Contas a receber: como otimizar essa gestão na sua incorporadora?

As contas a receber são partes importantes da construção sólida do setor financeiro de uma empresa.  

As diversas contas que englobam as ações administrativas de uma empresa necessitam de uma gestão empresarial que impulsione a organização e a produtividade das tarefas de cada setor. Entretanto, é preciso definir prioridades e entender a correlação entre os pagamentos e as vendas para que a saúde financeira empresarial se mantenha estável. 

Para isso, não basta apenas obter um software para construção civil, é preciso conhecer os processos que serão potencializados com uma gestão automatizada. Por isso, esse artigo irá explorar uma das bases da organização do setor financeiro: as contas a receber. 

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Sumário

Contas a receber: como identificar esse processo?

Contas a receber: close nas mãos de uma pessoa na frente de uma mesa com vários papeis, uma calculadora, notebook e uma xícara de café.

Para definir o que são contas a receber, é preciso pensar em uma sequência de processos que estruturam a parte financeira de uma empresa. Delimitar a importância, urgência e funcionalidades dessas ações é o que organizará as finanças do seu negócio. 

As contas a receber de uma empresa referem-se às vendas efetivadas, mas que não foram pagas no mesmo instante da finalização da negociação. Ou seja, são os valores parcelados ou programados para uma determinada data pós-término da jornada de compra

Essa ação se desenvolve através da emissão de notas fiscais contendo o valor a ser alcançado dentro de um prazo pré-estabelecido com o consumidor. As NF’s irão atestar a origem das contas e assegurar a validade do processo de compra e venda. 

Entretanto, não é apenas com essa que se pode atestar a veracidade dessa relação, também são exemplos de seguridade e documentação da relação financeira entre empresa-cliente: 

  • Notas Promissórias 
  • Títulos de Crédito 
  • Restituições 

Esses são documentos que atestam a veracidade do processo de compra e venda, e, são essenciais para proteger e garantir a negociação e o pagamento do produto adquirido pelo consumidor.  

Relação entre contas a pagar e a receber

Compreende-se que os recebimentos estão interligados, muitas vezes, a fatores externos e que dependem do número de vendas e clientes para serem considerados. Entretanto, pouco se fala sobre a ligação entre as contas a pagar e a receber

O sistema empresarial exige um planejamento do fluxo de entrada e saída do caixa, assim, o controle das finanças desenvolve a previsibilidade de gastos, o acompanhamento de contas e o gerenciamento dos compromissos da empresa com terceiros. Contas a pagar e receber são partes fundamentais no desenvolvimento financeiro da empresa, pois, gerenciam do fluxo de caixa

Além disso, é diante das entradas que as contas a pagar serão quitadas, ou seja, é preciso que os consumidores cumpram com os prazos de pagamento, para que a saúde financeira da empresa se mantenha. No mais, a delimitação dos gastos e a mensuração do retorno é feita través da análise dos valores que foram recebidos e pagos

Fato é, as contas a pagar são compromissos recorrentes e envolvem: 

  • Pagamento de Fornecedores 
  • Salário dos Colaboradores 
  • Contratação de Serviços Especializados 
  • Aquisição e Manutenção de Equipamentos 

E devido a isso, acabam sendo prioridades do setor financeiro e precisam ser pagas dentro dos prazos acordados. Portanto, a empresa precisa manter a organização de suas finanças para não correr o risco de prejuízos e desfalques no faturamento

Organizando as finanças da sua incorporadora

A organização das finanças é crucial para manter o funcionamento de todos os setores da empresa, de forma espontânea, produtiva e assertiva. Evita-se também que intercorrências atrapalhem o faturamento e as contas a receber sejam efetivamente pagas dentro dos prazos

O pagamento e recebimento de contas deve estar estruturado para que se prevejam problemas e que a resolução seja ágil, impactando em menor proporção a empresa. Além do mais, é fundamental que o setor financeiro conheça suas atribuições e desenvolva as tarefas de acordo com os níveis de prioridade

Para que você entenda a importância de organizar não apenas as contas a receber, mas todos os processos envoltos no setor de finanças, separei um material que consolidará o seu aprendizado sobre essa questão. 

Além disso, uma empresa que busca uma potencialização no gerenciamento dessas tarefas não pode dispensas uma gestão especializada na área que coordena o financeiro. Aprofundarei esse tema logo mais. 

A gestão do setor financeiro

Contas a receber: close nas mãos de uma mulher numa mesa escrevendo num caderno e segurando uma calculadora.

Sabe-se que as técnicas de gestão delimitam o aumento da produtividade e da assertividade das tarefas realizadas pelas equipes de uma incorporadora. Mas a gestão do setor financeiro seria algo facilmente realizável, ou demandaria mais trabalho do que nos outros setores? 

Infográfico sobre experiencia do cliente

As demandas de quantidade de registros, entradas e saídas de valores, organização da apuração dos saldos, conferência de participações estatuárias, contabilização de taxas e impostos, e até o gerenciamento de estoques e equipamentos são complexidades do setor. 

Entretanto, contar com uma ferramenta que proporciona um gerenciamento de qualidade otimiza e simplifica a gestão de contas a receber e de todos os processos de responsabilidade do setor financeiro. Dessa forma, a produtividade da equipe será potencializada, e o foco nas tarefas terá um aumento considerável, impulsionando a efetividade de cada ação do processo de organização financeira

Para além disso, haverá um controle ágil sobre a emissão e verificação das notas fiscais, controle de vendas, gerenciamento de estoque de materiais e o aumento da logística de contratação. Para compreender um pouco mais sobre a gestão financeira, explore o material que separei especialmente para você:

Como a gestão é algo que amplo, e que se expande além do fato de estabelecer o “como receber valores a receber”, irei explorar a organização da relação entre contas a pagar e pagamentos. A seguir apresentarei os principais processos que organizam a saúde financeira da incorporadora ou construtora e asseguram o sucesso do seu negócio.

Controle de Fluxo de Caixa

Essa ação verifica a disponibilidade do saldo da empresa, garantindo que o capital de giro permaneça em funcionando de forma assertiva. O fluxo de caixa interliga-se aos outros recursos de gerenciamento financeiro pois registra: 

  • Recebimentos 
  • Pagamentos  
  • Previsões 

Com base nesses dados é que as operações envolvendo valores serão desenvolvidas de forma segura e dentro dos prazos propostos. Em relação a receber pagamentos, esse fluxo orienta e antecipa as decisões e designação desses embolsos para manter a organização das despesas sem comprometer os lucros.

Além disso, é possível planejar investimentos, desenvolver promoções e facilitações em pagamentos, negociar prazos com fornecedores e até mesmo avaliar a necessidade de empréstimos. Dessa forma, o fluxo de caixa vantajoso e bem estruturado minimiza e até mesmo evita que a empresa passe por dificuldades financeiras.

Controle de aplicações e do patrimônio empresarial

Aplicar recursos é algo essencial para estruturar as finanças, bem como promover a manutenção e a sustentabilidade da sua empresa. Esse processo mensura os lucros restantes após os pagamentos e transforma-os em ativos financeiros de baixo risco e alta liquidez que são aplicados temporariamente em instituições financeiras

Para além das aplicações, é preciso avalizar e controlar o patrimônio empresarial, atualizando os valores monetários regularmente. Essa ação é feita através de uma contabilização e depreciação dos bens imobilizados, e proporciona uma seguridade financeira para o seu negócio. 

Gestão de Crédito e Cobrança

Contas a receber: close nas mãos de pessoas segurando papeis numa mesa com algumas cédulas de dinheiro, uma calculadora e um notebook.

Gerenciar o orçamento potencializa o aprimoramento da rentabilidade da incorporadora ou construtora. Isso ocorre porque há a adaptação dos custos diante das despesas, e, construção da receita é simples entender os riscos e incertezas de investir no mercado. 

Portanto, o processo se estabelece em duas frentes

  1. Diante das normas de crédito pré-estabelecidas pelas instituições financeiras parceiras do seu negócio analisa-se a disposição de valores, perfis de público e a capacidade de pagamento dos clientes. 
  1. Captando os recursos não recebidos dos clientes inadimplentes. 

A possibilidade de expandir também é gerada a partir da análise do orçamento e disponibilidade de crédito para os clientes. Mas, é preciso estruturar os números de cobranças a serem feitas para que o “giro” dos valores seja proporcional e mantendo a alta da adimplência

O que você aprendeu até aqui

Qual a importância de gerenciar as contas a receber?

Identificar e controlar o recebimento de contas colabora com a manutenção das finanças da empresa. Além disso, organiza o fluxo de caixa e mensura gastos e lucros mensais.

Há relação entre as contas a pagar e as a receber?

Ambos os processos de manutenção e análise de finanças colaboram com o levantamento de informações e disponibilidade de valores para investimento. A junção dessas ações chama-se fluxo de caixa e mantém a saúde financeira da empresa em dia. 

O que é Fluxo de Caixa?

É o registro das movimentações de entrada e saída de valores em um determinado período de tempo. Com essa estrutura organizada é possível obter relatórios detalhados de contas, que demonstram as previsões e efetivações de gastos facilitando a tomada de decisões diante das finanças. 

Para acompanhar as atualizações do mercado da construção civil, leia também:

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração