Usando o Chat GPT no mercado imobiliário: 10 dicas para sua incorporadora

Se, com o nascimento da internet e de grandes buscadores como o Google, as respostas do mundo pareciam estar em nossas mãos, imagine o que o Chat GPT nos permite fazer hoje. 

Já ouviu falar dele? O Chat GPT é um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI para responder a perguntas e criar textos. Através da Inteligência Artificial, o chat se comunica com naturalidade e pode desenvolver uma série de materiais no formato escrito.  

Certo, mas em que um chatbot de inteligência artificial pode ajudar sua incorporadora, seu processo comercial e seus lucros? Bem, continue comigo que vou te contar. 

Sumário

Imagem do guia da qualificação de leads

Primeiramente: entenda o Chat GPT

O Chat GPT é, de forma simplificada, uma ferramenta de texto que usa a inteligência artificial para desenvolver basicamente qualquer assunto pedido no formato textual. Confira o vídeo antes de prosseguir e entenda melhor a plataforma: 

Algumas variações do Chat GPT foram lançadas em meados de 2020, mas a plataforma passou por uma série de evoluções até chegar ao que conhecemos hoje. Atualmente, ela pode ser acessada através de diversos dispositivos e promete responder a quase qualquer pergunta que o usuário faça.  

Quem criou o Chat GPT?

Essa ferramenta que vem fascinando pessoas mundo afora foi criada pela empresa de pesquisa em inteligência artificial OpenAI. Segundo o próprio Chat GPT: 

“A missão da OpenAI é garantir que os benefícios da IA sejam amplamente distribuídos e utilizados para o bem da humanidade”. _ Resposta gerada pelo ChatGPT 

Dessa forma, a ferramenta é gratuita e aberta para quem quiser utilizá-la.  

Como acessar o Chat GPT?

Essa é a parte mais fácil: acessar o Chat GPT é simples e você só precisa realizar um cadastro com Google, Microsoft ou outro. Mas, antes de chegar nessa parte, aprenda a chegar até a página oficial do Chat GPT.  

No site da OpenAI você encontra um banner próprio para o Chat GPT. Clique em “Try Chat GPT” para abrir a página oficial da Inteligência Artificial de texto. Confira o botão na imagem abaixo: 

página inicial do chat gpt

Em seguida, o Chat GPT vai te dar duas opções: “Log In”, entrar com sua conta, ou “Sign Up”, criar uma nova conta. Basta escolher uma das opções. Se você ainda não tiver conta na plataforma, existem algumas formas como se cadastrar no Chat GPT. Você pode: 

  • Inserir um e-mail 
  • Usar sua conta Google 
  • Usar sua conta Microsoft 
  • Usar sua conta Apple 

Pronto, seu chat está pronto para ser usado no idioma que preferir. O Chat GPT se comunica primariamente em inglês, mas também fala em português, espanhol, francês, alemão e outros idiomas. 

Conheça o funcionamento do Chat GPT

Antes de aplicá-lo à sua empresa, é essencial que você conheça o funcionamento do Chat GPT. Afinal, mesmo sendo uma grandiosa ferramenta de inteligência artificial, ele não está imune a cometer erros e gerar informações incompletas. Veja a imagem extraída do próprio chat: 

página inicial do chat gpt.

Perceba que a página inicial do Chat GPT traz três colunas. A de exemplos, a de capacidades e a de limitações. Entenda cada uma delas para saber como melhor usar o sistema. 

Exemplos

A coluna de exemplos traz ideias de como usar o chat. Falarei sobre isso em breve, mas aqui você já tem uma noção básica de como utilizar a ferramenta a seu favor. Os três exemplos trazidos são: 

  • “Explique computação quântica em termos simples” 
  • “Tem ideias criativas para um aniversário de 10 anos?” 
  • “Como faço uma solicitação HTTP em JavaScript?” 

Capacidades

A coluna de capacidades te informa sobre algumas habilidades do Chat GPT para que você saiba o que esperar dele em termos de funcionalidade. As três capacidades trazidas são: 

  • Lembra o que o usuário disse anteriormente no chat 
  • Permite que o usuário forneça correções adicionais 
  • Treinado para se negar a responder pedidos inapropriados 

Limitações

Chego, então, à coisa mais importante de se saber antes de usar o Chat GPT: em que momento ele deixa de ser um aliado e se torna um empecilho?  

Essas limitações do chat estão muito relacionadas à sua própria criação. É uma inteligência artificial construída com base em informações já existentes. Ou seja, o que a IA faz é absorver uma ou diversas fontes de conteúdo e produzir informação a partir dela. Portanto, todo o conhecimento criado pelo Chat GPT parte do conhecimento que já existe online.  

Veja as três maiores limitações do chat e entenda cada uma individualmente.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Pode ocasionalmente gerar informação incorreta

Isso se deve ao que falei anteriormente: o Chat GPT tem como base textos previamente escritos e divulgados na internet. Ou seja, embora muito do que se cria lá seja confiável, é importante entender que ele também é passível de erros.  

Pode ocasionalmente produzir instruções nocivas ou conteúdo tendencioso

Novamente, isso tem a ver com a origem dos textos do Chat GPT. Mais uma vez, não significa que o conteúdo do chat não seja confiável: na verdade, aquilo que o Chat GPT entrega é extremamente rico. Contudo, é bom que informações numéricas e mais precisas sejam sempre consultadas antes.  

Para isso, uma solução simples é pedir ao próprio Chat GPT a fonte daquilo que ele está falando. Assim, você analisa a relevância dela e dos próprios dados ofertados pelo chat.  

Conhecimento limitado do mundo e dos eventos após 2021

A base do Chat GPT foi levantada levando em conta as informações disponíveis até o ano de 2021. Ou seja, novidades políticas, econômicas e sociais podem não ter chegado até a base da inteligência artificial. Portanto, algumas informações acabam vindo defasadas.  

Todavia, o próprio Chat GPT faz questão de mencionar isso durante as respostas e sugerir uma fonte atualizada e confiável de busca. 

10 formas de usar o Chat GPT na sua incorporadora

Agora que você já entendeu por completo a ferramenta, com seus prós e contras, que tal descobrir como utilizá-la a favor da sua incorporadora e das suas vendas imobiliárias? Verdade seja dita, mesmo com todas as limitações o Chat GPT ainda é uma das ferramentas mais revolucionárias da atualidade. Com ele, você tem um assistente altamente capacitado em qualquer momento do seu processo comercial.  

Aqui estão algumas formas de usar o Chat GPT na sua incorporadora: 

  • Atendimento ao cliente 
  • Argumento de venda 
  • Informações sobre documentação 
  • Criação de materiais ricos  
  • Fornecer informações sobre empreendimentos 
  • Suporte pós-venda 
  • Ideias para as redes sociais 
  • Entendimento sobre o público 
  • Dados de mercado 
  • Solicitação de feedback 

1. Atendimento ao cliente

O Chat GPT pode ser muito útil para gerar respostas rápidas, automáticas e completas no atendimento ao cliente. Treine sua equipe de atendimento para ter sempre em mãos o chat. De tal forma, quando o cliente trouxer uma dúvida ou objeção de difícil resposta, o atendente pode gerar uma resposta no chat e adaptá-la para a pessoa. Veja: 

página de resposta do chat gpt.

2. Argumento de venda

Treinar novos corretores e especialistas em vendas pode ser difícil com as demandas da rotina. Bem, o Chat GPT pode fazer isso por você, orientando os colaboradores sobre quais os melhores argumentos de venda para cada tipo de empreendimento e necessidade do cliente.  

Basta digitar os principais benefícios do imóvel no Chat GPT e solicitar um pitch de vendas específico com aquelas características para o tipo de público que você deseja atingir.  

3. Informações sobre documentação

Esse é um dos grandes impasses de leads e interessados em comprar o primeiro imóvel. Quais são os documentos necessários? O que levar no fatídico dia? Pois bem: com o Chat GPT, você pode solicitar um checklist completo de documentos necessários na compra do primeiro imóvel e enviar para o potencial cliente via e-mail, WhatsApp e muito mais. 

