8 dicas para transformar o atendimento ao cliente na construção civil

O atendimento ao cliente na construção civil é uma importante base para a efetivação das vendas. 

A qualidade de um atendimento é a principal aliada de negócios que visam o crescimento. No setor da construção civil é ainda mais importante, pois constrói a confiança do cliente em adquirir um produto imensamente desejável: um imóvel. 

Pelo setor necessitar de múltiplos e grandes investimentos financeiros, a confiabilidade é a peça-chave para afirmar a competência e integridade da empresa. Além disso, colaboram com o desenvolvimento da autoridade da construtora e a competitividade dentro do mercado imobiliário. 

Pensando nisso, o objetivo desse artigo é exemplificar a importância de investir no atendimento ao cliente na construção civil e ainda dar algumas dicas de como proporcionar uma ação comunicativa de qualidade. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento? 

Sumário

A importância do atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente na construção civil: imagem de duas mulheres numa mesa de escritório com notebooks, headphones, etc.

Todos os setores ligados a vendas, sabem exatamente que a construção de uma relação com os consumidores é a chave para o sucesso de seus negócios. No setor de construção civil esse relacionamento pode definir os resultados de empreendimentos futuros. 

Essa parte do processo de vendas é essencial para consolidar a autoridade da construtora e expandir sua carteira de clientes. Isso porque uma relação cliente-empresa amplia o marketing orgânico e traz novos consumidores através de boas referências

Assim, propor um atendimento ao cliente de qualidade não é um diferencial e um gasto de tempo. Mas sim, um investimento a longo prazo e uma essencialidade de empresas que buscam o crescimento no mercado imobiliário. 

O atendimento no setor de construção expande os indicies de satisfação dos clientes e propõem uma construção sólida a reputação da empresa. Existem muitos outros benefícios de investir nesse processo, como irei expor a seguir. 

Benefícios de investir no atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente na construção civil colabora com o aumento das taxas de satisfação é um dos pilares da construção de uma experiência do cliente de qualidade. Essa ação é essencial para as recomendações da empresa a longo prazo. 

Além disso, quando a comunicação é assertiva cria-se uma confiança que será nutrida e necessitará de manutenção durante os atendimentos. Mas é ótimo, pois os clientes criam vínculos com a empresa e acreditam em sua competência e integridade.  

Essa interação colabora também com a redução de problemas e reclamações. O atendimento de sucesso colabora com a resolução de intercorrências, minimiza possibilidades de litígios e disputas jurídicas. 

Ou seja, o atendimento ao cliente na construção civil economiza o tempo e os gastos em recursos. Além de maximizar o potencial da construtora através de um marketing comunicativo.

As melhorias internas possibilitadas pelo atendimento ao cliente

Para desenvolver a capacidade competitiva de sua construtora, você terá que buscar a melhoria contínua de seus projetos, e o atendimento ao cliente pode ajudar nessa ação. Com feedbacks estrategicamente propostos será possível receber insights e com base nesses aprimorar serviços e processos do seu negócio. 

A eficiência no atendimento ao cliente traz uma imposição maior ao cumprimento dos prazos de entrega e a execução bem-sucedida de acordo com o tempo pré-estabelecido já que a satisfação do consumidor está em primeiro lugar. Isso valida o padrão de qualidade e segurança da entrega dos empreendimentos, sendo vantajoso para o cliente e para a integridade da empresa. 

O atendimento da empresa para com o cliente pode ser um fator decisivo na jornada de compra. Com a alta competição no mercado atrair e demonstrar a preocupação em ouvir o cliente diferenciará a sua empresa das demais e, consequentemente, irá atrair mais finalizações de vendas

8 Dicas de para realizar o atendimento ao cliente na construção civil 

Atendimento ao cliente na construção civil: imagem de uma mulher usando EPIs num canteiro de obras, sorrindo, segurando um celular próximo ao ouvido.

1.Presença Digital

Com a ascensão da tecnologia e as novas demandas que o cliente 4.0 trouxe para a atualidade, ser visto é cada vez mais importante para captar leads. Além disso, os perfis digitais servem como formas de nutrir e encaminhar o consumidor para a finalização assertiva da venda

Ter presença digital, também gera um atendimento ao consumidor na construção civil de forma ágil. Através dessas interações é possível personalizar os meios de comunicação e a entrega de materiais informativos

2. Inteligência Artificial

Os clientes procuram um atendimento ágil e com um tempo de resposta mínimo. A melhor forma de tornar essa etapa efetiva é automatizar o envio de mensagens, com respostas prontas e que de acordo com as mensagens do cliente possam personalizar a comunicação

Uma das formas de trazer essa ação para o seu negócio é integrar-se à uma solução de Inteligência Artificial. Existem múltiplos benefícios de utilizar a IA na construção civil, e um deles é automatizar as respostas de mensagens e definir o perfil do cliente para personalizar o envio de possíveis soluções.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

3. Comunicação Humanizada

Mesmo utilizando recursos tecnológicos, apresentar um atendimento ao cliente na construção pautado em humanização é essencial para construir o relacionamento com o consumidor. Precisa-se colocar em evidência o cliente, e para lidar com esse a comunicação e atendimento devem ser humanizados

A experiência do cliente só será excelente se a pauta principal for a resolução de seu problema. Para isso, trabalhar a empatia e confiança é primordial, assim como escutar e se colocar à disposição da pessoa para ajudá-la no que for necessário. 

4. Eficiência no Pós-Venda

O sucesso do cliente é por consequência o da sua empresa. E para garantir que tudo corra de forma bem-sucedida, contar com um acompanhamento pós-venda acaba sendo fundamental.  

Essa ação possibilita uma aproximação com o cliente e reafirma a preocupação com a satisfação dele em relação ao que foi entregue. O atendimento ao cliente na construção civil não acaba quando a entrega das chaves é feita, existe um trabalho de relacionamento constante e extremamente importante para garantir a expansão da carteira de clientes fiéis à sua marca

5. Marketing de Relacionamento

O relacionamento com o público é o pilar principal do desenvolvimento assertivo de empreendimentos. Portanto, o marketing de relacionamento acaba sendo essencial para empresas que precisam interagir e conquistar consumidores. 

Essa linha de marketing colabora com a construção de uma comunicação e atendimento eficazes. Além disso, é o pilar do desenvolvimento de estratégias de captação, divulgação e de impulsionamento do relacionamento e da experiência do cliente

6. Nutrição de informações

Trabalhar no cliente a necessidade de adquirir um imóvel não é a maior dificuldade da construtora. Mas sim, convencê-lo de que aquela propriedade é a certa para ela. 

O atendimento ao cliente na construção civil tem que ser baseado no compartilhamento de informações, vantagens de aquisição daquele empreendimento e benefícios de financiamento. Nutrir ele desde a demonstração do interesse pelo anúncio pode garantir a efetivação da venda em um tempo mais ágil do que o comum. 

7. Engajamento de feedbacks 

Atendimento ao cliente na construção civil: close num homem

Pode parecer óbvio, mas sempre é bom pontuar: feedbacks são extremamente necessários para toda empresa que lida com pessoas. Isso porque as respostas podem definir estratégias de melhorias a longo prazo. 

Compartilhar e demonstrar a importância de ouvir a opinião do cliente, também estreita o relacionamento dele com a construtora. Além disso, os feedbacks podem ser utilizados em campanhas de divulgação para reafirmar a humanidade da empresa. 

8. Treinamento de colaboradores

Por fim, mas não menos importante, é necessário viabilizar o treinamento dos colaboradores da construtora para que se construa um atendimento ao cliente na construção civil de qualidade

Além do treinamento colabora com a usabilidade de ferramentas tecnológicas, ajuda no desenvolvimento da produtividade. Os times que sabem utilizar as plataformas tendem a entregar mais demandas com menos tempo

O que você aprendeu até aqui

Como posso melhorar o atendimento ao cliente na construção civil?

Comunicando-se de forma clara, humana, eficaz e proativa. Além disso, pode-se investir em plataformas de monitoramento do relacionamento e de atendimento automatizado. 

Qual é a importância do atendimento ao cliente na construção civil?

Essa ação melhora os indicies de satisfação do cliente, a confiabilidade, o número de clientes captados organicamente e a reputação da construtora. Também diminui as taxas de reclamação e de problemas com produtos. 

Como construir relacionamentos de longo prazo com os clientes na indústria da construção?

Investindo na manutenção dessa relação, principalmente através de feedbacks, atendimento pós-venda e envio de conteúdos relevantes. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração