LIG investimento: Conheça a nova tendência de fundo imobiliário

Você sabe o que é LIG investimento? É preciso conhecer a fundo o conceito para estar alinhado com o futuro do mercado imobiliário e financeiro.

Os negócios imobiliários estão em alta e vem sendo cada vez mais procurados por entusiastas e investidores do setor. É essencial para a sua gestão conhecer as movimentações e especificações dos fundos imobiliários, já que podem interferir diretamente nos projetos e recursos financeiros da sua incorporadora.

O objetivo desse artigo é apresentar o conceito mais atual de investimento: a LIG. Com isso, compreender suas principais características, funcionalidade e quais são os benefícios de investir desse tipo de ativo. Vamos nessa expandir o seu conhecimento de mercado?

Sumário

O que é LIG?

O que é lig investimento: close nas mãos de uma pessoa em cima de uma mesa cheia de papeis, moedas empilhadas e um notebook.

A Letra Imobiliária Garantida, ou LIG é um título de renda fixa vinculado ao setor imobiliário e criado para estimular a captação de recursos nessa categoria. A LIG é inspirada nos Covered Bonds, que são os títulos originários da Europa, e manifestou-se no Brasil, em 2018, baseando-se nas características prévias do ativo europeu. 

A LIG um ativo com dupla garantia e aplicação de baixo risco, sendo uma opção vantajosa para investidores de renda fixa. Esse título é institucionalmente privado e garante a seguridade dos investimentos. 

Portanto, a emissão de uma letra imobiliária só pode ser feita por:  

  • Instituições Bancárias 
  • Associações de empréstimo e poupança 
  • Organizações de investimento e financiamento 

Isso porque elas irão transferir os recursos investidos para imóveis que estão em algum tipo de financiamento. Isso faz com que a LIG conte com uma proteção extra do ativo através da instituição que a emitiu.  

Irei detalhar o funcionamento do que é investimento LIG no mercado financeiro imobiliário a seguir. 

Operação da LIG

Uma Letra de Crédito Imobiliário é a forma mais atual de captar recursos que são destinados ao setor. A LIG é uma opção dentre essas e detém uma aplicação semelhante às demais LCIs

Em uma Letra Imobiliária Garantida, o capital aplicado estará inserido em um depósito concedido pelo Banco Central do Brasil, controlando os juros que deverão ser pagos no resgate do investimento. O Conselho Monetário Nacional normatiza e protege a retenção desse recurso, e define a devolução de valores mesmo se a instituição financeira entrar em falência.  

Esse tipo de título também faz parte do controle operacional da B3, oferecendo uma garantia duplicada à LIG, visto que essa não possuí FGC. O que isso significa para o investidor? 

O Fundo Garantidor de Créditos funciona como uma proteção ao fundo, garantindo que, mesmo que haja inadimplência do financiado ou falência da instituição financeira, o valor corrigido com juros seja devolvido ao financiador primário. 

Portanto, a principal característica da LIG é essa dupla garantia, que opera na segurança e proteção do investimento. Em sua primeira etapa, a instituição responsável irá reter um fundo específico para casos de inadimplência para que o investidor não seja prejudicado. 

Caso o financiado descumpra o compromisso de pagamento, a segunda garantia é acionada. Essa é desenvolvida por uma carteira de imóveis da LIG, que determina a titulação de um imóvel ao detentor do investimento, assegurando que esse receba o retorno correto sobre o título obtido anteriormente.  

Qual o risco de investir em uma LIG?

Como pode-se observar os investidores devem analisar os ativos e levantar analisar os riscos antes de levar adiante o investimento. Principalmente, devem considerar situações imprevistas, administrar uma reserva de emergência e verificar a rentabilidade curta ou longa que os ativos podem promover.   

A Letra Imobiliária Garantida é um título de longo prazo, portanto, a pessoa que realmente quer investir precisa avaliar e definir seus objetivos financeiros e se esse ativo se encaixa em seu perfil de investidor. Ela possui riscos como qualquer outro FIIs, mas, detê-la pode angariar benefícios, você só precisa ponderá-los e entender a LIG movimenta-se no mercado.   

Um dos principais pontos de observação sobre a LIG é a sua baixa liquidez. Isso significa que, os contratos têm uma validade de até dois anos, o que torna o processo do capital em se tornar um investimento rentável um pouco demorado.   

Entretanto, mesmo sem ter o FGC e pertencer a uma carteira ativa de longo prazo, existem benefícios como: 

  • Dupla garantia 
  • Isenção do imposto de renda 
  • Variação de indicies 

É importante ressaltar que, dessa forma, o ativo de uma LIG não pode ser retirado antes do prazo estabelecido, pois causa a perda de sua rentabilidade. Investir na LIG é realmente estar disposto a esperar um tempo considerável para retirar o rendimento.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Se o investidor está procurando uma ampliação em sua carteira de investimentos, que estabeleça variações cambiais e possam acordar as taxas pré ou pós a fixação da compra, a Letra imobiliária é uma ótima opção. 

Quais os tipos de LIG?

O que é lig investimento: close nas mãos de uma pessoa de terno em cima de uma mesa segurando uma lupa. Na mesa a miniatura de uma casa e algumas moedas empilhadas.

Já apresentei o conceito de LIG, seu funcionamento no mercado financeiro e quais cuidados devem ser feitas tomados antes de optar por esse tipo de ativo

Como já havia sido dito por Robert Brokamp: 

“Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.” 

Portanto em qualquer FIIS, há diversas formas, dentro de um mesmo ativo, de obter o aumento e a previsão de seu retorno

Dessa forma, irei demonstrar as três melhores definições de Letra Imobiliária Garantida, que colaborarão com o aprendizado, com a orientação desse investimento e com a escolha de qual se adequa ao seu perfil investidor.  

LIG pré-fixada

Nessa definição, no momento em que o investidor aplicar suas finanças, saberá exatamente a porcentagem das taxas de rentabilidade que se aplicará no ativo. Assim, na LIG pré-fixada, a aplicação de renda ao ano já é de conhecimento do investidor. 

Uma vantagem é que, mesmo que a Taxa Selic varie durante o período em que o investimento estará aplicado, a porcentagem desse já está acordada e não poderá ser modificada. É algo seguro, rentável e que possibilita a previsão do valor a ser recebido após o prazo de aplicabilidade.  

Normalmente, após o investidor optar por uma LIG pré-fixada e realizar a aplicação na instituição responsável as taxas de rentabilidade já são expostas nas características do investimento. Assim, optar por esse tipo de ativo é estabelecer uma clareza financeira e uma expectativa já definida em seu rendimento. 

LIG pós-fixada

A LIG pós-fixada é exatamente o contrário da pré-fixada, pois não estabelece exatamente a porcentagem de rendimento do ativo. Semelhante Às LCIs, LCAs e CRIs, essa LIG estará diretamente ligada à índices ou taxas variáveis.   

Sendo dependente das Taxas Selic, de CDI ou do Índice de Inflação esse tipo de LIG terá a rentabilidade indefinida previamente e o investidor precisará acompanhar os canais de FIIS que o orientem sobre as variações e seus impactos no retorno financeiro. 

Por não saber exatamente qual é o rendimento do ativo, é importante contatar um consultor financeiro que oriente o processo. Dessa forma a consultoria irá acompanhar as mudanças do mercado e ajudar a definir o momento de retirar ou aplicar

LIG hibrida

Como o próprio nome já diz, a LIG híbrida agrega as características da Letra Imobiliária pré e pós-fixada. Nesse tipo de contrato de investimento, a instituição responsável irá definir que uma parte do valor será rentabilizado dentro de uma taxa pré-fixada e a outra será atrelada a alguma taxa variável do mercado.   

Nesse investimento, pode-se prever os valores e ao mesmo tempo deixar as finanças aplicadas de acordo com variações que surgirem durante o prazo de durabilidade da aplicação.  

Para investidores mais inseguros, seria uma opção que possibilitaria a seguridade financeira e ainda poderia surpreender no momento do resgate, visto que as taxas de fundos imobiliário tendem a crescer com o aquecimento do setor de construção

O que é lig investimento: ilustração de setas apontado para diferentes direções.

LIG x LCI x CRI

Com cada vez mais possibilidades de investimentos em fundos imobiliários, a Letra Imobiliária Garantida pode ser confundida com as demais letras disponíveis no setor. Todas possuem semelhanças e diferenças, e é sobre isso que irei tratar a seguir.  

Uma semelhança entre a LCI, LIG e CDI é a isenção do imposto de renda que se aplica em todos esses ativos. Além disso, eles têm o propósito de financiar o mercado imobiliário, seja durante a construção ou a aquisição de imóveis. 

Entretanto, uma LCI apresenta garantias que a LGI não possui. Por exemplo, caso a instituição responsável venha à falência ou o crédito concedido não seja pago, a LCI conta com a carteira de crédito da instituição e seus aportes, que garantem o retorno ao investidor ainda que ocorram intercorrências institucionais.   

Já no caso do CDI, o prazo de vencimento é a maior diferença sobre a LIG. Por possuir um prazo curto de emissão por instituições bancárias, esse investe para que o banco empreste o valor em sua cartela de crédito e possuem um prazo de resgate de um dia útil após a aplicação.  

A principal semelhança é os termos de investimento e a necessidade de aplicar exclusivamente em instituições que possuem CRI. Isso também assegura o retorno dos valores e estabelece uma obrigatoriedade de retorno

Separei uma explicação mais detalhada sobre esses termos, que ajudará na percepção do seu perfil investidor e na definição de qual FIIS se adequa a esse.

O que você aprendeu até aqui

O que é LIG?

A Letra Imobiliária Garantida é um título de renda fixa amparado em bens e ativos imobiliários. Essa foi criada para incentivar e diversificar as possibilidades de captação de recursos investidos no mercado imobiliário.  

LIG tem FGC?

Não, a LIG não está amparada por um Fundo Garantidor de Crédito. Entretanto possui dupla garantia para assegurar a captação do investimento após o prazo de vencimento. 

Como investir em uma LIG?

Essa Letra Imobiliária é emitida por instituições financeiras, e são nessas que se encontram as opções de investimento. Pode-se investir, também, através de corretoras ou distribuidoras de valores que possuam CRI. 

Se informe mais sobre o mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração