CRM Analítico: Como essa ferramenta funciona?

O CRM Analítico pode ser a chave para impulsionar o relacionamento entre a incorporadora e o cliente. 

Existem diversos tipos de CRMs disponíveis no mercado que viabilizam a identificação de público, análise de dados e métricas e utilizam a tecnologia para projetar soluções de gestão. Entretanto, cada ação é delimitada por um tipo específico de CRM. 

No caso da análise de informações fornecidas pelo cliente através de canais de comunicação, redes sociais ou interações com materiais, o responsável pelo gerenciamento é o CRM Analítico. Nesse, a base é a abordagem avançada do gerenciamento do relacionamento com o cliente e a estruturação de perfis, comportamentos e buscas. 

Com técnicas e tecnologias avançadas, esse CRM transforma os dados em informações estratégicas. E é por isso que irei falar sobre o funcionamento dessa plataforma e a sua importância para o aprimoramento de interações e potencialização da tomada de decisões. 

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

O que é CRM Analítico?

CRM Analítico: imagem de mãos de uma pessoa num notebook. Na tela, um dashboard com alguns dados.

A principal funcionalidade de um CRM é otimizar e potencializar as ações que transformam e mantém o relacionamento com o cliente. Dentro de um sistema como esse existem múltiplas funcionalidades, mas, uma ferramenta CRM pode ter uma abordagem específica. 

A análise de dados acaba sendo uma parte fundamental para o desenvolvimento assertivo da experiência com CRM e é por isso que o CRM Analítico é tão importante. Mas afinal, o que é CRM Analítico

É uma especificidade de CRM voltada exclusivamente para a análise de dados relacionados aos clientes. Esse colabora com o alcance de insights e a formação de decisões estratégicas baseada em informações precisas. 

De forma geral, o CRM analítico permite a gestão estratégica do relacionamento com o cliente. Isso porque propõem a compreensão, antecipação e resolução às necessidades dos clientes de forma que a empresa também obtenha benefícios com a eficiência dos resultados. 

Como funciona um CRM Analítico?

CRM Analítico: imagem de um homem e uma mulher em frente a um computador, olhando para um dashboard.

O que é o CRM Analítico se não uma abordagem inovadora das análises tradicionais propostas pelos primeiros CRMs do mercado. Essa ferramenta avançada permite a extração de diversas informações essenciais que constroem e aprimoram as tomadas de decisão e o engajamento do cliente com a empresa. 

O funcionamento de um CRM Analítico se baseia em: 

Coleta de Dados

Todo o processo precisa de um início sólido que irá ser o pontapé inicial do desenvolvimento das demais etapas. No caso do CRM Analítico, a coleta de dados relevantes sobre os consumidores é essa base. 

Essas informações podem vir de múltiplas fontes como por exemplo: 

  • Interações em Canais On e Offline 
  • Transações 
  • Histórico de Compras 
  • Feedbacks 
  • Redes Sociais 

É através desses que o consumidor irá conhecer a marca, confiar e nutrir-se de informações que serão fundamentais para o desenvolvimento ágil e assertivo da jornada de compra

Armazenamento e Integração 

Após a coleta é importante armazenar os dados em um sistema que os centralize e integre outras ferramentas. Assim, criar uma visão sobre o perfil do cliente e suas necessidades se torna algo muito mais prático. 

Um armazenamento seguro e a integração eficiente são essenciais para garantir as atualizações e a consistência das informações. Esses colaborando efetivamente com a organização da empresa, principalmente nas áreas de marketing, suporte e vendas

Análise de Dados

É claro que um CRM Analítico se caracteriza por ser uma ferramenta de análise de dados, mas é mais do que isso. O desenvolvimento de uma plataforma como essa se baseia, também, nas técnicas de análise como: 

  • Mineração de dados
  • Análise preditiva 
  • Segmentação de clientes 

Assim, o exame de informações e identificação de padrões que podem potencializar a aplicação de técnicas e observar as tendências e ações correlacionas à busca de consumo

Geração de Insights

É utilizando um CRM Analítico como base da análise de dados que constroem insights essenciais para avaliar o comportamento do cliente. A geração de informações sobre preferências, padrões de compra e buscas só é possível com essa ferramenta. 

Perceber e compreender profundamente as características que impulsionam o mercado imobiliário se tornam tarefas ágeis com a análise de dados e os insights. Isso porque as conclusões trazidas pelo CRM Analítico proporcionam a otimização da compreensão das necessidades e personalização da interação com o cliente. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Tomada de Decisões

Interligado ao conceito de insights, a tomada de decisões se torna assertiva através da utilização de um CRM Analítico. A orientação estratégica garante uma proposta de solução baseada em dados e técnicas determinadas a partir dessas informações. 

A tomada de decisão se desenvolve através de ajustes nas estratégias de marketing, na adaptação e potencialização dos produtos em projeção e na otimização de processos e respostas dos canais de atendimento. 

Personalização e Engajamento

Como citado anteriormente, a personalização é uma das peças-chave que se desenvolvem com a aplicação de um CRM Analítico. Através dos insights é possível personalizar os canais e as formas de interagir com o cliente, mas por que isso seria relevante? 

Uma experiência de sucesso é a que enquadra o perfil do consumidor à forma de se relacionar com ele tende a impulsionar o relacionamento e otimizar o tempo gasto na jornada de vendas. Fornecer ofertas personalizadas e encaminhar campanhas de acordo com o perfil de busca torna o engajamento do cliente para com a empresa muito maior e, consequentemente, mais lucrativo

Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é uma etapa fundamental para verificar a eficiência das estratégias implementadas. Com o CRM Analítico as métricas e indicadores são amplamente monitorados e medem a assertividade das tomadas de decisões, das ações aplicadas e na identificação de áreas a serem melhoradas. 

Integrar a análise de dados ampla à gestão do relacionamento com o cliente possibilita a organização das ações a serem projetadas e concluídas. Ainda é possível aprimorar as estratégias que irão construir uma relação eficaz e de longa duração com os consumidores. 

CV CRM + Analítico

CRM Analítico: Ilustrações de ícones que representam conexão e relacionamento entre pessoas. No meio, a sigla CRM.

Agora que você já conhece o funcionamento da ferramenta, é preciso saber qual plataforma do mercado desenvolve o CRM analítico. O CV CRM é uma plataforma que disponibiliza essa e muitas outras funcionalidades. 

Além do CV Analítico, a plataforma também opera como um CRM operacional e colaborativo. Ou seja, é uma ferramenta completa que otimiza múltiplas tarefas e oferece uma gestão interativa e com a possibilidade de integração não apenas entre equipes, mas, entre plataformas

O CV CRM oferece os módulos: 

Esses são essenciais para compor uma gestão assertiva sobre o relacionamento com o cliente e construir estratégias de vendas eficazes. Com o CV, a sua incorporadora unifica ações e transforma a organização das equipes, otimização dos projetos de marketing, nutrição de conteúdos e a potencialização do atendimento ao cliente. 

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Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

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