Quais são os tipos de CRM imobiliário? Dicas para escolher o seu!

Você, incorporador, já deve ter se perguntado quais são os tipos de CRM disponíveis no mercado imobiliário, correto? 

Como a tecnologia se tornou uma aliada indispensável do setor, não se perguntar sobre as ferramentas que podem impulsionar seu negócio seria um grande erro. Os softwares de gerenciamento vêm se tornando aliados indispensáveis da gestão empresarial, por isso, é preciso conhecê-los. 

As principais tendências desses envolvem os CRMs Imobiliários. Porém, saber quais são os tipos de CRM e suas funcionalidades é essencial antes de definir o melhor sistema a ser adquirido. 

Por isso, o objetivo desse artigo é exemplificar a função e as características dessas plataformas para que você possa fazer uma escolha bem-sucedida a longo prazo. Então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Sumário

A relevância do CRM

Quais são os tipos de CRM: imagem de uma pessoa de costas segurando um celular. À frente a sigla em destaque "CRM"

Além de influenciar o processo comercial, colaboram com a qualidade da experiência oferecida ao cliente durante cada uma das etapas da jornada de compra. As exigências de agilidade, atendimento e resolução de problemas se tornou uma preocupação para mais de 60% das empresas atuais. 

Por isso, a integração com sistemas que automatizem desde o primeiro contato com o lead até o pós-venda torna-se uma necessidade para as incorporadoras. De acordo com uma pesquisa da Saphyte em 2021, as empresas que mais lucraram no setor utilizavam um software CRM no gerenciamento de suas ações diárias.  

Sendo assim, a experiência com CRM no setor imobiliário tem como objetivo ampliar a produtividade e a automatizar os processos. Vale destacar que existem diversas plataformas de gestão, e saber quais são os tipos de CRM disponíveis é apenas uma parte do que você precisa aprender antes de implantar um sistema desses. 

Quais são os tipos de CRM: mesa vista de cima com duas mulheres sentadas à frente. Na mesa vários papeis com gráficos coloridos.

O que você precisa saber sobre o assunto: 

Quais são os tipos de CRM e suas aplicações?

Os tipos são o: analítico, estratégico, operacional e colaborativo. Podendo ser aplicados nas áreas de vendas, comercial, suporte e marketing de uma empresa. 

Como o CRM se adapta ao Mercado Imobiliário?

Potencializando e automatizando os processos, a produtividade dos colaboradores e as estratégias de vendas. No mercado imobiliário o CRM é utilizado para ampliar o alcance de leads e gerenciar o funil de vendas em todas as suas etapas. 

O que é um CRM Imobiliário?

Uma ferramenta que potencializa o gerenciamento de dados, contatos e dos próprios clientes de uma incorporadora ou construtora. 

Quais são os tipos de CRM e suas utilizações? 

Quais são os tipos de CRM: imagem de um homem apontando para a tela. Em destaque, na tela, alguns ícones.

O que não se deve deixar de lado antes de falarmos sobre quais tipos de CRM existem no mercado atual é o fato de que a implantação desses sistemas amplia a gestão de diversas áreas do seu negócio. Para isso, é necessário saber quais são as principais vantagens de obter esses sistemas.  

Pensando nisso, irei apresentar quais os tipos de CRM voltados para o mercado imobiliário e as melhores formas de aplicá-los em sua empresa.   

1. CRM Analítico

Um CRM analítico coleta e organiza os principais dados do lead. É uma ferramenta que unifica e apresenta informações essenciais, colaborando com a interação assertiva entre a empresa e os possíveis clientes

O CRM Analítico é fundamental para descobrir mais sobre o lead, como: o seu perfil de busca, a etapa do funil de vendas em que se encontra e o canal de interação mais assertivo a ser utilizado. O foco desse sistema é potencializar a assertividade das estratégias de captação, capacitação e gestão de leads

A aplicação de um sistema analítico colabora com o aumento das taxas de conversão e da experiência do cliente durante o processo de compra. Isso porque é especialmente pensado para obter dados e favorecer a construção de estratégias assertivas. 

2. CRM Operacional

Esse sistema CRM é o mais utilizado, e conhecido, por ser responsável direto pela captação de dados e informações do lead. É o principal aliado dos setores comercial e de atendimento da incorporadora. 

Através desse sistema, os processos de vendas são simplificados e executados com agilidade. Além de disponibilizar estatísticas, delimitar as estratégias a serem utilizadas e funcionalidades de contatos assertivas, o CRM operacional possibilita: 

  • Captação da jornada interativa do cliente 
  • Personalização do funil de vendas 
  • Conversão de leads através da nutrição personalizada 

Com essas ações potencializam os resultados oferecidos, o follow-up e a base de conhecimentos. A ferramenta também poderá ser alinhada a uma extensão WhatsApp e compactar o histórico de atendimento para otimizar e aumentar o desempenho da equipe de vendas

3. CRM + Marketing

Essa ferramenta é especialmente ajustada para empresas em busca da construção de estratégias de marketing que impulsionem e acompanhem toda a jornada do cliente. Alinhar essa ação a um CRM personaliza a criação de conteúdos e as interações nas mídias sociais tornando-as muito mais assertivas

Infográfico sobre experiencia do cliente

 Além de impulsionar a taxa de conversão, o CRM define a melhoria do relacionamento entre empresa-cliente. Isso porque agiliza a gestão de leads, avalia a qualidade dos materiais de acordo com o número de dados fornecidos e cria novas oportunidades de vendas. 

Entender quais são os tipos de CRM mais completos, reflete na compreensão da importância de uma conexão entre os times de marketing, vendas e comercial. Principalmente na automatização tarefas e, é claro, expansão dos lucros

4. CRM + Suporte

O time de suporte precisa acompanhar as métricas e estratégias para personalizar a comunicação e o atendimento ao cliente. O CRM permite o acesso à diversas informações importantes para a performance de qualidade da equipe. 

Mas, quais tipos de CRM se aplicam nesse setor? Os CRMs que possuem um ecossistema de integração são os mais recomendados, pois permitem a evolução das estratégias e dos projetos através da interação dos colaboradores. 

O CRM unido à equipe de suporte, por exemplo, colabora com a visualização de problemas e no desenvolvimento de soluções ágeis. Afinal, uma equipe unida é ótima, mas todas unidas são sinônimo de produtividade bem-sucedida. 

5. CRM de Vendas

O CRM é conhecido por agilizar e direcionar prospects durante cada etapa do funil de vendas. Sendo um software voltado para a análise de dados e operacionalização de processos comerciais, esse sistema se torna indispensável para a gestão de incorporadoras

Com uma plataforma de alta performance é possível automatizar o: 

  • Cadastro e registro de dados 
  • Acompanhamento de histórico personalizado por prospect 
  • Agendamento de contato 
  • Direcionamento de acordo com a etapa do funil 
  • Rastreamento de progresso sobre a jornada de compra 

Assim, além de saber quais tipos de CRM agilizam a jornada de vendas, você compreende em quais processos o sistema atua. 

6. CRM Colaborativo

O CRM Colaborativo tem como objetivo expandir a interação e colaboração entre os setores empresariais. Esse sistema possibilita às equipes o compartilhamento de informações, avaliação de diferentes dados e acompanhamento de demandas de ligação. 

A ferramenta CRM pode unificar tarefas e definir objetivos que necessitem do alinhamento e participação de múltiplas equipes. Através desse a visualização de indicies de vendas, captação de leads, contatos finalizados e feedbacks são acessados por diversos colaboradores. 

Isso amplia a análise de métricas e a efetividade da construção de estratégias de aumento do fluxo de compra

7. CRM Estratégico

Esse último, mas não menos importante, tipo de CRM é ideal para aqueles que tem negócios em fase de desenvolvimento. O CRM Estratégico colabora com o impulsionamento das vendas baseado na análise de oportunidades

Essa ferramenta reuni as principais funcionalidades das anteriores com o objetivo de impulsionar o relacionamento com o cliente. É através dos dados coletados que as decisões serão projetadas, correto? 

Então, filtrar as informações e delimitar quais números devem ser trabalhados no operacional, analítico e colaborativo agiliza a entrega de estratégias assertivas

O CV CRM 

Você pode entender quais são as principais formas de utilização de ferramentas CRM através desse artigo. Mas, e se pudesse encontrar todas essas funcionalidades em uma única plataforma

O CV CRM traz as melhores características dos CRMs analítico, operacional e colaborativo. Além disso, potencializa as vendas através do seu módulo Cv Vender, impulsionando a capacidade da sua incorporadora na conversão de leads para vendas concretas. 

Com o CRM 5.0 a gestão se torna completa, pois todas as funcionalidades primordiais de uma ferramenta CRM também podem ser adicionadas de acordo com as necessidades do seu negócio. E tem mais, o CV CRM possui um ecossistema de integração que potencializa o marketing e suporte

Além disso, simplifica a gestão desde a prospecção do lead. O objetivo do CV CRM é tornar o gerenciamento, atendimento e contato o mais eficiente, ágil e assertivo possível, tudo isso pensado especialmente para potencializar a produtividade do seu negócio

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