Por que integrar com ERP é importante para a construção civil?

A integração com ERP pode ser o que uma empresa do setor da construção civil precisa, afinal, engana-se a pessoa que pensa que construção civil é um lugar para profissionais que lidam corretamente apenas com a obra em si.

É importante compreendermos que os profissionais e empresas desse ramo sejam excepcionais na gestão de seus negócios também, usando ferramentas avançadas de gestão como o próprio ERP e o integrando aos demais sistemas usados na empresa.

É justamente por esse motivo que você precisa integrar seu ERP. Vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto no decorrer desse artigo, confira todos os detalhes.

Entenda o que é a integração com ERP

Pessoa usa computador. Na tela, surgem as letras E, R e P

Antes de entender melhor a integração com ERP, é importante sabermos que a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que em uma tradução literal significa Sistema de Gestão Empresarial.

Essa é uma tecnologia que acaba contribuindo para que os gestores possam melhorar seus processos internos, integrando as atividades de diferentes setores, entre eles: recursos humanos, vendas, estoque e finanças.

Assim que as informações são centralizadas em uma única plataforma, o fluxo de dados corporativos acaba adquirindo maior fluidez sendo compartilhado com grande facilidade.

As soluções simultaneamente acabam eliminando informações duplas capazes de prejudicar em vários níveis a gestão da empresa ou mesmo do empreendimento.

Dessa forma, a solução se mantém como uma base íntegra e única, sendo que o resultado é nada mais nada menos que o acesso a insights valiosos capazes de contribuir para uma tomada de decisão certa ou equivocada sobre as decisões internas.

Veja mais sobre as vantagens da integração com ERP

Sim, sua empresa somente tem a ganhar com a integração com ERP para a construção civilsendo assim, vamos conferir quais são as vantagens de fazer uso de uma plataforma com dados centralizados:

Uso de dados alinhados e reais

Sim, pode-se dizer que a disparidade de dados na construção principalmente entre o planejamento e a execução é grande. De certa forma, isso acaba impactando de forma direta nos custos da obra e também na lucratividade dos empreendimentos.

Nesse momento, quando é realizado o processo de integração, todas essas informações são cruzadas e inteiramente integradas a todo instante.

Dessa forma, toda e qualquer variação pode ser percebida quase que imediatamente. Isso evita dados conflitantes, tornando o planejamento e acompanhamento ainda mais precisos.

Ao minimizar as perdas, é possível garantir que as demandas sejam alinhadas e cumpridas. E claramente a reputação da empresa será favorecida.

Aumento da produtividade

Soluções de automação de processos acabam ajudando a melhorar a comunicação interna entre os vários setores de uma empresa.

Elas ainda permitem um monitoramento mais próximo do rendimento da equipe, mostrando exatamente quais são os gargalos operacionais que precisam ser revistos e também aprimorados.

As informações são centralizadas

Pessoa põe mão para a frente. Acima, uma pasta e outros ícones pairam sobre a mão aberta.

A integração com ERP ajuda na centralização de várias informações complementares em apenas um lugar.

Lembrando que essa captura e organização de dados acaba se tornando pouco complexa, justamente porque é automatizada, evitando falhas humanas.

As obras se tornam dinâmicas, sendo que os relatórios são mais profissionais e detalhados, potencializando as decisões do gestor.

Ocorre a redução de custos

É bem óbvio que quanto menor for o custo operacional de uma empresa, maior será a capacidade da mesma em investir nos demais setores, tornando essa empresa um pouco mais competitiva dentro do mercado.

Se porventura a empresa gasta quase todos seus recursos para gerir o negócio, então automaticamente não sobra muito para adotar tecnologias novas, ou mesmo para contratar novos profissionais.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Sendo assim, é muito importante aderir a estratégias que ajudam a promover uma boa redução dos custos.

Dentro desse sentido, o ERP é relativamente importante justamente porque elimina a necessidade do trabalho manual em vários setores administrativos da empresa, gerando economia na contratação de mão de obra.

Maior clareza nos processos

Normalmente a rotina de uma empresa é capaz de gerar um enorme volume de processos e dados para a plataforma.

Dessa forma, fica um pouco mais difícil manipulá-los virtualmente. Ao fazer a integração com ERP esse problema é de fato solucionado.

Todo o processo se torna mais simples e rápido, sendo importante apenas que os gestores se acostumem com as funções e o layout da plataforma escolhida.

Economizar e ter acesso aos dados de forma mais simples e rápida torna a vida dos gestores mais fácil!

Sobre o autor: PSA Sistemas

A PSA Sistemas é um canal de vendas parceiro CV e Sienge com mais de 18 anos de experiência em construção. A PSA realiza consultorias, diagnósticos, implantações e levantamento de processos, oferecendo todos os recursos para que você e sua empresa possam crescer de forma ordenada e organizada.

Com muita experiência no segmento da indústria da construção, A PSA Sistemas está preparada e pronta para auxiliar na gestão da sua empresa. Saiba mais acessando o site!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração