Como calcular custo de obra da sua construtora? 

Entender como calcular o custo de obra é essencial para projetar um empreendimento lucrativo. 

As etapas de uma construção não envolvem apenas a retirada de documentos e a estruturação do projeto. Esse processo demanda uma análise detalhada de todas as partes indispensáveis para obter um negócio bem-sucedido.  

Isso incluí a projeção financeira do custo que essa obra terá, porque o orçamento será baseado nas necessidades do projeto e na posição do mercado em relação a aquisição de materiais e mão de obra qualificada. Assim, o cálculo de cada etapa do processo de construção deve ser detalhadamente analisado e inserido em um total orçamentário. 

Além disso, para obter uma taxa de ocupação que agilize o resultado de aproveitamento da construção é preciso saber como calcular o custo de uma obra. Por isso, esse artigo irá explicar o papel desse cálculo e o passo a passo para realizá-lo. 

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Custo de obra: Qual o seu papel no desenvolvimento das construções? 

Como calcular custo de obra: imagem de uma mesa de madeira com alguns papeis com plantas de imóveis, um capacete de proteção e uma calculadora.

O custo de obra é uma das bases essenciais para uma construção que será desenvolvida, isso porque afeta, diretamente, a efetividade e a lucratividade do projeto. Planejar o orçamento demandado por um novo empreendimento colabora com a saúde e a segurança financeira da empresa. 

A estimativa de custo de obra é essencial para comparar os valores em caixa e determinar se os lucros suprirão o investimento aplicado. Estabelecer esse cálculo no início do projeto antecipa intercorrências e amplia a tomada de decisões assertivas. 

Também colabora com a obtenção de cotações antecipadas que permitem uma comparação de valores e a negociação eficiente dos contratos. Através disso é possível realizar uma avaliação de rentabilidade e organizar a gestão de recursos de mão de obra, materiais e equipamentos, otimizando o uso de recursos e minimizando prejuízos. 

Com o cálculo de obra a transparência na prestação de contas para os investidores, construindo a confiança e aumentando a credibilidade do seu negócio. Isso reforça a importância dessa ação, pois a sua funcionalidade é maior do que o processo de como calcular o custo de obra. 

Normas e Prevenção de Riscos

É válido ressaltar que além de saber como calcular o custo de obra é preciso conhecer as normas que essa ação ajuda a legitimar. A aplicação dos padrões regulamentados e obrigatórios em uma construção visam a qualidade e a seguridade dos empreendimentos, evitando problemas estruturais que tragam prejuízos a longo prazo

Como essas normas obrigatórias são associadas à materiais, modos de construção, própria mão de obra e documentos essenciais demandam uma grande parcela do orçamento. Assim, as formas de como calcular o custo de obra influenciam diretamente no cumprimento dos padrões da ABNT

A previsibilidade de gastos, além de garantir a padronização, colabora com a análise de riscos e determina um teto de gastos de acordo com as possíveis alterações do projeto no processo de desenvolvimento. O cálculo de custo de uma obra antecipa mudanças de valores e colabora com as aplicações de estratégias que minimizam os impactos negativos sobre o setor financeiro da empresa. 

Como calcular o custo de obra: Passo a Passo

Como calcular custo de obra: close nas mãos de uma pessoa segurando uma calculadora. As mãos estão apoiadas na mesa com muitos papeis com coloridos gráficos. Na mesa também vemos um capacete de proteção em canteiro de obras.

A tarefa de calcular o custo de um projeto imobiliário envolve uma série de etapas de previsões e análises. As despesas com equipamentos, materiais, mão de obra qualificada e de modo geral devem ser rigorosamente avaliadas para promover um cálculo assertivo. 

Vale ressaltar que o simulador dos de custos e os valores do INCC divulgados são importantes para o desenvolvimento de um cálculo assertivo. O CUB/m² apresenta uma simulação precisa de custos com base em dados recolhidos diante do status recente em que o mercado imobiliário está no momento do projeto. 

Fazer a simulação no início do projeto colabora com a construção do orçamento, e utilizar os dados do INCC reforçam um planejamento seguro. Mas, essas não são as únicas bases para a efetivação do cálculo de uma obra. 

