Tecnologia na construção civil: 7 coisas que você precisa saber 

As recentes inovações tecnológicas trouxeram melhorias aos projetos de construção que aumentam a qualidade e reduzem os custos. Para manter uma vantagem competitiva neste espaço altamente competitivo, você precisa estar atento ao que há de novo em tecnologia na construção civil. Ou seja, precisa estar na era digital.

Em outras palavras, o que funcionou bem há apenas alguns anos pode não ser mais comercialmente viável. Aqui estão 7 inovações que você precisa acompanhar para economizar tempo e dinheiro. 

Destaques em tecnologia na construção civil 

tecnologia na construção civil: um homem e uma mulher usando capacete olham na mesma direção.

Tudo evolui em torno de avanços e transições tecnológicas e isso inclui os seres humanos também. Ou seja, se nos desligarmos da tecnologia, o mundo estará um caos e poderá até se tornar uma não-entidade.  

Desde que a tecnologia abriu suas asas, a maior parte da indústria passou de processos de trabalho manual para automação completa. A indústria da construção não pode voar, em vez disso, a indústria teve que abraçar a nova era. 

Quer conhecer 7 tecnologias na construção civil que já foram abraçadas pela indústria? Então, confira abaixo.

1. Impressão 3D 

O uso da impressão 3D na Construção Civil é bastante difundido na China e nos Estados Unidos. Entre outras coisas, a tecnologia ajuda a reduzir o desperdício de material nos canteiros de obras, melhorar a segurança do trabalhador e reduzir o tempo de construção. Isso pode acabar reduzindo os custos de construção em 90%

Uma startup criada por estudantes da Universidade de Brasília chamada InovaHouse 3D está apostando fortemente na impressão 3D na construção civil. Esses caras descobriram como fazer casas de 50 m² por cerca de R$ 50 mil. 

Outra empresa brasileira chamada Urban 3D, por exemplo, está apostando em materiais sustentáveis. O primeiro produto desenvolvido por eles é um novo tipo de concreto feito com materiais recicláveis, que mantém as propriedades estruturais e é 30% mais barato. Na China, onde a tecnologia está muito avançada, há uma empresa que possui a capacidade de construir 10 casas em 24 horas usando impressão 3D. 

2. Sensores vestíveis 

Apesar de nova no cenário, a tecnologia vestível já traz inovações para a construção civil. Nos EUA, por exemplo, as empresas colocam sensores inteligentes nos uniformes dos trabalhadores para melhorar a segurança. Sensores aplicados em capacetes podem avisar se houve impacto.  

Os relógios de pulso monitoram a temperatura corporal e ajudam a evitar a exaustão térmica. Os arreios ajudam a controlar quem está em um prédio e se há uma queda repentina no número de pessoas. 

3. Piso autonivelante 

O piso autonivelante, também conhecido como concreto autonivelante, é uma inovação relativamente nova. É mais viscoso e mais fácil de usar do que outros tipos de argamassas. É 50% mais rápido de usar do que o pavimento, o que significa que é necessário menos espaço para armazená-lo. Neste exemplo, o uso de piso autonivelante aumentou o custo dos materiais em 10,31%, mas eles conseguiram montar uma laje de 450m² em apenas um dia em vez de sete, que é o tempo que normalmente leva. E, como sabemos, tempo é dinheiro! 

4. Comunicação móvel em projetos 

A maioria das atividades nas construtoras acontece no canteiro de obras, enquanto muitas decisões são tomadas no escritório. Ter uma comunicação clara entre esses dois ambientes é essencial para o sucesso de um projeto. Sem ele, engenheiros e mestres de obras podem perder muito tempo com e-mails, telefonemas e conversas de mensagens de texto para identificar problemas e encontrar uma solução. 

Por isso, um ERP como o Sienge e um CRM como o CV CRM são essenciais como conjunto de práticas para comunicação de projetos entre equipes colaborativas em vários locais na indústria da construção civil.  

De acordo com esse método, os problemas precisam ser rastreados e documentados em um único sistema – organizados e identificados em categorias que facilitam a criação de relatórios e registros históricos facilmente pesquisáveis.

5. Gestão sustentável da água 

A atual crise hídrica da Califórnia demonstra a necessidade de encontrar soluções para evitar futuras faltas. A gestão sustentável da água é essencial no planejamento estrutural para que tudo seja construído pensando na conservação da água. 

A instalação de válvulas que reduzam a pressão da água na edificação, limitadores de vazão nas torneiras e sistemas de captação de chuva são algumas possibilidades. Banheiros com duas opções de descarga e mictórios sem água também são uma grande ajuda, por resultado, a economia pode chegar a 75% em torneiras, 80% em vasos sanitários e 59% com água de reuso. 

O prédio do Sinduscon na Bahia, por exemplo, utilizou a gestão sustentável da água na construção de sua nova sede. Confira seus resultados com o uso dessas inovações:

 6. Rastreamento de ferramenta 

Muito comuns em lojas e supermercados, os leitores de código de barras ajudam você a ter controle absoluto sobre as ferramentas no canteiro de obras. O mau uso pode custar milhões às empresas e, além disso, causar acidentes se deixados em locais inadequados. 

Cada ferramenta recebe um código de barras, que deve ser escaneado no início e no final do dia. O inventário eletrônico de um canteiro de obras, por sua vez, está sempre atualizado e pode ser acessado a qualquer momento pelo administrador. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

7. Drones 

O uso de drones já é comum em muitos setores e é cada vez mais encontrado em projetos de construção. Eles estão sendo usados ​​principalmente para monitorar canteiros de obras em áreas remotas e altamente congestionadas. 

Com o uso de drones, é possível fazer mapeamento 3D e avaliações do local em tempo real. Por exemplo, os vídeos gravados podem ser convertidos automaticamente em relatórios para administradores, além disso, possíveis riscos e atrasos são monitorados em todos os momentos. 

Se você chegou até aqui, você também vai gostar de ler: 

A importância da tecnologia na construção civil 

tecnologia na construção civil: imagem da silhueta de uma pessoa preenchida com imagens de prédios e construções.

O rápido avanço da tecnologia tem contribuído significativamente para o aumento da produtividade em diversas áreas do nosso dia a dia. Vivemos atualmente a quarta revolução industrial ou então chamada indústria 4.0, onde o foco principal é a eficiência e a produtividade através do uso de tecnologias avançadas e Inteligência Artificial, unindo o físico e o digital para impulsionar as operações. 

Hoje, para atender as necessidades do mercado, a indústria precisa ser ágil e na construção civil isso não é diferente. A tecnologia tem sido responsável por impactar a gestão das obras e gerar maior eficiência produtiva, com métodos que se mostram eficazes no processo construtivo e na competitividade do setor. 

Nesse cenário, as construtoras precisam priorizar o uso de tecnologias, melhorando a qualidade e o desenvolvimento dos produtos, a fim de atender às demandas de seus consumidores. 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, que é o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 500 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração