Administração de imóveis: A tecnologia pode impulsionar essa ação? 

A administração de Imóveis é uma parte essencial no desenvolvimento do mercado imobiliário. 

A diversidade de tarefas dentro do setor de imóveis e entre essas está a gestão de projetos, a execução de obras e administração de propriedades. Apesar de parecer um projeto distante, o tópico de gerenciamento de imóveis após a finalização da construção é extremamente importante. 

Isso porque condomínios, imobiliárias e proprietários de imóveis para locação precisam de administradores que gerenciem a manutenção, gestão de fundos e organização de melhorias para as propriedades. Dessa forma, as ações administrativas ligas a imóveis são diversas e extremamente essenciais para a ampliação da receita e o próprio crescimento do mercado. 

Para construir uma administração de imóveis altamente efetiva, você precisa conhecer suas características principais e as formas de ampliar sua assertividade através da tecnologia. E é isso que irei abordar nesse artigo. 

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

O que é Administração de Imóveis?

Administração de Imóveis: imagem das mãos de uma mulher segurando uma miniatura de edifício em cima de uma mesa de escritório.

Quando você se depara com as atividades realizadas dentro do sistema do mercado imobiliário pode perceber a diversidade de opções de atuação nessas áreas. Uma das tarefas mais importantes em torno de empreendimentos imobiliários é a administração de imóveis

Essa ação visa o desenvolvimento do gerenciamento de uma ou várias propriedades, assegurando o andamento das funcionalidades de um imóvel e a sua rentabilidade. Assim, a administração de imóveis pode ser realizada tanto por empresas especializadas, quanto por profissionais autônomos. 

Assim, o que faz uma administradora de imóveis ou um corretor-administrador é captar interessados em locação, elaborar contratos, cobrar pagamentos, preservar e manter a qualidade habitacional e prestar contas. Isso significa que o imóvel administrado deve estar bem cuidado, ocupado e gerando receita para o proprietário. 

O corretor é responsável pela administração de imóveis?

A área de corretagem é repleta de possibilidades para o profissional corretor e uma delas é a posição de administrador de imóveis. É claro que não basta ter apenas um Registro no CRECI para exercer essa tarefa, é necessário se especializar na comunicação, mediação e resolução de conflitos. 

Isso porque as principais atividades desses profissionais envolvem: 

  • Realização de visitas 
  • Elaboração e revisão de contratos 
  • Emissão de boletos de pagamento 
  • Negociação de reajustes 
  • Contratação de manutenção 
  • Prestação de contas periódicas 

Dessa forma, quem pode ser administrador de imóveis é quem está familiarizado com as ações de uma transação imobiliária. Os corretores-administradores atuam como intermediários da comunicação entre locadores e locatários, por isso a experiência no mercado imobiliário se torna essencial para obter uma administração de imóveis bem-sucedida. 

Os responsáveis pela administração de imóveis — empresa ou administrador—, devem organizar as funções e necessidades das propriedades para manter a conformidade das expectativas dos locatários e a lucratividade dos proprietários

O que acontece em uma administração de imóveis

Administração de Imóveis: imagem de três pessoas conversando diante de uma mesa. Em cima da mesa vemos alguns papeis de planta de imóveis e um tablet.

Essa ação acaba sendo um negócio lucrativo quanto feito de forma assertiva, mas afinal, qual o valor percentual destinado para administração de imóveis? Os valores percentuais que uma administradora cobra dependem da localização, da metragem do imóvel, serviços contemplados e a situação do mercado imobiliário. 

Mas, de modo geral as taxas se posicionam de 5% a 10% dos valores mensais de locações, de acordo com as variações do setor imobiliário local. O contrato de administração de imóveis também pode conter porcentagens adicionais de: 

  • Renovação 
  • Vistoria 
  • Relatórios 
  • Solicitação de Serviços 

Por isso, é essencial que a administradora explique os serviços que estão incluídos no contrato e quais serão adicionais ao serem solicitados. Assim é preciso entender quais são as principais funções dessas empresas, e é por isso que irei abordar cada uma das responsabilidades da administração de imóveis logo mais. 

Gestão de Locação

A administração de imóveis tem como funcionalidade principal gerenciar as locações. Nessa ação estão inclusos o: 

  • Seleção de Inquilinos 
  • Elaboração de Contratos de Aluguel 
  • Negociação de Condições Contratuais 
  • Arrecadação dos Pagamentos 
  • Renovações e Rescisões de Contratos. 

É através desses tópicos que o administrador de imóveis organiza o gerenciamento das propriedades e efetiva a qualidade das tarefas, assim como da habitação da propriedade. 

Manutenção de Propriedades 

Aproveitando o tópico de habitação, vale ressaltar que a manutenção deve ser verificada e realização pelos encarregados da administração dos imóveis. Todos os assuntos relacionados à qualidade habitacional das propriedades são de responsabilidade dos administradores

Dessa forma, é fundamental que haja uma manutenção regular, coordenação de reparos solicitados, verificação da condição de sistemas elétricos, hidráulicos e de seguridade. Também é de responsabilidade da administração de imóveis a garantia de adequação aos requerimentos dos inquilinos e apresentação verídica das condições dessa propriedade antes da finalização do contrato de locação. 

