Metodologia PERT/CPM: Conheça tudo sobre essa técnica

O PERT/CPM é uma importante técnica de estimativa e acompanhamento do desenvolvimento de projetos do mercado imobiliário. 

A organização de processos depende de metodologias assertivas de planejamento, acompanhamento e gerenciamento de etapas que definem a execução e finalização de projetos. Como uma das principais definições de uma obra é o prazo de construção e entrega, uma metodologia fundamental é a de análise e definição de tempo demandado por uma determinada atividade. 

Assim, o PERT/CPM se torna essencial para a construção civil, pois é um dos métodos mais eficientes de cálculo de probabilidades e estimativas. E é a sua abordagem e cálculo que irei apresentar nesse artigo. 

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Imagem do guia da qualificação de leads

O que é PERT?

PERT/CPM: imagem de duas pessoas escrevendo numa parede de vidro.

O Program Evaluation and Review Technique, mais conhecido como PERP, é uma metodologia de gerenciamento de projetos organizada para analisar e descrever corretamente um empreendimento. Além disso, a técnica foi desenvolvida pela Marinha dos Estados Unidos em 1950 e o objetivo original era coordenar o projeto Polaris de mísseis balísticos. 

A metodologia PERT/CPM constrói uma abordagem probabilística para calcular a duração de uma construção, por exemplo. Essa considera possíveis intercorrências determinadas por estimativas de tempo de execução de tarefas. 

Ainda assim você deve estar perguntando: como a gestão PERT/CPM pode colaborar com projetos do mercado imobiliário? Bem, essa técnica auxilia no desenvolvimento de: 

  • Desenvolvimento de cronograma  
  • Reconhecimento de criticidades 
  • Gerenciamento de riscos 
  • Redirecionamento de recursos 

Desse modo, através da metodologia os responsáveis pelo setor de construção civil organizam, projetam, programam e controlam as obras desde o início. Com PERT/CPM obtém-se a eficiência da execução, a assertividade da entrega dentro dos prazos pré-estabelecidos e a resolução de problemas de forma ágil

O que é CPM?

Como abordei o PERT/CPM é importante ressaltar o significado da segunda sigla. O Critical Path Method, ou Método do Caminho Crítico aborda a gestão de projetos através do planejamento e a programação de tarefas. 

Além disso, a técnica CPM é construída com base na identificação da sequência de atividades previstas para um determinado projeto. Isso significa que, o caminho crítico é analisado e determina a duração das tarefas, caso haja um atraso nessa ação, todo o processo de construção também será afetado

Assim, o CPM se organiza em um diagrama de rede e estima a entrega do projeto através do cálculo, gerenciamento de recursos e controle do tempo de cada etapa da execução e finalização das obras. Essa metodologia se torna essencial para a gestão de projetos complexos, estruturando, identificando e gerenciando as atividades críticas e objetivando a minimização de tempo e a conclusão eficaz. 

Para que você compreenda melhor a estrutura dessa técnica, trouxe um material explicativo que irá colaborar com a construção de seus conhecimentos sobre o CPM

Rede PERT/CPM

PERT/CPM: imagem de uma mão segurando um círculo de papelão contendo uma seta branca no centro. Na diagonal, vemos uma fileira de círculos iguais.

A junção entre as metodologias acabou se tornando uma ferramenta fundamental para a organização assertiva do planejamento de obras, mas o que é rede PERT/CPM? É a representação gráfica das tarefas do projeto estabelecendo a correlação e sequências de ambas para potencializar a gestão de estruturação, execução e finalização da construção. 

Para se construir um cronograma PERT/CPM é preciso identificar todas as necessidades de execução de tarefas do projeto. Assim, a definição objetiva dessa etapa irá estabelecer quais dependências e identificar a quantidade de tempo de desenvolvimento de uma atividade e organizando uma sequência lógica para agilizar a conclusão dessas. 

Dentro desse sistema organizacional é preciso analisar

  1. Dependências de término para início (FS) 
  1. Dependências de início para inícios (SS) 
  1. Dependências de término para término (FT) 

Para compreender melhor as etapas que desenvolvem o PERT/CPM após a análise de atividades, irei abordar o passo a passo que constroem a metodologia de forma eficiente

Análise de Dependências

Analisar as dependências das atividades é essencial para construir uma metodologia PERT/CPM de qualidade. Em primeiro lugar, é necessário verificar a atividade sucessora ao término de outra, ou seja, de término para início (FS), sendo fundamental que a predecessora dessa seja concluída para dar continuidade às tarefas do projeto

Através dessa, tem-se as dependências de início para início (SS), que estabelecem que uma atividade não pode ser iniciada antes de sua predecessora. E por último, existem as dependências de término para término (FT), determinando que a sucessora não pode ser finalizada a menos que a predecessora seja concluída

Desenvolvimento do Diagrama de Rede

Após a definição das atividades a de dependências é iniciada a etapa de desenvolvimento do diagrama da rede PERT/CPM. Nesse esquema serão representadas as tarefas a serem executadas de forma linear e organizada através de setas que apresentam e representam as dependências entre cada uma delas. 

Ainda assim, dentro do diagrama de PERT/CPM são demonstradas as sequências a serem seguidas entre as atividades e compreender como essas se relacionam entre si. É essencial que o esquema seja assertivamente desenvolvido para ampliar a visualização correta e o acompanhamento das tarefas concluídas e a serem executadas

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Estimativas de Duração

Cada etapa do processo detém uma duração de tempo de execução e conclusão diferentes, por isso, é preciso estimar esse desenvolvimento para construir uma metodologia PERT/CPM assertiva. Através de informações previamente analisadas, histórico de dados de outros projetos e a consultoria de especialistas se define uma hipótese de durabilidade de tarefas.  

Assim, a análise de desempenho e a estimativa de duração do processo são feitas de forma eficiente e auxiliando na entrega da construção dentro do prazo estabelecido

Cálculo CPM

Após a definição do diagrama PERT/CPM e o estabelecimento das durações de tempo de tarefas é hora de realizar o cálculo do caminho crítico. Esse método determina a sequência de atividades que detém uma longa duração, como apontei anteriormente. 

O cálculo é essencial para prever atrasos e reorganizar as atividades e os prazos de entregas tanto das tarefas, quanto dos projetos. Abordarei a construção do cálculo PERT/CPM logo mais. 

Gestão do Projeto

Desse modo, após concluir o cálculo, a rede PERT/CPM irá se tornar uma fonte eficaz para a análise, gestão e controle de todo o processo de execução de obras. O cronograma organizado colabora com a identificação de intercorrências, agilidade na resolução e ampliação da garantia de entrega dentro do prazo. 

Isso define a PERT/CPM como uma ferramenta indispensável no planejamento e controle de uma construção. Pois, através da representação gráfica das atividades e das interdependências dessas, os responsáveis gerenciam cada etapa de forma amplamente assertiva e eficiente

Como calcular o PERT/CPM

PERT/CPM: close nas mãos de duas pessoas de lados opostos de uma mesa. Na mesa vemos alguns papeis com gráficos, cadernos e uma calculadora.

Agora que já conhece a definição de o que é PERT e CPM e conhece a estrutura do método de caminho crítico, vamos ampliar seus conhecimentos sobre a forma de calcular o PERT/CPM?  

Primeiro, irei analisar o processo de construção do cálculo do PERT:  

  1. Definição de três estimativas de tempo a otimista (TO), a mais provável (TM) e a pessimista (TP)
  1. Utilização das estimativas no cálculo é primordial e deve ser calculada juntamente com a duração esperada (TE) através da fórmula: TE=6TO+4TM+TP 

Agora, para calcular o CPM é necessário: 

  1. Utilizar o diagrama de rede PERT/CPM para determinar o caminho crítico e calcular a folga de cada tarefa, além de identificar as que possuem folga zero
  1. Através do caminho crítico é possível alocar os recursos e obter a assertividade da execução e conclusão das atividades críticas dentro do prazo. 
  1. O monitoramento do progresso durante a execução do projeto é fundamental para conferir o andamento e desenvolver medidas de correção, caso necessário, para conseguir entregar a construção no prazo. 

Agora que você sabe como desenvolver a metodologia PERT/CPM, você pode compreender melhor o que é a estimativa dessa ação. Por isso, separei um material explicativo especialmente para ampliar seus conhecimentos sobre o tema. 

O que você aprendeu nesse conteúdo?

O que significa PERT? 

Significa Program Evaluation and Review Technique e é um método de definição de prazos para as etapas de um projeto. 

O que é rede PERT/CPM? 

É a metodologia de gestão de projetos que objetiva o fluxo e a sequência de atividades definidas e agilmente concluídas em projetos de grande escala. 

Qual a importância do cálculo PERT/CPM? 

Construção de uma visualização assertiva de obras, estabelecimento de um cronograma eficiente, análise de etapas críticas e minimização de gargalos e atrasos da construção. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o mercado imobiliário em… 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração