O CRM Analítico pode ser a chave para impulsionar o relacionamento entre a incorporadora e o cliente.
Existem diversos tipos de CRMs disponíveis no mercado que viabilizam a identificação de público, análise de dados e métricas e utilizam a tecnologia para projetar soluções de gestão. Entretanto, cada ação é delimitada por um tipo específico de CRM.
No caso da análise de informações fornecidas pelo cliente através de canais de comunicação, redes sociais ou interações com materiais, o responsável pelo gerenciamento é o CRM Analítico. Nesse, a base é a abordagem avançada do gerenciamento do relacionamento com o cliente e a estruturação de perfis, comportamentos e buscas.
Com técnicas e tecnologias avançadas, esse CRM transforma os dados em informações estratégicas. E é por isso que irei falar sobre o funcionamento dessa plataforma e a sua importância para o aprimoramento de interações e potencialização da tomada de decisões.
E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sumário
O que é CRM Analítico?
A principal funcionalidade de um CRM é otimizar e potencializar as ações que transformam e mantém o relacionamento com o cliente. Dentro de um sistema como esse existem múltiplas funcionalidades, mas, uma ferramenta CRM pode ter uma abordagem específica.
A análise de dados acaba sendo uma parte fundamental para o desenvolvimento assertivo da experiência com CRM e é por isso que o CRM Analítico é tão importante. Mas afinal, o que é CRM Analítico?
É uma especificidade de CRM voltada exclusivamente para a análise de dados relacionados aos clientes. Esse colabora com o alcance de insights e a formação de decisões estratégicas baseada em informações precisas.
De forma geral, o CRM analítico permite a gestão estratégica do relacionamento com o cliente. Isso porque propõem a compreensão, antecipação e resolução às necessidades dos clientes de forma que a empresa também obtenha benefícios com a eficiência dos resultados.
Como funciona um CRM Analítico?
O que é o CRM Analítico se não uma abordagem inovadora das análises tradicionais propostas pelos primeiros CRMs do mercado. Essa ferramenta avançada permite a extração de diversas informações essenciais que constroem e aprimoram as tomadas de decisão e o engajamento do cliente com a empresa.
O funcionamento de um CRM Analítico se baseia em:
Coleta de Dados
Todo o processo precisa de um início sólido que irá ser o pontapé inicial do desenvolvimento das demais etapas. No caso do CRM Analítico, a coleta de dados relevantes sobre os consumidores é essa base.
Essas informações podem vir de múltiplas fontes como por exemplo:
- Interações em Canais On e Offline
- Transações
- Histórico de Compras
- Feedbacks
- Redes Sociais
É através desses que o consumidor irá conhecer a marca, confiar e nutrir-se de informações que serão fundamentais para o desenvolvimento ágil e assertivo da jornada de compra.
Armazenamento e Integração
Após a coleta é importante armazenar os dados em um sistema que os centralize e integre outras ferramentas. Assim, criar uma visão sobre o perfil do cliente e suas necessidades se torna algo muito mais prático.
Um armazenamento seguro e a integração eficiente são essenciais para garantir as atualizações e a consistência das informações. Esses colaborando efetivamente com a organização da empresa, principalmente nas áreas de marketing, suporte e vendas.
Análise de Dados
É claro que um CRM Analítico se caracteriza por ser uma ferramenta de análise de dados, mas é mais do que isso. O desenvolvimento de uma plataforma como essa se baseia, também, nas técnicas de análise como:
- Mineração de dados
- Análise preditiva
- Segmentação de clientes
Assim, o exame de informações e identificação de padrões que podem potencializar a aplicação de técnicas e observar as tendências e ações correlacionas à busca de consumo.
Geração de Insights
É utilizando um CRM Analítico como base da análise de dados que constroem insights essenciais para avaliar o comportamento do cliente. A geração de informações sobre preferências, padrões de compra e buscas só é possível com essa ferramenta.
Perceber e compreender profundamente as características que impulsionam o mercado imobiliário se tornam tarefas ágeis com a análise de dados e os insights. Isso porque as conclusões trazidas pelo CRM Analítico proporcionam a otimização da compreensão das necessidades e personalização da interação com o cliente.
Tomada de Decisões
Interligado ao conceito de insights, a tomada de decisões se torna assertiva através da utilização de um CRM Analítico. A orientação estratégica garante uma proposta de solução baseada em dados e técnicas determinadas a partir dessas informações.
A tomada de decisão se desenvolve através de ajustes nas estratégias de marketing, na adaptação e potencialização dos produtos em projeção e na otimização de processos e respostas dos canais de atendimento.
Personalização e Engajamento
Como citado anteriormente, a personalização é uma das peças-chave que se desenvolvem com a aplicação de um CRM Analítico. Através dos insights é possível personalizar os canais e as formas de interagir com o cliente, mas por que isso seria relevante?
Uma experiência de sucesso é a que enquadra o perfil do consumidor à forma de se relacionar com ele tende a impulsionar o relacionamento e otimizar o tempo gasto na jornada de vendas. Fornecer ofertas personalizadas e encaminhar campanhas de acordo com o perfil de busca torna o engajamento do cliente para com a empresa muito maior e, consequentemente, mais lucrativo.
Avaliação de Desempenho
A avaliação de desempenho é uma etapa fundamental para verificar a eficiência das estratégias implementadas. Com o CRM Analítico as métricas e indicadores são amplamente monitorados e medem a assertividade das tomadas de decisões, das ações aplicadas e na identificação de áreas a serem melhoradas.
Integrar a análise de dados ampla à gestão do relacionamento com o cliente possibilita a organização das ações a serem projetadas e concluídas. Ainda é possível aprimorar as estratégias que irão construir uma relação eficaz e de longa duração com os consumidores.
CV CRM + Analítico
Agora que você já conhece o funcionamento da ferramenta, é preciso saber qual plataforma do mercado desenvolve o CRM analítico. O CV CRM é uma plataforma que disponibiliza essa e muitas outras funcionalidades.
Além do CV Analítico, a plataforma também opera como um CRM operacional e colaborativo. Ou seja, é uma ferramenta completa que otimiza múltiplas tarefas e oferece uma gestão interativa e com a possibilidade de integração não apenas entre equipes, mas, entre plataformas.
O CV CRM oferece os módulos:
Esses são essenciais para compor uma gestão assertiva sobre o relacionamento com o cliente e construir estratégias de vendas eficazes. Com o CV, a sua incorporadora unifica ações e transforma a organização das equipes, otimização dos projetos de marketing, nutrição de conteúdos e a potencialização do atendimento ao cliente.
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