A forma mais prática de como calcular o custo de obra é seguir uma programação de desenvolvimento ágil é: 

Levantamento e Cotação

A estrutura que colabora com a ação de como calcular o custo da obra começa pelo levantamento detalhado sobre os materiais que serão utilizados em todo o processo de construção. Matérias-primas como aço, cimento, tijolos e madeira devem ser calculadas para agilizar a definição da quantidade que o projeto irá exigir e programar a aquisição de mais matérias de acordo com as especificações do empreendimento. 

A partir dessa ação é possível obter cotações sobre os valores dos materiais necessários para garantir o desenvolvimento da construção. O contato com fornecedores se torna assertivo quando existem listas precisas, e a avaliação de custo-benefício é agilizada. 

Para além de como calcular o custo de obra é essencial que o cálculo de mão de obra seja feito de forma correta, como veremos a seguir. 

Mão de Obra, Equipamentos e Ferramentas

Para entender como calcular o custo de mão de obra é preciso saber que a qualidade é o fator decisivo para contratar uma equipe de construção. Mas, como fazer essa análise e definir os valores destinados a essa parcela? 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

O cálculo do serviço deve estar associado à quantidade de profissionais envolvidos, suas qualificações e horas de trabalho. As determinações de valores salariais, encargos sociais e benefícios aplicados aos profissionais devem ser analisados e inseridos nos cálculos de mão de obra. 

A listagem dos equipamentos e das ferramentas necessárias serão baseadas na qualidade de profissionais envolvidos. Assim, é preciso inserir o cálculo dos custos associados ao aluguel ou compra desses materiais, principalmente para que as cotações possam ser levantadas e analisadas de acordo com as propostas de fornecimento mais adequadas ao orçamento do projeto

Serviços Especializados e Despesas Gerais

Como calcular custo de obra: dois homens fardados, usando capacetes estão num canteiro de obras. Os dois estão agachados e conversam.

Os projetos tendem a exigir o cálculo sobre o custo de mão de obra direta especializada como as de eletricistas, encanadores, vidraceiros e etc. A cotação desses serviços também precisa ser inserida no processo de como calcular o custo de obra para obter um resultado de valores assertivo. 

Ainda é preciso incluir as despesas gerais como o as licenças que serão tiradas, taxas municipais ou estaduais para a retirada da documentação, contratação de seguros e gastos administrativos. Inclua no cálculo os valores de contratar os serviços de supervisionamento e gerenciamento do projeto. 

Reservas e Custos Indiretos

A ação de como calcular o custo de obra assertivo exige que sejam incluídos os valores de reservas dentro dos orçamentos. Isso porque imprevistos podem ocorrer e alterar o os custos do projeto, assim, se recomendam as reservas de 5% ou 10% do valor desse processo para intercorrências. 

Também é preciso considerar as mudanças do mercado imobiliário em relação aos custos administrativos e gerais da empresa, assim como a depreciação de equipamentos. Essas oscilações podem afetar o andamento do projeto, por isso, deter uma parte da reserva orçamentária para possíveis mudanças é essencial no cálculo total da obra. 

Entenda a diferença entre custos diretos e indiretos e aprenda como calcular o BDI.

Somatórios e Ajustes

A parte final do processo de como calcular o custo de obra é a soma dos valores levantados anteriormente. A equipe responsável deverá organizar o total obtido e reajustar de acordo com a realidade do mercado imobiliário e as taxas previstas. 

As oscilações do setor e a taxa SELIC influenciam no valor final do orçamento da obra, por isso, é preciso incluí-las no processo. Após a aplicação dessas na somatória o setor financeiro terá obtido o orçamento de custo total da obra de um empreendimento. 

O que você aprendeu nesse conteúdo:

Como calcular o custo de obras? 

O cálculo se baseia na situação do mercado, nos valores de materiais, equipamentos, mão de obra e documentos a serem expedidos para que o processo de construção seja iniciado. A somatória dessas ações à exigência estrutural geral o resultado de custo total da obra. 

Qual a importância do calcular o custo de obras? 

Esse cálculo colabora com a previsibilidade de problemas e evita que a saúde financeira da incorporadora ou construtora seja comprometida durante o projeto. Além disso, assegura o desenvolvimento da construção no tempo pré-estabelecido. 

Qual o impacto do orçamento em uma obra? 

O orçamento colabora com a tomada de decisões assertivas, economia de custos, aumento da previsibilidade em relação ao andamento da construção, gestão de etapas efetiva, expansão da credibilidade e é claro na lucratividade das empresas. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre as ações do mercado imobiliário em…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração