Entenda como funciona o registro da carteira de corretor de imóveis?

A carteira de corretor de imóveis é um importante documento para a inserção do profissional no mercado imobiliário. 

Para se tornar um corretor é preciso passar por um processo que vai desde a especialização na área de imobiliária até a aprovação e entrega da carteira CRECI. Cada ação é protocolada pelo conselho e indispensável para a base de um profissional  bem-sucedido

Além de ser obrigatório, o estudo colabora com o aprendizado e a construção da experiência do corretor. Entretanto, cada etapa tem especificidades de início e conclusão e precisam ser seguidas de forma correta. 

Pensando nisso, esse artigo irá abordar o processo de como tirar a carteira de corretor de imóveis. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Como tirar a carteira de corretor de imóveis?

Carteira de corretor de imóveis: imagem de um homem sorrindo, segurando uma carteira próxima a câmera.

Para exercer a profissão, a maioria das pessoas adquirir um diploma diante de uma instituição de ensino. No caso dos corretores de imóveis, além de obter certificações é preciso adquirir uma carteira que ateste a profissionalização

Para garantir a carteira de corretor de imóveis é necessário passar por um processo regulamentado pelo COFECI e pelo CRECI. Esses órgãos possuem normas e exigências que podem variar de um estado para outro. 

Além dos requisitos básicos, como ter 18 anos e a conclusão do Ensino Médio, existem algumas outras especificidades exigidas pra a obtenção da carteira de corretor de imóveis. Essas são: 

Curso Técnico

O curso mais procurado para a formação do corretor é o de Técnico em Transações Imobiliárias. Para ingressar é preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio e ter em vista a duração de 10 meses ou mais, dependendo da instituição escolhida. 

Antes de ingressar é preciso pesquisar as instituições de ensino como escolas técnicas ou faculdades e centros educacionais profissionais. Para isso, consulte a instituição no MEC, assim você estará seguro em ingressar no curso. 

A grade curricular do técnico em transações contém diversos tópicos interligados ao mercado imobiliário, legislação estadual, municipal e as normas brasileiras. Além disso, aprende-se mais sobre ética profissional, técnicas de vendas, marketing e até mesmo sobre a avaliação de imóveis. 

Concluir o curso e receber o certificado é o primeiro passo para dar entrada ao processo de registro para a obtenção da carteira de corretor de imóveis.  

Estágio Supervisionado

Assim como em diversos cursos da educação brasileira, o profissional precisa realizar um estágio em sua área antes da obtenção da carteira de corretor de imóveis. No caso dessa profissão, é uma exigência do CRECI e do COFECI que seja realizado um estágio supervisionado antes da atribuição do título ao corretor.

Conheça outros cursos para corretor de imóveis.

O primeiro passo é concluir o curso técnico e solicitar o registro profissional. Após isso, será encaminhado para o estágio, que tem em média 120 horas de carga exigida, porém pode variar de uma região para outra. 

Durante essa atividade, o candidato deverá ser supervisionado por um corretor já registrado, que é responsável pela orientação das ações realizadas durante o estágio. Essas consistem em acompanhar visitas a imóveis, elaborar de contratos, contatar clientes e verificar as alterações e tendências do mercado imobiliário

É fundamental verificar as variações de requisitos e cumprir as obrigações documentais durante a transição de processos. Manter-se próximo ao supervisor também irá colaborar com a construção do aprendizado e após isso você poderá apresentar o atestado de conclusão do estágio e seguir para a próxima etapa. 

Prova CRECI

Carteira de corretor de imóveis: imagem de uma mão escrevendo num papel.

A prova aplicada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis segue normas e padrões impostos pela própria instituição. Esse exame é fundamental para que a aprovação e obtenção da carteira de corretor de imóveis sejam bem-sucedidas. 

O cadastro é feito no CRECI, com o preenchimento dos formulários e o pagamento da taxa de inscrição. O local e data da prova são divulgados pelo site oficial do conselho de cada região. 

Geralmente, a prova aborda conhecimentos específicos sobre o mercado imobiliário, a legislação e suas modificações, a regência ética profissional e matemática financeira. Em relação à disposição das questões tanto múltipla escolha quanto discursivas e práticas podem estar presentes. 

O resultado do exame é divulgado, também pelo CRECI, e a consulta pode ser feita através do site. Com a aprovação, o indivíduo estará apto para continuar o processo de obtenção e validação da carteira de corretor de imóveis. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Vale ressaltar que a carteira do CRECI, assim como a prova, possui especificidades de regimento de acordo com cada estado brasileiro. Portanto, é essencial verificar as informações recentes no site oficial ou entrar em contato por telefone para obter o máximo de detalhes sobre os requisitos para inscrever-se e realizar o exame. 

Registro Profissional

O registro que atesta a profissionalização do corretor é fundamental para que esse se insira no mercado imobiliário. A carteira de corretor de imóveis só será entregue após o profissional estar devidamente registrado no CRECI

Para que isso aconteça, além da aprovação do exame é preciso apresentar toda uma documentação para validar o registro profissional. Portanto, é necessário reunir cópias do: 

  • Certificado de Conclusão do Curso Técnico 
  • Comprovante de Conclusão do Ensino Médio 
  • Comprovante de Residência 

O CRECI pode solicitar outros documentos, por isso, é importante buscar informações com a instituição local responsável. Além disso, o preenchimento de formulários e o pagamento das taxas são obrigações para que o processo tenha sequência. 

Após isso, os documentos irão para a avaliação e, se tudo estiver conforme o regulamento, a aprovação acontecerá. Assim, a carteira profissional de corretor de imóveis será entregue e você poderá iniciar o trabalho no mercado. 

Pagamento de Taxas

Carteira de corretor de imóveis: imagem de uma mesa vista de cima. Vemos as mãos de alguém manuseando uma calculadora e, com a outra mão, escrevendo num papel. Na mesa vemos um pote com muitas moedas dentro.

O pagamento de taxas é a etapa final do processo de aquisição da carteira de corretor de imóveis. Esses valores servem para cobrir custos administrativos e de regulamentação dos associados ao registro.  

Optando por um curso Técnico em Transações Imobiliárias o futuro corretor irá custear o estudo, e os preços variam de acordo com a instituição de ensino à qual ele irá se inserir. Ainda existe a taxa de inscrição do Exame CRECI, que deverá ser paga antes da realização da prova que irá atestar sua capacidade na área de corretagem. 

Além desses valores, existe a Taxas de Registro Profissional, que deverá ser paga após a aprovação do exame. Essas são estabelecidas pelo CRECI local e são essenciais para que o corretor retire a sua carteira profissional

Existem também as taxas anuais, que são obrigatórias para que o registro profissional se mantenha ativo. Os pagamentos das anuidades garantem a renovação da carteira do corretor de imóveis. 

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre a profissão em...

Agente Imobiliário ou corretor de Imóveis: diferenças | CV CRM 

Área de Corretagem: Profissionalização para o corretor | CV CRM 

Corretor: saiba como gerenciar tempo para vender mais | CV CRM 

Portal imobiliário e corretor de imóveis: de inimigos a aliados | CV CRM 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração