Qual a importância da Taxa SELIC para o mercado imobiliário? 

A Taxa SELIC é um indicador de mudanças econômicas extremamente importante para diversas empresas brasileiras e principalmente das que operam no setor imobiliário. 

A situação econômica de um país é o que determina as possibilidades de investimentos, a capacidade de poder de compra e o impulsionamento de vendas em múltiplas áreas comerciais. É através das análises, métricas e indicadores que as porcentagens de oscilações são consultadas e colaboram com a prevenção de riscos e na assertividade de investimentos. 

Um dos índices mais importantes para a verificação da saúde econômica do Brasil é a taxa SELIC. Mas, qual é a sua influência sobre o mercado imobiliário? Você irá descobrir nesse artigo exatamente qual é a sua importância para o setor, qual o valor da taxa SELIC durante cada mês de 2024 e a previsão de alterações para 2024. 

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

O que é Taxa SELIC?

Taxa SELIC: imagem de uma superfície vista de cima com um papel e alguns gráficos e uma fileira de moedas empilhadas.

A taxa referente ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou simplesmente SELIC, é um importante indicador econômico do Brasil. O responsável por coletar e disponibilizar as oscilações percentuais mensais e anuais é o Comitê de Política Monetária, o COPOM, que integra o sistema do Banco Central do Brasil.  

A base de dados da taxa SELIC é utilizada para orientar a política monetária, verificar e controlar a inflação e estabilizar a economia do país. É através dos dados desse índice as instituições financeiras fazem alterações em suas taxas de juros

A taxa SELIC também é um importante referencial para investimentos na área de negócios imobiliários. Isso porque a influência sobre juros e títulos públicos acaba alterando valores e impactando na valorização ou desvalorização de diversos ativos do setor. 

O valor da taxa SELIC é atualizado e divulgado de forma periódica pelo COPOM, sendo agilmente acessado por qualquer cidadão interessado na verificação do índice. Por ser regulado com base em especificidades do COPOM, irei explorar o controle do comitê diante desse indicador logo mais. 

Controle do COPOM

O COPOM influencia diretamente no desenvolvimento da SELIC, ajustando a taxa de acordo com as oscilações da inflação. Isso porque o objetivo do Comitê de Política Monetária é estabilizar as variáveis econômicas e atingir as metas de estratégias para controlar as variações de preços e juros

Para definir a taxa SELIC o COPOM realiza uma análise dos indicadores econômicos focando na porcentagem inflacionária. Analisando as projeções, estabelece um parecer de perspectivas da evolução do índice a curto, médio e longo prazo

Vale ressaltar que o Comitê verifica as metas de inflação projetadas pelo CMN, entendendo essas colocações e buscando ajustar a SELIC para que essa se mantenha dentro do esperado e não afete negativamente o desenvolvimento econômico do país.  

A reuniões para que a SELIC seja atualizada ocorrem 45 em 45 dias, organizando as decisões e publicando o ajuste no site oficial do BCB. Para que você amplie seus conhecimentos sobre a atuação do COPOM nessa ação, separei um material explicativo resumido e bastante assertivo

Qual o Impacto da Taxa SELIC no mercado imobiliário?

Como a Taxa SELIC influencia diretamente na economia do país suas oscilações têm um impacto direto em múltiplas áreas do mercado imobiliário. Isso porque as condições financeiras das empresas, o comportamento dos investidores e as capacidades de consumo dependem da posição favorável desse indicador. 

A taxa básica de juros está alinhada ao acesso de crédito, diminuindo ou aumentando o poder de compra dos consumidores. O impulso de crescimento do setor imobiliário depende da queda da SELIC para ampliar a adesão de financiamentos e a aquisição de imóveis

As condições de financiamento imobiliário são fortemente impactadas pela taxa SELIC, pois os juros são ajustados pelas instituições de acordo com os valores do índice. Inclusive o Minha Casa, Minha Vida têm a política de juros alteradas juntamente com as oscilações da taxa básica

Os ativos imobiliários também são afetados pela movimentação da taxa básica, já que o interesse nesses investimentos é alterado de acordo com a oscilação dessa. Assim, pode-se dizer que a taxa SELIC acumulada impacta diretamente nas possibilidades de projeção, construção e execução de novos empreendimentos, sendo extremamente importante para o aquecimento ou diminuição do crescimento do mercado imobiliário

Histórico da Taxa SELIC nos últimos dois anos

Para o mercado imobiliário a taxa SELIC foi extremamente favorável nos últimos anos. Por ter entrado em 2022 em uma margem baixa e aumento ao longo do ano, pode-se pensar que a atratividade entrou em queda, mas acabou sendo o contrário. 

Ainda que tenha crescido, a SELIC se estabilizou no mesmo valor entre agosto de 2022 a agosto de 2023. Isso contribuiu para que os investidores estabelecessem previsões favoráveis para o mercado imobiliário a partir de novembro de 2023, pois a taxa começou a entrar em queda

Para que você compreenda como o acúmulo da taxa SELIC se desenvolveu, trarei uma tabela baseada nos valores fornecidos pelo BCB apresentando os números dispostos entre o início de 2022 e o final de 2023

Data Período de validade Valor da Taxa SELIC acumulada 
Fevereiro/2022 Fevereiro – Março/2022 10,65 
Março/2022 Março-Maio2022 11,65 
Maio/2022 Maio-Junho/2022 12,65 
Junho/2022 Junho-Julho/2022 13,15 
Agosto/2022 Agosto-Setembro/2022 13,65 
Setembro/2022 Setembro-Outubro/2022 13,65 
Outubro/2022 Outubro-Dezembro/2022 13,65 
Dezembro/2022 Dezembro/2022-Fevereiro/2023 13,65 
Fevereiro/2023 Fevereiro-Março/2023 13,65 
Março/2023 Março-Maio/2023 13,65 
Maio/2023 Maio-Junho/2023 13,65 
Junho/2023 Junho-Agosto/2023 13,65 
Agosto/2023 Agosto-Setembro/2023 13,15 
Setembro/2023 Setembro-Novembro/2023 12,65 
Novembro/2023 Novembro-Dezembro/2023 12,15 
Dezembro/2023 Dezembro/2022-Fevereiro/2024 11,65 

A taxa SELIC, como demonstrado na tabela, vem em uma constante queda desde agosto, o que trouxe para o mercado em 2023 estabilidade e crescimento no número de investimentos. Isso colaborou nas construções de previsões para 2024, que estabeleceram a continuação dessa diminuição para o ano. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Mas, qual é valor da taxa SELIC hoje, em fevereiro de 2024? Essa previsão se tornou algo real para a economia do país? É o que abordarei logo mais. 

Qual a previsão de desenvolvimento da Taxa SELIC para 2024?

Taxa SELIC: imagem de pilhas de moeda de tamanhos diferentes, da maior pilha para a menor (esquerda para direita). Ao fundo uma calculadora e uma lupa.

Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, a SELIC se manteria em queda podendo alcançar os 9% no final de 2024. Assim, o mercado imobiliário entraria o ano com projetos de construções e, aquecido, aumentaria a lucratividade das empresas do setor. 

O COPOM apresentou a proposta de controle da taxa básica, impulsionada pela expectativa de que a inflação do Brasil se mantivesse em baixa. É esperado que a inflação de serviços entre em queda de forma acelerada nesse ano, trazendo retração da porcentagem do índice mensal, e posteriormente anual, da taxa SELIC

A Taxa Selic atual, em fevereiro de 2024, se estabilizou em 11,75%, entretanto a previsão é de que entre em queda a partir de março e atinja os 9% esperados no encerramento do ano. Para compreender melhor o que a economia espera da Taxa SELIC em 2024, separei um material que constrói as projeções e expectativas para o ano de forma explicativa e rápida.

O que você aprendeu nesse artigo? 

O que significa Taxa SELIC? 

A Taxa sobre Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é um instrumento político monetário que visa controlar as oscilações da inflação do país. 

Qual a influência da SELIC no mercado imobiliário? 

Os valores da SELIC impactam no desenvolvimento de juros sobre financiamentos imobiliários, investimentos em ativos e na própria construção de projetos do setor. 

Qual é o valor da Taxa SELIC hoje? 

Em fevereiro de 2024 a Taxa SELIC está acumulada em 11,75% com previsibilidade de queda para os próximos meses do ano. 

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro do mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração