Como melhorar o ciclo imobiliário da sua incorporadora? 

O ciclo imobiliário é o principal responsável pelo desenvolvimento de uma incorporadora. 

Conhecer os processos por trás de todo o projeto de construção, lançamento e vendas é essencial para definir as estratégias a serem utilizadas em cada novo empreendimento. Apesar de não ser uma receita pronta, aplicar técnicas específicas em cada fase acaba mudando, e muito, o resultado final da entrega das unidades. 

Com as ações e cada passo sendo gerenciados de forma assertiva e completa, analisando os dados principais e baseando as decisões em resultados as taxas de sucesso tendem apenas a aumentar. Mas, para isso acontecer é preciso aprender mais como essa ação se desenvolve. 

Neste artigo, você entenderá mais sobre o ciclo imobiliário, os impactos dessa ação no mercado e na economia e como ampliar sua assertividade.  

O Ciclo do Mercado Imobiliário

Para se desenvolver no mercado imobiliário é preciso conhecer os processos que delimitam a organização das incorporadoras e construtoras. Com isso, o controle das ações se torna ágil e prioriza as demandas urgentes, beneficiando e aumentando a produtividade do setor. 

Desde o projeto do empreendimento até a entrega das chaves é preciso desenvolver cada etapa de forma organizada e assertiva. É por isso que o ciclo imobiliário se organiza em torno de técnicas e tópicos que encaminham os negócios desse setor em direção ao sucesso. 

Para que essa sequência de fatores seja bem-sucedida, é preciso se manter atualizado sobre as notícias da construção civil. Isso porque tudo em torno dos negócios imobiliários gira em torno não apenas das tendências do mercado, mas também do conhecimento sobre a gestão de cada fase desse processo.  

Quais as etapas do ciclo de empreendimentos?

A eficiência imobiliária não está no número de unidades ou empreendimentos vendidos, mas sim na excelência dos processos de toda a jornada de compra. As etapas do ciclo se dividem em 7, e se organizam na sequência de: 

  • Prospecção 
  • Concepção do produto 
  • Lançamento 
  • Pré-obra 
  • Obra 
  • Entrega 
  • Pós-entrega 

Sendo bem dividido, o ciclo de empreendimentos imobiliários delimita o percurso que o negócio traçará até o sucesso. Cada uma exige uma estratégia, análise e gestão diferentes. Além disso, é preciso relembrar que o desenvolvimento da economia do Brasil está cada vez mais ligado ao crescimento do mercado imobiliário, como irei abordar a seguir. 

Economia + Ciclo Imobiliário

O setor imobiliário está diretamente ligado ao crescimento econômico do país, assim como a economia em queda também afeta a expansão desse mercado. Pode-se observar essa relação, principalmente, no período pandêmico e pós-pandêmico

De acordo com a ABRAINC, entre 2020 e 2022, a indústria da construção apresentou um aumento de 16,4%. Com o mercado imobiliário se destacando, os investimentos na aplicação de tecnologias voltadas para impulsionar a organização desse setor se encontra em constante evolução

Dessa forma, plataformas como CRM e ERP destacam-se cada vez mais quando se fala sobre planejamento de estratégias e ferramentas inovadoras para o desenvolvimento do ciclo imobiliário. Com uma gestão de alta performance, esse processo é impulsionado e se torna ainda mais assertivo. 

Como o CRM impulsiona o ciclo do mercado imobiliário?

A experiência com CRM está muito além de um gerenciamento de tarefas e acompanhamento de processos. Sistemas como esse focam na organização das ações, manutenção de estratégias e expansão do relacionamento com os clientes. 

Mas afinal, como um CRM pode impulsionar o desenvolvimento do ciclo imobiliário? De formas muito menos complexas do que você imagina. Por ser uma plataforma voltada inteiramente para a gestão das etapas essenciais desse processo, aumenta a assertividade dos projetos. 

Com um software para construção civil a automação dessas ações também potencializa: 

  • Desenvolvimento de recursos 
  • Qualidade da captação de leads
  • Assertividade dos empreendimentos 
  • Agilidade na finalização de vendas 

Com um software de gerenciamento o ciclo imobiliário se torna ágil. Além disso, existem outras funcionalidades em um CRM que são muito úteis para a gestão da incorporadora, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Você já entendeu como um CRM pode auxiliar a organização da sua empresa, agora, irei explorar os pontos principais que configuram uma plataforma de alta performance. Vamos nessa? 

Prospecção de clientes

Com uma jornada de compra estruturada, é preciso desenvolver assertivamente a prospecção. E, nesse primeiro momento o time de marketing da incorporadora influencia, e muito, no desenvolvimento bem-sucedido das outras etapas do ciclo imobiliário

Então, para acelerar a entrega de tarefas, contar com um CRM é indispensável. O primeiro módulo do CV CRM, por exemplo, é o CV Prospectar, que faz a gestão completa da sua pré-venda, desde a entrada dos dados, o encaminhamento ao funil de vendas e nutrição dos contatos. 

Pré-vendas e Vendas 

Seguindo o andamento do ciclo imobiliário, como já foi exposto, quando o lead passa para a próxima etapa da jornada, entra no acompanhamento das propostas e dos próprios projetos.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Para a gestão da venda você pode contar com ferramentas como: 

Os nomes já dão uma prévia de suas funcionalidades dentro do CRM, a automação de processos da sua incorporadora estará em um único lugar. 

Isso significa que as vendas são otimizadas e o cliente passa menos tempo dentro do funil de vendas até a conclusão de sua compra. Além disso, proporciona um ótimo desenvolvimento na sequência das etapas, que veremos agora. 

Manutenção de relacionamento

Atualmente, muito se fala sobre como conquistar o cliente, mas a longo prazo isso se tornaria irrelevante? Muito pelo contrário, é exatamente no pós-venda que essa relação se torna mais forte, e consequentemente, mais efetiva

Contar com uma gestão voltada exatamente para essa parte do processo é fundamental para saber o perfil do consumidor.  

O CV Relacionar gerencia todas as fases da relação cliente-empresa, e assim proporciona uma experiência personalizada e de alta qualidade. Além disso, possibilita uma manutenção automatizada do contato com a carteira de clientes, e, aumenta o índice de fidelização

Expanda seu conhecimento sobre o tema

O que é ciclo imobiliário?

É um padrão que representa as ações e mudanças do mercado. Sendo fundamental para os incorporadores, construtores e corretores por afetar diretamente na rentabilidade dos empreendimentos.

Qual a importância do ciclo imobiliário?

Esse processo potencializa a assertividade da tomada de decisões em investimentos, na projeção dos ricos e oportunidades, e principalmente, nas estratégias de desenvolvimento dentro do mercado.

Qual o papel do CRM no ciclo imobiliário?

O software de gestão de relacionamento é fundamental para o desenvolvimento do ciclo. Isso porque organiza as etapas e acompanha a evolução, estatisticamente, desse processo desde o início até sua finalização comercial.

Mantenha-se informado sobre o mercado imobiliário

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração