As grandes construtoras no Brasil têm um segredo em comum? 

O cenário para as construtoras no Brasil atualmente ainda é complexo, mas otimista. Muitas delas, inclusive, estão conseguindo se adaptar às rápidas mudanças do mercado de forma excelente. Uma das formas de acompanhar as movimentações econômicas e aumentar a produtividade é através do uso das novas tecnologias do setor. 

Estima-se que 72% das empresas do setor imobiliário utilizam ferramentas tecnológicas para a otimização de processos internos e externos. (Dados estimados com base em análises do Agência Brasil, Pipedrive, Business Insider, Homehub e AECWeb). 

As mudanças nos processos das construtoras no Brasil, somadas aos incentivos políticos e econômicos do setor, fazem com que muitas empresas ganhem destaque no cenário nacional.  

Neste artigo vou mostrar algumas dessas empresas e o que elas fazem para ganharem destaque no Brasil.

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Sumário

Árbore Engenharia

A Árbore tem uma longa trajetória no segmento. Já entregou mais de 20 mil imóveis. Foi certificada com ISO 9001, tem PBQPH nível A, foi reconhecida 4 vezes no ranking das PMEs que mais crescem no Brasil e se tornou, em 2022, a 15ª maior construtora do Brasil (ranking INTEC) 

A Árbore passa hoje por uma reestruturação interna de houses e parcerias. Esse é um dos pontos que precisamos considerar ao falar das construtoras no Brasil que mais crescem: melhorar o atendimento ao cliente e expandir os pontos de venda. 

Com o aumento de empreendimentos lançados, é necessário aumentar o volume de vendas. E os pontos principais para que isso aconteça é ter controle de todos os processos e pessoas envolvidas. 

Sempre falamos aqui que a grande quantidade de processos é a principal justificativa pela qual a tecnologia é imprescindível.  

A Árbore é uma das construtoras no Brasil que conseguiu se adaptar a essa realidade e, dentre os sistemas que usa para gerenciar processos, possuem o CRM como principal plataforma de relacionamento com o cliente. 

Para Roberta Jacomini, coordenadora de vendas da Árbore Engenharia, um CRM é necessário para ter visualização completa da jornada do lead, automatizar toda essa esteira e integrar outros sistemas necessários para a realização da venda, como sistemas de análise de crédito, por exemplo. 

Veja mais detalhes de como a Árbore Engenharia consegue impulsionar as vendas usando tecnologia: 

Construtora Planeta 

A Construtora Planeta tem forte atuação na cidade de Sorocaba e região metropolitana, no médio e alto padrão. Já lançou 72 empreendimentos e até 2026 serão 6 mil unidades entregues. A empresa também foi premiada no Ranking INTEC das 100 maiores construtoras no Brasil.  

Em 2021 a empresa quase quadruplicou o seu tamanho e lançou empreendimentos inovadores. A Planeta sempre buscou ser diferente e pioneira no segmento.  

Uma das principais características da construtora (e o que torna possível esse portfólio de produtos inovadores) é entender seu próprio público. A Planeta foca no planejamento de produtos que são bastante atrativos para o público-alvo, a exemplo dos empreendimentos com Strip mall. 

Segundo Alexandre Lins, diretor de vendas da Planeta, é impossível imaginar esse crescimento sem tecnologia. Na construtora são usadas algumas ferramentas de gestão para facilitar o desempenho das atividades diárias.  

O CRM é uma dessas ferramentas primordiais para entender o público. Esse é também um dos principais benefícios de um CRM. Conseguir visualizar toda a jornada do cliente de forma simples, ajuda a entender os perfis de comprador e tendências de compra. 

Saiba mais sobre a Construtora Planeta no vídeo abaixo: 

Habras Construtora e Incorporadora

A Habras foi mais uma construtora contemplada pelo Ranking INTEC das 100 maiores construtoras no Brasil na lista de 2023. Voltada para empreendimentos populares de interesse social, a construtora desenvolve projetos na grande São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Segundo Bruna Dias, coordenadora de planejamento financeiro da Habras, a tecnologia também é responsável pelo crescimento da empresa. Para ela, os maiores benefícios são a otimização dos processos, acuracidade dos dados, relevância estatística. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Outro ponto de observação de Bruna é a integração entre os setores da empresa como uma das causas do crescimento. Aqui cabe dizer que independentemente do tamanho da empresa, se a sua construtora tem planos de aumentar os lucros, em algum momento, inevitavelmente, a quantidade de colaboradores e setores vai demandar ferramentas digitais para que haja essa integração. 

Veja mais detalhes de como a Habras usa essas ferramentas na prática: 

Viewco Construtora

A Viewco Construtora nasceu através da expertise de um time de pessoas que já estavam inseridas no mercado, inclusive em imobiliárias, e deram início a essa jornada na incorporação.  

Segundo Ronaldo de Jesus, gestor de CRM da Viewco, a forma de buscar imóveis mudou. Se antes a busca era feita fisicamente ou nos jornais, hoje o ambiente digital permite que essa busca seja feita sem sair de casa.  

E, claro, que a empresa precisa estar onde o cliente está. Por isso o investimento em anúncios digitais, posicionamento de marca online e captação de leads através de inbound marketing crescem exponencialmente.  

Entretanto, as construtoras no Brasil, assim como muitas outras empresas, já perceberam esse movimento e poucas são aquelas que não investem em publicidade digital. A diferença entre as empresas que crescem e as que não crescem é o mapeamento de dados que essas movimentações deixam no meio digital.  

É impossível coletar todos esses dados e interpretar da maneira correta sem o uso de tecnologia. Mais uma vez, um CRM aliado a outras ferramentas de gestão são imprescindíveis.  

Veja mais detalhes de como a Viewco usa essas ferramentas na rotina: 

Desafios na gestão das construtoras no Brasil

Construtoras no Brasil: mãos abrindo um projeto de planta baixa. Ao lado, aparece um capacete de construção amarelo

Um dos maiores desafios na gestão das construtoras no Brasil é o processo burocrático. A construção civil tem uma cadeia produtiva muito longa, que pode chegar, em muitos casos, a 10 anos desde o planejamento do empreendimento até as etapas de pós-venda

Diante desse cenário, as normas e processos brasileiros, muitas vezes, atrasam ainda mais essa longa cadeia.  

Uma das formas de otimizar esse processo é justamente reduzindo ao máximo o tempo de cada etapa, ou seja, aumentando a produtividade. O desafio é sempre aumentar a quantidade de empreendimentos lançados e diminuir o tempo de produção. 

E não existe forma de produzir em larga escala sem uso de tecnologias. Nesse caso, para as etapas produtivas da construtora, um bom sistema ERP supre todas as necessidades de conexão entre os setores da empresa, fornecedores e outros órgãos externos. 

Depois de pronto o empreendimento, as unidades precisam ser vendidas com a mesma necessidade de rapidez no processo. Nesse caso, um CRM imobiliário é indispensável para que a gestão da jornada de vendas seja feita de forma completa e otimizada.

Veja 3 grandes construtoras que otimizaram seus processos com o CV CRM.

O que você aprendeu até aqui

O que as maiores construtoras no Brasil têm em comum? 

Cada construtora tem objetivos e metes diferentes, mas o que as maiores possuem em comum é o uso de tecnologias para uma gestão 100% focada no cliente. 

Qual é o maior desafio na gestão das construtoras no Brasil? 

Um dos maiores desafios na gestão das construtoras no Brasil é o processo burocrático. Uma das formas de otimizar esse processo é justamente reduzindo ao máximo o tempo de cada etapa, ou seja, aumentando a produtividade. E não existe forma de produzir em larga escala sem uso de tecnologias. 

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