Comunicação com o Cliente 

A administração de imóveis também contempla a comunicação eficiente com o cliente, seja esse o proprietário ou o locatário. Os responsáveis pelo atendimento são “pontes” de diálogo entre esses clientes e devem: 

Infográfico sobre experiencia do cliente
  • Responder questionamentos 
  • Garantir o relacionamento saudável entre as partes 
  • Orientar os inquilinos 
  • Disponibilizar canais de comunicação ágil 

Gestão de Finanças

A gestão das finanças relacionadas às cobranças, pagamentos e despesas das propriedades é de responsabilidade da administração de imóveis. É através dessa organização que a gestão de condomínios, por exemplo, é feito de forma correta. 

Essa ação contempla o acompanhamento e o pagamento de impostos regionais e federais, taxas condominiais e os serviços públicos prestados aos imóveis. Desse modo, a função da administração de imóveis é elaborar relatórios sobre a saúde financeira das propriedades e garantir que o recebimento dos pagamentos seja feito dentro do prazo pré-estabelecido

Marketing Imobiliário

O marketing imobiliário é essencial na promoção dos imóveis administrados, por isso, investir nessa ação faz parte das tarefas da administradora. As propriedades da cartela que não estão ocupadas precisam de inquilinos para gerar receita e de responsabilidade da administração de imóveis e encontrar esses clientes. 

Assim, os anúncios, disponibilização de agendamentos, captação de leads através de sites imobiliários, organização de visitas e seleção de candidatos é feita através de um marketing imobiliário bem estruturado pelos responsáveis pela administração dos imóveis

Legalização do Imóvel

A administração de imóveis também contempla a verificação e a garantia de que as habitações cumprem com as leis, diretrizes e regulamentos do setor. Dentro das responsabilidades da administradora estão: 

  • Inspeções de Seguridade 
  • Verificação da Documentação 
  • Observação de Códigos de Construção 
  • Verificação do Cumprimento das Leis Locais. 

A tecnologia pode Impulsionar a Administração de Imóveis?

Administração de Imóveis: imagem das mãos de uma pessoa, usando terno. Em destaque ilustrações de que simbolizam busca, conexão e comunicação.

Como você pode ver durante esse artigo a administração de imóveis detém uma série de processos minuciosos e essenciais para a ação. Então, a automatização desses e a agilização de tarefas seria algo possível? 

Não só seria como já é uma possibilidade graças ao desenvolvimento de tecnologias do mercado imobiliário. Ao interligar a administradora a um sistema de gestão de propriedades, por exemplo, é possível organizar dados essenciais sobre os inquilinos, o histórico de pagamentos e interações e a programar as manutenções requeridas. 

Saiba mais sobre a PERT/CPM para gestão de projetos.

Utilizar sistemas que automatizam as tarefas administrativas e tornam o processo altamente ágil e eficaz é essencial para se desenvolver uma administração de imóveis bem-sucedida. Ao implementar a tecnologia é possível construir: 

Sistemas de Segurança

O monitoramento de sistemas de vigilância é potencializado por plataformas de controle de acesso. Através desses é possível acionar alarmes, verificar o histórico de entradas e saídas das propriedades e garantir a segurança tanto dos imóveis, quanto dos inquilinos. 

Desse modo, é possível obter uma monitoria constante sobre os imóveis é possível minimizar os riscos de intercorrências e falhas de segurança. 

Ferramentas de Análise

Os dados são essenciais para a organização assertiva da administração de imóveis, por isso, contar com a tecnologia para coletar e analisar esses é altamente relevante. Através dessa ação é possível compreender as: 

Pode-se dizer então, que são essas apresentações que colaboram com o desenvolvimento de estratégias e tomadas de decisões assertivas, potencializando o retorno dos investimentos nas locações. 

Plataformas de Gestão de Locação 

Ao contratar um sistema de gerenciamento específico para as locações é possível agilizar a administração dos imóveis dessa carteira. A visualização expositiva das propriedades para a análise dos inquilinos colabora com a ampliação das finalizações de contratos de locação

Além disso, plataformas online de divulgação são aliadas que tornam essa ação efetiva. Isso porque os anúncios descritivos com fotos, vídeos e tour virtual impulsionam o alcance de possíveis clientes e agilizam o contato dos interessados com os responsáveis pela administração. 

Sistemas de Pagamento

A tecnologia criou sistemas de pagamento online e esses colaboram com a automatização e simplificação de ações da administração de imóveis. Então, contratar uma plataforma que gerencia as despesas das propriedades e o pagamento dos aluguéis em um mesmo sistema a administradora agiliza o processo de gestão de pagamentos. 

Desse modo, através desses sistemas é possível realizar transações bancárias, cadastrar cartões e até mesmo utilizar métodos de pagamento eletrônico em tempo real. Assim, os inquilinos agilizam a ação de quitação de pendências financeiras e a administração de imóveis se torna algo simplificado no campo financeiro. 

O que você aprendeu nesse artigo?

O que é administração de imóveis? 

É um serviço de gestão de imóveis, tendo como finalidade a intermediação da propriedade seja para locação ou um condomínio residencial.  

O que acontece em uma administração de imóveis? 

Estruturação de contratos, avaliação e divulgação da propriedade, gestão de vistorias, emissão e envio de boletos, verificação de melhorias, gestão de contas, negociação e gestão do relacionamento entre locatário e locador. 

Quem é o responsável por uma administração de imóveis? 

Empresas especializadas na gestão de imóveis ou corretores especializados em administração de propriedades. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração