Adimplência: Como entende-la ajuda a solucionar a inadimplência?

Por que considerar a adimplência como uma forma de solucionar o crescente índice de inadimplência no Brasil? 

O setor imobiliário tem uma alta complexidade em relação a cobrança de dívidas. Isso decorre porque há uma crescente no ticket médio – o indicador que mensura a performance de vendas da empresa-, e na judicialização de ações contra as construtoras. Mas qual é a causa por trás dessa alta? É simples, o mercado imobiliário é diretamente ligado a economia, e se essa economia enfrenta uma crise, o mercado inteiro é afetado.  

Com o aumento do índice de desemprego e a redução de concessões de crédito, depara-se com um crescimento avançado da inadimplência imobiliária. Em contrapartida, conta-se com uma boa parcela da população que conseguiu se manter adimplente mesmo com a crise. Você sabe o que é adimplência e como ela pode te ajudar a entender e corrigir as inadimplências? Vem comigo que te explico. 

Sumário

Imagem do Calendário Imobiliário 2024
adimplência: imagem de uma mesa vista de cima com alguns papeis com gráficos, o cofre de porco e uma calculadora.

Cliente Adimplente X Cliente Inadimplente

Primeiro, explicarei a diferença entre um cliente adimplente e um cliente inadimplente, para mais a frente delimitar como compreender a adimplência fará você entender como ela pode ser decisiva na resolução de casos de inadimplência. 

Os termos adimplente e inadimplente são utilizados, principalmente, para falar sobre as finanças de um determinado negócio. Compreender a definição do que são clientes adimplentes e inadimplentes é fundamental para atender não apenas as necessidades específicas de cada cliente, mas também a movimentação do capital em uma empresa. 

Um cliente adimplente é o indivíduo que está em dia com as suas obrigações financeiras, não possuí atrasos ou descumprimento de pagamentos. Este alinha-se às cláusulas da empresa e não gera prejuízos, além de efetuar um bônus de adimplência com a comprovação de disciplina em sua contribuição. 

Um cliente inadimplente é, para fins de avaliação, o que está com suas obrigações financeiras atrasadas, descumprindo os prazos de pagamento acordados anteriormente em um contrato. Nesses casos, o impacto na vida financeira do cliente impõe penalidades como: multa de 2% e juros de até 1% ao mês. Além disso, a inadimplência desse cliente pode acarretar oscilações no caixa da empresa

Como um cliente pode se tornar inadimplente?

O mercado imobiliário também foi atingido pela pandemia. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, em fevereiro de 2022, a inadimplência atingiu 27% das habitações brasileiras, e os que declararam não possuírem condições de pagar suas dívidas e permaneceram inadimplentes atingiu os 10,5%.  

Essa crise econômica fez com que muitos brasileiros optassem por pagar um número restrito de contas, e assim, entrassem para a lista de inadimplentes com dívidas acumuladas no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. 

No Brasil, a situação de inadimplência associa-se à falta de educação financeira, inconstância das tendências da economia, o desemprego e o aumento da inflação. Isso afeta diretamente o crescimento do mercado imobiliário, mas acredite, há solução para esse problema. 

Se os brasileiros optam por continuar na inadimplência devido à falta de negociação e conhecimentos, é preciso impulsioná-los na resolução desse problema, e você pode ajudar no processo. Para isso, você deve entrar em contato com os inadimplentes visando regularizar e quitar dívidas, isso colabora para a expansão não só do mercado, mas da sua lista de clientes. 

Então, como você pode ajudar a negociar uma inadimplência? Explico logo abaixo. 

Como Negociar a Inadimplência?

adimplência: mesa de reunião com três pessoas em volta. Em cima da mesa alguns papeis, copos de água e um tablet.

O sistema de negociação de dívidas tende a alavancar os resultados financeiros da empresa. Afinal, se existe um acordo entre ambas as partes – cliente e empresa –, e os termos são propostos de maneira que o inadimplente possa pagar o que está em débito, a empresa também estará sendo beneficiada. 

Para simplificar a negociação com o cliente: 

  • Oferte oportunidades de negociação e facilidade no pagamento; 
  • Explique o quão desfavorável é manter a dívida aberta; 
  • Planeje ações de cobrança; 
  • Consulte os cadastros do cliente. 

Um meio de otimizar o trabalho de consulta é utilizar o Serasa Experian, que além de possibilitar a consulta do CNPJ E CPF, dispõem de acesso a serviços de informações Score – para concessão de crédito -, e monitoramento de dados sobre clientes.  

Alguns itens que podem ajudar na sua pesquisa 

Você deve informar à pessoa em situação de inadimplência que ela pode e deve negociar melhores condições de pagamento. O importante é entrar em um acordo e resolver a inadimplência e torna-la uma pessoa adimplente, explicar a adimplência também pode ajudar no convencimento. Afinal, como explicar a adimplência e convencer o cliente? Eu te guio nesse entendimento a seguir. 

O que é adimplência?

A adimplência é, em resumo, a quitação de dívidas e obrigações financeiras que uma pessoa possui, isso é, cumprir com termos que foram firmados em contratos ou acordos. Do ponto de vista jurídico, é um direito do indivíduo, pois evita a negativação do nome, diminuição do score de crédito, inadimplência, entre outros problemas. 

Estar adimplente é importante para o seu perfil como consumidor, a constância nessa ação mantém o seu histórico de pagamento atualizado e colabora para uma análise de crédito em empresas e instituições financeiras favorável. Estar em dia com seus pagamentos não beneficia apenas as empresas, mas a sua própria vida e organização de finanças. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Além disso, a adimplência evita a inadimplência, pagamento de multas, juros e encargos. Lembro também que algumas dívidas podem se multiplicar de maneira acelerada quando mantidas em aberto, como por exemplo os cartões de crédito e cheques especiais. Outros pontos positivos são: 

  • Previsibilidade Financeira 
  • Planejamento de gastos 
  • Bônus de Adimplência 

Estar no controle dos seus gastos é estar no controle da sua vida, e se puder ganhar algo com a constância de pagamentos, melhor ainda. Por isso, irei falar do bônus de adimplência, a quem e como se aplica. 

Bônus de Adimplência

[Imagem 3] 

adimplência: imagem de uma mão segurando um celular com algumas moedas empilhadas.

A partir do ano de 2003, pessoas jurídicas adimplentes com tributos e contribuições administrados pela Receita Federal durante cinco anos e submetidas à tributação baseada no lucro real podem ser beneficiadas pelo bônus de adimplência fiscal segundo o Artigo 38. Lei nº 10.637/2002.  

Ainda diante desse artigo: 

I – Corresponde a 1% (um por cento) da base de cálculo da CSLL determinada segundo as normas estabelecidas para as pessoas jurídicas submetidas ao regime de apuração com base no lucro presumido; 
II – Será calculado em relação à base de cálculo referida no inciso I, relativamente ao ano-calendário em que permitido seu aproveitamento

E, caso a parcela não seja aproveitada em determinado período, poderá ser utilizada em períodos posteriores, vedado o ressarcimento ou a compensação diante de outros tributos. 

E como esse cálculo é feito? Fácil, exemplifico. 

Exemplo de Cálculo do Bônus: 

  1. Venda de bens no período: R$ 1.500.000,00. 
  1. Base Presumida da CSLL (12%): R$ 180.000,00. 
  1. Bônus: R$ 180.000,00 x 1% = R$ 1.800,00. 

A Pessoa Jurídica deverá efetuar o registro contábil do bônus ao qual tem direito no final do quinto ano de registro. Esse pode consistir em uma declaração de adimplência.  

Declaração de Adimplência

As situações que exigem uma declaração de adimplência de determinada empresa ou órgãos com fins de averiguar o histórico do interessado em receber o bônus podem ou não ocorrer, mas é válido que você saiba como essa é feita e como funciona.  

Em primeiro lugar, a declaração deverá ser emitida pela empresa ou instituição que elaborou o negócio com a pessoa em questão, deverá conter todas as informações necessárias, incluindo a qualificação do emissor, com a assinatura do responsável pelo último documento. 

A declaração deve referir-se claramente à identificação da pessoa, devendo constar no documento: 

  • Nome completo do beneficiado 
  • Número do documento oficial (CPF ou RG) 

Isso é feito para confirmar a identidade do destinatário da bonificação, evitando equívocos como homônimos ou farsa identitária. Por fim, após a análise e afirmação da situação de adimplência de determinada pessoa, constando que essa não possuí pendências ou inadimplência no momento da elaboração da carta de adimplência, o bônus estará segurado e pronto para ser retirado mediante as normas e dias úteis pré-dispostos. 

Consulte se você ou seu cliente está apto a receber o bônus, e veja um Modelo de Declaração de Adimplência para estar preparado caso isso ocorra. Lembre-se de manter suas finanças em dia, pois a inadimplência não só pode te impedir de receber um benefício, como pode bagunçar a sua vida financeira. 

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