15 materiais sustentáveis para construção civil e arquitetura

Materiais sustentáveis: capa - homem segura maquete de imóvel e sorri

Nós vivemos numa época em que responsabilidade ambiental não é apenas importante: é indispensável. À medida que evoluímos em número e consumo, os recursos naturais se esgotam e abrem uma nova cratera no tecido social. Sabendo disso, a construção civil tem buscado se reinventar e apostar nos materiais sustentáveis como forma de sobrevivência. 

Quando você pensa em material sustentável, o que te vem à mente? Eu chutaria garrafas pet reutilizadas, recipientes de vidro reciclados e outras coisas que comumente associamos à sustentabilidade.  

Você não está errado, muito longe disso. No entanto, a produção de material alternativo vai muito além disso na construção civil. A tecnologia por trás dessa nova concepção promete valorizar o mercado e revolucionar a relação entre núcleo urbano e natureza.  

Agora, você vai acompanhar 15 materiais sustentáveis que têm feito sucesso na construção civil. Quer ficar por dentro? Confira! 

Ar-condicionado Inverter 

Materiais sustentáveis: ar-condicionado brando instalado em parede

Não é só na sua conta de luz que o ar-condicionado faz estrago. Ele também é conhecido como um grande agente poluente, tanto por seu consumo de energia quanto pelo uso do gás R22, maléfico à camada de ozônio.  

Felizmente, já existem substitutos eficientes, sustentáveis e mais econômicos. O “ar-condicionado inverter” faz uso de uma tecnologia diferente, que climatiza com maior eficácia e ainda reduz os custos no fim do mês. Nesse caso, o compressor interno é constante, diferentemente do funcionamento “liga/desliga” do ar-condicionado tradicional.  

É estimado que o consumo de energia seja até 40% menor nos aparelhos de tecnologia inverter. 

Argamassa de argila 

As argamassas cumprem duas funções distintas: uma delas é assentar e unir os blocos. A outra é recobrir as paredes para prepará-las para o revestimento.  

Para ambos os propósitos, a argamassa de argila pode substituir a de cimento convencional. Na verdade, muito além de um substituto, a argila acaba performando melhor, com resultados significativos e ótimo acabamento.  

Dentre as muitas vantagens da argamassa de argila, destacam-se a resistência à umidade e desempenho termoacústico.  

Bambu 

Materiais sustentáveis: plantação de bambu

Além de possuir um plantio de menor impacto ambiental, o bambu cresce com facilidade, apresenta alta resistência e é um material incrivelmente leve. Por esses e outros motivos, tem sido considerado um novo queridinho da construção alternativa.  

O bambu pode ser utilizado de diferentes formas, como na confecção de móveis e utensílios. Porém, na construção civil, seu uso de destaque é na cobertura de construções e até mesmo na substituição do concreto armado.  

Bioconcreto 

O bioconcreto surgiu na Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda. Embora o nome não nos dê muita ideia do que o material pode fazer, o bioconcreto vai além do que podemos imaginar.  

Bacillus pseudofirmus é o nome científico da bactéria contida no bioconcreto. Conhecido por suas habilidades regenerativas, o organismo é a fonte da grande inovação do bioconcreto: capacidade de auto selagem.  

Quando expostas a água ou oxigênio, as bactérias do bioconcreto produzem carbonato de cálcio, selando rachaduras e outras fissuras. 

Bioplástico 

Bioplástico é o plástico produzido por meio de uma ou mais fontes renováveis (mas não o confunda com o plástico biodegradável, que é aquele que, ao se degradar, produz água, CO2 e biomassa).  

Os bioplásticos se decompõem na natureza com muito mais facilidade. Além disso, exigem menos energia de produção e emitem menos gás carbônico na atmosfera após a degradação. Na construção civil, eles podem ser utilizados para revestimentos, pisos e muito mais.  

Containers 

Mulher em frente a casa feita de containers

Muito além de uma moda, o uso de containers na construção civil é uma prática que vem ganhando visibilidade a cada dia. Com materiais que já chegam prontos, os containers, a produção pode ganhar em produtividade e corte de custos com levantamento de paredes e assentamento de pisos.  

Comum no Japão e na Europa, a construção com containers chegou ao Brasil, que hoje conta com modelos do tipo.  

Ecogranito 

O ecogranito possui um nome autoexplicativo. É uma espécie de material fabricado a partir de outros resíduos resultantes da extração de granito e mármore, misturados à resina acrílica.  

Devido à grande quantidade de resina, o ecogranito possui mais flexibilidade, podendo ser aplicado sobre superfícies planas, curvas e irregulares. Além do mais, o material também pode ser utilizado para vedação, adaptando-se a diferentes substratos.  

Ecotelhado branco 

A cor branca é conhecida por sua alta capacidade de refletir a luz. Não é coincidência que o ecotelhado branco tenha justamente essa cor.  

De modo geral, a grande sacada do ecotelhado branco é a possibilidade de refletir as ondas de calor, tornando o ambiente mais arejado e ameno em sua temperatura. Produzido a partir da cerâmica, o material se mostra promissor para o futuro da construção civil.  

Eco-tijolo 

Quem vê de fora mal consegue diferenciar o eco-tijolo do tijolo tradicional. Contudo, existe sim uma grande diferença: o eco-tijolo não requer queima para ser produzido.  

Os principais materiais do eco-tijolo são areia, água, terra e cimento. Feito na prensa hidráulica, o eco-tijolo conta com o cimento para endurecer sem a necessidade de ir para o forno.  

Outra coisa interessante: geralmente, os eco-tijolos são modulares, ou seja, eles podem ser encaixados uns nos outros, sem necessidade de argamassa. Esse é outro custo que pode ser cortado do processo de construção.  

LED 

Lâmpada de LED acessa e lâmpadas incandescentes apagadas

Morar num ambiente bem iluminado é importante. Mas estar com as lâmpadas acesas o tempo todo pode trazer seus problemas, tanto na conta de energia quanto na temperatura ambiente.  

Bem, esse é o caso das lâmpadas incandescentes. As de LED, por outro lado, não emitem raios ultravioleta ou infravermelho, não geram calor e produzem energia por microchip. Não bastasse isso, as lâmpadas de LED podem durar mais de dez anos e acabam reduzindo o consumo de outros aparelhos, como iluminações secundárias e ventiladores. 

Madeira de demolição 

A madeira de demolição não tem segredo algum: trata-se do reaproveitamento de madeiras de outros projetos, agora demolidos. Contudo, apesar de não ter segredo, o uso da madeira de demolição tem muitos benefícios.  

Ela pode se tornar assoalho, revestimento, painel decorativo e muito mais! 

Replast 

Replast é a tecnologia que comprime diferentes plásticos na construção de tijolos de encaixe. Além de evitar o uso de colas e argamassas, a produção do replast não envolve fornos, evitando assim a emissão de CO2 na atmosfera.  

Por fim, o tijolo também contribui para a redução de poluição por resíduos plásticos, uma vez que os mais variados tipos de material plástico são utilizados na sua criação.  

Telhado verde 

Materiais sustentáveis: casa com gramínea nos tetos

Fonte: Blog da Arquitetura

Quem não gosta de apreciar um jardim, não é mesmo? 

Mas e se eu te dissesse que você agora pode literalmente cobrir uma casa com um jardim? Pois é, parece coisa de filme de fantasia, mas os telhados verdes não apenas existem como já são tendência na construção e arquitetação de casa.  

Basicamente, telhados verdes se constituem de uma manta drenante, uma camada de substrato e, por fim, uma camada vegetal. Claro, é essencial que o imóvel tenha estrutura para comportar o telhado verde, que pode ser formado de gramíneas rasteiras a pequenos arbustos.  

Nas grandes metrópoles, o telhado verde tem sido uma arma de combate às ilhas de calor, provocadas pelo acúmulo de prédios e ausência de vegetação nos centros. Refletindo a luz solar, os telhados acumulam menos ondas de calor e diminuem o uso de aparelhos de climatização.  

Tinta ecológica 

Tintas ecológicas utilizam exclusivamente materiais naturais, através de óleos e corantes encontrados na natureza. Dessa forma, não existe acréscimo dos derivados de petróleo ou de componentes sintéticos, o que beneficia tanto ao consumidor final como ao pintor.  

Em casos de demolição, a tinta comum gera resquícios tóxicos para a terra, enquanto a tinta ecológica se reintegra ao ambiente e não faz mal algum.  

Vidro inteligente 

Portas de vidro que se abrem para uma sacada

O vidro inteligente é uma tecnologia que te permite mudar a opacidade de um vidro com apenas um toque. Também chamado de vidro eletrocrômico, o material funciona como uma espécie de cortina tecnológica: você aumenta ou diminui a sua transparência de acordo com sua necessidade de mais ou menos iluminação. 

Além de valorizar a iluminação ambiente, o vidro inteligente também auxilia o controle térmico através da diminuição de incidência de luz solar. Dessa forma, é possível economizar em ar-condicionado e ventilador.  

Conclusão 

A gente já foi muito longe em termos de sustentabilidade. Dos pequenos complementos com a reutilização de madeira às bases da construção com bambu e plástico, se tem uma coisa que não nos falta é possibilidade de inovar.  

Nós, seres humanos, seguimos rumo à inovação, sempre. Através dela, podemos continuar edificando nossas bases, proliferando nossa história e construindo um futuro amigo do meio ambiente.  

Se você curtiu o material de hoje, compartilhe com seus colaboradores e amigos! 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração