A administração de construtora é uma ação essencial para construir um projeto bem-sucedido dentro do setor de construção civil.
Os processos que transformam um projeto imobiliário em algo concreto são diversos e precisam estar bem estruturados para minimizar retrabalhos e interrupções. Para automatizar e potencializar as tarefas de cada etapa é preciso se organizar de forma correta.
Assim, pensando na construção do seu conhecimento sobre as fases principais de uma administração de sucesso, irei apresentar nesse artigo 10 dicas que o ajudarão a desenvolver uma administração de construtora bem-sucedida. E então, vamos juntos nessa?
10 Dicas para obter uma administração de construtora bem-sucedida
Administrar uma empresa de construção pode não ser uma tarefa básica devido à quantidade de etapas que duram desde a projeção de um empreendimento até o seu lançamento. Mas, com os constantes avanços das tecnologias que compõem o mercado imobiliário a administração de construtora se torna uma ação automatizada e assertiva.
Ainda assim, cada parte do processo da execução de um projeto é essencial e deve ser altamente efetiva para tornar o negócio bem-sucedido em sua finalização. Por isso, irei apresentar 10 dicas para que você impulsione a administração da sua construtora.
1. Estruturação Estratégica
Para desenvolver uma administração de construtora bem-sucedida é preciso estruturar os processos de forma estratégica. Isso significa que antes de iniciar a execução de um projeto é necessário fazer uma análise das condições do setor imobiliário para definir as metas a serem alcançadas durante a construção do empreendimento.
Através disso as construtoras civis definem e desenvolvem a visão e a missão das empresas, direcionando-se para o estabelecimento dos objetivos tanto do projeto, quanto do próprio negócio. As metas devem ser alcançáveis, mas não significa que devem ser menos desafiadoras, e precisam elevar as possibilidades de expansão da receita da construtora, assim como a abordagem inovadora e a excelência da experiência do cliente.
2. Gestão de Projetos
Após obter a estrutura das ações e alocar os recursos necessários para construir um projeto de forma organizada e assertiva. A administração de construtora deve buscar o crescimento dentro do mercado imobiliário através da expansão das áreas e o desenvolvimento de projetos diante das tendências do setor.
Com a gestão de projetos a construtora consegue determinar a utilização de recursos e implementar estratégias operacionais que automatizem a verificação do andamento das tarefas. Também é nessa etapa que o planejamento financeiro, contratual e de equipamentos é definida para minimizar o risco de desvios no orçamento e obter um plano de gastos eficiente.
3. Gestão de Qualidade
Para efetivar a construção por administração é preciso definir e supervisionar os padrões de qualidade estabelecidos para a execução dos projetos. Isso deve incluir a seleção de:
- Materiais de Qualidade
- Equipamentos de Segurança
- Padrões de Execução
Além disso, é necessário realizar inspeções para garantir o controle de qualidade de todas as etapas do projeto e identificar possíveis problemas, agilizando assim a resolução de intercorrências. A administração de construtora também é responsável pela realização de testes de qualidade e análise da conformidade, resistência, desempenho e durabilidade tanto dos materiais, quanto dos equipamentos necessários para a realização do projeto.
4. Avaliação de Melhorias
Após a conclusão das etapas citadas anteriormente a administração de construtora se torna focada na identificação e definição de melhorias para a execução assertiva do projeto. Para desenvolver uma avaliação efetiva é preciso definir quais são os critérios e métricas específicas como:
- Redução de custos
- Expansão da eficiência
- Potencialização da qualidade
- Ampliação da satisfação do cliente
A identificação de melhorias só pode ser concluída após a análise dos resultados e a verificação da efetividade das estratégias aplicadas. Dessa forma, identificar os efeitos, ganhos e oportunidades da administração de construção efetiva se torna algo ágil.
5. Gestão de Contratos
Uma das bases mais importantes da administração de construtora é o gerenciamento assertivo de todos os contratos ligados ao projeto. Assim, todo o contrato de construção, equipe, equipamentos, fornecimento e de seguro está alinhado à responsabilidade da empresa.
Dentre as tarefas dessa gestão estão a elaboração e verificação do:
- Contrato de Administração de Obra
- Contrato de Construção por Empreitada
- Contrato de Construção de Imóvel
É através desses contratos que a administração de construtora se estrutura de forma organizada, segura e legalmente adequada. Por isso, é preciso contatar um advogado especializado para cada tipo de contrato e o dando a responsabilidade de revisar e validar as documentações.
6. Adaptação à Sustentabilidade
Com o mercado imobiliário se adequando às práticas sustentáveis é claro que a administração de construtora deve ter uma etapa especialmente definida para a aplicação dessas metodologias. As empresas devem integrar a utilização de materiais ecológicos no canteiro de obras, promover a eficiência energética e incluir uma gestão de resíduos assertiva.
Inserir no projeto as tecnologias de energia renovável e a reutilização de materiais da própria construção colabora com o desenvolvimento das iniciativas sustentáveis e amplia o alcance da construtora em relação às práticas ecologicamente corretas.
7. Adequação da Equipe
A contratação de profissionais de excelência para desempenhar cada função dentro do projeto é uma responsabilidade da administração de construtora. Assim a realização de processos de seleção com base na experiencia e habilidades dos profissionais e o investimento em treinamentos, programas de capacitação e atualizações sobre as tendências tecnológicas que automatizam processos dentro e fora do canteiro de obras.
A administração de obras deve ser desenvolvida a partir de um ambiente colaborativo, de cumprimento das metas, desenvolvimento de perspectivas e diversidade cultural para ajustar a equipe. Por isso, é preciso contar com um administrador de obra que enxerga a liderança qualitativa, apoie a equipe, verifique a saúde do ambiente de trabalho, gerencie conflitos e tome decisões com base na resolução ágil.
8. Gestão Financeira
A saúde financeira da construtora é extremamente importante e obter uma gestão sobre contas a receber e a pagar, por isso, o gerenciamento e monitoramento do orçamento do projeto se torna uma peça-chave para garantir os gastos dentro de uma margem positiva. Isso torna a administração de construtora uma ação prática e assertiva.
Para manter a gestão financeira organizada a construtora precisa definir:
- Orçamentação Assertiva
- Previsão de Fluxo de Caixa
- Avaliação de Custos
Assim, a administração de construtora se torna uma garantia de efetividade do projeto, controlando o orçamento e mantendo o setor financeiro da empresa saudável e lucrativo.
9. Aplicação de Marketing
Outra tarefa fundamental da administração de construtora é o desenvolvimento e a aplicação de um marketing estrategicamente elaborado para cada projeto. A empresa deve avaliar as especificidades de cada construção e desenvolver as técnicas para a captação de leads e tornar as vendas do empreendimento muito mais assertivas.
O marketing para construtoras consiste na produção de peças de divulgação que conquistem o interesse do público. Para isso é necessário elaborar materiais com base em:
- Estratégias de SEO
- Perfil de Busca do Cliente
- Público-alvo
- Segmento do Mercado Imobiliário.
10. Implantação de Tecnologias
Após verificar como a administração de construtora é desenvolvida você deve estar se perguntando: existem formas de agilizar e potencializar cada etapa desse processo? Sim, e é exatamente aí que a tecnologia entra em cena.
Para se manter por dentro das tendências do mercado e das mudanças do setor é preciso adotar a tecnologia nos processos de verificação. Além disso, um software de gerenciamento de projetos e um experiência do cliente ampliam a assertividade da construtora em relação aos empreendimentos desenvolvidos.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a construção civil em…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.