Na área de corretagem existem vários nichos de atuação, que possibilitam ao corretor de imóveis novas descobertas e constantes mudanças na carreira profissional. O corretor pode ter especializações em diversas áreas.
Nesse artigo irei explicar a amplitude do mercado imobiliário e como esses profissionais podem exercer a profissão de formas tão diversas. Vem comigo conhecer mais sobre essas possibilidades.
O que é ser um corretor de imóveis?
A área da corretagem imobiliária foi a primeira forma de impulsionar o mercado e sem profissionais qualificados para fazer a captação de clientes, não forma de se conectar com os mais diversos perfis de consumidores.
O profissional de corretagem de imóveis, portanto, está muito além de um simples vendedor que apresenta um imóvel e negocia uma venda. Ele participa ativamente da gestão de relacionamento com o cliente.
Isso quer dizer que faz parte das atividades de um corretor de imóveis oferecer suporte e orientação durante a captação do cliente e em todas as etapas da jornada de vendas.
Isso inclui esclarecer dúvidas, ser prestativo, conhecer o perfil do cliente, apresentar soluções que condizem com a busca do consumidor e estar ativamente presente no pós-venda.
No vídeo abaixo Guilherme Machado explica um pouco mais sobre a profissão de corretor:
Áreas de atuação
Além das possibilidades de especializações os profissionais de corretagem podem seguir por outras áreas de atuação dentro do setor imobiliário como por exemplo:
- Prospectar de áreas de construção
- Avaliar imóveis
- Especializar-se em imóveis de luxo
Para entender mais sobre essas ramificações, explicarei o conceito de corretagem adiante. Antes, apresentarei algumas das áreas em que o corretor pode se estabelecer dentro do mercado imobiliário e quais as regras para exercê-las no dia a dia.
Prospecção de áreas
A prospecção de área é a etapa mais importante em um processo de construção. A pesquisa por uma localização adequada para um empreendimento demanda muito estudo e diversas análises antes de comprar um loteamento.
O corretor de imóveis pode colaborar ativamente nesse processo aliando-se a incorporadoras ou construtoras. A sua atuação consiste em procurar por locais de loteamento adequados à proposta de empreendimento, analisar a localização e também as especificidades do terreno.
Para prestar esse tipo de serviço, o profissional deve obter conhecimentos sobre a Lei de Uso e Ocupação de Solo e a regência da legislação em relação às modificações que podem ou não serem feitas nesses terrenos. Após as análises do loteamento e, caso a incorporadora confirme a prosseguimento da compra, o corretor tende a receber uma ótima comissão pela prestação desse serviço.
Avaliação de imóveis
O avaliador de imóveis é quem disponibiliza um laudo pericial diante de uma avaliação de imóvel, verificando as condições da propriedade e considerando aspectos como:
- Localização
- Tempo de construção
- Segurança
- Metragem
- Região
- Terreno
Esses tópicos são detalhadamente averiguados e documentados para que se possa realizar um parecer técnico de avaliação mercadológica. Esse serviço é essencial para a disponibilização do imóvel no mercado imobiliário com segurança e assegurando a veracidade das características dele.
Caso o corretor queira seguir prestando serviço para esse setor, ele pode, desde que obtenha algumas certificações como:
- Curso de Avaliação de Imóveis
- Registro no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários
Com isso, o corretor estará apto para emitir o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) que irá definir o valor do imóvel e confirmação das características prévias. O profissional pode ser contratado tanto pelo dono do imóvel, quanto por empresas que demonstram interesses sobre ele.
Mercado de Luxo
O setor de imóveis de luxo exige do profissional alguns conhecimentos específicos com relação aos imóveis e ao atendimento dos clientes.
Os motivos para se especializar em imóveis de alto padrão são: os altos valores das comissões e a alta taxa de indicação entre os clientes. Além disso, as transações são feitas de forma mais rápida devido à documentação estar preparada, com antecedência, para a efetivação da venda.
Administração de imóveis
Um corretor com qualificações e com feeling para administração pode atuar na gestão de locação, condomínio e até como resolutor.
As atividades de um gestor de locação envolvem a administração dos locais e manutenção e recolhimento dos valores do aluguel. Esse profissional recebe como remuneração por esses serviços uma taxa fixa de comissionamento.
Como gestor de um condomínio, irá receber os valores dos condôminos, aplicá-los e prestar contas dos balanços mensais de gastos.
Já como resolutor, o profissional será responsável por administrar as disputas por imóveis, ou seja, irá intermediar e colaborar com as ações familiares ou judiciais de detenção de direitos sobre um bem embargado.
Gestão de fundos imobiliários
Se você é um profissional que tem conhecimentos em cálculos, essa é uma opção ppara você. Um gestor de fundos imobiliários é responsável por gerenciar a carteira de investidores de uma empresa e por isso precisa estar familiarizado com os números.
O corretor precisará conhecer os fundos de investimento, cálculos de taxas de rentabilidade, impostos e rendimento de aplicações financeiras. Para isso o profissional deve estudar sobre o mercado financeiro imobiliário e manter-se atualizado.
O que é corretagem imobiliária?
Você já sabe o que um corretor de imóveis faz e quais outros caminhos pode seguir, mas, entende o que é a corretagem e por que é uma profissão em ascensão?
A corretagem imobiliária é, simplesmente, o pagamento pela intermediação em operações de compra e venda mediante a um contrato de prestação de serviços. Isso significa que o profissional que intermedia e acompanha a jornada de compra do cliente recebe um valor já pré-estabelecido ou por comissão diante do valor do imóvel.
Entretanto, esse tipo de serviço exige do corretor algumas habilidades em técnicas de negociação e um constante acompanhamento das evoluções do mercado imobiliário. Mas, isso não seria uma intermediação? Sim e não.
Apesar de serem parecidas, e reconhecidas como sinônimas diante da lei, a área da corretagem e a intermediação são práticas diferentes.
Em uma mediação, o corretor é imparcial e estabelece apenas a ligação entre o comprador e o vendedor. Nessas transações o profissional auxilia ambos os clientes no processo de vendas e recebe uma comissão considerando o valor pelo qual o imóvel foi vendido.
Já na corretagem, o profissional precisa ter um perfil persuasivo, pois ele irá receber pelo contrato que estabeleceu com a incorporadora ou imobiliária. Isso exige do profissional a compreensão sobre algumas técnicas de venda.
Esse tipo de serviço garante ao corretor o pagamento de sua comissão e geralmente os valores desse comissionamento são maiores.
Entenda tudo sobre o código de ética do corretor de imóveis.
O que é preciso para ser um profissional em corretagem de imóveis?
Em primeiro lugar, para atuar na área da corretagem, o profissional precisa da formação de Técnico em Transações Imobiliárias. Se quer se destacar no mercado imobiliário é essencial que conheça as técnicas para ser um corretor de sucesso.
O dia a dia do corretor exige que ele aprenda sobre:
- Comunicação Efetiva
- Relacionamento Humano
- Expressão e Utilização da Língua Portuguesa
- Economia e Ética
- Tendências de Mercado
- Legislação e Direitos
- Operações Imobiliárias
Além disso, o corretor profissional na área de corretagem precisa entender sobre construção civil, organização técnica e comercial e marketing. Todos esses conhecimentos agregam no portifólio do corretor e promovem oportunidades excepcionais no mercado imobiliário.
Como o corretor é comissionado na corretagem de imóveis?
Essa comissão é assegurada pela Lei 10.406 do Código Civil, e isso não é modificado mesmo que haja um contrato de prestação de serviços. A corretagem não é um salário fixo, mas sim um valor estabelecido por contratos de imóveis, ou seja, pode ser reformulada e adaptada pelo contratante.
A comissão do corretor contratado por uma imobiliária é baseada no cálculo de: comissão da corretagem x percentual combinado. Trazendo para o profissional menos autonomia e uma diminuição dos valores sobre a prestação de serviços.
A corretagem de imóveis é taxada por: valor do imóvel x percentual da comissão. E as taxas podem variar.
Portanto, mesmo sendo um profissional contratado, o corretor é um trabalhador autônomo que é remunerado através de comissionamento, e isso não é alterado. A vantagem da corretagem é o estabelecimento de um valor antecipado ao de finalização da venda e todos os processos são assegurados pelo CRECI.
O que você aprendeu até aqui
A área da corretagem imobiliária é baseada em um contrato de prestação de serviço. Isso possibilita ao profissional da área um asseguramento em sua comissão diante do auxílio e atendimento ao cliente em sua busca por uma moradia ou local para abrir um negócio. Nesse tipo de trabalho, o corretor precisa se especializar em técnicas de negociação e ter uma ampla visão sobre o mercado imobiliário.
Significa ser responsável por intermediar negociações de compra e venda de imóveis e locação residencial ou comercial. Para além disso, o profissional deve oferecer suporte, orientação e esclarecimentos aos clientes em todo o processo de compra e venda e precisa estar em constante comunicação com esse. Além disso, o corretor é responsável pela captação de consumidores e deve disponibilizar um atendimento personalizado com cada perfil.
O corretor pode se profissionalizar para atuar nas áreas de: prospecção e captação de áreas para o desenvolvimento de empreendimentos; avaliação de imóveis; gestão de fundos imobiliários e administração de imóveis. É preciso se especializar, também, para atuar no mercado de imóveis de luxo.
Sim. Esse tipo de imóvel atende uma demanda específica de localização, estruturação e principalmente de clientes. Portanto, é necessário que o corretor se aperfeiçoe na comunicação com esse perfil de consumidor e conheça o funcionamento desse setor no mercado.
Gostou desse artigo? Você precisa ler…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.