobre o dia do engenheiro civil:

Qual a função de um engenheiro civil?

Esse profissional desenvolve planejamentos, projetos, construções, manutenção e a gestão de infraestruturas, edifícios e sistemas que compõe uma construção.

Qual dia se comemora o dia do engenheiro civil?

Comemora-se no dia 25 de outubro, desde 2016 em território nacional. 

Qual a relação do engenheiro civil com o mercado imobiliário?

O engenheiro é um dos principais profissionais envolvidos nas construções de empreendimentos. Sua participação, ideias e aplicações de tendências são fatores que impactam diretamente no desenvolvimento do mercado imobiliário.

Engenharia Civil e o Mercado Imobiliário

Dia do Engenheiro Civil: imagem de um homem e uma mulher segurando plantas de imóvel e apontando para um andaime numa construção.

Após resumir a história da engenharia, já é possível entender um pouco da importância do dia do engenheiro civil, certo? Desde as primeiras formações da sociedade a profissão esteve presente, e com a evolução das estruturas, arquitetura e construções foi se tornando ainda mais importante. 

Além de ter participação ativa na utilização das novas tecnologias, análise de elementos e na transformação da execução da engenharia, esses profissionais são grandes pilares do desenvolvimento do mercado imobiliário. 

As tendências ligadas a esse setor têm impacto direto diante das inovações da construção, e consequentemente da própria engenharia. Principalmente com o desenvolvimento de materiais sustentáveis, aplicação da construção modular e de imóveis ecologicamente eficientes são exemplos da influência desse segmento no mercado imobiliário

Agora que você sabe qual é o dia do engenheiro, que tal conhecer alguns fatos sobre essa profissão? Separei um material especialmente para te ajudar nessa jornada de conhecimento.

Agora, você também verá algumas das participações do engenheiro fora do desenvolvimento das construções

Valorização de Imóveis

O dia do engenheiro é simplesmente merecido pelo papel desempenhado em múltiplas áreas do setor de construção e imobiliário. Um desses é a avaliação de propriedades, que tem como função determinar seu valor

Para desenvolver esse processo é preciso conhecer fatores de localização, a qualidade da construção, o estado de conservações e outros critérios técnicos. O engenheiro avaliador é fundamental pra impulsionar os valores mercadológicos do mercado imobiliário em um determinado local

Normas e Regulamentações

O engenheiro precisa estar a par de todas as regulamentações governamentais, estaduais e municipais para desenvolver um projeto assertivamente. Além disso, precisa conhecer e acompanhar as normas da construção civil que tanto impactam o mercado imobiliário

Essas são bases essenciais que garantem a conformidade dos empreendimentos diante dos parâmetros e leis locais e nacionais. Isso evita o atraso e embargos de obras

Infraestrutura e Acessibilidade

As infraestruturas como: estradas, redes de transporte público e serviços públicos, também são responsabilidades do engenheiro civil. A qualidade dessas obras tem impacto na valorização dos imóveis e nas áreas imobiliárias.  

A criação e manutenção de áreas como pontes e vias de acesso móvel são feitas por esse profissional. Essas são essenciais no dia a dia de todas as cidades, por isso, é importante acompanhar e melhorar essas obras tempos em tempos. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração