Entender como calcular o custo de obra é essencial para projetar um empreendimento lucrativo.
As etapas de uma construção não envolvem apenas a retirada de documentos e a estruturação do projeto. Esse processo demanda uma análise detalhada de todas as partes indispensáveis para obter um negócio bem-sucedido.
Isso incluí a projeção financeira do custo que essa obra terá, porque o orçamento será baseado nas necessidades do projeto e na posição do mercado em relação a aquisição de materiais e mão de obra qualificada. Assim, o cálculo de cada etapa do processo de construção deve ser detalhadamente analisado e inserido em um total orçamentário.
Além disso, para obter uma taxa de ocupação que agilize o resultado de aproveitamento da construção é preciso saber como calcular o custo de uma obra. Por isso, esse artigo irá explicar o papel desse cálculo e o passo a passo para realizá-lo.
E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sumário
Custo de obra: Qual o seu papel no desenvolvimento das construções?
O custo de obra é uma das bases essenciais para uma construção que será desenvolvida, isso porque afeta, diretamente, a efetividade e a lucratividade do projeto. Planejar o orçamento demandado por um novo empreendimento colabora com a saúde e a segurança financeira da empresa.
A estimativa de custo de obra é essencial para comparar os valores em caixa e determinar se os lucros suprirão o investimento aplicado. Estabelecer esse cálculo no início do projeto antecipa intercorrências e amplia a tomada de decisões assertivas.
Também colabora com a obtenção de cotações antecipadas que permitem uma comparação de valores e a negociação eficiente dos contratos. Através disso é possível realizar uma avaliação de rentabilidade e organizar a gestão de recursos de mão de obra, materiais e equipamentos, otimizando o uso de recursos e minimizando prejuízos.
Com o cálculo de obra a transparência na prestação de contas para os investidores, construindo a confiança e aumentando a credibilidade do seu negócio. Isso reforça a importância dessa ação, pois a sua funcionalidade é maior do que o processo de como calcular o custo de obra.
Normas e Prevenção de Riscos
É válido ressaltar que além de saber como calcular o custo de obra é preciso conhecer as normas que essa ação ajuda a legitimar. A aplicação dos padrões regulamentados e obrigatórios em uma construção visam a qualidade e a seguridade dos empreendimentos, evitando problemas estruturais que tragam prejuízos a longo prazo.
Como essas normas obrigatórias são associadas à materiais, modos de construção, própria mão de obra e documentos essenciais demandam uma grande parcela do orçamento. Assim, as formas de como calcular o custo de obra influenciam diretamente no cumprimento dos padrões da ABNT.
A previsibilidade de gastos, além de garantir a padronização, colabora com a análise de riscos e determina um teto de gastos de acordo com as possíveis alterações do projeto no processo de desenvolvimento. O cálculo de custo de uma obra antecipa mudanças de valores e colabora com as aplicações de estratégias que minimizam os impactos negativos sobre o setor financeiro da empresa.
Como calcular o custo de obra: Passo a Passo
A tarefa de calcular o custo de um projeto imobiliário envolve uma série de etapas de previsões e análises. As despesas com equipamentos, materiais, mão de obra qualificada e de modo geral devem ser rigorosamente avaliadas para promover um cálculo assertivo.
Vale ressaltar que o simulador dos de custos e os valores do INCC divulgados são importantes para o desenvolvimento de um cálculo assertivo. O CUB/m² apresenta uma simulação precisa de custos com base em dados recolhidos diante do status recente em que o mercado imobiliário está no momento do projeto.
Fazer a simulação no início do projeto colabora com a construção do orçamento, e utilizar os dados do INCC reforçam um planejamento seguro. Mas, essas não são as únicas bases para a efetivação do cálculo de uma obra.
A forma mais prática de como calcular o custo de obra é seguir uma programação de desenvolvimento ágil é:
Levantamento e Cotação
A estrutura que colabora com a ação de como calcular o custo da obra começa pelo levantamento detalhado sobre os materiais que serão utilizados em todo o processo de construção. Matérias-primas como aço, cimento, tijolos e madeira devem ser calculadas para agilizar a definição da quantidade que o projeto irá exigir e programar a aquisição de mais matérias de acordo com as especificações do empreendimento.
A partir dessa ação é possível obter cotações sobre os valores dos materiais necessários para garantir o desenvolvimento da construção. O contato com fornecedores se torna assertivo quando existem listas precisas, e a avaliação de custo-benefício é agilizada.
Para além de como calcular o custo de obra é essencial que o cálculo de mão de obra seja feito de forma correta, como veremos a seguir.
Mão de Obra, Equipamentos e Ferramentas
Para entender como calcular o custo de mão de obra é preciso saber que a qualidade é o fator decisivo para contratar uma equipe de construção. Mas, como fazer essa análise e definir os valores destinados a essa parcela?
O cálculo do serviço deve estar associado à quantidade de profissionais envolvidos, suas qualificações e horas de trabalho. As determinações de valores salariais, encargos sociais e benefícios aplicados aos profissionais devem ser analisados e inseridos nos cálculos de mão de obra.
A listagem dos equipamentos e das ferramentas necessárias serão baseadas na qualidade de profissionais envolvidos. Assim, é preciso inserir o cálculo dos custos associados ao aluguel ou compra desses materiais, principalmente para que as cotações possam ser levantadas e analisadas de acordo com as propostas de fornecimento mais adequadas ao orçamento do projeto.
Serviços Especializados e Despesas Gerais
Os projetos tendem a exigir o cálculo sobre o custo de mão de obra direta especializada como as de eletricistas, encanadores, vidraceiros e etc. A cotação desses serviços também precisa ser inserida no processo de como calcular o custo de obra para obter um resultado de valores assertivo.
Ainda é preciso incluir as despesas gerais como o as licenças que serão tiradas, taxas municipais ou estaduais para a retirada da documentação, contratação de seguros e gastos administrativos. Inclua no cálculo os valores de contratar os serviços de supervisionamento e gerenciamento do projeto.
Reservas e Custos Indiretos
A ação de como calcular o custo de obra assertivo exige que sejam incluídos os valores de reservas dentro dos orçamentos. Isso porque imprevistos podem ocorrer e alterar o os custos do projeto, assim, se recomendam as reservas de 5% ou 10% do valor desse processo para intercorrências.
Também é preciso considerar as mudanças do mercado imobiliário em relação aos custos administrativos e gerais da empresa, assim como a depreciação de equipamentos. Essas oscilações podem afetar o andamento do projeto, por isso, deter uma parte da reserva orçamentária para possíveis mudanças é essencial no cálculo total da obra.
Entenda a diferença entre custos diretos e indiretos e aprenda como calcular o BDI.
Somatórios e Ajustes
A parte final do processo de como calcular o custo de obra é a soma dos valores levantados anteriormente. A equipe responsável deverá organizar o total obtido e reajustar de acordo com a realidade do mercado imobiliário e as taxas previstas.
As oscilações do setor e a taxa SELIC influenciam no valor final do orçamento da obra, por isso, é preciso incluí-las no processo. Após a aplicação dessas na somatória o setor financeiro terá obtido o orçamento de custo total da obra de um empreendimento.
O que você aprendeu nesse conteúdo:
O cálculo se baseia na situação do mercado, nos valores de materiais, equipamentos, mão de obra e documentos a serem expedidos para que o processo de construção seja iniciado. A somatória dessas ações à exigência estrutural geral o resultado de custo total da obra.
Esse cálculo colabora com a previsibilidade de problemas e evita que a saúde financeira da incorporadora ou construtora seja comprometida durante o projeto. Além disso, assegura o desenvolvimento da construção no tempo pré-estabelecido.
O orçamento colabora com a tomada de decisões assertivas, economia de custos, aumento da previsibilidade em relação ao andamento da construção, gestão de etapas efetiva, expansão da credibilidade e é claro na lucratividade das empresas.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre as ações do mercado imobiliário em…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.