Construção Civil e Empreendedorismo: aprenda com o setor

Se o termo empreendedorismo pode ser traduzido como a ação de criar soluções, então a construção civil pode ser considerada quase um sinônimo para a palavra. O setor tem como grande característica desenvolver e entregar bens e serviços que solucionem questões como moradia, mobilidade e desenvolvimento, entre muitas outras necessidades.  

A verdade é que não dá para falar em construção civil sem conectar o assunto ao empreendedorismo. Principalmente, porque sabemos que para empreender é necessário muita coragem e esforço. E, estas duas características foram cruciais para a sobrevivência do setor na pandemia.  

A construção civil sofreu grandes oscilações desde março de 2020 e, para se manter em pé, foi preciso agir rapidamente. Muitas empresas do ramo, inclusive, precisaram rever seus perfis de atuação. Por esse motivo, o setor pode trazer algumas lições para quem pensa em empreender e o Blog do CV resolveu trazer essa análise para você! 

 

Imagem do guia da qualificação de leads

Planejamento 

Planejamento

Existe um provérbio chinês que diz: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. O que ele quer dizer é que, para ganhar em eficiência e eficácia, não adianta agir sem pensar. Cada tempo investido na preparação do seu projeto faz com que você ganhe em agilidade 

O planejamento é uma peça fundamental no quebra-cabeça do empreendedorismo. Ele simplifica a participação e organização entre os colaboradores. Isso traz uma maior compreensão de todos em relação às atividades, metas, valores, missão e visão da empresa.  

Porém, a maioria das pessoas, quando pensa em planejamento, enxerga principalmente os benefícios imediatos para o negócio. O ato de planejar está sempre diretamente ligado à organização. Mas, um dos principais benefícios do planejamento pode estar na prevenção 

É planejando que o empreendedor consegue antecipar problemas e também oportunidades. Com isso, é possível ter um melhor direcionamento da empresa de acordo com as viabilidades que o mercado oferece.  

No Brasil, o perfil do empreendedor não prioriza o planejamento. Entretanto, na construção civil, é praticamente impossível não trabalhar com planejamento. As obras acontecem durante médios e longos espaços de tempo e a falta de organização pode aumentar os custos e as chances de haver imprevistos 

O delineamento de obras na construção civil é capaz de otimizar tempo e reduzir gastos, pois analisa o projeto considerando sua viabilidade técnica, contratação de fornecedores, compra de materiais, uso de equipamentos, entre outros.  

 

Perfil Comercial 

Quem não tem perfil comercial tem mais dificuldades para empreender. Algumas pessoas dizem que saber vender é um dom. Nós, do Blog do CV, acreditamos que é possível desenvolver essa habilidade, assim como fazemos com muitas outras.  

Atualmente, existem diversos cursos online sobre vendas e empreendedorismo. A maioria deles, gratuito. Com capacitação adequada, consistência e foco é possível melhorar o tino comercial e alcançar melhores resultados nas vendas.  

Uma das estratégias para vencer esse desafio é saber ser uma pessoa voltada para entregar solução. Algo que é inerente à construção civil. Engenheiros, arquitetos, corretores de imóveis, entre outros profissionais do ramo, precisam resolver problemas.  

Além disso, na construção civil é importante ter uma postura profissional positiva. E é assim que os consumidores criam confiança nesses agentes. Imagine que no setor, os profissionais precisam convencer as pessoas a investirem um grande valor na compra de um imóvel ou em uma reforma. Ou seja, há muito o que aprender sobre vendas com eles. 

 

Networking na Construção Civil

Networking

Networking significa trocar informações relevantes com base na colaboração. É trabalhar a sua rede de contatos para encontrar novas oportunidades, parceiros e clientes. Essa ação envolve atividades ligadas à carreira e aos negócios através da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos.  

Na construção civil, faz-se muito networking e os profissionais conhecem muitas pessoas. Esta é uma lição essencial para quem deseja entrar para o mundo do empreendedorismo. Afinal de contas, como diz o ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”.  

Ao manter bons relacionamentos e estar sempre em contato com a sua rede, a empresa aumenta as chances de criar novas oportunidades. De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group, 85% das oportunidades de negócio e trabalho são preenchidas por meio de indicações 

 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Controle na execução de atividades na Construção Civil

Já falamos da importância do planejamento para alcançar bons resultados no seu negócio. Mas, de que vale um bom plano sem ação? Para que o que foi delineado seja realizado, é preciso também dedicar esforços à prática 

Na construção civil, fazer a gestão de uma obra, por exemplo, é algo extremamente complexo. O desafio envolve o cumprimento de prazos e metas. Para que o que foi planejado seja desenvolvido é preciso manter o foco no dia a dia.  

Para empreender bem, o gestor deve fazer avaliações de resultado periodicamente e não apenas quando o bem ou serviço for entregue. Se o acompanhamento não for feito com frequência e houver algum problema na execução, este só será identificado tarde demais.  

Empatia 

Empatia

Os novos conceitos empresariais revolucionaram processos criativos e de inovação. De uns anos pra cá, o ser humano passou a ser o centro de todo o processo de desenvolvimento de ações nas empresas.  

Você já ouviu falar em mapa de empatia? O termo foi criado para identificar dores e necessidades do público-alvo e virou ferramenta de trabalho para profissionais de diversas áreas.  

Imagine que uma empresa é constantemente desafiada a atender as expectativas, dores e necessidades, não só de seus clientes, mas também de parceiros, colaboradores, acionistas e etc. Na construção civil, esse desafio é constante.  

Para ser um bom gestor, é essencial agir com empatia. E não se trata de ser empático apenas com o cliente para garantir que o negócio seja fechado. É importante ter empatia com todos que envolvem a sua rede de contatos internos e externos à empresa.  

Quem faz uma empresa ter sucesso são as pessoas que ali trabalham. Sem o fator humano, nada funciona. Não há produção. E é aí que a empatia aparece como diferencial competitivo, pois ela é responsável por engajar e criar conexões genuínas no ambiente de trabalho. Sem ela, é impossível haver trabalho em equipe. E sozinho, um gestor não consegue sobreviver.  

Construção Civil e Empreendedorismo 

Construção Civil e Empreendedorismo: aprenda com o setor

O setor da construção civil já superou inúmeras crises ao longo dos anos. Por isso, não podemos ignorar todas as lições que o setor tem a dar em relação à gestão, liderança e superação.  

Aplicar esses exemplos ao empreendedorismo pode ajudar você a dar um salto enorme no seu negócio. E, ainda, a evitar cometer erros recorrentes a quem não busca informação e não analisa cases de sucesso.  

O Blog do CV espera ter ajudado você, que quer ser empreendedor, a enxergar todas as oportunidades que irão surgir ao longo do seu caminho. Bom trabalho! 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.    

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!     

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.   

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!  

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração