Site de imóveis: Um aliado do corretor? 

Como um site de imóveis pode impulsionar tanto o mercado quando o corretor imobiliário? 

O o papel do marketing no mercado imobiliário vem sendo cada vez mais destacado, e a busca por conhecimentos dentro desse segmento trouxeram novas perspectivas e demandas para o cenário de trabalho do corretor de imóveis. 

A procura por imóveis vem sendo mencionada nos buscadores de plataformas da internet, e cresce a cada ano, como é de se esperar, já que essas tecnologias otimizam e muito a pesquisa de pessoas que querem comprar ou alugar um imóvel. Mas isso poderia impactar a carreira dos corretores de forma negativa? 

Nesse artigo irei responder essa e algumas outras questões sobre sites de locação e venda de imóveis. Vem comigo? 

Sumário

Site de imóveis: close em mãos num teclado de notebook. À frente uma caixa de busca.

Quais as vantagens de um site imobiliário?

Antes de tudo, é importante destacar que a tecnologia vem se tornando uma ferramenta fundamental em qualquer tipo de empresa, e no mercado imobiliário está ocupando cada vez mais espaço, da melhor forma possível.  

A presença no mundo digital assegura visibilidade, otimiza o tempo de contatar o cliente e, claro, possibilita que o seu negócio esteja disponível todos os dias, 24 horas por dia, com diversas formas de ser encontrado pelos possíveis interessados. 

É dentro desse novo mercado que as possibilidades se expõem. Não aderir à tecnologia é ficar no passado e, consequentemente, ser ultrapassado pela concorrência, é preciso estar cada vez mais próximo dos consumidores, mesmo que isso comece por meio de uma tela. 

A sua incorporadora ou imobiliária precisa interagir com os clientes, principalmente com a ampla concorrência dentro desse espaço, e qual é a forma mais rápida de iniciar essa interação? Ter um site a uma busca de distância. 

O site de busca de imóveis é o mostruário online do negócio, e possibilita as seguintes vantagens: 

  • facilidade e agilidade na interação com os clientes; 
  • possibilidade de tour online; 
  • capacidade de agendamento de visita; 
  • possibilidade de consulta rápida. 

Todas essas vantagens geram um interesse maior por parte dos possíveis clientes, e consequentemente aumenta os resultados positivos em relação ao fechamento dos negócios. Dessa forma, o site é essencial para economizar muito trabalho, inclusive o de divulgação, já que o compartilhamento de informações é tão rápido quanto realizar a pesquisa nas plataformas de busca. 

É importante investir na apresentação do site, então, irei expor o que é fundamental na construção desses sites. 

O que colocar no seu site

É indispensável contar com uma boa apresentação, com o logo da empresa e toda a parte essencial do marketing digital. Não se esqueça que o visual é que chama a atenção e faz com que o cliente se interesse pelo negócio, portanto: 

  • apresente a instituição; 
  • defina e exponha a missão e o valor; 
  • aplique buscadores que otimizem e personalizem a pesquisa. 

Dessa forma, é mais fácil identificar as demandas exatas do consumidor e definir para onde a busca irá. Para as apresentações dos imóveis é muito importante apresentar: 

  • fotos de alta qualidade; 
  • descrição de metragem; 
  • descrição exata do imóvel; 
  • especificações extras. 

Isso ajuda os possíveis compradores ou locatários a entender como aquele imóvel pode ou não se enquadrar nos requisitos que ele busca. Também é importante manter-se atualizado com as mudanças do mercado, sempre oferecendo o que há de mais recente, evite cometer erros no marketing digital na divulgação do seu produto. 

Um ponto muito importante é o fornecimento de todas as informações necessárias, principalmente sobre a incorporadora ou imobiliária responsável, assim o cliente sentira segurança e confiança para entrar em contato com o corretor.  

Trouxe uma lista dos principais sites de vendas e locação de imóveis para você poder entender melhor como isso funciona na prática. 

Lista de sites de venda e locação de imóveis

Esses três sites são os mais procurados quando o assunto é imóvel, sejam para locação ou venda. As pesquisas dentro deles são muito acessíveis e geram um ótimo retorno, os filtros de buscas também aumentam a procura por imóveis, já que a pessoa pode filtrar por: localização, metragem, tipo de imóvel (casas, apartamentos, flat, loft e etc.), valor e muitas outras formas de busca. Também, é possível separar os imóveis favoritos. 

Além de contarem com inúmeras imobiliárias e facilitam o contato do consumidor com o produto, a checagem de informações personalizadas na descrição do imóvel. Além de colaborar na interação com os próprios corretores de imóveis, já que as informações de contato estão sempre bem localizadas e explicitas. 

Site de imóveis: imagem de um homem e uma mulher apertando as mãos.

O site: Concorrência ou Parceiro do Corretor?

Uma pergunta muito relacionada ao crescimento dos sites de busca é: O corretor perde espaço com a acensão desses sites de busca? 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Um site de buscas de imóveis bem estruturado é o maior aliado do corretor. Não dá para se fazer negócio sem antes iniciar uma negociação, não é? E essa interação se tornou muito mais instantânea e prática com os sites de compras e vendas de imóveis

A interação entre o corretor e os clientes pode ser algo do passado? Trago aqui uma resposta de especialistas do CRECI SP

Além disso, o relacionamento com o público é uma parte muito importante no atendimento ao cliente da melhor forma possível. Colocarei alguns pontos que podem melhorar a forma de relacionar-se com o cliente online

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A praticidade do trabalho

O agendamento de uma visita é muito mais objetivo, combinar horários e os dias disponíveis para encontrar o corretor é algo feito em cliques simples, dentro das próprias plataformas. O tour online é uma facilidade, já que não é preciso ir até o imóvel para realmente saber se ele se adequa ou não às necessidades do cliente/suas. 

Você pode marcar o dia para apresentar o imóvel de acordo com a sua agenda, e isso é muito mais tranquilo quando se têm esse tipo de agendamento online. O cliente e o corretor também podem agendar essas visitas por mensagem, tudo depende da forma de abordagem adotada pela incorporadora ou pelo corretor. 

Os trâmites administrativos são os maiores motivos de desistência de compra ou locação. Quando se pensa em locar ou comprar um imóvel, a documentação é um fator que pode atrapalhar a negociação do corretor. Dispor dessa papelada não é tão fácil e acaba gerando muita dor de cabeça para os envolvidos nas negociações

Com as negociações sendo feitas pela internet e poupando gastos com transporte, o cliente consegue se organizar melhor para conseguir toda a documentação necessária. A análise de aprovação e crédito podem ser ações feitas majoritariamente pela internet, assim como o envio do contrato. 

Quanto menos complicado for o processo, menor a chance de o cliente desistir de fechar o negócio. Vamos para algumas dicas que vão potencializar essa jornada? 

Atendimento ao cliente online

Site de imóveis: imagem de uma mulher sentada à frente de uma mesa com um notebook, alguns papeis e miniatura de casas de papel.

Ter um contato imediato com o cliente sem precisar sair do escritório, ou mesmo da sua casa, é uma enorme vantagem da tecnologia. A interação entre o corretor e o cliente pode ser feita através de mensagens, mas é preciso atentar-se em como essa comunicação vai acontecer. 

Manter uma postura profissional e objetiva é muito importante no primeiro contato, você deve fornecer as principais informações e posicionar a sua disposição para tirar todas as dúvidas que surgirem. É claro que uma postura descontraída pode ser adotada, tudo depende do perfil do cliente e do imóvel que está sendo ofertado. 

Disponibilize imagens e vídeos do imóvel antes de marcar uma visita, isso vai atrair o cliente para o imóvel e conquistá-lo devido ao cuidado que você demonstrou pelo empreendimento desejado. É importantíssimo se manter formal durante as finalizações dos trâmites legais, isso, mesmo que feito por mensagens, conta e muito para estabelecer a seriedade do processo. 

Marque uma reunião entre os envolvidos, seja online ou presencial, e utilize-se desse momento para esclarecer todas as dúvidas de ambas as partes. Torne esse processo o menos complicado possível, passe firmeza ao expor todos os pontos do processo de fechamento da negociação e demonstre que você está interessado em acertar qualquer ponto que possa fazê-lo mudar de ideia sobre a compra.  

Então, para fazer com o que o cliente feche o negócio forneça: 

  1. Apresentação da Proposta 
  1. Flexibilidade de Pagamentos 

Pontue muito bem essas exposições, forneça possibilidades de pagamento e até uma possibilidade de contraproposta ao valor. É muito necessário se adequar ao perfil do cliente e montar uma estratégia que o atrai para essa finalização. 

Faça com que o cliente se sinta em uma posição confortável ao decidir sobre a compra e mantenha a atenção para com ele mesmo após a finalização da venda, lembre-se que criar um relacionamento com o cliente é a chave para mantê-lo e atrair mais clientes com a própria tecnologia, já que ele pode compartilhar com outras pessoas sobre o seu serviço.  

Concluímos que os sites são uma ferramenta fundamental para o corretor nos dias atuais. Você corretor, pode ampliar a sua rede de contatos, divulgação e alcance, e isso vai reforçar a sua autoridade dentro do mercado, atraindo cada vez mais clientes em potencial.  

FAQ: Perguntas Frequentes

Qual a maior vantagem de um site de imóveis? 

A praticidade. O site está disponível 24 horas, mesmo durante fins de semana e feriado, isso agiliza o processo de decisão do cliente em relação aos imóveis que ele possa ter interesse. 


Quais os imóveis mais procurados nos sites imobiliários? 

As buscas tendem a ser por apartamentos nas grandes cidades, assim como casas de condomínio e lofts. 

O que é tour online? 

É a realização de uma visita no ambiente virtual, isso facilita o interesse do cliente, já que conta com fotos ou vídeos do imóvel. 

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