Um fluxograma comercial pode auxiliar na gestão de tempo e produtividade das equipes que desenvolvem o processo de vendas de empreendimentos de uma incorporadora.
Mesmo com um funil de vendas estabelecido, é preciso adequar a organização das responsabilidades de cada time. Com uma ferramenta simples de fluxo de atividades é possível prevenir atrasos, falhas e gastos extras.
Inserir um fluxograma em cada fase do projeto de um empreendimento possibilita análises, identificação de urgências, definição de gastos, estratégias e um recalculo de ações otimizado e rápido. Além de proporcionar a correlação entre as equipes e a sinergia no trabalho e colabora com o impulsionamento das vendas e, consequentemente, dos lucros da incorporadora.
Nesse artigo irei apresentar o conceito de fluxograma, como desenvolvê-lo e em quais equipes efetivá-lo. Vem comigo conhecer mais sobre essa forma organização comercial?
Sumário
Qual o conceito de fluxograma?
O planejamento de ações no projeto de um empreendimento é o que irá definir se o negócio será bem-sucedido. Acompanhar o desenvolvimento do impacto e fluxo de decisões requer uma estrutura organizacional que explique cada etapa do projeto.
O desenho de fluxograma explica, através de formas geométricas gráficas, as realizações do processo de cada etapa do ciclo de vendas, bem como: captação de leads, prospecção de pré e pós-venda. Cada equipe responsável pode, e deve, ter o próprio fluxograma para acompanhar os resultados de suas atividades.
Essa forma de organização colabora com o fluxo de trabalho e poderá proporcionar um destaque em ações necessárias, o que colaborará com resoluções rápidas e concluíra a determinada etapa do projeto com facilidade.
Um fluxograma comercial organizado de forma estratégica e definida será compreendido de forma clara pela equipe. Trabalhar as formas geométricas do fluxograma de acordo com as ações e resoluções ajudará no entendimento do time.
A tecnologia colabora com a precisão e compartilhamento desses formatos em plataformas de trabalho em equipe, assim, a qualidade, precisão, produção e organização das atividades estará garantida.
Quais as vantagens de utilizar um fluxograma? H3
É vantajoso utilizar um esquema de fluxograma comercial em uma incorporadora ou construtora? Sim, diria até que quase essencial.
Uma representação autoexplicativa, de visualização e layout de fácil compreensão colaboram com as definições e redefinições de ações que se deve designar dentro da elaboração de um projeto, principalmente em empreendimentos do setor de construção.
Como existem diversas etapas antes da finalização, a linha de produção e o número de pessoas envolvidas acaba necessitando de algo que topicalize e uma as atividades produzidas, em desenvolvimento e já finalizadas.
Com as delimitações de ações é possível:
- Evitar a perda do timing em oportunidades vantajosas
- Descuido com as atividades em desenvolvimento
- Perda do tempo de atuação
- Aumento na precisão de decisões
Essas são apenas algumas vantagens que um fluxograma pode trazer para os times que compõem o ecossistema da sua incorporadora. O estabelecimento dessa ferramenta é a chave organizacional do seu empreendimento, e não é difícil de ser implementado.
Como a tecnologia sempre pode potencializar os recursos de organização, um CRM colabora com a automatização dos fluxogramas da área comercial. Além disso, disponibiliza o acompanhamento dos leads e colabora com o entendimento do background de atendimento, estimulando a produtividade da equipe e a construção de estratégias assertivas.
Como criar fluxogramas?
Apresentei o conceito e as vantagens, agora exemplificarei como as equipes da sua incorporadora poderão montar seus fluxogramas.
Para obter fluxogramas comerciais solucionais é preciso:
- Definir as representações geométricas de cada etapa
- Alocar as tarefas por etapas que se interligam às outras
- Organizar a importância de cada ação do processo
Com essas metas definidas, o time compreenderá melhor o funcionamento do fluxograma e poderá acompanhar os desdobramentos de cada tarefa. Assim, além de se manter organizado e alinhado, poderá sugerir soluções para as etapas que não foram terminadas ou precisam de ajustes para serem concluídas.
Para que você compreenda melhor as formas de definir e montar essa ferramenta, trouxe um exemplo de fluxograma prático, que irá ajudá-lo nesse processo de entendimento e aprendizado.
Os fluxogramas de etapas de empreendimentos
A automatização dos processos colabora com um planejamento e estabelecimento de processos que adaptam e capacitam a equipe para realizar as demandas com excelência. Além disso, os fluxogramas comerciais gerenciam o andamento das atividades do marketing e vendas.
Esses fluxogramas otimizam o mapeamento dos processos de captação de loteamentos, analisam a infraestrutura do projeto e gerenciam os riscos e problemas que podem surgir. Ou seja, podem ser inseridos em todas as áreas de uma incorporadora ou construtora, desde o trabalho no terreno até o pós-venda do empreendimento.
Com o gerenciamento de riscos e atrasos poderá adiantar ou prejudicar o andamento dos processos, por isso, é importante que absolutamente todas as equipes contém com uma gestão organizacional e um fluxograma de processos de vendas.
Para tanto, irei apresentar os fluxogramas que poderão ser implementados nas respectivas áreas responsáveis pela construção do projeto de sua incorporadora.
Fluxograma de Mapeamento
Essa etapa é pautada em mapear o desenvolvimento de todas as áreas do projeto, mas, essencialmente, iniciar os primeiros passos da etapa pré-construção e encaminhar as informações para os demais departamentos do fluxograma comercial.
Por isso, no fluxograma de mapeamento devem ter o:
- Definição do projeto do empreendimento
- Start de busca pelo loteamento adequado
- Encontraram ou não a área de construção
- Planejamento das obras
Cada método poderá ser definido por símbolos que representem o segmento e conexão que visa estabelecer entre as etapas. Seu objetivo é otimizar as ações dos times e melhorar a produtividade de cada um.
Esse fluxograma será essencial para a incorporadora ou construtora definir quais as medidas serão tomadas e como ocorrerá a participação de cada equipe. Assim:
- Obtém estratégias para execução do projeto
- Designam as funções para suporte técnico
- Inserem o time de marketing e vendas
Com isso, facilitam a compreensão das informações e colaboram com a construção de métricas reais para a captação dos leads, desenvolvimento das estratégias de marketing e redistribui tarefas. Pode também, definir a contratação de um número de corretores e empenho no alcance de atendimento dos prospects.
Fluxograma de obras
O fluxograma de obras é voltado para as necessidades do levantamento da construção. Devem estar inseridos nesse:
- Requerimento
- Documentação
- Escritura do imóvel/lote
- Contrato social
- Memorial descritivo
- ART do CREA
- Alvará de construção
Esses documentos são essenciais para iniciar o as obras no terreno, e após eles devem vir, dentro do fluxograma comercial:
- Avaliação de custos
- Contratação de mão-de-obra
- Disponibilidade de equipamentos
- Orçamentos de materiais
Dessa forma, a equipe responsável pelo empreendimento estará ciente de todo o trajeto do projeto e poderá organizar as demandas. Com esse fluxograma a organização e resposta à pedidos de reposição ou substituição poderão ocorrer de forma rápida e muito mais eficaz.
Fluxograma de marketing
Sendo a etapa mais importante para a captação de personas a equipe de marketing deve contar com um fluxograma comercial que disponibilize ideias, metas e estratégias técnicas para construir uma recepção de campanhas e informações bem-sucedida.
No fluxograma de marketing, deve-se:
- Estabelecer o público-alvo
- Definir a meta de alcance
- Construir uma comunicação assertivo com os leads
- Quais canais de interação utilizar
- Encontro dos pontos fracos
Nesse processo o time irá delimitar as ações e programar-se dentro de metas. Designar tarefas e alocar a equipe colabora com a produtividade, criatividade e agilidade desse processo.
Se disponibilizarem links e informações, poderão auxiliar a compreensão e desenvolvimento de estratégias dessa etapa. Aplicar o fluxograma comercial nessa fase, também, irá auxiliar o entendimento e construção das ações do time de vendas.
Fluxograma de vendas
Alinhado ao conceito anterior, o fluxograma de vendas irá colaborar com a definição de contato com os prospects e, fundamentalmente, buscar o fechamento da compra. Deve analisar e estabelecer metas na pré-venda, venda e pós-venda.
O fluxograma de vendas deve pautar:
- Formas de abordagem
- Eficácia da comunicação
- Acompanhamento do cliente
- Leads que se tornarão clientes
- Retornos de contato
- Vendas finalizadas
Com essas definições o time de vendas poderá avaliar as formas de comunicação, estabelecer metas de venda e alicerçar-se junto ao marketing para desenvolver formas de captar mais clientes. Organizando as tarefas, será possível atender todas as demandas de forma rápida e adequada ao perfil do público.
O fluxograma comercial coopera com cada setor e interliga-se aos demais, trazendo um gerenciamento de atividades e a realização assertiva de metas. Se a sua incorporadora disponibilizar essa organização, terá uma margem de reservas para possíveis contratempos e ainda contará com uma margem de lucro mais alta.
O que você aprendeu até aqui
Essa estrutura possibilita a visualização e acompanhamento do sistema comercial, detalhando e definindo as responsabilidades de cada pessoa das equipes designadas. Pode ser usado em todas as etapas da jornada de vendas.
O fluxograma auxilia na organização dos processos comerciais, padronizando a execução, melhorando a comunicação, reduzindo as taxas de retrabalho e aumentando a produtividade das equipes.
É preciso definir as metas de cada equipe, organizar um documento, explicar e definir as formas que irão desenvolver visualmente as atividades a serem realizadas, em andamento e concluídas.
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