4. Criação de materiais ricos

Está com o time reduzido, mas ainda precisa captar leads com material rico? OK, o Chat GPT te ajuda. Logo de cara, deixo uma sugestão: não peça para que a inteligência artificial escreva todo o material por você, afinal de contas esse material provém de outras fontes, o que pode caracterizar plágio.  

Mas ao menos os tópicos e subdivisões de capítulos podem ser feitos pelo Chat GPT e poupar toda a estruturação do material rico. E até mesmo a linguagem que você vai utilizar no decorrer do texto pode ser orientada pela IA, garantindo praticidade na escrita.  

5. Fornecer informações sobre empreendimentos

O Chat GPT pode ser facilmente orientado para fornecer informações sobre um empreendimento. Basta inserir os dados mais relevantes e pedir para que ele monte um texto coeso e simples de ler com aquelas informações.  

6. Suporte durante o pós-venda

Outro uso possível para o Chat GPT é o suporte durante o pós-venda, ou Follow Up. O Blog do CV traz o tema no artigo “Aprenda a fazer um Follow Up eficiente na venda de imóveis”, mas Follow Up é basicamente o acompanhamento do cliente.  

E como o chat pode te ajudar nesse acompanhamento? Simples: você pode gerar e-mails apenas direcionando o tom de voz e o assunto. Além disso, pode criar textos em datas comemorativas e outras coisas que te aproximem do cliente.  

Trago um exemplo extraído diretamente do Chat GPT para você entender como solicitar determinadas tarefas à IA: 

Solicitação: Crie um e-mail curto para Marisa, cliente que recentemente comprou um imóvel com minha incorporadora. No e-mail, quero saber como está sendo sua adaptação e se existe algo que eu possa fazer para ajudá-la. 

Resposta: Assunto: Sua nova casa – Como posso ajudar, Marisa? 

Prezada Marisa, 

Espero que este e-mail encontre você bem. Gostaria de saber como tem sido sua adaptação ao seu novo imóvel. Queremos garantir que você esteja se sentindo confortável em seu novo lar. 

Se houver algo específico em que eu possa ajudá-la, por favor, não hesite em me informar. Estou aqui para oferecer suporte em qualquer questão relacionada ao imóvel ou auxiliar em qualquer necessidade que possa surgir. 

Agradecemos novamente por escolher nossa incorporadora e por confiar em nossos serviços. Sua satisfação é de extrema importância para nós. Se houver algum comentário ou sugestão que você queira compartilhar sobre sua experiência até o momento, ficaremos gratos em ouvi-los. 

Estamos ansiosos para saber como podemos tornar sua experiência ainda melhor. Fique à vontade para nos contatar por e-mail ou telefone. 

Atenciosamente, 

[Seu Nome]  

[Incorporadora]  

[Contato] 

7. Ideias para as redes sociais

Um dos grandes benefícios do Chat GPT é que ele consegue te dar ideias bastante originais, já que sua base tem um amplo número de dados e informações. Ou seja, é possível pedir a ele conteúdos para as redes sociais, ideias do que postar e até mesmo pequenos roteiros para vídeos nos stories e reels.  

8. Entendimento sobre o público

Que fique claro: essa dica não substitui a criação de uma persona imobiliária.  

A persona é criada com base no seu público e guia toda a sua comunicação, do marketing e vendas ao pós-venda. No entanto, o Chat GPT já consegue te auxiliar caso ainda não tenha uma persona própria. Você pode, por exemplo, perguntar determinadas particularidades do público para o chat e receber informações pontuais ou dados sobre o tema.  

Veja um exemplo para saber como aplicá-lo na rotina da sua incorporadora: 

Solicitação: Qual conteúdo homens de 35 anos de classe média costumam consumir nas redes sociais? 

Resposta: Homens de 35 anos, classe média, podem consumir uma variedade de conteúdos nas redes sociais, pois os interesses individuais podem variar. No entanto, aqui estão alguns tipos de conteúdo que geralmente são populares entre esse público: 

  • Notícias e atualidades: Muitos homens nessa faixa etária têm interesse em se manter informados sobre os acontecimentos atuais, política, economia, esportes, tecnologia, entre outros. 
  • Esportes: Esportes são uma área comum de interesse para muitos homens. Eles podem seguir páginas ou perfis dedicados a times de futebol, basquete, corrida, artes marciais, entre outros esportes. 
  • Estilo de vida: Conteúdo relacionado a estilo de vida, como moda masculina, cuidados pessoais, dicas de barbear, produtos de grooming, fitness e nutrição, pode atrair homens de 35 anos em busca de dicas e orientações. 
  • […] 

9. Dados de mercado

Que tal usar o Chat GPT para encontrar aquela informação difícil de achar no Google? Claro, já falei aqui que uma das limitações do chat é só ter informações até o ano de 2021. Mas nada te impede, por exemplo, de pedir um levantamento da oscilação da Taxa SELIC ao longo dos anos.  

Saiba usar a IA a seu favor: com ela, você pode embasar seus relatórios e pesquisas, entender o panorama do mercado imobiliário e ter acesso ilimitado a dados e notas do setor.  

10. Solicitação de feedback

Por fim, mas não menos importante, menciono a solicitação de feedback. Acho importante trazê-la porque é comum vermos agentes de venda e pós-venda que não sabem como pedir feedback dos clientes. Esse retorno é importantíssimo para avaliar as taxas de aceitação da marca e satisfação do cliente.  

Com o Chat GPT, você cria um texto simples e amigável solicitando feedback nas áreas que julgar necessário. Se seu CRM oferecer a criação e veiculação de pesquisas de satisfação, melhor ainda: crie um bom texto para ganhar a atenção do cliente e envie sua pesquisa.  

Benefícios x limitações: o Chat GPT vale a pena?

close em mãos segurando um celular ao lado de um notebook. Accima do celular um ícone do chat.

Chegamos ao fim de mais um blogpost do CV CRM. Neste material, eu optei por trazer a realidade completa por trás do Chat GPT, não apenas os benefícios que toda empresa quer enxergar. Como uma ferramenta gratuita, o chat é muito bom e bastante revolucionário, mas precisa de cautela para que seu uso não gere mais pontos negativos que positivos.  

Tendo dito isso, o que não se deve fazer com o Chat GPT? Acompanhe: 

  • escrever e publicar no seu site/blog textos completos escritos pelo chat; 
  • não checar dados obtidos a partir do chat em suas respectivas fontes; 
  • inserir no chat informações sensíveis da empresa; 
  • esquecer que o chat é apenas um auxílio na sua gestão, não o protagonista dela.  

Se você tiver isso em mente, o Chat GPT pode te ajudar muito. Seja respondendo perguntas, criando modelos de texto amigáveis e humanizados ou te ajudando com dados e estatísticas. Agora que você já domina o tema por completo, conheça o chat, treine novas possibilidades e reinvente suas práticas internas.  

FAQ: perguntas frequentes sobre o tema

O que é chat GPT? 

Chat GPT é um chatbot feito com base em Inteligência Artificial criado pela OpenAI. A promessa da ferramenta é responder a perguntas de forma humanizada e natural.  

Como usar o chat GPT? 

É necessário fazer um cadastro com e-mail próprio, conta Google, Microsoft ou Apple. Assim, é possível usar gratuitamente o Chat GPT.  

Quem criou o chat GPT? 

O Chat GPT foi criado pela OpenAI, uma plataforma de pesquisa em Inteligência Artificial.  

Como acessar o chat GPT? 

Basta acessar o site oficial da OpenAI e se cadastrar na página do Chat GPT, que é completamente online e gratuita. Existe uma opção paga, mas a versão gratuita já entrega todas as funções de chat. 

Como se cadastrar no chat GPT? 

Será necessário usar um e-mail ou conta pré-existente, como Google, Microsoft ou Apple.  

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 155 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração