5 soluções para construtoras baseadas em tecnologia

Todos os dias surgem novas soluções para construtoras com funções diferentes, mas mesmo objetivo geral: fazer com que o segmento da construção evolua através do sucesso de cada empresa individualmente. 

Em toda a cadeia da construção existem várias vertentes onde a tecnologia está sendo inserida. Os segmentos da construção e imobiliário, por si só, já contam com uma vasta lista de opções inovadoras para otimizar os processos. 

Seja no processo produtivo ou nas etapas de venda, as soluções para construtoras continuam surgindo e os produtos digitais que já existem sendo aprimorados para atender às dores de um mercado que muda tão rapidamente. 

Nesse artigo vou falar sobre algumas dessas soluções, objetivos de cada uma e quais as dores que elas resolvem. 

Imagem do guia da qualificação de leads

Mas antes disso preciso falar da importância dessas soluções estarem integradas. Quanto maior for a integração da sua cadeia produtiva, mais otimizado vai ser o seu processo e melhores serão os resultados.

Sumário

Integração das soluções para construtoras

soluções para construtoras: imagem de várias peças de quebra-cabeça azuis.

O mercado da incorporação é bastante complexo porque tem uma cadeia produtiva muito longa. Sempre falamos aqui da importância de um ecossistema, que contemple e integre todas essas etapas numa só linha de produção. Conversamos sobre a necessidade dessa integração tecnológica num dos episódios do CV na Prática Podcast, com Guilherme Quandt, CSO da Unidade da Construção da Softplan

Segundo Quandt, são muitas as jornadas de gestão dentro desse grande processo, que passam pela extração, fabricação e distribuição dos insumos, orçamentos, planejamento do projeto, escolha de terreno, arcabouço jurídico, gestão de vendas, repasse, assistência técnica, etc.

Entre viabilidade, orçamento, lá no início da vida de qualquer empreendimento, até um processo de prazo legal de garantia, estamos falando, às vezes, de quase 10 anos. (Guilherme Quandt, Softplan)

Para se aprofundar no assunto, veja ou ouça o episódio: 

Por conta dessa complexidade, é impossível que uma construtora consiga sustentar-se por muito tempo, hoje em dia, sem usar ferramentas digitais. Num cenário onde grande parte das empresas dependem das soluções digitais e crescem exponencialmente, a tendência é que as que não se adaptarem a esse cenário, parem de existir aos poucos. 

Mas além de ser uma questão de sobrevivência, existem muitos benefícios na contratação de empresas SaaS pelas construtoras. Alguns deles são: 

  • Redução de custos; 
  • Otimização do tempo dos processos; 
  • Diminuição dos prazos de entrega; 
  • Menor risco de erros; 
  • Maior controle dos processos; 
  • Geração de dados para tomadas de decisão. 

Tendo em mente os motivos pelos quais cada etapa da cadeia da construção precisa de processos específicos e integrados, vou citar 5 soluções para construtoras que contemplam esses pontos.  

5 soluções para construtoras que você precisa entender

Primeiro ponto para optar por um sistema ou outro é entender exatamente o que cada um propõe como solução. Dividi a lista abaixo em 5 grandes soluções para construtoras que você precisa entender antes de contratá-las. 

Plataforma de Planejamento Lean de obras

Plataformas de planejamento de obras resolvem alguns problemas muito comuns na execução de projetos de construção civil: o atraso das obras e desperdício de recursos. Normalmente essas plataformas consistem na aplicação de metodologias de cronograma de obras, através da criação de linhas de produção e fluxos de trabalho mais eficientes. 

Tudo isso, claro, dentro da lógica de sistema Saas. Ao automatizar esse fluxo, o sistema consegue garantir mais organização para cada profissional envolvido no processo e armazenar dados para que seja criado um histórico do planejamento das obras, que vai ser usado nas tomadas de decisão. 

Segundo Paula Lunardelli, fundadora da Prevision, plataforma líder em Planejamento Lean, o uso de um sistema de planejamento de obras tem como principais benefícios: 

  • Previsibilidade; 
  • Ritmo do fluxo de atividades; 
  • Visibilidade para o processo; 
  • Redução de riscos; 
  • Otimização de recursos e redução de desperdícios; 
  • Redução de custos. 

Para se aprofundar no assunto, veja o episódio do CV na Prática com Paula:

Software de elaboração de orçamentos

Para entender o que um software de elaboração de orçamento de obras pode fazer, é necessário entender as etapas de um orçamento. Segundo Gustavo Martins, fundador da eCustos, as etapas são as mesmas para incorporadoras e construtoras pequenas, médias ou grandes. São basicamente três etapas: 

  • Requisito de projetos; 
  • Composição de custos; 
  • Fechamento do orçamento. 

O que acontece geralmente é que uma incorporadora normalmente faz o estudo de viabilidade econômica antes dessas etapas, sem tantas informações. Isso acontece porque para que a incorporadora desenvolva um orçamento preciso, com margem de erro pequena, ela precisa ter todos os projetos definidos (arquitetônico, estrutural, hidráulico, paisagismo, parte elétrica, etc.) 

Infográfico sobre experiencia do cliente

“Por isso que nessa fase da incorporação geralmente se faz uma estimativa de custo ou um estudo preliminar.” – Gustavo Martins. 

O desafio das incorporadoras é, então, fazer esse estudo de viabilidade com menor margem de erro possível. 

Nesse sentido, um software auxilia no processamento dessas informações de maneira a diminuir os riscos na etapa de orçamento, aproveitando uma eficiência tecnológica que não seria possível de outra forma se não através de softwares. Esses são sistemas geralmente já possuem bases orçamentárias referenciais para ter como ponto de partida.  

Além disso o próprio histórico da empresa armazenado no software pode e deve ser usado como referencial. Quando esse sistema é integrado a outros, inclusive, mais dados você consegue usar como base para que o orçamento seja o mais preciso possível.  

Conversamos com Gustavo sobre todos esses pontos no episódio abaixo do CV na Prática:

Plataforma de Social Supply Chain

Supply Chain (ou cadeia logística de suprimentos) é uma complexa rede de suprimentos que conecta produtores, distribuidores, varejistas, clientes e serviços para viabilizar o produto final. A cadeia da construção nesse contexto é bastante complexa pois envolve um longo processo, como falei anteriormente. 

Uma plataforma de Supply Chain é, de forma geral, um espaço online destinado à conexão de construtoras à diversas indústrias para otimizar as negociações e projeções na produção e entrega de insumos. 

Da mesma forma que um software de planejamento de obras ou de elaboração de orçamento, o objetivo de uma plataforma de supply chain enquanto mais uma das soluções para construtoras, é tornar o processo mais assertivo e viável. 

Um dos muitos benefícios de usar uma plataforma de Supply Chain é conectar a logística da empresa a outras etapas da cadeia da construção, como por exemplo o próprio planejamento. 

Quando falamos em Social Supply Chain, estamos dando mais um passo em relação às soluções tecnológicas. Esse modelo resolve uma lacuna no processo que é a circulação das informações apenas a nível institucional. 

O modelo SSCM (Social Supply Chain Management) identifica as pessoas que integram essa cadeia. Dessa forma é possível gerar valor dentro desse processo. 

Falamos sobre isso com Luiz Gripp, COO na Collabo, plataforma de Social Supply Chain, em mais um episódio do CV na Prática. Para se apronfudar no assunto veja o vídeo abaixo: 

Software de gestão de obras

Para unificar as etapas de planejamento, orçamento, logística, entre outras, existem softwares de gestão como uma alternativa, inclusive, às falhas humanas. 

Se a cadeia da construção é composta por várias etapas que envolvem muitos setores e profissionais especializados em diferentes áreas, um software de gestão de obras tem o papel de unir todo esse fluxo. 

Para isso são usados ERPs (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais). Por isso a palavra-chave desse sistema é integração. A dor que um ERP resolve é justamente a dificuldade de comunicação entre os setores da empresa e os processos externos a ela, que fazem parte da cadeia produtiva. 

Por isso a estrutura de um ERP contempla a visão departamental, que inclui por exemplo módulos contábil, financeiro, compras, faturamento, estoque; e visão por segmento: os principais processos e rotinas padrões. 

Para entender melhor o que faz um ERP veja aqui o que é um ERP

Plataforma de gestão de vendas

Depois das etapas produtivas, existem outras etapas de venda. É nessa fase que fazemos a gestão comercial, de marketing e relacionamento com o cliente. A grande questão aqui é o ponto de contato entre empresa e cliente final. 

É imprescindível que existam soluções para construtoras com foco nesse ponto de contato, que facilitem a criação de estratégias de vendas assertivas, colocando sempre o cliente no centro.  

É muito difícil administrar uma grande carteira de clientes e pensar em estratégias de funil de vendas sem eficiência tecnológica. É para resolver essa dor que existem os CRMs (Customer Relationship Management). 

Um CRM tem como um dos objetivos mapear a jornada de vendas do cliente para garantir mais eficiência para os profissionais de vendas, organização dos processos de pré-venda, venda e pós-venda e aumentar a satisfação do cliente.  

Além disso, como todos as soluções para construtoras citadas acima, também funciona como um banco de dados que auxilia nas tomadas de decisão da empresa. 

O CRM reúne as últimas etapas de toda a cadeia da construção: a venda. Mas também precisa estar integrado a toda a cadeia para aprimorar todo o processo.  

Imagine, por exemplo, que um cliente comprou uma unidade na planta. Um dos recursos úteis, nesse caso, é o acompanhamento em tempo real da obra pelo cliente. Para isso é necessário que os sistemas das etapas produtivas estejam integrados ao CRM. 

Esse é apenas um exemplo de porque é importante que exista integração entre os sistemas. Mas existem várias outras integrações necessárias dentro de um CRM para que ele seja o mais completo possível, como por exemplo softwares de assinatura eletrônica, chatbots, plataformas de captação de leads, etc. 

O importante, no final das contas, é entender o que cada solução tecnológica se propõe a fazer no seu negócio e o ROI do investimento nessas plataformas.  

Mas com certeza, quando bem utilizadas, cada uma dessas soluções para construtoras vai trazer resultados excelentes para o seu negócio.

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O que você aprendeu até aqui

Que soluções para construtora existem? 

Existem muitas soluções para construtoras e softwares diferentes voltados para cada uma. As principais soluções são: plataforma de planejamento de obras, softwares de elaboração de orçamentos, plataformas de supply chain, software de gestão de obras e de relacionamento com o cliente. 

Qual é o melhor sistema para construtoras? 

Para cada necessidade da construtora existe um sistema diferente. Indicamos integrar os sistemas Prevision, Collabo, ecustos, Sienge e CV. 

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