CRM imobiliário gratuito ou pago: como escolher?

Se você está entrando no mundo dos CRMs imobiliários agora, provavelmente está tendo uma dúvida comum: como escolher um CRM imobiliário? CRM imobiliário gratuito vale a pena? Quanto é aceitável pagar por um CRM

Escolher um CRM imobiliário pode não ser uma tarefa tão simples, já que o processo de implantação leva tempo e esforço do seu time. Seja o CRM gratuito ou pago.  

Por isso, o objetivo desse artigo é te ajudar a responder essas perguntas e servir como um guia na escolha de um CRM imobiliário para que o seu retorno seja o maior possível.

O que é um CRM imobiliário?

CRM imobiliario gratuito: ilustração de um notebook aberto com a imagem de uma casa na tela. Na frente da imagem uma mão segura uma lupa dando ênfase à casa.

Antes de tudo, é importante explicar o que é um CRM imobiliário, porque para responder a essa pergunta preciso falar também que características esse tipo de CRM precisa ter. A partir daí nós podemos discutir as diferenças entre um CRM imobiliário gratuito e os sistemas pagos disponíveis no mercado. 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

De forma resumida, UM CRM imobiliário é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que resolve as necessidades do mercado imobiliário. 

Entenda as características de um sistema imobiliário. 

Um CRM precisa ter como premissa o armazenamento de dados sobre todos os tipos de contato com o cliente para resolver algumas dores como:  

  • Dificuldade de organização das tarefas pelos setores da empresa (em especial aqueles que têm contato direto com o cliente); 
  • Dificuldade em entender o perfil dos clientes: aqueles que mais compram determinado tipo de empreendimento, por exemplo; 
  • Dificuldade em oferecer atendimento personalizado
  • Dificuldade em aumentar o número de atendimentos
  • Dificuldade para captar leads qualificados. 

Essas são as dores comuns a todas as empresas que precisam se comunicar com o cliente. A questão é que cada segmento de mercado possui várias particularidades. O segmento imobiliário, por exemplo, é muito mais complexo que alguns por se tratar de uma cadeia produtiva muito longa. 

Características do CRM imobiliário

Imagine que uma loja de roupas, por exemplo, precisa se comunicar com fornecedores de tecidos, criar estampas, estudar o público-alvo, pensar na distribuição do produto (vai vender para o cliente final ou para outras lojas de roupas? Vai vender online ou ter loja física?), criar estratégias de marketing e medir resultados de comunicação e de vendas. 

Todo esse processo de vendas, por mais etapas que existam, é muito mais curto do que a cadeia produtiva da construção. 

Do planejamento da obra e estudo de viabilidade até as etapas de pós-venda, a esteira de produção de um imóvel pode levar anos. Não só pelo tempo de construção do empreendimento, mas também por todo o aparato burocrático que envolve a construção e a venda. 

Todas essas etapas precisam de processos que coloquem o cliente no centro, mesmo etapas muitos distantes desse fluxo.  

A questão aqui para escolher entre um CRM imobiliário gratuito e um CRM imobiliário pago é observar se eles possuem funcionalidades que contemplem os processos particulares da cadeia construtiva. 

Para te ajudar a entender que tipo de CRM atende melhor a essas necessidades, vou dar alguns exemplos de como um CRM imobiliário se diferencia de CRMs mais generalistas:  

CRM para acompanhamento de obra

Se o seu cliente compra um imóvel na planta, ele precisa acompanhar o andamento da obra de forma rápida e simples. 

Para isso as construtoras já utilizam portais (muitas vezes como funcionalidades dos próprios CRMs) que possibilitam que o cliente acesse informações da obra com qualquer dispositivo digital). 

Nesse exemplo, os setores responsáveis pela obra precisam estar conectados aos setores repensáveis pela venda. São etapas aparentemente distantes do processo produtivo, mas que, visando melhorar a experiência do cliente, precisam estar conectadas. 

Um CRM generalista não vai conseguir oferecer ferramentas específicas como essas. Nesse caso, analisando os CRMs imobiliários disponíveis no mercado, você deve observar se o CRM imobiliário gratuito também possui esse tipo de funcionalidade. 

CRM para desburocratizar a compra do imóvel

CRM imobiliario gratuito: imagem de uma mesa vista de cima. Vemos mãos de algumas pessoas interagindo. Na mesa vemos notebook, tablet, cadernos, uma calculadora. Do lado direito da imagens de vários ícones enfileirados

Agora focando apenas nas etapas de compra: apenas essas etapas já são bastante complexas. Você nem precisa ser um agente imobiliário para entender quantos requisitos envolvem a compra de um imóvel. Se você já comprou um imóvel, sobretudo financiado, você sabe o quanto esse processo é burocrático. 

Nesse cenário, um CRM voltado para o mercado imobiliário precisa ter funcionalidades que facilitem o fluxo de compra e venda e o tornem mais curto e menos exaustivo. Aqui também estamos falando sobre a gestão da experiência do cliente, no final das contas. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Geralmente os CRMs imobiliários tentam resolver esse problema através de integrações com órgãos específicos como, por exemplo, o Serasa, para a análise de crédito.  

Outras formas de encurtar esse processo é oferecer, dentro do CRM, modelos e facilidades na emissão de contrato e a possibilidade de assinatura eletrônica ou digital. 

Esses são mais exemplos do que você precisa estar atento na hora de analisar a vantagem de um CRM imobiliário gratuito. 

CRM para criar ecossistemas da construção

Com os exemplos citamos acima, conseguimos perceber que um CRM imobiliário precisa ter integrações com outros sistemas que fazem parte da cadeia da construção.  

Mesmo que CRMs generalistas integrem com outros sistemas, a questão dos CRMs imobiliários é a possibilidade de integrar com softwares que fazem parte do universo da construção e imobiliário.  

Talvez esse seja também um diferencial entre um CRM imobiliário gratuito e um pago. É sempre bom analisar (em qualquer um dos casos: gratuito ou pago) se o CRM oferece possibilidade de integração com empresas e órgãos relevantes para o ecossistema da construção e, também, se possuem APIs abertas caso precise integrar com outros sistemas. 

As integrações, inclusive, são um dos motivos pelos quais você deve ter bastante cuidado ao escolher um CRM. Pois caso escolha um CRM que não atende às suas necessidades, o processo de portabilidade pode ser complexo por conta do grande volume de dados oriundos, também, das integrações. 

CRM imobiliário gratuito x pago

CRM imobiliario gratuito: close na mão de um homem usando terno. Acima da mão, um tablet flutuando com algumas imagens na tela.

Existem CRMs gratuitos para todos os segmentos de mercado. Quanto menos complexa for a cadeia produtiva de um produto, menos robusto o CRM precisará ser. Nesses casos, muitos CRMs gratuitos podem suprir a necessidade.  

Nesses casos, os CRMs gratuitos são mais voltados para a organização dos fluxos de trabalho e possuem o objetivo de melhorar a experiência do cliente através do aumento da produtividade do time. 

Entretanto, como falei acima, quando temos como foco a cadeia da construção, precisamos nos atentar a pontos específicos ao escolher entre um CRM imobiliário. Seja ele gratuito ou pago. 

Analise todos os pontos desse artigo na hora de escolher o seu CRM imobiliário. Lembre-se de questionar se um CRM imobiliário gratuito tem todas as funcionalidades necessárias para a cadeia da construção e, no caso de um CRM pago, calcular quanto de ROI o sistema vai trazer para o seu negócio. 

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