Software para construção civil: outro conceito de gestão

Um software para construção civil é, atualmente, uma peça-chave de uma gestão bem-sucedida. 

O conceito vem sendo colocado em destaque desde que o acompanhamento de dados se tornou ainda mais importante para o setor da construção. Apesar de conhecer algumas das funcionalidades, o momento de escolher qual plataforma irá atender às suas necessidades exige um conhecimento aprofundado e critérios essenciais para acertar na implantação.  

Portanto, entender qual a importância do software para construção civil e como a implantação dele impacta todo o sistema imobiliário colabora com a gestão do seu negócio. Para que faça a escolha certa, este artigo explica a operacionalização e as formas de reconhecer a excelência de uma ferramenta.  

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Sumário

A Operação de Softwares para Construção Civil

Software-para-construção-civil: imagem de um homem de terno laranja, usando um capacete apontando para uma tela à frente da câmera, com alguns ícones que fazem relação com construção civil.

Os softwares de gerenciamento se tornaram fundamentais para incorporadoras e construtoras, de forma que a sua implantação acaba sendo um fator decisivo de sucesso. Os sistemas de gestão de obras são exemplos de como a tecnologia se tornou uma aliada fundamental para o setor imobiliário

Ter uma plataforma voltada inteiramente para o controle, eficiência e desenvolvimento do projeto construtivo aumenta a produtividade de toda a empresa. Com a digitalização foi possível: 

  • Controlar os custos etapa por etapa 
  • Eficiência na gestão de obras 
  • Intercorrências no processo de estruturação 
  • Análise da qualidade da estruturação
  • Vistoria regulamentada 
  • Fornecimento de matérias e obtenção de equipamentos 

Tudo isso em um software de gestão projetado para atender as necessidades primordiais da execução de obras. Desde o planejamento até a entrega os sistemas ofertam automação, transparência, segurança e potencialização de tarefas diárias.  

Como os softwares para construção civil otimizam processos

Quem não controla custos, perde o gerenciamento. E sabemos o quanto cada fase da gestão requer cuidados e segurança com o acompanhamento de cada etapa. Com um sistema para construtora projetado para suprir as demandas essenciais, essa visualização se torna altamente eficaz. 

Os softwares da construção civil acabam otimizando diversos processo por gerarem e garantirem: 

  • Relatórios de conclusão 
  • Visualização por etapas 
  • Controle de custos 
  • Histórico de evolução 

E o melhor de tudo, com uma ferramenta de gestão eficiente, o acesso aos recursos é feito em uma única plataforma, de uso intuitivo e com a possibilidade de ampliação ações assertivas. 

Conhecendo mais sobre esses sistemas

Além do que pontuei anteriormente, o melhor software para gerenciamento de construções é aquele que atende absolutamente todos os processos, desde a escolha de mão-de-obra até a entrega das chaves. Para além de compactar o acesso a lista de contatos, o controle de ações e verificação de etapas concluídas, é preciso estar atento às possibilidades de integrar esses sistemas a outros que gerenciam a parte interna da construtora ou incorporadora. 

Para tanto, é essencial participar de eventos de interação entre diversos especialistas em tecnologia aplicada nesse mercado poderá contribuir ainda mais com o seu conhecimento. Assim, grandes vetores do setor idealizaram um projeto especialmente para você. 

O Construsummit é o maior evento da construção civil programado para esse ano. Nele, você poderá entender como aplicar a tecnologia na gestão diária do seu negócio, encontrando ideias, vivências e realizações dos maiores nomes do mercado imobiliário

Os Critérios para escolher um Software da Construção Civil 

Software-para-construção-civil: homem apontando para a tela, destacando um ícone de "check" no meio de outros ícones interligados.

Antes de implantar um software da construção civil, é essencial analisar quais funcionalidades esse produto oferece e se elas se adequam às necessidades do seu negócio. Identificar a capacidade que o sistema tem de operacionalizar, otimizar e potencializar os processos de desenvolvimento da construção simplificará a escolha. 

Um dos principais requisitos é: não abrir mão da qualidade. Isso vale tanto para a ferramenta que irá utilizar, quanto para todas as etapas de execução do projeto. Por isso, o sistema para construtora deve proporcionar a automação da visualização e acompanhamento das obras.  

Agora, para que a sua escolha se torne prática e ágil, além de assertiva, separei alguns critérios de análise para que você saiba qual o melhor software para a sua empresa. Vamos lá? 

Armazenamento seguro

Antes de pensar sobre qualquer funcionalidade, é primordial analisar a segurança do sistema em relação à LGPD. Isso porque os dados sobre fornecedores, orçamento, andamento e desenvolvimento das obras precisam ser mantidos apenas ao alcance dos responsáveis. 

Além disso, assegurar que essas análises, métricas e planilhas não se percam também é fundamental. Portanto, sistemas que fornecem alta proteção de dados devem ter destaque na lista de escolha, afinal a privacidade acaba sendo a peça fundamental para definir a qualidade do software. 

Gerenciamento Orçamentário 

Os orçamentos sempre foram planilhas de análise e manutenção complexas, mas, com a ascensão tecnológica a gestão dessa etapa se tornou mais prática e transparente. Podemos definir um ERP da construção civil como um sistema que oferece o controle de finanças, organiza contas e mantem os pagamentos em dia. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Além de fornecer a consulta de relatórios completos por obras, projetos ou clientes, o software deve ser capaz de ofertar uma análise de resultados através de gráficos e tabelas. Dessa forma, o acompanhamento financeiro e a manutenção do desempenho serão otimizados

Coordenação de Estoque

As matérias-primas de uma construção são os pilares da obra, e administrar a chegada, retirada e o estoque é a forma mais eficiente de garantir o desenvolvimento do trabalho e a execução do empreendimento. Para ser altamente funcional, essa solução também deverá contar com o registro desde a retirada até a devolução dos materiais. 

Administrar a utilização dos insumos em estoque e gerar relatórios sobre os equipamentos também irá garantir a realização de atividades seguras. Com essa ferramenta, o gestor ainda saberá se precisa substituir um equipamento e agilizará a realização dessa ação

Acompanhamento do Cronograma

O processo de construção exige comprometimento com a definição de início das obras até a entrega do empreendimento. Essas fases garantem o comprimento do cronograma e delimitam o orçamento, guiando os profissionais responsáveis em cada etapa do processo

Um software para empresas da construção civil deve automatizar a gestão do cronograma e medir a produtividade da obra. Ainda é necessário estimar, identificar e objetivar soluções e previsões para além da visão total do projeto de obras

Além disso, o controle de todos os serviços prestado e a qualidade da efetuação estão dentro da plataforma para que o gestor acompanhe a eficiência do canteiro e evite atrasos e desperdícios no processo.  

Gerenciar a Segurança do Canteiro

As Normas Técnicas da Construção são indispensáveis para o andamento correto de uma obra. Todos os equipamentos devem estar em condições de utilização e distribuídos igualmente para todos os colaboradores presentes no canteiro de obras, e essas ações de proteção são responsabilidade integral da construtora

O software de gestão para a construção civil supre e potencializa a segurança do trabalho, pois possibilita ao gestor controlar a distribuição, validade, integridade dos equipamentos e analisar procedimentos em situações de proteção física dos trabalhadores. E, ainda é possível armazenar os documentos trabalhistas de forma organizada e simplificando o processo de consulta à arquivos e informações.  

Suporte técnico

Último, mas não menos importante, é preciso saber se o software contratado conta com um suporte de atendimento técnico. Caso qualquer intercorrência aconteça é fundamental que uma equipe especializada esteja disponível para solucioná-las

Você deve saber que até mesmo os melhores softwares estão sujeitos a instabilidade, entretanto, ferramentas como o CV CRM possuem não apenas o suporte para resolver com agilidade esse tipo de ação, mas, possui uma taxa de 99,9% de estabilidade.  

Consegue visualizar a importância de interligar-se à uma plataforma de CRM? Então, vamos aprender mais sobre os benefícios da integração entre sistemas? 

Software-para-construção-civil: duas mãos segurando peças de quebra-cabeça, uma de frente para a outra.

CV CRM + Softwares da Construção Civil 

Interligar o software de gestão de construção à um CRM é potencializar as funcionalidades e expandir o acesso à recursos fundamentais em todos os processos empresariais, e burocráticos, da incorporadora ou construtora. Com o constante avanço da tecnologia, é preciso buscar ações que minimizem, ou anulem, falhas de sistema, e as integrações acabam sendo a solução

Aqui no CV, nós colocamos como um grande pilar o ecossistema, que possibilita a gestão interligar diversas ferramentas dentro da nossa plataforma. Coloco como exemplos dois grandes softwares: o Totvs e o Sienge.  

Essas plataformas possibilitam a potencialização da gestão das etapas da construção e, se integrados ao CRM, expandem funcionalidades para o setor interno e externo da sua incorporadora.  

O que você aprendeu até aqui

O que é um software de gestão? 

É um sistema de gerenciamento de processos empresariais. Esse armazena e coleta dados, apresenta formulários, gráficos e números fundamentais para o dia a dia corporativo. 

Como a gestão impacta no sucesso da construção? 

Uma gestão de excelência aumenta a produtividade, reduz custos, controla as tarefas e entrega de materiais, além de antecipar problemas e programar a realização e delimitar prazos para a conclusão de atividades.  

É possível utilizar mais de um sistema de gerenciamento? 

Sim. Um CRM líder é capaz de oferecer um ecossistema de integração que supra todas as necessidades de uma incorporadora de forma ágil e prática.

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração