Nossos meios de comunicação estão cada dia mais fluidos e adaptáveis à rotina. Tanto que até o aplicativo de mensagens mais conhecido do Brasil já está se agregando a novas plataformas: o CV CRM, por exemplo, tem a extensão WhatsApp Web para captação de leads.
Essa extensão nada mais é do que uma tela de visualização do CV que pode ser conectada ao WhatsApp Web. Isso garante que você veja seu dashboard sem sair do app de mensagens. Mas a extensão vai além: ela também te dá a possibilidade de cadastrar e acompanhar contatos do WhatsApp no CV com apenas um clique.
Contudo, antes de te explicar a plataforma e seus benefícios, precisamos compreender a fundo o papel do WhatsApp na sua gestão de leads. Então vamos por partes!
Sumário
Dados importantes sobre o uso do WhatsApp
Nós não percebemos, mas o WhatsApp reflete uma realidade latente das sociedades atuais: somos fissurados por comunicação. Nossa vontade de manter contato com o outro é tanta que já não bastam os encontros presenciais e as ligações por telefone. É necessário mandar mensagens a toda hora, com direito a áudio, vídeo, figurinha e outras tantas novidades.
Segundo o site TakeBlip, algumas das principais estatísticas relacionadas ao WhatsApp têm a ver com a relevância astronômica que a ferramenta adquiriu no Brasil. Veja os dados levantados na página:
- o WhatsApp tem cerca de 165 milhões de usuários no país;
- mais de 84% das pessoas no Brasil usam diariamente o WhatsApp para conversar com amigos e família;
- outros 76% usam o aplicativo para se comunicar com empresas e marcas;
- 99% das pessoas com acesso a smartphones no Brasil usam o WhatsApp como meio de comunicação principal;
- as pessoas passam em média 29h por mês no WhatsApp;
- o brasileiro passa cerca de 10 horas a mais no app que o restante da população;
- a conversão do WhatsApp é 500% maior que outras plataformas de e-commerce;
- botões que levam direto para o WhatsApp convertem 26% mais que pop-ups e landing pages.
WhatsApp e experiência do cliente: comunicação é a chave
Se ferramentas de comunicação direta vêm crescendo a ponto de existir até mesmo extensão para WhatsApp, uma coisa é certa: alguma coisa isso tem a ver com a experiência do seu cliente.
Comunicação é a base de uma boa experiência. Ela estrutura o seu relacionamento com o comprador antes, durante e após a negociação, de modo que, sem ela, nada se vende. Portanto, o WhatsApp, como mediador da comunicação na atualidade, também faz parte dessa experiência.
Num dos dados acima, revelei que 76% das pessoas usam o WhatsApp para se comunicar com empresas e marcas. Pois bem, essas são as pessoas que você estará negligenciando se não fizer do WhatsApp uma ferramenta de captação e acompanhamento de leads.
Para aprender mais sobre experiência do cliente no mercado imobiliário, acesse:
- O que uma boa gestão da experiência do cliente deve ter?
- Experiência do cliente: o que é e como melhorá-la? (4 dicas)
WhatsApp e mercado imobiliário
Não é porque vender imóveis é uma das profissões mais antigas do mundo que você deve se acomodar em deixá-la permanecer tradicional. Os novos públicos, compostos pelo que chamamos de consumidor 4.0, pedem por novas formas de comprar.
O WhatsApp pode ser particularmente útil na venda de imóveis, e eu nem cheguei ainda a falar sobre a extensão WhatsApp Web. Com o “whats”, você consegue:
Enviar mensagens
Essa é a funcionalidade mais óbvia (e mais prática) do WhatsApp. Você pode enviar mensagens 24 horas por dia, acompanhar seu status (enviada, recebida ou lida) e obter respostas em tempo real. Nada mais prático do que poder se comunicar com o cliente a qualquer momento do dia, não é mesmo?
E, melhor ainda: através das mensagens, você deixa o cliente livre para responder quando puder, sem atrapalhar sua rotina e arriscar provocar uma má impressão.
Enviar documentos
Outro benefício incrível do WhatsApp é o envio de documentação. No chat privado, pode-se mandar imagens, documentos e outras coisas para aprovação do cliente. No estágio de qualificação do lead e apresentação de proposta, por exemplo, você pode enviar o manual do empreendimento para que ela veja melhor o que pode ser sua próxima casa.
Fazer chamadas de áudio e vídeo
Se, acima, falei sobre como as mensagens são ótimas para o cliente conversar na hora que quiser, digo agora que as funções de chamada de áudio e vídeo estão ganhando palco. Isso porque tudo depende do cliente: se ele acha que um contato mais próximo é importante, uma ligação via WhatsApp poupa créditos e te permite falar com pessoas do país inteiro.
Mandar mensagens automáticas
“E se eu não estiver disponível para conversar?” Simples! A versão “business” do WhatsApp te dá a possibilidade de cadastrar mensagens automáticas para o cliente. Assim, ele não deixa de ser respondido e, uma vez que você esteja disponível, pode atendê-lo.
Outras funcionalidades
Além das funções listadas acima, o WhatsApp oferece uma gama de outras possibilidades. O aplicativo de mensagens diretas é bastante completo para quem quer expandir sua comunicação com o cliente e gerar cada vez mais resultados.
Selecionei algumas funcionalidades importantes:
- publicações verticais no “status” (parecido com os stories do Instagram);
- possibilidade de arquivar e desarquivar conversas antigas;
- realização de pagamentos pelo app;
- criação de grupos e comunidades (vários grupos juntos);
- versão para computador (WhatsApp Web);
- boa adaptação a extensões para WhatsApp Web.
Extensão CV CRM para WhatsApp Web
A Extensão CV CRM para WhatsApp Web foi criada pensando em todos os benefícios que o aplicativo pode te oferecer. A grande sacada foi se apropriar de um ótimo aplicativo de mensagens e fazê-lo trabalhar ao lado do CV CRM pela gestão de leads.
Nas palavras do pensador e empresário Steve Jobs, nós atingimos o ápice da inovação quando tratamos a vida como uma grande oportunidade. Foi exatamente o que enxergamos ao criar a Extensão WhatsApp Web do CV.
Sendo assim, o CV CRM conta hoje com uma extensão para gestão de leads bastante completa. Para saber mais sobre ela, sugiro o seguinte material:
Existem formas de usar essa extensão no seu WhatsApp Web, garantindo uma gestão mais eficiente. Você só precisará ter acesso ao CV CRM e baixar a extensão. Com ela, é possível:
- receber instruções de uso;
- visualizar o dashboard do seu CRM;
- acompanhar contatos específicos do WhatsApp no CV;
- cadastrar contatos que ainda não são leads;
- acessar atalhos do seu CV CRM;
- acompanhar últimos leads convertidos;
- abrir um lead do WhatsApp no próprio CV.
Receber instruções de uso
Logo que você acessa a extensão WhatsApp Web, uma instrução de uso aparece em sua tela. Essa instrução te explica melhor como usar o sistema e gerenciar seus leads ao lado do WhatsApp.
Visualizar o dashboard do seu CRM
Essa é uma das funções de destaque da extensão. Para quem busca produtividade, o compartilhamento de tela entre WhatsApp e CRM ajuda muito. Com o extensor, você pode acompanhar seu dashboard inicial do CV CRM ao lado do WhatsApp Web, assim:
Acompanhar contatos específicos do WhatsApp no CV
Uma funcionalidade bastante diferente na nossa extensão WhatsApp é a possibilidade de acompanhamento de contatos específicos. Ou seja, você clica em um dos seus contatos do WhatsApp Web e ele automaticamente aparece no seu CV com todas as especificidades daquele lead.
Cadastrar contatos que ainda não são leads
Caso seu contato ainda não seja lead, não tem problema. Ao clicar nele, a extensão CV CRM para WhatsApp Web te dá a oportunidade de cadastrá-lo em poucos cliques. Assim, você pode trazer para o CRM aquelas pessoas que entraram em contato via “whats”.
Acessar atalhos do seu CV CRM
Também é possível acessar diferentes atalhos do seu painel. A extensão traz atalho de leads, reservas, empreendimentos e simulações, além de permitir a criação de uma nova reserva. Isso significa que, se você estiver conversando com um lead via WhatsApp e chegar o momento de fazer uma reserva, em poucos cliques você pode começar a ação.
Acompanhar últimos leads convertidos
Além de tudo, também é possível acompanhar suas últimas conversões. Isso te dá maior controle de leads e sobre os processos de pré-venda imobiliária, organizando suas atividades e otimizando bastante seu fluxo de captação de leads.
Abrir um lead do WhatsApp no próprio CV
Por fim, a funcionalidade da nossa extensão WhatsApp Web que destaco é a possibilidade de abrir um contato do WhatsApp no próprio CV. Além de vê-lo na página da extensão, ao lado do seu WhatsApp, você pode abrir a página completa do CV e, assim, manusear as atividades daquele lead da forma que preferir.
FAQ: Perguntas Frequentes sobre o tema
Tudo depende da extensão que você deseja adotar. A extensão do CV CRM, por exemplo, pode ser baixada na loja do Chrome de forma gratuita e habilitada no seu CRM.
Extensões do WhatsApp são plug-ins que expandem o uso do aplicativo e também o integram a outras plataformas e sistemas.
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