Mercado Imobiliário de Alto Padrão: Qual o atual cenário desse setor?

O mercado imobiliário de alto padrão vêm ganhando destaque no setor de imóveis. 

O aquecimento da construção civil é notável, visto o quanto tem-se investido no desenvolvimento de projetos, principalmente de empreendimentos voltados para o alto padrão. Ainda que os outros setores também estejam em ascensão. 

Projetar empreendimentos para um setor como esse é um investimento que trará um retorno altamente positivo, apesar de existir receio sobre a duração dessa expansão e pouca procura por estratégias que mantenham o destaque dessa área. 

O mercado imobiliário possui uma diversidade de nichos, e, muitas vezes, as características de cada um não são exploradas individualmente de forma ampla. Por isso, nesse artigo, irei abordar o mercado imobiliário de alto padrão e as principais estratégias para vender esse tipo de imóvel.

Sumário

As principais características do Mercado Imobiliário de Alto Padrão

Mercado imobiliário de alto padrão: maquete de um empreendimento.

No Brasil, o mercado imobiliário é normalmente associado a construções de custos acessíveis. Entretanto, o crescimento do setor imóveis de alto padrão é cada vez mais evidente. 

Nesse cenário, é preciso lembrar que o mercado imobiliário de alto padrão se diferencia dos demais por se tratar de um tipo mais exclusivo de casas e apartamentos. As principais características desses imóveis são: 

  • Localização Privilegiada 
  • Arquitetura Refinada 
  • Acabamento de Excelente Qualidade 
  • Utilização de Materiais Nobres 
  • Design Personalizado 
  • Praticidade de acesso em serviços 
  • Segurança de alta qualidade 24 horas 
  • Áreas de Lazer Completas 

Os diferenciais do mercado imobiliário de alto padrão são: a infraestrutura repleta de comodidades, maior metragem dos imóveis e a privacidade das casas e apartamentos. Além disso, costumam possuir spas, academias e até mesmo salões de beleza e espaços de cuidado para pets. 

Segredos do mercado imobiliário de alto padrão: quais estratégias utilizar? H3 

A verdade é que o alto padrão exige do corretor de imóveis algumas especializações e um conhecimento aprimorado sobre comunicação com o cliente. Mas, o fator mais importante para alcançar esse perfil é personalizar o atendimento

Além disso, as estratégias de marketing digital, definição e conhecimento detalhado sobre o nicho de captação de imóveis, parcerias com autoridades do setor e constante aprendizado. Essas regras valem para todos as negociações, mas é preciso atentar-se ainda mais à sua aplicabilidade no mercado imobiliário de alto padrão.  

Para captar e conquistar o cliente desse setor será preciso: 

  • Comunicação humanizada 
  • Organização da carteira de imóveis 
  • Assertividade de apresentação 
  • Disponibilidade de consultiva 

Assim, elevar o nível do relacionamento com o cliente e expressar o compromisso com os desejos dele não será uma tarefa difícil.  

Por que investir no Alto Padrão

Mercado imobiliário de alto padrão: imagem de três pessoas usando terno em frente a alguns prédios espelhados.

O “boom” do mercado imobiliário em 2022 foi surpreendente, devido ao pós-pandemia. Assim com crescimento de nichos como o de imóveis alto padrão trouxe uma pergunta: vale a pena investir

Segundo a ABRAINC, só em abril de 2022 o setor cresceu 14% em relação ao ano anterior, e em 2023 o esperado é de que 62% de aumento no investimento seja registrado até o fim do ano. Com a expansão do mercado imobiliário de alto padrão, surgiram questionamentos sobre quais as estratégias utilizadas para impulsionar esse segmento.  

Isso significa que o investimento de incorporadoras e construtoras nesse setor vem crescendo, e o mais importante, obtendo um resultado lucrativo. Portanto, apostar em construções voltadas para o mercado imobiliário de alto padrão é viabilizar um retorno lucrativo e assertivo a longo prazo. 

Qual o impacto do crescimento do alto padrão para o mercado imobiliário?

Com cada vez mais brasileiros que investem no mercado imobiliário de alto padrão é possível imaginar o quantos os outros setores podem ser afetados. Na realidade, cada nicho da construção civil possui seus compradores de forma independente. 

Isso significa que os clientes do alto padrão não interferem na evolução de mercados, como por exemplo o de imóveis do MCMV. Ao contrário, com empreendimentos relevantes sendo grandes aliados para a projeção de lançamentos em todas as áreas imobiliárias

No 1º semestre de 2023 o setor de imóveis teve um crescimento de 10%, movimentando cerca de R$ 19,3 bilhões de reais. Esse impulso econômico está diretamente ligado à aquisição de imóveis, tanto do mercado imobiliário de alto padrão, quanto dos demais setores. 

Mercado Imobiliário de Alto Padrão: Como se destacar?

Mercado imobiliário de alto padrão: ilustração de um empreendimento, em volta algumas setas apontando para cima e moedas empilhadas.

Como vimos até aqui, o mercado imobiliário de alto padrão amplia as possibilidades de vendas, principalmente quando o corretor sabe como abordar o cliente de forma efetiva. Apesar da prospecção não ser uma receita pronta existem algumas técnicas que potencializam esse processo. 

Para as incorporadoras, a exclusividade e trabalho arquitetônico de acordo com as tendências que surgem no mercado. Fidelizar o cliente é uma tarefa que demanda tempo, mas acaba sendo vantajosa a longo prazo

Conhecer as estratégias para o corretor de imóveis é um passo fundamental para potencializar suas vendas. Pensando em firmar as ideias sobre as formas de abordagem do cliente desse segmento separei um material para você, corretor de imóveis.

Agora que você já conhece o conceito, é preciso aprender quais táticas colaboram com a construção de uma negociação efetiva. Pensando nisso, trouxe 5 dicas para construir a sua autoridade e conquistar mais vendas dentro do mercado imobiliário de alto padrão

1. Defina sua persona profissional

O marketing para mercado imobiliário de alto padrão começa pelo profissional que está inserido nesse setor. Por isso, o corretor de imóveis deve contar com a definição do seu perfil profissional como sua maior aliada. 

A principal regra é: vestuário adequado. Você não precisa usar terno e gravata na visita, mas deve evitar vestimentas muito casuais, como jeans e camisetas. Isso porque o cliente precisa se identificar com a sua imagem para confiar que as propostas de aquisição estarão à altura. 

Além disso, escolher um nicho específico e se especializar nele trará, além da definição da sua persona, uma potencialização da sua autoridade no mercado. O corretor deve passar confiança, segurança e preocupação em resolver a situação do cliente, não apenas em vender um imóvel. 

2. Conheça bem o imóvel que está apresentando

O conhecimento detalhado do imóvel não importante apenas no mercado imobiliário de alto padrão, mas em todos os setores. Entretanto, é válido relembrar a necessidade de aprofundar-se sobre as comodidades condomínios e propriedades que está negociando. 

Chegar antes do cliente, fazer uma pesquisa de campo dentro do condomínio para apresentar atualizações e os benefícios desse, serão um destaque para o seu comprometimento com a resolução do problema. 

É importante que as imagens do imóvel tenham uma qualidade acima da média. Por isso, contratar um profissional para fazer as fotos e filmagens da propriedade é um diferencial muito bem-vindo. 

3. Se atualize sobre o mercado

Sabe-se que o mercado imobiliário está em constante atualização, por isso, é preciso estar sempre atendo as tendências que surgem. Procurar notícias e artigos que informem diariamente o que está acontecendo no setor de imóveis do Brasil e do mundo.  

Isso fará com que você apresente as modernizações de construções, e até mesmo de decorações, e dará um upgrade na sua comunicação com o cliente. A sua autoridade no mercado imobiliário de alto padrão será desenvolvida de acordo com a intensidade da sua busca por conhecimento

4. Mantenha a presença digital

O Consumidor 4.0 procura saber mais sobre os profissionais em redes sociais, por isso a presença digital se tornou algo indispensável para construção da sua persona. Você pode pensar que o mercado imobiliário de alto padrão não se adapta à essa estratégia, mas está enganado. 

O perfil digital é um ambiente de comunicação, e auxilia no desenvolvimento do relacionamento com o cliente. Assim como pode expor alguns imóveis da sua cartela e atualizar os seguidores sobre mudanças e tendências do setor imobiliário

5. Obtenha exclusividade

O mercado imobiliário de alto padrão acaba tendo uma cartela de imóveis mais exclusiva do que os demais setores. É fácil perceber como essas propriedades se destacam, já que as localidades e dimensões das construções estão em áreas nobres das cidades. 

Relacionar-se com esse conceito do setor, é trabalhar em torno das particularidades de cada imóvel, e é claro, do cliente. Trabalhar isso irá garantir a confiança de que ninguém trará algo igual, seja em questões de vantagens ou estruturais da propriedade, ao que você apresentou. 

É preciso pontuar que a exclusividade do cliente do alto padrão é conquistada diariamente. Ou seja, vocês não terão um contrato assinado que ateste isso, portanto a comunicação precisa ser assertiva.  

O que você aprendeu com esse conteúdo

Quais as principais características de um imóvel de alto padrão?

Localização privilegiada, áreas de lazer e convivência amplas, acabamento de alta qualidade, estruturas arquitetônicas modernas, comodidade, segurança e privacidade. 

Vale a pena investir no mercado imobiliário de alto padrão?

Sim, a construção e as vendas dos empreendimentos de alto padrão tiveram um crescimento positivo entre 2019 e 2022. Investir nesse setor é apostar em uma tendência lucrativa e em constante expansão. 

Como identificar uma área de alto padrão?

Os imóveis de alto padrão estão localizados nas áreas nobres, principalmente em grandes cidades. Essas localidades costumam ter edifícios de estruturas arquitetônicas modernas e refinadas, movimentação baixa e comércios intimistas e confortáveis. 

Gostou desse conteúdo? Mantenha-se atualizado sobre o mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração

Whatsapp